ABERTURA
Louvor
Lanche
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
Vamos finalizar o Álbum das crianças? Parabenize todas as crianças, que, de alguma forma, fizeram a jornada durante todo o ano, conquistando alguns dos prêmios. Faça um incentivo para que, ano que vem, todos cheguem ao prêmio principal. Vamos usar as figurinhas que sobraram? Complete o álbum das crianças que faltaram em alguma das 38 lições.
Cantem a música: Que tal chamar as crianças que aprenderam a música A Bíblia, para ver quem consegue cantar sem errar os livros da Bíblia? Se quiser, pode dar um presentinho para quem cantar sem errar.
MINISTRAÇÃO - Casa na Rocha ou casa na areia! (Mateus 7.24-29)
Introdução:
Alguém aqui sabe como se constrói uma casa? (deixe que as crianças participem). Por qual parte começa, que tipo de material precisa ter...
Passe o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rZa_129pU5I
Toda casa precisa ter um bom alicerce senão desmorona. Mas o que é o alicerce? Ele é a base de toda casa, prédio ou estrutura. É feito de concreto, bem duro...para que se possa construir com segurança em cima dele. Quando o alicerce é bem forte, o construtor pode colocar o peso que quiser, paredes, telhado, janelas...e a casa não cairá.
E o último ensinamento de Jesus no Sermão da Montanha foi sobre construir uma casa segura! "Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha".
Jesus então contou uma história. Dois homens resolveram, cada um deles, construir uma casa. O primeiro homem era bem equilibrado. Ele não agia antes de fazer os cálculos e ver se tudo ia dar certo. Por isso, antes de construir qualquer coisa, cuidou bem do alicerce. Porque, se o alicerce fosse ruim, todo o seu dinheiro e trabalho poderiam ser desperdiçados. Então construiu sua casa em cima de uma grande rocha. Sim, daria mais trabalho para fazer os alicerces na pedra! Mas assim que terminasse, a casa estaria bem segura. E foi assim que ele fez.
Assim que a casa estava pronta, veio um grande temporal, com muitos ventos, muita chuva e também uma enxurrada bem forte. Aquela enxurrada bateu com tanta força na casa que tinha acabado de ser construída! E agora, será que a casa cairia? Não! Apesar da força da chuva e dos ventos, a casa não caiu porque os alicerces dela estavam bem firmes! Estavam construídos na rocha! Aquela casa enfrentou muitas outras tempestades, porém nunca caiu.
Mas o segundo homem foi construir a sua casa. Ele não estava muito preocupado com o alicerce, era um tolo. Para ele era mais importante a casa ser maravilhosa, uma mansão com piscina e tudo. Uma casa que as pessoas, quando passassem por ela, ficassem com o queixo caído. Por isso, ele não investiu no terreno e nem mesmo no alicerce. Ele construiu a sua casa na areia! A casa era linda, mais linda que a que o primeiro homem construiu, era isso que importava.
Mas, assim que a segunda casa estava pronta, vieram chuvas e um vento muito forte. E depois a enxurrada. E como a casa estava sem os alicerces firmes, tudo veio abaixo! A linda piscina, as paredes, o teto e tudo aquilo que o homem tolo havia construído! Ele perdeu tudo o que tinha, ficou arruinado, pois a casa desabou.
E fim. Assim terminou a história que Jesus contou. Mas o que será que Jesus queria que seus discípulos aprendessem no final do seu Sermão? Ele disse: "Depois de tudo o que eu ensinei a vocês, quem ouve as minhas palavras e as coloca em prática será muito parecido com o homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. Mas aquele que ouve tudo o que eu ensinei e deixa entrar por um ouvido e sair pelo outro, sem colocar em prática, será como o homem tolo, que construiu a sua casa sobre a areia".
Ah, as pessoas quando ouviram este ensino, ficaram admiradas! Porque elas sabiam que Jesus não estava falando sobre casas de tijolo, cimento e madeira. Jesus estava falando sobre a vida de cada um deles.
Cada uma daquelas pessoas ficou ali no Monte por horas, aprendendo sobre como ser cidadão do céu, sobre tudo o que Deus gostaria que elas fizessem em seu Reino. Assim como vocês, crianças, que passaram o ano todo aprendendo sobre os mandamentos do Senhor para quem quer ser cidadão do céu e entrar no Reino de Deus.
Jesus queria que os seus discípulos decidissem, dali para a frente mudar completamente de atitude. Ele queria que até o final da vida, seus discípulos agissem como cidadãos dos céus. Em casa, na escola, na Igreja, na rua, com a família, com os amigos, com os primos. Nos momentos alegres ou nos tristes. Na alegria ou na dor. Acompanhados ou mesmo estando sozinhos, todos deveriam para sempre, ser diferentes. Ser cidadãos dos céus.
Assim como a rocha, que é firme e nada pode derrubá-la, Jesus garantiu que a nossa vida estará sempre segura, quando ouvirmos e obedecermos as suas Palavras:
"Se alguém me ama, guardará a minha Palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada". João 14.23
"O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As Palavras que eu disse são espírito e vida". João 6.63
"Se vocês permanecerem em mim, e as minhas Palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido". João 15.7
Os cidadãos da terra, constroem sua vida na areia. Eles são tolos! Infelizmente acham que ter dinheiro, um carro bem legal, roupas bonitas e fazer belas viagens vai trazer segurança para eles, mas não é bem assim. Isso é como construir a casa na areia. Crianças, jamais se esqueçam disso: não adianta nada ter um rostinho bonito, ser inteligente, ter as melhores roupas e ter um game moderno. Se sua vida estiver construída na areia, quando Jesus voltar, não vai valer nada. Tudo isso não poderá comprar sua vida eterna.
Jesus disse que confiar nas coisas desse mundo não é seguro. Acreditar nos ensinamentos desse mundo não é seguro. Porque logo, esse mundo vai acabar e um novo Reino virá. E o Rei deste Reino é Jesus Cristo. A verdade é que, quem construir a sua vida na Rocha, que é Jesus, será muito sábio. Pois quem ouve as Palavras de Jesus e as pratica terá a vida eterna.
Por isso, o cidadão do céu, lê a Bíblia todos os dias e tem muita atenção em obedecer ao que ela diz. O cidadão do céu também guarda todas as palavras que são ensinadas pelos ministros do Start Kids e pelo nosso Apóstolo. E isso fará com que a vida desse cidadão seja firme, segura, que nada abala. Vocês entendem?
Nossa jornada termina aqui. E nosso ano também está terminando. Vocês nunca devem se esquecer que são Cidadãos dos Céus e que em Jesus, são filhos de Deus. Vocês não são cidadãos do mundo. Mas como cidadãos dos céus, precisam de tempos em tempos, pegar esse álbum e relembrar tudo o que aprenderam, para se comportar como cidadãos dos céus. Não devem amar o mundo nem o que nele há. Porque o mundo vai desmoronar. Mas o Reino de Deus, firmado na Rocha que é Jesus, durará para sempre.
Tempo de Oração: Hoje, Jesus convida você a construir sua casa na Rocha, que é entregar a sua vida totalmente para Jesus. Entregar sua infância, sua adolescência, juventude, sua fase adulta e sua velhice para o Senhor Jesus. Nós não sabemos quando Ele virá. Mas sabemos que quando ele vier, somente os cidadãos dos céus poderão entrar em Seu Reino. ( faça o apelo, chame as crianças para virem à frente do altar e juntos, consagrem toda a vida ao Senhor Jesus. Declarem que Ele é a Rocha inabalável e que firmados Nele, as nossas vidas estarão seguras para sempre.
Figuras:
Minha Jornada com Deus:
Tarefa da Semana: