terça-feira, 27 de maio de 2025

11- Meu Tesouro Precioso: Deus me chama pelo meu nome!

ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - Deus me chama pelo meu nome (I Samuel 3.1-11 )

Introdução: 

Alguém aqui sabe o significado do seu nome? Se não sabe, não se preocupe pois a tarefa da semana será essa. Você já pensou se ninguém aqui tivesse um nome? Mas fosse chamado por um número? Número 1, Número 2, número 3...número 50.640...e o número 1 milhão 460 mil 310...coitado.....já pensaram que chato e confuso seria?

Ter um nome é muito importante. Porque o seu nome serve para te identificar.   Além disso o nome serve para te fazer único e única. Garanto para vocês que só existe uma Raquel Inez Giorgiani (coloque seu nome) no mundo e sou eu. Assim como existe só uma pessoa com o mesmo nome que vocês.  Nome também serve para nos dar pertencimento. Se eu chamasse só Raquel, ficaria meio estranho, não é mesmo? Raquel de quê, é o que perguntam em qualquer lugar. Seja no médico, na escola, na hora que você sai do Start Kids...Seu nome é seu. Mas você também tem um sobrenome, que te liga a uma família. Minha família é a Giorgiani. Você sabe o nome da sua família, pelo seu sobrenome. Todas as pessoas da sua casa tem o mesmo sobrenome. Por isso elas são a sua família! 

O de Organização:  Quantos aqui tem RG? O RG é a nossa carteira de identidade. Esse número é muito importante porque ele serve para comprovar que você é você. E é usado em diversas situações, como tirar outros documentos, para fazer viagens e comprovar a sua idade. Se você ainda não tem o RG, logo precisará tirar. E andar com ele no bolso da escola ou na carteira da mamãe. Esse é o sistema que usamos no Brasil para provar que nós somos nós... Esse é um documento muito importante! Você precisa guardá-lo num lugar seguro, sem sujeira ou umidade, e cuide para não perdê-lo. Porque tirar a segunda via dá muito trabalho! Organize seus documentos numa pasta especial. Eles provam a sua identidade.

Desenvolvimento:

O nome Samuel significa Deus ouve. Ana colocou esse nome porque ela não podia ter filhos, mas Deus ouviu a sua oração. Quando Samuel tinha 3 anos de idade, Ana o levou para morar no templo de Deus. Ela fez essa promessa ao Senhor quando pedia um filho e agora ela cumpriu a promessa.

Então, Samuel cresceu com o Sacerdote Eli, servindo na casa de Deus. Ele participava dos cultos e das ofertas, mas ainda não conhecia a voz de Deus. Na verdade, naqueles dias, o pecado das pessoas era tanto, que Deus nem falava mais.

Mas, numa noite, Samuel estava dormindo na Tenda Sagrada de Deus, onde ficava a Arca da Aliança. Então ele ouviu alguém chamá-lo pelo nome: "Samuel, Samuel". Samuel abriu os olhos e pensou que era o sacerdote Eli que o estava chamando. Ele correu até onde Eli estava e disse: "Pois não, sr Sacerdote, o Senhor me chamou?". Eli não tinha chamado Samuel: "Não, querido Samuel, eu não te chamei. Pode voltar a dormir!

Samuel voltou para a Tenda Sagrada e pegou no sono novamente. E mais uma vez,uma voz o chamou: "Samuel, Samuel".  Samuel se levantou novamente, foi até Eli e disse: "O Senhor me chamou sim. E eu aqui estou!". Que estranho, Eli pensou. Eu não estou chamando o menino, mas o menino diz que tem alguém chamando ele.

"Volta a dormir, menino. Eu não te chamei não". E mais uma vez Smuel voltou a dormir. E mais uma vez ele ouviu a mesma voz dizendo: "Samuel, Samuel". "Ah, não é possível. Eli está me chamando, mas quando eu chego lá, ele diz que não. Vou lá novamente!".

Mas Eli entendeu, que quem estava chamando Samuel pelo nome era Yahweh, o Senhor Deus. Com certeza Deus tinha algo muito importante para falar. E escolheu o menino para falar sobre isso. "Filho, vá deitar-se. Se Ele te chamar de novo, você vai dizer: Fala Senhor, pois o teu servo está ouvindo". E Samuel foi deitar-se no seu lugar. E ficou ali quietinho, esperando a voz chamar.

"Samuel, Samuel", disse o Senhor. E o coração de Samuel começou a bater mais forte. Deus estava chamando ele pelo nome, mas como assim? Samuel conhecia as coisas sagradas de Deus, mas nunca tinha aprendido que Deus sabia o nome dele e queria conversar com ele.

"Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo"! Na mesma hora, Deus começou a contar para Samuel as coisas que Ele ia fazer em breve. Samuel e Deus ficaram amigos bem íntimos. E Samuel se tornou um grande profeta de Deus, um homem que levava a Sua mensagem para todos os lugares.

Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?

Deus sabe o nosso nome! As pessoas pensam que Deus mora no céu e não está nenhum pouco preocupado com os homens, mas isso não é verdade. Deus se preocupa tanto com cada ser humano, que ele sabe o nome de cada uma delas. Nome e sobrenome. E não é só isso. Deus escreveu a vida de cada pessoa dessa terra em Seu livro (Salmo 139.16). Ele nos conhece muito antes da gente nascer. Foi Ele quem escolheu nosso nome antes dos nossos pais. Isso mostra o quanto o Senhor nos ama e se preocupa conosco. E tem mais uma coisa. Ele também chama as estrelas, cada uma pelo seu nome. Se Deus sabe o nome de todas as estrelas que são milhões, porque não saberia o seu? "Conta as estrelas e chama cada uma pelo nome". Salmo 147.4

Precisamos gostar do nosso nome. Deus não se agrada quando queremos trocar o nosso nome pelo nome de outra pessoa, porque achamos o nosso feio. Nosso nome nos liga à nossa família, a quem pertencemos. E tenho certeza que o papai e mamãe de vocês escolheram um nome com um lindo significado. Para o povo de Israel, saber o significado do nome é muito, muito importante. Porque para eles, o significado do nome é uma bênção que diz o que a criança vai ser e fazer. Como ela vai se comportar. Isso não é interessante? Pois isso é verdadeiro. Você age de acordo com o significado do seu nome! Por isso, ame o seu nome e o receba como um presente de Deus, como Samuel recebeu o dele.

Deus chama pelo nome pessoas especiais. Deus conhece o nome de todas as pessoas do mundo. Mas existem algumas pessoas que Deus chama em voz audível pelo nome. Essas foram pessoas muito especiais. Deus chamou Abraão pelo nome. Deus chamou Moisés pelo seu nome. Chamou Samuel pelo seu nome. Chamou Saulo pelo nome. E chamou Jesus pelo nome. O que essas pessoas tiveram em comum? Primeiro, Deus as chamou para serem pessoas especiais, que teriam tarefas muito importantes para fazer aqui na terra. E segundo, todas elas responderam o que Samuel respondeu: "Fala, Senhor, porque o teu servo está ouvindo". I Samuel 3.9. Que eu e você tenhamos um grande desejo de ouvir o Senhor nos chamar para uma grande tarefa, quem quer?

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?

"Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou e o formou. Não tema, pois eu o resgatei. Eu o chamei pelo nome; você é meu". Isaías 43.1

Conclusão: 

Deus está aqui. E hoje Ele quer tocar em cada um de vocês de maneira especial e dizer o quanto vocês são amados. O quanto Ele conhece vocês. Mas para isso, vocês precisam ficar quietinhos, em silêncio. (se houver espaço), peça que as crianças se deitem no chão. Coloque uma música suave. Conduza as crianças na seguinte oração.

"Senhor, o Senhor me conhece por inteiro. O Senhor sabe o que se passa dentro de mim quando estou descansando e quando estou caminhando. O Senhor lê até meus pensamentos. O Senhor observa com atenção o meu sono. O Senhor conhece muito bem tudo o que eu faço. Tu sabes o que vou dizer antes da palavra ser formada em minha boca.  O Senhor está à minha frente, me guiando, e atrás de mim ao mesmo tempo, me protegendo com a sua mão. Saber isso é tão maravilhoso! Em nenhum lugar conseguirei me esconder de Ti, meu Deus. O Senhor criou todas as partes do meu corpo enquanto estava na barriga da minha mãe. Eu te agradeço por cuidar de mim de maneira tão perfeita e maravilhosa. Antes mesmo do meu corpo tomar forma humana, o Senhor já havia planejado todos os dias da minha vida, cada um deles estava registrado no teu livro". Paráfase do Salmo 139

Agora repita com as crianças: "Senhor, eu te agradeço por meu nome. Ele é muito especial. E foi escolhido a dedo pelo Senhor e por meus pais. Obrigada por ter me feito (cada criança deve dizer o seu nome). Obrigada porque o meu nome me dá uma identidade, mostra que faço parte de uma família e é uma bênção sobre o que vou ser e fazer. Obrigada por me conhecer e quero que um dia o Senhor me chame pelo meu nome para realizar uma tarefa para o Senhor. Eu direi como Samuel: "Fala Senhor, porque o Teu servo ouve!". Em nome de Jesus, amém.

Figuras:













Os tesouros preciosos da Bíblia:


Preciosas promessas:


Meu tesouro precioso é:


Caça ao Tesouro em Família:



quarta-feira, 21 de maio de 2025

10 - Meu Tesouro Precioso: A Presença que me dá segurança

ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1


MINISTRAÇÃO - A Presença que me dá Segurança (Mateus 8.23-27; Mateus 14)

Introdução: 

Passe o vídeo explicativo sobre o medo:

https://www.youtube.com/watch?v=RCy36aADVdw

Depois que passar o vídeo, chame algumas crianças para ir à frente. Pergunte cada uma delas: Do que você tem medo? E qual o tamanho dele?  Deixe que todas as outras crianças do auditório ajudem essa criança, com dica de como elas podem vencer esse medo. (você verá que elas tem ótimas sugestões).

O de Organização: Você já aprendeu que o medo é muito importante para preservar a nossa vida. Mas que ele não pode ser maior do que Deus, nem do que você mesmo. Mas o que a organização tem a ver com o medo? Na verdade, o tamanho do seu medo vai depender se suas emoções tiverem organizadas e não bagunçadas. Uma criança com as emoções organizadas, pensará antes de tomar qualquer atitude em relação ao medo. Então como organizar nossas emoções em relação ao medo? Em primeiro lugar, veja se esse medo é real ou é imaginário, do mesmo jeito que você aprendeu no vídeo. Em segundo lugar, pense, que tipo de mal pode fazer a você aquilo que você tem medo.  Em terceiro lugar, tome uma atitude! Se eu tenho medo de altura e estou perto de um lugar alto, devo me afastar para um lugar seguro. Se eu tenho medo de barata, chamo meus pais para matá-la ou dou uma chinelada nela! Assim, vamos aprender a colocar nossas emoções em ordem? 

Ministrador:  A presença que me dá segurança (Mateus 8. 23-27; 14.22-34) 

Desenvolvimento:

Lá em Israel existe uma região chamada Galiléia. Essa região é cheia de cidades que ficam na beira do Mar da Galiléia. O Mar da Galiléia existe até hoje e não é um mar de água salgada, mas sim um lago de água doce bem grandão. (leve uma foto do Mar da Galiléia para mostrar às crianças).

Jesus e seus discípulos andaram muito pela região da Galiléia. Ali, Jesus fez milagres maravilhosos. Então, era muito comum que eles atravessassem o Mar da Galiléia de barco, para chegarem mais rápido às outras cidades. O Mar da Galiléia sempre vivia calmo, mas, de vez em quando aconteciam grandes tempestades e os ventos formavam ondas tão altas, que podiam afundar qualquer barco que estivesse no caminho dela!  E foi isso o que aconteceu com os discípulos de Jesus. Mas não foi uma vez só, foram duas vezes crianças! E deve ter sido muito, muito assustador.

Na primeira vez, Jesus e seus discípulos entraram no barco após um dia de muito trabalho. Eles andaram por várias cidades pregando sobre o Reino de Deus, curando pessoas doentes e expulsando demônios. Estavam tão cansados e ainda precisavam atravessar para o outro lado do Mar.  Jesus entrou no barco e logo achou um lugar para dormir. De repente, veio no mar uma violenta tempestade, com ondas muito altas, que estavam encobrindo o barco. E no meio de toda aquela agitação, onde estava Jesus? Ele estava dormindo!

Seus discípulos correram para acordá-lo! Eles disseram: "Socorro Senhor, salva-nos, nós vamos todos morrer!". Mas Jesus, estava muito calmo. Ele disse: "Porque vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?". Jesus, então, ordenou que o vento e o mar se acalmassem. E a tempestade obedeceu! Tudo ficou quieto novamente e eles puderam chega em paz na outra margem. Ainda bem que Jesus estava no barco, não é mesmo? 

Mas na segunda vez, crianças, Jesus não estava no barco.  Ele e seus discípulos haviam distribuído os pães e peixes para mais de cinco mil pessoas. Após isso, Jesus os mandou que seus discípulos entrassem no barco e fossem para a outra margem, mas Ele não iria, ficaria no monte orando. E do mesmo modo como aconteceu da outra vez, uma violenta tempestade se levantou. Os ventos levantavam ondas altas, que chacoalhavam o barco para lá e para cá. Os discípulos gritavam desesperados: "Agora não tem jeito, vamos morrer mesmo! Jesus não está aqui conosco para nos ajudar!"

Mas Jesus, lá do monte viu o perigo que eles corriam. Ele tinha pressa em socorrê-los, por isso foi andando sobre as águas. Imaginem o pavor dos discípulos quando viram uma pessoa indo ao encontro deles, andando pelas águas? Eles gritaram de medo: "É um fantasma!" Porém, Jesus disse a eles: "Sou eu, tenham coragem, não tenham medo".  Ufa, agora uma paz tão grande tomou conta deles, porque eles se sentiam seguros.

Tão seguros que Pedro pediu para andar sobre as águas. E Jesus deixou. Ele saiu do barco e foi andando até Jesus, no meio da tempestade. Porém, ele olhou para a força do vento, para o tamanho das ondas e teve muito medo. Na mesma hora ele começou a afundar. Mas Jesus estendeu a sua mão e o salvou. Assim que entraram no barco, a tempestade milagrosamente passou. E todos os discípulos viram que Jesus verdadeiramente era o filho de Deus.

Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?

Jesus tem poder para dominar todas as tempestades. Ninguém gosta de estar em perigo, mas mesmo assim, em algumas situações vamos ter que enfrentar o perigo, mesmo com medo. Por isso, é bom a gente saber que Jesus tem todo o poder do céu e da terra. Ele pode, no mesmo instante, fazer com que a tempestade vá embora. Ele pode, no mesmo instante, nos livrar do perigo. Jesus dormia tão seguro no barco, pois sabia que bastava ordenar, e o vento e o mar obedeceriam à Sua voz. Nós precisamos ficar calmos diante de qualquer perigo e não ter medo nenhum. Precisamos confiar no poder de Jesus. É essa confiança no poder Dele que me fará sentir seguro, em qualquer lugar. 

Jesus está conosco, mesmo que nos sintamos sozinhos.  Ter o papai e a mamãe em casa nos faz sentir, segurança, não é mesmo? Mas basta eles viajarem sem a gente e já sentimos um grande medo. A nossa cabeça começa a pensar mil coisas: "E se entrar um ladrão aqui, o que vai acontecer comigo?" "E se aconteceu alguma coisa de mal com eles?" "Será que eles vão voltar?" "E se eles me abandonaram?"  Pensar essas coisas nos faz muito, muito mal. Nos deixa ansiosos e nos faz ficar com medo. Faz a gente imaginar coisas que não aconteceram realmente.Os discípulos pensaram mil coisas ali no meio da tempestade, sem Jesus. E garanto para vocês que nenhum dos pensamentos foi bom ou de paz. Esses medos nos deixam tão mal, que, quando Jesus apareceu, eles acharam que Ele era um fantasma! Por isso crianças, como vocês dormem abraçados com seu ursinho ou travesseiro, vocês tem que abraçar bem forte essa verdade: Jesus está comigo. Sempre e para sempre. E não é uma frase que inventamos. Isso saiu da boca dele, Ele prometeu: "Eu estou com vocês para sempre" (Mateus 28.20). Aleluia! E porque Ele está conosco, não temeremos mal nenhum (Salmo 23.4).

Precisamos aprender a nos esconder em Deus. A primeira coisa que nós fazemos quando temos medo, é procurar nos esconder, não é verdade? O lugar preferido de esconderijo é em baixo da cama,  dentro do armário, e nos braços do papai ou da mamãe. Alguém aqui, quando tem medo, se esconde em outro lugar? Lá no meio do Mar da Galiléia, não havia armário e nem mesmo cama, para eles se esconderem. E o que foi que eles fizeram? Pediram socorro para Jesus. É o que você precisa fazer quando se sentir com medo, sozinho. Peça socorro para Jesus. Clame a Ele, pois Ele está ao seu lado. Crianças, quando temos medo, devemos dobrar nosso joelho, fechar os olhos e pedir para o Senhor nos esconder. O Salmo 91 diz que Deus protege aquele que confia Nele e se esconde Nele. E a parte mais bonita deste Salmo está no versículo 4. "Deus o cobrirá com suas penas e sob suas asas você encontrará refúgio". Aleluia, debaixo das asas de Deus é o lugar mais seguro para você estar.

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?

Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.  Isaías 41.10

Conclusão: 

O grande milagre que aconteceu nessas duas histórias, foi o milagre de Jesus fazer ficar tudo em paz. Ele acalmou a tempestade lá no Mar da Galiléia, mas acalmou também a agitação e o medo do coração dos seus discípulos. Hoje Jesus está aqui, para acalmar você e fazer você se sentir seguro, mesmo que as coisas estejam bem difíceis. Saber que o Senhor está conosco deve nos trazer paz e segurança. Mesmo quando não podemos sentir nada, só medo, Ele estará sempre conosco e nos protegerá.

Faça um exercício com as crianças. Usando a imaginação delas diga: Feche os seus olhos. Você agora está entrando no barquinho de madeira, no mar da Galiléia. Você está bem cansado, pois serviu a Jesus curando pessoas. Você só quer chegar do outro lado. Mas, de repente, uma grande tempestade aparece diante de você. (use barulhos de vento e trovão e ondas grandes). Você está sozinho. E está com muito medo. "Acho que vamos morrer, você pensa". O barco está chacoalhando com força para lá e para cá (peça para elas chacoalharem o corpo). E você grita: Socorro, vou morrer. Mas calma, algo vem vindo andando no meio do mar. Você está com tanto medo que nem consegue ver quem é, só acha que é um fantasma. Mas Jesus vem andando com força na tempestade. Ele não tem medo dela. Ele sabe que pode controlar ela. Jesus está sorrindo porque sabe que logo tudo ficará bem. Jesus entra no barco e a tempestade passa. Agora tudo está calmo. E seu coração também se sente seguro e em paz, porque Jesus está presente no barco. Você segura bem forte na mão de Jesus e agradece por sua presença. Agradece porque Ele tem poder para acalmar a tempestade. E só Ele pode te trazer segurança!

Figuras: 




















Os Tesouros da Bíblia: 



Preciosas Promessas:



Meu Tesouro precioso é:



Caça ao tesouro em família:



terça-feira, 13 de maio de 2025

9 - Meu Tesouro Precioso: A Presença que me Disciplina

 ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1


MINISTRAÇÃO - A Presença que me Disciplina (Atos 8.1-3; 9.1-20; Hebreus 12.5-11)

Introdução:  Vamos conversar hoje sobre Disciplina. O que é uma criança disciplinada? Uma criança disciplinada é uma criança que obedecer à regras e normas estabelecidas em casa, na Igreja, na Escola ou em qualquer lugar que ela estiver. Por exemplo, quais são as regras de casa? (deixe que as crianças participem). E as regras na Escola? E quais são as regras, por exemplo, quando você vai ao cinema? Ou viajar de avião? 

Quando uma criança não obedece às regras estabelecidas, ela precisa ser disciplinada. E o que envolve a disciplina?  Castigos com correção com vara ou chinelo, como não ganhar o presente esperado ou não participar de um passeio onde todos vão. E sabem de uma coisa? Seus pais tem razão quando colocam você de castigo, pois a Bíblia ensina que a criança só aprende a ser disciplinada quando é castigada. Quem aqui já apanhou do papai ou da mamãe? Mas com certeza não apanhou de graça, não é mesmo? E o resultado da disciplina deve ter sido que você corrigiu o seu comportamento errado.

O de Organização:  Vocês, crianças, pertencem a Jesus. E por isso precisam aprender a dar um bom testemunho, ou seja, agir de forma exemplar em todos os lugares, principalmente na Escola. Não é porque você é um tesouro pessoal de Deus que você vai fazer o que bem entende. Você precisa aprender a obedecer as regras que existem na Escola; todas as regras e também as pessoas que foram colocadas como autoridade sobre sua vida na Escola. Isso também é ser uma criança organizada! Em nome de Jesus, que você nunca seja chamado para a sala do diretor ou do coordenador, por ser indisciplinado. E que seus pais nunca precisem ser chamados pela coordenação para ouvir reclamações suas, amém?

Ministrador: 

Desenvolvimento:

Saulo era muito estudioso. Ele estudou tanto as Leis da Bíbllia, que se tornou um líder muito importante em Jerusalém, um Fariseu. Saulo era muito disciplinado; estudava todos os dias as Leis de Deus e também ensinava essas leis para outras pessoas. Mas havia um grupo de pessoas que estava perturbando Saulo. Quem era? Os cristãos!

Saulo estava com raiva dos cristãos porque eles seguiam um tal de Jesus e diziam que Jesus havia voltado da morte para a vida e depois tinha subido aos céus. Esses cristãos se reuniam nas casas para orar e estavam atraindo muita gente para as suas reuniões. Para Saulo, Jesus era um falso Messias, que estava atrapalhando a religião que ele fazia parte, o judaísmo. Ah, Saulo então começou a entrar nas casas onde os cristãos estavam reunidos e arrastar todos para a prisão. Todos os cristãos tinham medo de Saulo, pois ele era muito violento.

Certo dia, Saulo foi viajar para Damasco, exatamente para prender os cristãos que estavam lá. Mas de repente, na estrada, uma luz muito, muito forte, brilhou em volta dele. Essa luz foi tão poderosa que o jogou ao chão. E na mesma hora, uma voz disse: "Saulo, Saulo, porque você está me perseguindo?".

Saulo, aquele homem violento, agora estava muito assustado com o que estava acontecendo. Ele gritou:  "De onde vem essa voz? Quem está falando comigo?" A voz disse: "Eu Sou Jesus, a quem você está perseguindo". Saulo estava tremendo de medo. Ele ficou de pé, mas quando abriu os olhos, não podia ver mais nada, estava cego. "Entre na cidade, e lá uma pessoa deverá te encontrar, para dizer o que você precisa fazer".

Saulo, não tinha mais saída, precisava obedecer. Ele não enxergava mais um palmo à sua frente e precisou ser levado pela mão até Damasco. Ele estava tão abalado com tudo o que havia acontecido que ficou três dias sem comer e sem beber nada.

Lá em Damasco morava um discípulo de Jesus chamado Ananias. Jesus apareceu para Ananias e disse:"Ananias, eu quero que você vá até a Rua Direita e procure por um homem chamado Saulo. Ele está orando agora mesmo e eu também falei para ele que você vai até lá ". 

Ananias ficou com tanto medo de ir até onde Saulo estava! Ele sabia muito bem quão terrível Saulo era, mas obedeceu ao Senhor Jesus.  Ele foi até a casa onde Saulo estava, colocou as mãos em seus olhos e disse: "Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho para cá, me mandou aqui, para que você volte a enxergar e receba o Espírito Santo!"

Imediatamente caíram dos olhos de Saulo duas grandes escamas e ele passou a ver novamente. Saulo foi batizado e começou a pregar em todos os lugares que Jesus Cristo era o filho de Deus. Aquela experiência difícil mudou a sua vida para sempre. De perseguidor dos cristãos ele se tornou um discípulo. Na verdade, após essa correção de Jesus, Saulo se tornou um dos discípulos de Jesus mais incríveis de todos os tempos.

Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?

A disciplina serve para nos tirar do caminho errado.  Vocês terão muitas oportunidades de fazer coisas erradas. Poderão se ajuntar aos piores amigos da escola ou da rua e fazer coisas horríveis. Mas nunca se esqueçam: toda atitude de indisciplina tem consequências bem sérias, que podem mudar o rumo da sua vida para sempre.  Por exemplo: existe um grupinho de meninas namoram escondidos, nessa idade de vocês. Isso não é normal,de forma alguma.  É um caminho errado, que pode atrapalhar você completamente nos seus estudos e pode até mesmo acontecer coisas que mudem sua vida para sempre.  Aprendam: tudo o que você faz que seus pais não podem saber, é totalmente errado!!! Meninos, cuidado com as más companhias. Andem bem longe de quem rouba,não estuda e se envolve em confusão. Porque o futuro desses é a cadeia. E a cadeia serve para disciplinar quem não obedece às regras. É isso que vocês desejam? 

Nem é isso que Jesus deseja para vocês.  Saulo estava num caminho muito errado, ao perseguir os cristãos. Para muitos judeus ele era até um herói, mas para Jesus, se ele continuasse assim iria para o inferno. Foi corrigir o caminho de Saulo que Jesus apareceu para ele e o deixou cego. E essa experiência colocou Saulo no caminho certo. Assim também, vocês precisam saber que se estiverem fazendo o que é errado, logo serão disciplinados. Se não for por seus pais, será por Jesus. Até que saiam do caminho errado e entrem no caminho certo.

Não devemos desprezar a disciplina. Alguém aqui conhece uma criança que faz o que é errado, é castigada pelos pais ou pela escola, chora muito, mas no outro dia está fazendo tudo errado de novo? O que acontecerá com essa criança? Ela receberá castigos cada vez mais duros. E cada vez mais as coisas vão dar errado para ela, até ela se alinhar. Para o teimoso, as consequências são terríveis. Que você não seja essa criança, amém? Pois para você, a disciplina precisa ser uma vez só. Errou, apanhou? Nunca mais cometa o mesmo erro, para que tudo vá bem com você. Somente quem é muito tolo, despreza a disciplina. Por isso, obedeça ao que o Senhor diz em Sua Palavra: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor!  (Provérbios 3.11). Saulo poderia muito bem ser desobediente a tudo o que aconteceu com ele lá na estrada de Damasco, desprezando a disciplina de Jesus. Mas não, ele obedeceu. Muito tempo depois, quando falava de Jesus para um rei, ele contou o que aconteceu lá na estrada em Damasco. E ele disse: "Assim, rei Agripa, eu não fui desobediente à visão celestial". Atos 26.19

Deus disciplina aquele a quem Ele ama.  Em Hebreus 11.5-11 encontramos um ensinamento muito importante do Senhor: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem desanime quando fore por Ele disciplinado. Pois o Senhor disciplina a quem ama e educa todos os que são seus filhos. Nossos pais nos disciplinavam por um curto espaço de tempo, mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua Santidade. Toda disciplina traz dor e desânimo, mais tarde  produz um fruto de justiça e paz para todos os que passaram por ela".  Aqui Deus está dizendo que precisa nos disciplinar, porque Ele tem planos maravilhosos para a gente. Se não formos disciplinados, não seremos preparados para viver a bênção de Deus. Vejam Saulo. Ele era inteligente? Sim. Era estudioso? Sim. Mas estava usando todo aquele estudo para fazer o que Deus não aprovava. Foi por isso que Deus precisou discipliná-lo. Porque o amava e porque tinha grandes planos para ele. Saulo mudou seu nome para Paulo e se tornou um dos cristãos mais importantes de toda a história, até aqui. Até hoje, agora mesmo, o exemplo dele e seus ensinamentos estão abençoando pessoas do mundo todo. Quer ser uma bênção? Suporte a disciplina de Deus. É para o seu bem, para te corrigir. Para te fazer igual ao Senhor. Para te levar a propósitos maiores no Reino de Deus.

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?

Saibam, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina. Deuteronômio 8.5

Conclusão: 

O Senhor tem grandes planos para nós. Ele vê tudo o que fazemos e os caminhos errados por onde estamos caminhando. Ele sabe que isso pode trazer grandes consequências para nossa vida, por isso, Ele nos disciplina para o nosso bem. Ele usa nossos pais, nossos pastores, professores e até mesmo as dificuldades que passamos para nos colocar no caminho da obediência. E ele faz isso porque somos seu tesouro precioso. Amém? A melhor coisa que temos que fazer é aceitar a disciplina e obedecer. 

Peça para que elas repitam a oração:  Senhor Jesus, eu quero ser uma grande bênção em minha casa, na minha escola e também na Igreja. Quero viver todos os planos que o Senhor tem para mim. Por isso eu te peço perdão por ser uma criança indisciplinada. Me perdoe por muitas vezes envergonhar teu nome, agindo conforme a minha própria vontade. Eu quero te pedir humildemente: veja se em mim existe algum caminho mal, por favor me corrija e me guia, para que eu ande pelo caminho da vida eterna. Eu te prometo que serei uma criança disciplinada onde eu estiver. Em nome de Jesus eu oro, amém.

Agora, ore pelas crianças. Senhor, o Senhor conhece cada criança que está aqui. O Senhor as ama muito. Todos aqui são seus filhinhos. Por favor, oro para que o Senhor interfira no caminho de cada criança aqui e discipline-os para que eles participem da Sua santidade. Eu profetizo em nome de Jesus, que eles serão com o Paulo, farão coisas maiores do que ele e serão usados para pregar seu Evangelho para muita gente. Que eles nunca desprezem a sua disciplina. E que eles sejam cada dia mais parecidos com o Senhor. Em teu nome eu oro. Amém.

Figuras: 












Os Tesouros da Bíblia:



Preciosas Promessas:


Meu Tesouro Precioso é:

Caça ao Tesouro em Família:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...