Abertura
Louvor
Lanche
Ministração
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!
Caminhada pelas estrelas
No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):
Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐
Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante)
Tarefa da Semana: 1 ⭐
Versículo decorado: 1 ⭐
Estar presente: 1 ⭐
Trouxer a Bíblia: 1 ⭐
MINISTRAÇÃO - Abençoados os que choram! (Mateus 5.4; João 11.1-44)
Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!
Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.
Introdução:
Prepare um quiz para as crianças. Leve um chocolate ou algo para presentear quem respondeu corretamente.
2) Com quantos anos Jesus começou a pregar. ( ) 18 anos (x) 30 anos ( ) 12 anos
3) Onde Jesus ensinou as multidões. (x) Num monte ( ) na Sinagoga ( ) nas casas
Vamos aprender algumas curiosidades sobre a época que Jesus vivia? Bem, Jesus vivia em Israel no ano 30 (nós estamos em 2024). Naquela época eles não tinham celulares. Nem carros. Muito menos avião. As cidades ficavam bem próximas umas às outras, por isso, quando alguém tinham que viajar, o trajeto era feito a pé ou a cavalo. E o que de carro levaria minutos ou hora, poderia levar dias.
Na época de Jesus, as pessoas não tinham muita saúde. Havia poucos alimentos para comer. Não havia torneiras para levar água para dentro de casa por isso, eles iam buscar água nos poços, rios e fontes. Havia canais que levavam o esgoto para fora da cidade, mas não havia rede de esgoto. Todos os dejetos (xixi e cocô) eram jogados em terrenos vazios, nos rios e nas ruas. Por isso as doenças como desinteria, cólera e até mesmo a lepra eram comuns no meio do povo. Havia muita gente doente em Israel! As condições de saúde eram tão ruins, que as pessoas morriam aos 40 anos de vida.
Na época de Jesus, os políticos não eram do próprio povo e sim de Roma. Quem mandava em tudo, estabelecia a lei e até mesmo a religião eram os Imperadores Romanos. Porque Israel havia sido conquistada há muito tempo pelo Império Romano. E agora as pessoas tinham que ser obedientes à todas as leis que eles estabeleciam.
O povo de Israel sofria muito na mão dos romanos. Eles tinham que pagar muitos impostos, dar dinheiro que às vezes não tinham e caso não tivessem, seus filhos eram levados como escravos. Além disso, eram vigiados o tempo todo. A cidade estava cheia de soldados que andavam para lá e para cá, para manter a ordem e caso fosse necessário
Crianças, o tempo em que Jesus viveu era muito difícil. Muito difícil e até desanimador. Por isso todos os que moravam em Israel estavam cansados de sofrer e chorar. Eles estavam esperando há muito tempo que um líder do próprio povo se levantasse expulsar o império romano de Israel.
Por esse motivo, quando Jesus apareceu fazendo milagres e trazendo ensinamentos sobre o Reino de Deus, multidões começaram a segui-lo. Essas pessoas queriam ouvir o que Ele tinha para ensinar. Mas também essas pessoas traziam seus doentes e Jesus curava a todos eles! Assentado num monte cercado de pessoas, Jesus ensinou o Sermão da Montanha."Abençoados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus". Ele ensinou que as pessoas deveriam ser dependentes de Deus para tudo.
E Jesus, continuando seu sermão disse: "Abençoados os que choram, porque eles serão consolados". Jesus conhecia cada pessoa daquela multidão. Ele sabia do sofrimento de cada uma delas e de quanto elas já haviam chorado por causa de seus problemas e dores. Ele estava ali para ajudá-las a confiar em Deus, de que tudo ficaria muito bem para cada um que tivesse fé.
Quando Jesus disse: "Abençoados os que choram, porque eles serão consolados", Ele trouxe uma palavra de esperança. Ele quis ensinar ao povo que Deus conhecia cada sofrimento e que estava trabalhando para abençoar cada um deles com consolo.
Numa cidade chamada Betânia, moravam três irmãos, Lázaro, Marta e Maria. Todas as vezes que Jesus passava por Betânia, ficava hospedado na casa deles. Como eles amavam a Jesus, por isso sempre preparavam uma boa comida e uma cama limpinha para Jesus descansar. Jesus também amava muito aquela família. Eles se tornaram seus amigos.
Certo dia Lázaro ficou muito doente. As irmãs sabiam que Jesus era filho de Deus e estava curando todas as pessoas doentes. Por isso mandaram um homem ir até a cidade onde Jesus estava para chamá-lo. Jesus teria que vir bem depressa, porque Lázaro podia morrer a qualquer momento.
Jesus sabia que Lázaro estava doente, mesmo assim ficou mais dois dias na cidade onde estava. Acontece que nesses dois dias, Lázaro piorou e morreu. Vocês podem imaginar a dor e o desespero dessas irmãs? Com certeza elas se perguntavam porque Jesus, que os amava muito, demorou tanto para chegar, mesmo sabendo que Lázaro estava à beira da morte. As irmãs pensavam assim. Mas Jesus pensava de outra forma. Ele iria consolar essas irmãs de uma maneira maravilhosa.
Quando Jesus chegou à cidade, veio Marta correndo ao seu encontro, chorando. "Se o Senhor tivesse chegado antes, meu irmão não teria morrido. Mas eu sei que tudo o que o Senhor pedir a Deus, Ele te dará" (João 11.22). Jesus disse a Marta que Lázaro iria voltar a viver, ou seja, ressuscitar. Mas Marta estava sofrendo tanto, ela não acreditou nas palavras de Jesus!
Então Maria foi ao encontro de Jesus se se jogou aos seus pés, chorando! Ela também disse para Jesus: "Se o Senhor tivesse chegado antes, meu irmão não teria morrido". Ah, quando Jesus viu Maria chorando e todas as pessoas que amavam Lázaro chorando também, Jesus ficou muito comovido. Ele também chorou.
As pessoas começaram a falar:"Esse homem que vive fazendo milagres e fez cegos enxergarem, não poderia ter evitado que seu amigo morresse?" (João 11.37). Jesus mais uma vez chorou. Então ele foi até onde Lázaro estava enterrado. Era uma pequena caverna, com uma rocha bem grande fechando a entrada. "Retirem a pedra" mandou Jesus. Mas Marta não queria não, pois o corpo de Lázaro já estava apodrecido. Porém, Jesus disse com muita firmeza para ela: "Marta, se você crer, verá o milagre glorioso que Deus vai fazer".
A pedra foi removida e Jesus agradeceu a Deus dizendo: "Pai, eu te agradeço porque o Senhor sempre me ouve". E então gritou bem alto: "Lázaro, venha para fora!" Na mesma hora, o homem que havia morrido saiu da caverna onde havia sido enterrado, vivo, bem vivo! Vocês podem imaginar o espanto das irmãs de Lázaro? E depois do espanto, a alegria de Jesus ter ressuscitado seu querido irmão Lázaro? Aquelas irmãs que estavam chorando há quatro dias, foram consoladas pelo milagre sobrenatural de Jesus. Aleluia!
O que a Bíblia diz sobre o nosso choro?
"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã". Salmo 30.5
"O Soberano, o Senhor, enxugará as lágrimas de todo rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo". Isaías 25.8
"Assim diz o Senhor: contenha o seu choro e as suas lágrimas, pois o seu sofrimento será recompensado". Jeremias 31.16
Deus não nos criou para sofrer, muito menos para chorar. Mas infelizmente a entrada do pecado no mundo pela desobediência de Adão e Eva trouxe a dor e o sofrimento. Desde então, faz parte da vida chorar e sofrer. Todas as pessoas do mundo já choraram pelo menos algumas vezes na vida.
E em relação ao sofrimento, não existe diferença para os cidadãos da terra e para os cidadãos do céu. Todos sofrem com a dor, a morte e os problemas. Mas há uma grande diferença para os cidadãos dos céus que choram. Nós temos o consolo, que vem da promessa que Jesus fez no sermão do monte, "Abençoados os que choram, porque eles serão consolados". Os cidadãos do céus são consolados pela presença maravilhosa do Espírito Santo de Deus que mora dentro de nós. E uma das tarefas mais maravilhosas do Espírito Santo é ser Consolador. (João 14.16)
Jesus sabia que todos nós vamos passar por sofrimentos na vida. E para os cidadãos dos céus, ele providenciou o Espírito Santo Consolador. Aleluia. É por isso que nos momentos de desespero e dor, o cidadão do céu chora, mas ele não desiste nem se desespera. Porque o Espírito Santo está dentro dele o fortalecendo e consolando.
Um dia Jesus vai voltar e Ele vem para governar toda a terra. Nesse dia o mundo não vai acabar, ele será transformado por Jesus num lugar maravilhoso para se viver. É tão verdadeiro isso, que o próprio Jesus nos prometeu: "Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". (Apocalipse 21.4). Aleluia!
No caminho da nossa jornada com certeza teremos momentos de choro, tristeza e dor, mas podemos seguir firmes porque o Espírito Santo sempre enxugará nossas lágrimas.
Tempo de Oração: Ore com as crianças declarando que sempre vão confiar em Jesus, em qualquer momento da vida delas. Peça ao Espírito Santo que ajude os cidadãos dos céus a ficarem firmes diante da dor e do sofrimento. Ore também pelas pessoas que estão chorando nessa mesma hora, por doença, morte, desespero. Peça que o Espírito Santo sustente essas pessoas. Finalize agradecendo ao Espírito Santo maravilhoso pelo consolo que Ele dá em todos os momentos.
Figuras:
Tarefa da Semana: