quarta-feira, 28 de agosto de 2024

23 - Cultura do Céu: Abençoados os que choram!

 Abertura

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 

Ministração

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐


MINISTRAÇÃO - Abençoados os que choram! (Mateus 5.4; João 11.1-44)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

Introdução: 

Prepare um quiz para as crianças. Leve um chocolate ou algo para presentear quem respondeu corretamente.

1) Qual o nome do país que Jesus nasceu.  (   ) Iraque   (   ) Índia   (x) Israel
2) Com quantos anos Jesus começou a pregar.  (   ) 18 anos   (x) 30 anos   (   ) 12 anos
3) Onde Jesus ensinou as multidões. (x) Num monte   (   ) na Sinagoga   (   ) nas casas
4) Como é conhecido o Sermão que Jesus pregou no Monte?  
(  ) Os Dez Mandamentos  (   ) A Armadura de Deus     ( x ) O Sermão da Montanha

Vamos aprender algumas curiosidades sobre a época que Jesus vivia? Bem, Jesus vivia em Israel no ano 30 (nós estamos em 2024). Naquela época eles não tinham celulares. Nem carros. Muito menos avião. As cidades ficavam bem próximas umas às outras, por isso, quando alguém tinham que viajar, o trajeto era feito a pé ou a cavalo. E o que de carro levaria minutos ou hora, poderia levar dias.

Na época de Jesus, as pessoas não tinham muita saúde. Havia poucos alimentos para comer. Não havia torneiras para levar água para dentro de casa por isso, eles iam buscar água nos poços, rios e fontes. Havia canais que levavam o esgoto para fora da cidade, mas não havia rede de esgoto. Todos os dejetos (xixi e cocô) eram jogados em terrenos vazios, nos rios e nas ruas.  Por isso as doenças como desinteria, cólera e até mesmo a lepra eram comuns no meio do povo. Havia muita gente doente em Israel! As condições de saúde eram tão ruins, que as pessoas morriam aos 40 anos de vida.

Na época de Jesus, os políticos não eram do próprio povo e sim de Roma. Quem mandava em tudo, estabelecia a lei e até mesmo a religião eram os Imperadores Romanos. Porque Israel havia sido conquistada há muito tempo pelo Império Romano. E agora as pessoas tinham que ser obedientes à todas as leis que eles estabeleciam.

O povo de Israel sofria muito na mão dos romanos. Eles tinham que pagar muitos impostos, dar dinheiro que às vezes não tinham e caso não tivessem, seus filhos eram levados como escravos. Além disso, eram vigiados o tempo todo. A cidade estava cheia de soldados que andavam para lá e para cá, para manter a ordem e caso fosse necessário

Crianças, o tempo em que Jesus viveu era muito difícil. Muito difícil e até desanimador. Por isso todos os que moravam em Israel estavam cansados de sofrer e chorar. Eles estavam esperando há muito tempo que um líder do próprio povo se levantasse expulsar o império romano de Israel.

Por esse motivo, quando Jesus apareceu fazendo milagres e trazendo ensinamentos sobre o Reino de Deus, multidões começaram a segui-lo. Essas pessoas queriam ouvir o que Ele tinha para ensinar. Mas também essas pessoas traziam seus doentes e Jesus curava a todos eles! Assentado num monte cercado de pessoas, Jesus ensinou o Sermão da Montanha."Abençoados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus". Ele ensinou que as pessoas deveriam ser dependentes de Deus para tudo. 

E Jesus, continuando seu sermão disse: "Abençoados os que choram, porque eles serão consolados".  Jesus conhecia cada pessoa daquela multidão. Ele sabia do sofrimento de cada uma delas e de quanto elas já haviam chorado por causa de seus problemas e dores. Ele estava ali para ajudá-las a confiar em Deus, de que tudo ficaria muito bem para cada um que tivesse fé.

Quando Jesus disse: "Abençoados os que choram, porque eles serão consolados", Ele trouxe uma palavra de esperança. Ele quis ensinar ao povo que Deus conhecia cada sofrimento e que estava trabalhando para abençoar cada um deles com consolo.

Numa cidade chamada Betânia, moravam três irmãos, Lázaro, Marta e Maria. Todas as vezes que Jesus passava por Betânia, ficava hospedado na casa deles. Como eles amavam a Jesus, por isso sempre preparavam uma boa comida e uma cama limpinha para Jesus descansar. Jesus também amava muito aquela família. Eles se tornaram seus amigos.

Certo dia Lázaro ficou muito doente. As irmãs sabiam que Jesus era filho de Deus e estava curando todas as pessoas doentes. Por isso mandaram um homem ir até a cidade onde Jesus estava para chamá-lo. Jesus teria que vir bem depressa, porque Lázaro podia morrer a qualquer momento.

Jesus sabia que Lázaro estava doente, mesmo assim ficou mais dois dias na cidade onde estava. Acontece que nesses dois dias, Lázaro piorou e morreu. Vocês podem imaginar a dor e o desespero dessas irmãs? Com certeza elas se perguntavam porque Jesus, que os amava muito, demorou tanto para chegar, mesmo sabendo que Lázaro estava à beira da morte. As irmãs pensavam assim. Mas Jesus pensava de outra forma. Ele iria consolar essas irmãs de uma maneira maravilhosa.

Quando Jesus chegou à cidade, veio Marta correndo ao seu encontro, chorando. "Se o Senhor tivesse chegado antes, meu irmão não teria morrido. Mas eu sei que tudo o que o Senhor pedir a Deus, Ele te dará" (João 11.22). Jesus disse a Marta que Lázaro iria voltar a viver, ou seja, ressuscitar. Mas Marta estava sofrendo tanto, ela não acreditou nas palavras de Jesus!

Então Maria foi ao encontro de Jesus se se jogou aos seus pés, chorando! Ela também disse para Jesus: "Se o Senhor tivesse chegado antes, meu irmão não teria morrido". Ah, quando Jesus viu Maria chorando e todas as pessoas que amavam Lázaro chorando também, Jesus ficou muito comovido. Ele também chorou.

As pessoas começaram a falar:"Esse homem que vive fazendo milagres e fez cegos enxergarem, não poderia ter evitado que seu amigo morresse?" (João 11.37). Jesus mais uma vez chorou. Então ele foi até onde Lázaro estava enterrado. Era uma pequena caverna, com uma rocha bem grande fechando a entrada. "Retirem a pedra" mandou Jesus. Mas Marta não queria não, pois o corpo de Lázaro já estava apodrecido. Porém, Jesus disse com muita firmeza para ela: "Marta, se você crer, verá o milagre glorioso que Deus vai fazer".

A pedra foi removida e Jesus agradeceu a Deus dizendo: "Pai, eu te agradeço porque o Senhor sempre me ouve". E então gritou bem alto: "Lázaro, venha para fora!" Na mesma hora, o homem que havia morrido saiu da caverna onde havia sido enterrado, vivo, bem vivo! Vocês podem imaginar o espanto das irmãs de Lázaro? E depois do espanto, a alegria de Jesus ter ressuscitado seu querido irmão Lázaro? Aquelas irmãs que estavam chorando há quatro dias, foram consoladas pelo milagre sobrenatural de Jesus. Aleluia!

O que a Bíblia diz sobre o nosso choro?

"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã". Salmo 30.5

"O Soberano, o Senhor, enxugará as lágrimas de todo rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo". Isaías 25.8

"Assim diz o Senhor: contenha o seu choro e as suas lágrimas, pois o seu sofrimento será recompensado". Jeremias 31.16

Deus não nos criou para sofrer, muito menos para chorar. Mas infelizmente a entrada do pecado no mundo pela desobediência de Adão e Eva trouxe a dor e o sofrimento. Desde então, faz parte da vida chorar e sofrer. Todas as pessoas do mundo já choraram pelo menos algumas vezes na vida. 

E em relação ao sofrimento, não existe diferença para os cidadãos da terra e para os cidadãos do céu. Todos sofrem com a dor, a morte e os problemas. Mas há uma grande diferença para os cidadãos dos céus que choram. Nós temos o consolo, que vem da promessa que Jesus fez no sermão do monte,  "Abençoados os que choram, porque eles serão consolados".  Os cidadãos do céus são consolados pela presença maravilhosa do Espírito Santo de Deus que mora dentro de nós. E uma das tarefas mais maravilhosas do  Espírito Santo é ser Consolador. (João 14.16)

Jesus sabia que todos nós vamos passar por sofrimentos na vida. E para os cidadãos dos céus, ele providenciou o Espírito Santo Consolador. Aleluia. É por isso que nos momentos de desespero e dor, o cidadão do céu chora, mas ele não desiste nem se desespera. Porque o Espírito Santo está dentro dele o fortalecendo e consolando. 

Um dia Jesus vai voltar e Ele vem para governar toda a terra. Nesse dia o mundo não vai acabar, ele será transformado por Jesus num lugar maravilhoso para se viver. É tão verdadeiro isso, que o próprio Jesus nos prometeu: "Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". (Apocalipse 21.4). Aleluia!

No caminho da nossa jornada com certeza teremos momentos de choro, tristeza e dor, mas podemos seguir firmes porque o Espírito Santo sempre enxugará nossas lágrimas.

Tempo de Oração: Ore com as crianças declarando que sempre vão confiar em Jesus, em qualquer momento da vida delas. Peça ao Espírito Santo que ajude os cidadãos dos céus a ficarem firmes diante da dor e do sofrimento. Ore também pelas pessoas que estão chorando nessa mesma hora, por doença, morte, desespero. Peça que o Espírito Santo sustente essas pessoas. Finalize agradecendo ao Espírito Santo maravilhoso pelo consolo que Ele dá em todos os momentos. 

Figuras:





















Minha Jornada com Deus:



Versículo para decorar:


É cultura do céu:




Tarefa da Semana:





quinta-feira, 22 de agosto de 2024

22 - Cultura do Céu: Abençoados os pobres de espírito!

Abertura

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 

Ministração

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐


MINISTRAÇÃO - Abençoados os pobres em espírito! (Mateus 5.3; Atos 9.1-21)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

Introdução: 

Leve um pacote de bolachas com somente uma bolacha. Comece conversando com as crianças sobre a expressão "a última bolacha do pacote". O que ela significa, ela diz sobre qual tipo de pessoas. Converse com as crianças sobre o orgulho e arrogância. Se elas conhecem algumas crianças assim...que se acham melhores do que as outras e por isso fazem bullying, humilham e maltratam outras crianças. Pergunte a elas, que tipo de expressão se usa na escola delas ou na rua para falar dessas crianças orgulhosas. 

Que tipo de crianças Jesus escolheria para fazer parte do seu Reino? Será que ele escolheria crianças orgulhosas, que se acham maior do que as outras?

Jesus começou seu ministério pregando um lindo sermão, o Sermão da Montanha. Naquela época existiam muitos líderes religiosos. Eles tinham títulos importantes como Sacerdotes, Fariseus e Saduceus. Eles também pregavam sobre Deus. Mas eles ensinavam as pessoas, que para que Deus as amasse e elas fizessem parte do seu Reino, elas teriam que praticar muitas coisas, inventadas por eles.

Que tipo de coisas eram essas? Por exemplo, se nos Dez Mandamentos Deus mandou guardar o sábado, eles acrescentaram muitas regras em cima desse mandamento. Por exemplo, as pessoas não podiam nem mesmo cuidar de um animal que estivesse doente, para morrer, se isso fosse no sábado. E as mulheres, elas não deveriam nem mesmo olhar no espelho, no dia de sábado. Esse tipo de regras faziam as pessoas ficarem orgulhosas. Elas se achavam as melhores diante de todos os homens e até mesmo diante de Deus e rejeitavam e até castigavam que não obedecia a essas regras.

Quando Jesus pregou o seu primeiro sermão, com certeza estavam lá, no meio da multidão esses religiosos. Eles esperavam que Jesus confirmasse as suas regras, mas Jesus pregou tudo ao contrário. Ele pregou a verdade sobre o Reino de Deus. Ele queria ensinar que não são as regras que agradam a Deus, mas o coração.

Jesus disse: "Abençoados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus". Pobres em espírito? O que é que Jesus queria dizer com isso? Ele não estava falando das pessoas que tem pouco dinheiro e moram em favelas. Jesus estava falando sobre as pessoas humildes, ou seja, pessoas que não eram orgulhosas e se achavam melhores que as outras.

Enquanto os líderes daquela época eram orgulhosos, Jesus disse que para entrar em seu Reino, as pessoas deveriam é mesmo ser humildes ao ponto de entenderem que não poderiam fazer nada, nem ser nada sem Deus. Jesus era dependente de Deus em tudo. Ele queria que seus discípulos também fossem.

O que a Bíblia diz sobre os orgulhosos?

"Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Tiago 4.6

"Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar, será exaltado". Mateus 23.12

"O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra. Provérbios 29.23

Saulo era um fariseu. Como líder religioso, ele achava que conhecida Deus mais do que todo mundo, porque cumpria as regras escritas pelos fariseus. Ele se achava a última bolacha do pacote.

Um dia, ele estava indo para Damasco com uma missão. Ia prender todos os discípulos de Jesus  e trazê-los acorrentados para Jerusalém, para que eles fossem torturados e mortos. Saulo tinha raiva dos discípulos de Jesus, porque eles agiam exatamente como Jesus ensinou no Sermão da Montanha. 

Então, no caminho de Damasco brilhou uma luz muito, muito forte. E Saulo caiu no chão, cego. Na mesma hora ele ouviu uma voz que dizia:"Saulo, Saulo, porque você está me perseguindo?". Saulo ouviu a voz que vinha do céu, mas não sabia quem estava falando. Ele falava tanto sobre Deus, queria tanto agradar a Deus, mas o básico do básico ele não sabia, reconhecer a voz do filho de Deus, Jesus.

"Quem é que está falando comigo?" Saulo disse. E ele ouviu: "Sou Jesus, a quem você está perseguindo".  Vocês podem imaginar o quanto essa experiência mexeu com a vida de Saulo? Na verdade ele ficou bem confuso. Porque naquele mesmo momento Saulo, que se achava o melhor, viu que não sabia de nada. Aliás, nem isso ele pode fazer, porque ficou cego. 

"Entra na cidade de Damasco. Lá alguém vai te procurar e te dizer o que fazer". Disse Jesus. E Saulo foi guiado pela mão até Damasco. Ele ficou cego por três dias. E o que aconteceu com ele foi tão forte, que ele ficou sem comer e sem beber, até chegar Ananias, um profeta de Deus que orou para que ele voltasse a enxergar e fosse cheio do Espírito Santo. Porque Saulo seria um grande pregador do Evangelho de Jesus, a quem ele estava perseguindo.

Que história forte não é mesmo? Mas é assim que Deus faz com as pessoas orgulhosas. Ele as derruba. E se elas aceitam o tratamento de Deus e o chamado de Jesus, então elas podem ser uma grande bênção para o Reino de Deus. Saulo, depois que passou por aquela situação tão difícil, ficou muito, muito humilde. Muito dependente de Deus. Ele entrou no Reino de Deus e se tornou um cidadão do céu.

Ainda hoje, existem muitas pessoas orgulhosas, que pisam em outras porque se acham melhores. Até mesmo dentro da igreja, existem pessoas como os fariseus, que se acham melhores só porque cumprem regras. Essas pessoas se acham salvas e acham que Deus gosta delas só porque elas cantam melhor, pregam melhor ou fazem mais coisas que as outras pessoas.  E na escola, crianças orgulhosas sempre passam por cima das outras crianças. Crianças, pessoas assim serão cidadãos da terra para sempre. Jamais entrarão no Reino de Deus.

Mas Jesus quer que os cidadãos do céus ajam de forma diferente. Todo cidadão do céu deve ser pobre de espírito, ou seja, reconhecer que sem Deus não é nada e não pode fazer nada. Todo cidadão do Céu precisa ser humilde e respeitar as pessoas, mesmo que elas sejam diferentes de você ou pensem diferente de você. Você não é a última bolacha do pacote. Você, sem Deus, não é nada! 

Então, cidadãos dos céus, precisamos seguir nossa jornada sempre dependentes de Deus. Amando o Senhor. Perguntando para ele sobre qualquer coisa da nossa vida e qualquer passo que vamos dar. Entendendo que por mais que as pessoas se achem boas e superiores às outras, só existe um que é bom. E esse é Deus. Aleluia.

Tempo de Oração: Peça que todas as crianças se ajoelhem e abaixem a cabeça. Ensine às crianças que essa é a posição do cidadão do céu. Ele se ajoelha para falar com Deus e com Jesus, em posição de humildade. Como um sinal de que ele é o menor e que Deus é o maior.  Leve as crianças a pedirem perdão por seus atos de orgulho, se elas pisaram em alguém por terem mais dinheiro ou inteligência. Deixe que elas façam essa oração sozinhas. Depois ore quebrando toda a religiosidade na vida delas. Declare que elas são como Jesus, dependentes de Deus e humildes.

Figuras:

















Minha jornada com Deus:



Versículo para Decorar:



Cultura do Céu:


Tarefa da Semana:






quarta-feira, 14 de agosto de 2024

21 - Cultura do Céu - O Sermão da Montanha: Abençoados!

Abertura 

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 

Ministração

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐


MINISTRAÇÃO - O Sermão da Montanha: Abençoados! (Mateus 4.23-25; 5.1,2)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

Introdução: 

*Ministrador prepare uma caixa de sapato, um cordão extenso e placas com as palavras: Bem aventurado. Abençoado. Felicidade. Alegria e Paz. Jesus. Cruz. Bênção. Salvação e Vida Eterna. Amarre as placas, uma por uma no cordão. Deixe um bom espaço entre elas, pois você tirará da caixa uma por uma enquanto ministra. Coração, mundo, Jesus e Cruz serão as últimas. No final de toda a ministração. Prepare um mimo para todas as crianças, de acordo com sua criatividade. Escreva no mimo, Você é abençoado por Deus!

Nas últimas semanas aprendemos sobre os Dez Mandamentos. Quem aqui pode se lembrar de dois ou cinco ou de todos? E qual foi o lugar onde Deus escreveu os Dez Mandamentos? (Em tábuas de pedra). E onde Deus e Moisés estavam? Lá no alto do Monte Sinai.

Milhares de anos depois, Jesus começou o seu ministério, aos 33 anos de idade. Primeiro ele foi batizado, depois precisou passar pela tentação no deserto e só então começou a fazer o que Deus havia mandado. Jesus não ficava parado na frente de um celular ou um computador, nem na frente da televisão. Quando começou seu ministério Jesus andava e andava muito! Ele andava por várias cidades ensinando nas Igrejas, pregando o Evangelho do Reino e curando todas as pessoas doentes e cheias de demônios. (Mt 4.23,24)

Por causa disso,  Jesus ficou muito famoso. As pessoas contavam umas para as outras sobre aquele homem que ensinava sobre Deus de uma maneira tão simples e que estava curando as pessoas doentes. Então muita, muita gente foi atrás de Jesus! E o que fazer com tanta gente? Então, aconteceu com Moisés lá no Sinai,  Jesus subiu em um monte. E toda aquela multidão o acompanhou. Então ele fez todos se assentarem e naquele dia, naquele monte, Jesus ensinou muitas coisas! 

Esses ensinamentos ficaram conhecidos como o Sermão da Montanha. Foi no Sermão da Montanha que Jesus ensinou todos os seus discípulos sobre as atitudes que eles deveriam ter para ser diferentes de todos as outras pessoas da terra. Tudo o que eles deveriam falar e como deveriam se comportar para ser cidadãos dos céus.

"Bem aventurados", foi a primeira palavra que Jesus disse quando abriu a sua boca. *E o que significa a palavra Bem Aventurado? Significa Abençoado. E a palavra abençoado tem a ver com felicidade. E felicidade tem a ver com paz e alegria dentro do coração. 

Porque essa foi a primeira palavra que Jesus disse em sua primeira pregação? Porque era isso que Jesus queria que seu povo entendesse. Que Deus nunca desejou que seu povo fosse infeliz, triste e cheio de sentimentos ruins. Mas o Senhor, desde que criou o seu povo, os criou para ser felizes, cheios de paz e alegria no coração.

Abençoados também foi a palavra que Deus usou quando criou os animais: "Abençoados sejam! Se reproduzam muito, multipliquem-se, encham as águas dos mares, os céus e também a terra!". Gn 1.22.  E quando criou o homem e a mulher o Senhor também disse: Eu os abençoo!  Se reproduzam muito e multipliquem-se na terra! Encham a terra com homens e mulheres. Eu dou poder para vocês dominarem sobre todos os outros animais. E também os abençoo com tudo o que há na terra para vocês se alimentarem! Gn 1.28-30

Desde que fomos criados, Deus gosta de nos abençoar, porque somos seus filhos queridos. E se formos contar as bênçãos de Deus para os seus filhos veremos que elas são muitas, muitas, que nem dá para contar!

Certo dia, Jesus estava ensinando à multidão, quando muitos pais chegaram perto dele com seus filhos. E o que eles queriam? Simplesmente que Jesus colocasse a mão em suas cabeças e os abençoasse. Mas os Doze de Jesus não deixaram os pais chegar perto. Quando Jesus viu isso ficou muito bravo. Ele deu uma bronca nos seus Doze: " Ei, quem são vocês para impedir que as crianças venham até mim? Não impeçam elas, pois delas é o Reino de Deus. Aquele que não receber o Reino de Deus com o coração simples e puro como uma criança, jamais poderá entrar nele".

Uau, que palavra forte Jesus disse para os seus discípulos naquele dia! Que Ele estava cuidando muito bem de cada criança, inclusive de vocês, para que vocês sejam abençoados e para que vocês entrem bem depressa no Reino de Deus. Naquele dia, Jesus abraçou as crianças, colocou a mão em suas cabeças e deu a elas a sua bênção!  (Marcos 10.13-16)

Vamos ver o que a Bíblia diz sobre ser abençoado por Deus?

"Pois o que tu, Senhor, abençoas, abençoado está para sempre". I Crônicas 17.27

"A bênção do Senhor traz riqueza e não inclui dor alguma". Provérbios 10.22

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo". Efésios 1.3

De todas as bênçãos que o Senhor nos deu, alguém sabe aqui qual é a maior delas? A maior bênção que Deus nos deu veio através do seu filho Jesus. Sim, porque Jesus não veio aqui para essa terra somente para ensinar as multidões sobre Deus e o seu amor. Ele veio para provar para todas as pessoas o quanto Deus as ama e as quer abençoar.  Jesus provou isso entregando a própria vida para morrer na cruz, por amor. *

Foi ali na cruz, que o Senhor Jesus entregou sua própria vida e seu sangue, para nos livrar das mãos de Satanás. Foi um preço muito alto, de sofrimento e de dor. Jesus sofreu muito antes e durante a sua crucificação. Mas ele sabia que o seu sacrifício traria muitas bênçãos. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que Deus seu único filho para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna". João 3.16

Todo aquele que crer em que Jesus Cristo é o filho de Deus  e que morreu na cruz para nos salvar de Satanás recebe a bênção da Salvação. Assim o diabo nunca mais poderá tocar nessas pessoas pois agora elas são filhas de Deus. E como filhas, são abençoadas com Salvação e com a Vida Eterna. Aleluia!

Os cidadãos dos céus têm direito a ser abençoado em tudo. Ele pode pedir para que Deus o abençoe, pois o Senhor tem prazer em abençoar os seus filhos! Mas ele não se esquece de duas coisas: de agradecer sempre a Deus por suas bênçãos e de abençoar outras pessoas. 

E quem não é cidadão do céu, é abençoado? Deus é bom, até para quem não crê Nele. Deus abençoa todas as pessoas do mundo com tanta coisa....mas o cidadão da terra não entende que elas são de Deus e nem agradece a Ele por isso. O cidadão da terra é um ingrato. E por não crer que Jesus Cristo é Senhor e Salvador, ele perde as duas maiores bênçãos da vida: Salvação e Vida Eterna.

Que sigamos a nossa jornada até a vida eterna, lembrando que somos abençoados por Deus e por Jesus Cristo. Agradecendo todos os dias por isso e sendo uma bênção para todos os que convivem conosco, como Jesus ensinou no Sermão da Montanha, amém?

Tempo de Oração:  Leve as crianças a agradecerem a Deus por tantas bênçãos. Agradeçam pelas duas bênçãos maiores que é a Salvação e a Vida Eterna. Agradeçam a Jesus por ter se sacrificado na cruz para que a gente seja abençoado. Inclusive faça o apelo para que as crianças recebam Jesus em seu coração como Senhor e Salvador das suas vidas. Declarem em voz alta: Eu Sou abençoado por Deus!  Por fim, ministrador, você agora representa Jesus na vida das crianças. Fique na porta, na hora da saída, entregue um mimo para elas e coloque a mão na cabeça de cada uma abençoando-as com palavras boas!

Figuras:













Minha Jornada com Deus:



Versículo para decorar:



É cultura do céu:



Tarefa da semana:



terça-feira, 6 de agosto de 2024

20 - Cultura do Céu: Não cobiçarás!


Abertura 

Oração de cobertura
Louvor
Oração por:
Ofertório

Lanche 

Ministração

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐


MINISTRAÇÃO -  Não cobiçarás! (Êxodo 20.17; Atos 5.1-11)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

Introdução:  

Quais são os dias mais legais do ano para você? (deixe as crianças contribuírem). Com certeza elas vão dizer: dia da criança, dia do aniversário, natal, Páscoa. E porque esses são dias mais legais? Porque ganhamos presentes! Verdade ou não? Alguém aqui já passou por um desses dias onde esperava ganhar muitos presentes e ganhou pouco ou nada? (Você pode compartilhar uma história da sua infância sobre isso e até levar fotos para projetar). 

Qual foi sua reação? Você com certeza pensou que ninguém gostava de você. Mas também pode acontecer o contrário: Você se sente super especial, amado e poderoso quando te enchem de presentes. Você se sente superior aos demais e até acaba maltratando quem tem poucas condições financeiras.

Porque estamos conversando sobre isso? Porque infelizmente, nesse mundo, tudo está relacionado ao TER. Ter um carrão bonito, um corpo bem lindo, cabelos perfeitos, uma boa maquiagem, ter um celular top, jogos caros, brinquedos que acabaram de ser lançados, tênis de marca, cadernos com capa "da hora" e assim por diante. As pessoas só se sentem felizes se elas tiverem alguma coisa cara.

Muitas crianças estão assim hoje. Elas só se sentem amadas e valorizadas se possuem alguma coisa da moda. Muitos pais agem assim...para mostrar o amor que sentem pelos filhos, enchem eles de presentes caros.  Crianças isso é certo? Claro que não! E sabem o que é o pior? É que isso não tem fim. Se você tem tudo do bom e do melhor sempre, você será uma criança muito mimada. E um sentimento vai surgir dentro do seu coração chamado COBIÇA.

O que é a cobiça? É um desejo muito forte de possuir uma coisa, um desejo exagerado de  ter o que não se tem. Cobiçar uma coisa é muito ruim, porque quem cobiça faz qualquer negócio para ter aquilo que deseja.  Já aprendemos aqui dois casos de pessoas que cobiçaram o que não podiam ter: Acã, que cobiçou uma capa, prata e ouro de Jericó, que Deus havia mandando destruir. Como isso terminou? Primeiro em derrota para todo o exército de Israel. E depois e morte e destruição para ele e sua família. E o outro caso foi de Acabe, que cobiçou a vinha de Nabote. Jezabel sua esposa, inventou uma mentira que fez Nabote ser assassinado. Por esse motivo, uma grande maldição entrou na família de Acabe e Jezabel.

Deus escreveu cada um dos mandamentos com seus dedos, na Tábua da Lei que deu para Moisés. Vamos relembrar cada um deles?

1 - Não tenham outros deuses diante de mim.
2 - Não façam para vocês imagens de escultura.
3 - Não pronunciem o meu nome de forma desnecessária.
4 - Trabalhem seis dias da semana e descansem um!
5 - Honrem o seu pai e sua mãe para que seus dias sejam longos na terra.
6 - Não matarás!
7 - Não adulterarás!
8 - Não furtarás!
9 - Não darás falso testemunho!

Hoje você aprenderá sobre o último mandamento do Senhor Deus. E ele tem a ver com a Cobiça. Deus disse: "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos, ou qualquer coisa que seja dele". (Ex 20.17). Deus era um Pai para o povo de Israel. Mas não era um pai tolo, era um pai muito prudente. Por isso ele ensinou aos seus filhos que eles deveriam se alegrar com aquilo que tinham e jamais querer para si aquilo que não era deles.

Ananias e Safira eram um casal muito rico. Eles moravam em Jerusalém, quando a primeira Igreja começou. O Apóstolo dessa Igreja se chamava Pedro. Todos estavam tão felizes com a descida do Espírito Santo! Eles queriam pregar sobre Jesus para muitas pessoas. Mas também queriam ajudar todos os necessitados de Jerusalém. Por isso, todos traziam ofertas e as entregavam para o Ap. Pedro. 

Ananias e Safira fizeram um combinado. Eles disseram: "Vamos vender nosso grande terreno. Mas vamos ficar com uma parte do dinheiro para nós, mas para o Ap. Pedro a gente fala que está dando todo o dinheiro do terreno. Assim, a gente vai receber muitos elogios e vamos ficar com nossa moral bem alta na igreja. As pessoas vão nos admirar pelo nosso ato. E ninguém ficará sabendo do nosso engano".

Ananias e Safira cobiçavam o "status". Eles queriam uma posição de poder diante dos outros. E não pensaram duas vezes para pecar contra Deus. Eles achavam que ninguém saberia da atitude deles, mas...Deus tinha visto. E o Espírito Santo contou tudo para o Ap. Pedro!

Ananias foi até a Igreja e depositou o saco de dinheiro no pé do Apóstolo. Ele achava que ia receber um super elogio. Só que Pedro fez uma pergunta: "Ananias, porque você deixou que Satanás enchesse o seu coração, levando você a mentir ao Espírito Santo? O terreno era seu e você podia trazer aqui o valor que quisesse. Mas seu coração estava cheio de cobiça. Você mentiu para Deus e não para nós! (At 5.4)".

Nem deu tempo de Ananias dizer nada. Ele caiu mortinho, na mesma hora. Três horas depois, sem saber de nada, Safira chegou à Igreja. Pedro perguntou para ela: "Safira, vocês venderam o terreno por qual valor?"  Safira confirmou a mentira que seu marido havia contado.  Então Pedro repreendeu ela dizendo: "Porque você e seu marido fizeram um acordo para mentir para o Espírito Santo?  Estão chegando agora mesmo os homens que sepultaram seu marido. Eles vão sepultar você agora mesmo".

Naquela mesma hora Safira caiu morta. E os homens foram enterrá-la, como fizeram com Ananias. Com esse acontecimento, todos os cristãos da cidade e da Igreja ficaram cheios de um temor muito grande. E isso fez com que todos pensassem duas vezes antes de fazer qualquer qualquer coisa para querer ter status!

O que a Bíblia diz sobre a cobiça?

"Não amem o mundo nem o que nele há. Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo". I João 2.15,16

Então lhes disse: "Cuidado, Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade de seus bens".  Lucas 12.15 (explique o que é ganância).

Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. I Timóteo 6.10

Se você fosse dono de um óculos que te mostrasse o interior do coração das pessoas, você veria que todos os corações estão cheios de cobiça. As pessoas e também as crianças querem ter cada vez mais. Trabalham muito para ter, gastam muito para ter, ficam endividados. E estão querendo cada vez mais. Isso acontece não só com os cidadãos da terra, mas com os cidadãos do céus também!  O pecado trouxe para dentro dos nossos corações a cobiça. A vontade de ter e ser aquilo que  não temos e não somos. 

Por isso, o cidadão do céu precisa aprender e entender algumas coisas muito importantes, para que sua jornada com Deus seja bem feliz:

- Você não precisa ter as coisas para ter valor. Deus te ama como você é e ele viu o seu valor mesmo antes de você nascer. Por isso se alguém na sua escola se acha uma grande coisa só porque tem um celular caro, afaste-se dessa pessoa. Encontre amigos que tenham a mesma posição e opinião sua!

- Você não precisa ter o que todo mundo tem para se sentir feliz. Deus deseja que você seja muito grato por tudo o que Ele te deu. Você não precisa do melhor brinquedo, nem mesmo de tênis caros, nem de um game ou celular de última geração. Essas coisas ficam antigas e perdem o seu valor. Agradeça por sua família e curta o tempo com eles! Isso sim é o mais importante!

- Deus tem um plano para você, de capa a capa. Ele escreveu coisas maravilhosas e planos de paz ao seu respeito. Não tente ser quem Deus não quer que você seja. Nem tente fazer aquilo que você não foi chamado para fazer. Com certeza passar na frente dos planos de Deus vai dar muito errado!

- Nunca cobice o que não é seu. Nem o lugar que não é seu. Se precisar de alguma coisa, peça ao Seu Pai, o Deus de Israel e Ele  te dará.

Tempo de Oração:  Vamos imaginar que você está com aquele óculos que consegue ver o coração das pessoas. Olhe para o seu coração. Você é feliz com o que tem ou vive brigando com seus pais para ter coisas que muitas vezes eles não podem te dar? Você fica triste quando vê alguém com um brinquedo ou roupa melhor do que a sua? Peça para Deus te perdoar por ter esses sentimentos. Ore para que ele arranque a cobiça de você igual se arranca um esparadrapo do corpo. Agora comece a agradecer pelas coisas que você já tem. Agradeça por sua família, pelo carro que vocês tem, pelas viagens que podem fazer, pela comida, mesmo que seja simples. Aprenda sempre a agradecer.

Figuras:























Minha Jornada com Deus:



Versículo para decorar:



É cultura do Céu:



Tarefa da Semana:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...