ABERTURA
Louvor
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - Deus me chama pelo meu nome (I Samuel 3.1-11 )
Introdução:
Alguém aqui sabe o significado do seu nome? Se não sabe, não se preocupe pois a tarefa da semana será essa. Você já pensou se ninguém aqui tivesse um nome? Mas fosse chamado por um número? Número 1, Número 2, número 3...número 50.640...e o número 1 milhão 460 mil 310...coitado.....já pensaram que chato e confuso seria?
Ter um nome é muito importante. Porque o seu nome serve para te identificar. Além disso o nome serve para te fazer único e única. Garanto para vocês que só existe uma Raquel Inez Giorgiani (coloque seu nome) no mundo e sou eu. Assim como existe só uma pessoa com o mesmo nome que vocês. Nome também serve para nos dar pertencimento. Se eu chamasse só Raquel, ficaria meio estranho, não é mesmo? Raquel de quê, é o que perguntam em qualquer lugar. Seja no médico, na escola, na hora que você sai do Start Kids...Seu nome é seu. Mas você também tem um sobrenome, que te liga a uma família. Minha família é a Giorgiani. Você sabe o nome da sua família, pelo seu sobrenome. Todas as pessoas da sua casa tem o mesmo sobrenome. Por isso elas são a sua família!
O de Organização: Quantos aqui tem RG? O RG é a nossa carteira de identidade. Esse número é muito importante porque ele serve para comprovar que você é você. E é usado em diversas situações, como tirar outros documentos, para fazer viagens e comprovar a sua idade. Se você ainda não tem o RG, logo precisará tirar. E andar com ele no bolso da escola ou na carteira da mamãe. Esse é o sistema que usamos no Brasil para provar que nós somos nós... Esse é um documento muito importante! Você precisa guardá-lo num lugar seguro, sem sujeira ou umidade, e cuide para não perdê-lo. Porque tirar a segunda via dá muito trabalho! Organize seus documentos numa pasta especial. Eles provam a sua identidade.
Desenvolvimento:
O nome Samuel significa Deus ouve. Ana colocou esse nome porque ela não podia ter filhos, mas Deus ouviu a sua oração. Quando Samuel tinha 3 anos de idade, Ana o levou para morar no templo de Deus. Ela fez essa promessa ao Senhor quando pedia um filho e agora ela cumpriu a promessa.
Então, Samuel cresceu com o Sacerdote Eli, servindo na casa de Deus. Ele participava dos cultos e das ofertas, mas ainda não conhecia a voz de Deus. Na verdade, naqueles dias, o pecado das pessoas era tanto, que Deus nem falava mais.
Mas, numa noite, Samuel estava dormindo na Tenda Sagrada de Deus, onde ficava a Arca da Aliança. Então ele ouviu alguém chamá-lo pelo nome: "Samuel, Samuel". Samuel abriu os olhos e pensou que era o sacerdote Eli que o estava chamando. Ele correu até onde Eli estava e disse: "Pois não, sr Sacerdote, o Senhor me chamou?". Eli não tinha chamado Samuel: "Não, querido Samuel, eu não te chamei. Pode voltar a dormir!
Samuel voltou para a Tenda Sagrada e pegou no sono novamente. E mais uma vez,uma voz o chamou: "Samuel, Samuel". Samuel se levantou novamente, foi até Eli e disse: "O Senhor me chamou sim. E eu aqui estou!". Que estranho, Eli pensou. Eu não estou chamando o menino, mas o menino diz que tem alguém chamando ele.
"Volta a dormir, menino. Eu não te chamei não". E mais uma vez Smuel voltou a dormir. E mais uma vez ele ouviu a mesma voz dizendo: "Samuel, Samuel". "Ah, não é possível. Eli está me chamando, mas quando eu chego lá, ele diz que não. Vou lá novamente!".
Mas Eli entendeu, que quem estava chamando Samuel pelo nome era Yahweh, o Senhor Deus. Com certeza Deus tinha algo muito importante para falar. E escolheu o menino para falar sobre isso. "Filho, vá deitar-se. Se Ele te chamar de novo, você vai dizer: Fala Senhor, pois o teu servo está ouvindo". E Samuel foi deitar-se no seu lugar. E ficou ali quietinho, esperando a voz chamar.
"Samuel, Samuel", disse o Senhor. E o coração de Samuel começou a bater mais forte. Deus estava chamando ele pelo nome, mas como assim? Samuel conhecia as coisas sagradas de Deus, mas nunca tinha aprendido que Deus sabia o nome dele e queria conversar com ele.
"Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo"! Na mesma hora, Deus começou a contar para Samuel as coisas que Ele ia fazer em breve. Samuel e Deus ficaram amigos bem íntimos. E Samuel se tornou um grande profeta de Deus, um homem que levava a Sua mensagem para todos os lugares.
Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?
Deus sabe o nosso nome! As pessoas pensam que Deus mora no céu e não está nenhum pouco preocupado com os homens, mas isso não é verdade. Deus se preocupa tanto com cada ser humano, que ele sabe o nome de cada uma delas. Nome e sobrenome. E não é só isso. Deus escreveu a vida de cada pessoa dessa terra em Seu livro (Salmo 139.16). Ele nos conhece muito antes da gente nascer. Foi Ele quem escolheu nosso nome antes dos nossos pais. Isso mostra o quanto o Senhor nos ama e se preocupa conosco. E tem mais uma coisa. Ele também chama as estrelas, cada uma pelo seu nome. Se Deus sabe o nome de todas as estrelas que são milhões, porque não saberia o seu? "Conta as estrelas e chama cada uma pelo nome". Salmo 147.4
Precisamos gostar do nosso nome. Deus não se agrada quando queremos trocar o nosso nome pelo nome de outra pessoa, porque achamos o nosso feio. Nosso nome nos liga à nossa família, a quem pertencemos. E tenho certeza que o papai e mamãe de vocês escolheram um nome com um lindo significado. Para o povo de Israel, saber o significado do nome é muito, muito importante. Porque para eles, o significado do nome é uma bênção que diz o que a criança vai ser e fazer. Como ela vai se comportar. Isso não é interessante? Pois isso é verdadeiro. Você age de acordo com o significado do seu nome! Por isso, ame o seu nome e o receba como um presente de Deus, como Samuel recebeu o dele.
Deus chama pelo nome pessoas especiais. Deus conhece o nome de todas as pessoas do mundo. Mas existem algumas pessoas que Deus chama em voz audível pelo nome. Essas foram pessoas muito especiais. Deus chamou Abraão pelo nome. Deus chamou Moisés pelo seu nome. Chamou Samuel pelo seu nome. Chamou Saulo pelo nome. E chamou Jesus pelo nome. O que essas pessoas tiveram em comum? Primeiro, Deus as chamou para serem pessoas especiais, que teriam tarefas muito importantes para fazer aqui na terra. E segundo, todas elas responderam o que Samuel respondeu: "Fala, Senhor, porque o teu servo está ouvindo". I Samuel 3.9. Que eu e você tenhamos um grande desejo de ouvir o Senhor nos chamar para uma grande tarefa, quem quer?
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
"Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou e o formou. Não tema, pois eu o resgatei. Eu o chamei pelo nome; você é meu". Isaías 43.1
Conclusão:
Deus está aqui. E hoje Ele quer tocar em cada um de vocês de maneira especial e dizer o quanto vocês são amados. O quanto Ele conhece vocês. Mas para isso, vocês precisam ficar quietinhos, em silêncio. (se houver espaço), peça que as crianças se deitem no chão. Coloque uma música suave. Conduza as crianças na seguinte oração.
"Senhor, o Senhor me conhece por inteiro. O Senhor sabe o que se passa dentro de mim quando estou descansando e quando estou caminhando. O Senhor lê até meus pensamentos. O Senhor observa com atenção o meu sono. O Senhor conhece muito bem tudo o que eu faço. Tu sabes o que vou dizer antes da palavra ser formada em minha boca. O Senhor está à minha frente, me guiando, e atrás de mim ao mesmo tempo, me protegendo com a sua mão. Saber isso é tão maravilhoso! Em nenhum lugar conseguirei me esconder de Ti, meu Deus. O Senhor criou todas as partes do meu corpo enquanto estava na barriga da minha mãe. Eu te agradeço por cuidar de mim de maneira tão perfeita e maravilhosa. Antes mesmo do meu corpo tomar forma humana, o Senhor já havia planejado todos os dias da minha vida, cada um deles estava registrado no teu livro". Paráfase do Salmo 139
Agora repita com as crianças: "Senhor, eu te agradeço por meu nome. Ele é muito especial. E foi escolhido a dedo pelo Senhor e por meus pais. Obrigada por ter me feito (cada criança deve dizer o seu nome). Obrigada porque o meu nome me dá uma identidade, mostra que faço parte de uma família e é uma bênção sobre o que vou ser e fazer. Obrigada por me conhecer e quero que um dia o Senhor me chame pelo meu nome para realizar uma tarefa para o Senhor. Eu direi como Samuel: "Fala Senhor, porque o Teu servo ouve!". Em nome de Jesus, amém.
Figuras:
Os tesouros preciosos da Bíblia:
Preciosas promessas:
Meu tesouro precioso é: