ABERTURA
Louvor
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - Deus me liberta! ( Atos 8.9-24)
Introdução:
Ministrador, faça uma algema antiga (contendo uma bola e correntes).
Para que serve uma prisão? Uma prisão é um local construído com um objetivo: tirar a liberdade de alguém que cometeu crimes, colocando-o num lugar fechado. Antigamente além da prisão, as pessoas ficavam presas por esse algema com a bola de ferro. Ela foi usada principalmente aqui nas Américas; se o prisioneiro tentasse fugir da cadeia, essa bola o impediria de correr e logo ele seria capturado.
Uma pessoa presa fica impedida de ir para onde quiser. Ela não pode sair da prisão e nem mesmo tomar sol quando quiser. Não pode ver sua família, não pode viajar nem ir ao shopping, nem comer as comidas que deseja, enquanto durar a sua pena. A vida de uma pessoa que está presa, fica praticamente travada. Ter que ficar preso é um grande castigo!
Mas hoje não vamos conversar sobre a prisão feita de paredes, nem correntes ou bolas de ferro, mas sim sobre uma prisão que pode acontecer dentro do coração das pessoas. Essas prisões são horríveis porque fazem as pessoas ter comportamentos que Deus odeia. Elas impedem as pessoas de viverem em paz. Essas prisões perturbam e trazem tristeza. Existem muitas pessoas no mundo soltas, porque não cometeram nenhum crime, mas presas por dentro, por pecados e sentimentos ruins.
Desenvolvimento:
Simão era um feiticeiro que morava em Samaria. Ele era um homem livre, mas estava preso por um espírito maligno de feitiçaria e adivinhação. Simão recebia recebia dinheiro das pessoas para fazer poções mágicas para doenças. Elas também queriam que ele fizesse feitiços contra outras pessoas. E como feiticeiro, Simão também enganava as pessoas dizendo que havia conversado com familiares que já tinham morrido!
Por isso Simão era muito importante na cidade. As pessoas de toda a cidade acreditavam nele e em seus feitiços. Elas diziam que Simão tinha um grande poder dos deuses, que tinha um poder espiritual. Ele era muito famoso por isso! Mas o que acontecia era que Simão era um grande enganador.
Então chegou em Samaria um dos Apóstolos, Felipe. Ele começou a pregar na cidade sobre Jesus Cristo ser Senhor e Salvador. Ele pregou sobre o poder que havia no nome de Jesus Cristo para curar e libertar! E Felipe, cheio do poder do Espírito Santo, expulsou demônios e curou muita gente doente na cidade, pelo nome de Jesus. Muita gente recebeu Jesus como Senhor e Salvador em Samaria e passou a seguir Felipe. Até mesmo Simão, o feiticeiro, creu em Jesus Cristo e se batizou.
Mas o coração de Simão ainda era preso. Quando Pedro e João chegaram em Samaria para ajudar Felipe, Simão viu que eles colocavam a mão na cabeça das pessoas e elas recebiam o poder do Espírito Santo. Elas começaram a falar em outras línguas e ficaram cheias do poder de Deus. Ah, Simão também queria esse poder! Ele queria continuar com sua fama, mas agora vendendo o poder do Espírito Santo!
Simão ofereceu uma grande quantia de dinheiro por aquele poder. Ele disse aos apóstolos: "Eu quero comprar esse poder para colocar as mãos na cabeça das pessoas e elas receberem o Espírito Santo. Quanto vocês querem receber para me dar esse poder?"
Pedro ficou muito, muito bravo. Ele viu o que tinha dentro do coração de Simão, viu que o coração de Simão estava preso. "Você não pode comprar com dinheiro o poder do Espírito Santo, Simão. Isso mostra que seu coração está preso por desonestidade. E que também está preso por muita mágoa, você é um homem cheio de inveja dos outros e cheio de orgulho. E pior ainda, você está amarrado por laços de pecado! Você precisa se arrepender dessa maldade que prende seu coração e orar ao Senhor para te libertar e perdoar. É só assim que você mostrará que é discípulo de Jesus!"
Foi somente depois de Pedro ter mostrado para Simão que seu coração estava preso, que Simão caiu em si. Foi aí que ele viu que precisava ser liberto por Jesus e por seu poder. E sabem o que ele fez? O mais rápido possível pediu para que os Apóstolos orassem por ele, para que ele fosse liberto das correntes que prendiam seu coração.
Crianças, essa história verdadeira de Simão, escrita por Lucas no livro de Atos nos ensina três lições:
A primeira delas é que nós, mesmo sendo livres, podemos ter o nosso coração preso por correntes. Simão era um homem livre, mas preso. E qual era o tipo de corrente que prendia Simão? Pedro disse que era a desonestidade, a mágoa, o orgulho, a inveja. Uau, quantas correntes! E como Pedro percebeu isso? Pelo comportamento de Simão. A maneira como nos comportamos mostra a corrente que prende o nosso coração. Uma criança presa por desonestidade, vai sempre ser mentirosa. Ela vai mentir para os seus pais, para o professor, para seus avós, para o pastor...Ela vai colar na prova. Vai roubar dinheiro e coisas que não pertencem a ela. Da mesma forma, quem é preso pela mágoa vai estar sempre triste e com a cara amarrada. Quem é preso pelo orgulho, vai fazer bullying com outras crianças e quem é preso pela inveja, vai sempre dar um jeito de estragar as coisas dos amigos, porque não pode tê-las. Uma coisa importante é você entender que Simão dizia que era cristão e até havia se batizado, mas seu comportamento mostrava o contrário. Então crianças, se somos discípulos de Jesus, precisamos nos comportar como pessoas livres de todas as correntes do coração.
A segunda lição é que o sangue de Jesus nos liberta de todo pecado. Pedro disse para Simão que ele estava preso pelo pecado. E a verdade é que todos nós nascemos presos pelo pecado e sempre vamos querer fazer coisas erradas, mesmo sabendo que elas são erradas. Mas Deus nos deu uma grande libertação, por meio de Seu Filho, Jesus. Se Jesus não tivesse morrido na cruz por nós, nós nunca teríamos a chance de ser livres. Faríamos coisas erradas e malignas o tempo todo, por sermos escravos do pecado. E logo todas as pessoas do mundo morreriam, pois o pagamento do pecado é a morte (Romanos 6.23). E é somente o sangue limpíssimo de Jesus, crianças, derramado lá na cruz, em nosso lugar, que tem poder para libertar qualquer pessoa presa pelo pecado. O sangue de Jesus é a única coisa no universo que pode quebrar as correntes do pecado no coração de uma pessoa. Mas para que a pessoa seja livre do pecado e da morte, ela precisa crer em Jesus como seu Salvador, e recebê-lo para morar em seu coração, sendo o Senhor dele. Se você der espaço para Jesus ser o dono do seu coração, imediatamente as correntes do pecado serão quebradas e você será livre.
A terceira lição é que precisamos nos arrepender, pedir perdão a Deus e querer a libertação. Quando Simão viu que seu coração estava por várias correntes, mais do que depressa ele pediu ajuda. E Pedro disse que ele deveria fazer três coisas. A primeira era se arrepender. O que é arrependimento? É um sentimento de que não deveríamos ter feito aquilo que fizemos, seguido de uma grande tristeza por ter pecado contra Deus. E é a decisão firme de nunca mais fazer a mesma coisa. Isso é arrependimento. Sentir tristeza pelo que fez e voltar a fazer depois é um grande engano! A segunda coisa a se fazer é pedir perdão a Deus. Crianças todo pecado entristece a Deus e ele espera que nós, como filhos Dele, peçamos sempre perdão por nossos errados. Isso mostra que somos humildes e obedientes a ele. Sim, Deus, como um pai maravilhoso, por causa do sangue de Jesus, sempre estará pronto a nos perdoar. E por último, devemos querer ser libertos e implorar a Jesus que nos liberte. Por assim como essa algema impede um preso de viver uma vida normal, estar preso também nos impede de ter uma vida abundante, como Jesus nos prometeu (João 10.10). Deus deseja muito nos libertar, mas nós temos que desejar muito nos livrar dessas correntes e parar de nos comportar como pessoas presas, amém?
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
"Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". João 8.31,32
Conclusão:
Todos nós nascemos presos pelo pecado. Mas Deus dá a oportunidade de todos os que quiserem, ser salvos e livres do pecado. E o caminho é um só: crer que Jesus é o Filho de Deus e recebê-lo como Senhor da sua vida. Vamos fazer isso agora? Ore com as crianças a oração para salvação.
Querido Jesus. Eu creio que o Senhor é Filho de Deus que tira o pecado de quem crê no Senhor. Eu creio que o Senhor Jesus obedeceu a Deus até a morte e creio que o seu sangue me limpa de todo o pecado e quebra a maldição na minha vida. Nesse momento eu recebo o Senhor Jesus em minha vida como meu Senhor e meu Salvador. Eu entrego todos os meus dias nas suas mãos, eu quero ser obediente como o Senhor foi e ainda é. Perdoa todos os meus pecados e escreve o meu nome o livro da vida, pois quero reinar com o Senhor para sempre, em nome de Jesus amém.
E depois peça para a criança que verdadeiramente quer receber Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, que saia do seu lugar e vá até o altar.
Fale para todas as crianças que Jesus quer quebrar todas as correntes que prendem a vida delas, para que sejam verdadeiras discípulas de Jesus, livres, felizes e cheias da vida. Dê tempo para que as crianças contem para Deus que tipo de correntes prendem seu coração, faça uma lista dos pecados mais comuns cometido pelas crianças e as ajude na confissão. Depois, juntos peçam perdão a Deus pelos pecados cometidos, declarando que estão arrependidas, pois feriram o coração do Senhor. E por último, clamem, pedindo libertação de todas as correntes de pecado que prendem o coração dos pequenos.
(Ministrador peça que as crianças coloquem a mão no coração. Se tiver a oportunidade, coloque sua mão no coração das crianças). Ore decretando a libertação delas, pelo poder do sangue de Jesus, em nome de Jesus. Se quiserem, podem cantar no final a música: https://www.youtube.com/watch?v=lpUX0DM6MZ0 (Jesus me conquistou - Ton Carfi)
Figuras:
Os Tesouros da Bíblia:
Meu Tesouro Precioso é:
Caça ao Tesouro em Família: