sexta-feira, 27 de novembro de 2020

LONGE OU PERTO? Ló

QUEBRA GELO (Bruno Bosso):

SEGUIR EM FRENTE

Materiais

  • 1 Rolo de fita adesiva. 
  • Aproximadamente 30 bolinhas  (disponível na casa e podendo usar mais para deixar mais divertido)

Preparação

  • separar em duplas e posicionar a dupla uma de costas para a outra. 
  • prender a dupla pela cintura com fita crepe. 
  • espalhar algumas bolinhas no chão de frente para cada criança (dessa forma terá bolinhas em ambos os lados). 
  • Obs: posicionar as duplas uma ao lado da outra (fileira) 


Execução

  • Todas as crianças, ao mesmo tempo, devem tentar pegar o máximo de bolinhas que estão a sua frente. 
  • Semelhante a brincadeira de cabo de guerra, a dupla puxará uma a outra evitando que consiga pegar as bolinhas, ao mesmo tempo estarão tentando pegar suas próprias bolinhas. 
  • O tempo da atividade fica a critério do aplicador. 

Moral

Se permanecermos presos a coisas que deixamos para trás travamos nossa vida, não olhamos para frente e gastamos nosso tempo e energia no passado. Precisamos focar em Jesus e seguir rumo a tudo aquilo que Ele tem para nós.

MINISTRAÇÃO: Ló (Gênesis 13.1-13; 18.16-33; 19.1-29)

Quando Abraão recebeu o chamado de Deus para sair de onde morava, seu sobrinho Ló decidiu ir com ele. Abraão e Ló eram muito ricos! Eles tinham muitos empregados e muitas ovelhas, bois, cachorros, galinhas. Ló era casado e tinha duas filhas. Quando Abraão e Ló chegaram em Canaã, eles decidiram se separar, pois tinham muitos animais e vocês já sabem, né, quando muitos animais ficam juntos, dá confusão. E também se morassem juntos, a terra não teria como dar alimentos e água para todos. Então, Abraão deixou Ló escolher para onde iria.

Ló escolheu um lugar muito lindo de se ver. Era um lugar perto do rio Jordão. E se era perto de um rio, teria água e lugar para ele e sua família plantarem muitas coisas. Ele foi para uma cidade chamada Sodoma.  Acontece que essa cidade era linda de se ver, mas não de se viver. Nessa cidade as pessoas andavam muito, muito, muito longe de Deus. Elas nem se importavam se Deus existia ou não. Queriam é mesmo se divertir. Mas não se divertiam fazendo coisas boas. Os moradores de Sodoma eram pessoas malignas e praticavam pecados horríveis contra o Senhor. O que é praticar um pecado horrível contra Deus? Que tipo de pecado é esse? (deixe que as crianças falem).

Mas tem um pecado horrível, muito horrível que eles faziam contra Deus. Em Sodoma homens se casavam com homens. E mulheres com mulheres.  Isso é um pecado terrível contra Deus, porque é exatamente o contrário de tudo o que Ele fez e ordenou lá no Jardim do Éden com Adão e Eva. Deus criou o homem para namorar e se casar com a mulher. E a mulher para se casar com homem.  Por isso, quando você ver na sua frente homem namorando com homem, claro você não vai dizer nada, mas você precisa entender que isso é um pecado horrível contra Deus, o Deus de Israel. E nunca, nunca deve praticar isso, quantos me entendem? Mesmo que as pessoas digam que isso é normal. Isso nunca será normal e você deve escolher temer e obedecer a Deus para ser abençoado.

Aquela cidade dava ânsia de vômitos em Deus. Do lado ela havia outra cidade igualzinha chamada Gomorra. Então Deus decidiu destruir aquelas duas cidades.  Ele chamou seu amigo Abraão e contou para ele o que desejava fazer. Abraão ficou com o coração muito pesado e triste. Porque ele sabia que em Sodoma morava seu sobrinho. Então Abraão teve uma conversa longa com Deus. Ele foi perguntando para Deus se ele desistiria de destruir a cidade caso tivesse nela 50...depois 40...depois 30, depois 20...depois 10 pessoas que andassem perto de Deus e fizessem o que é certo. E Deus prometeu para Abraão se, caso tivesse 10 pessoas que andassem perto dele e fizessem o que é certo, Ele não destruiria aquelas cidade, por amor àqueles dez justos. Será que havia?

Não! Não havia. Mas Deus não se esqueceu de Ló nem da sua família, por causa de Abraão. Então, um dia antes de destruir a cidade, Deus enviou dois anjos para Sodoma. Eles foram para Sodoma com uma missão. Retirar Ló, sua esposa e suas duas filhas o quanto antes. Porque Deus ia mandar fogo cair na cidade.

Quando os anjos chegaram, Ló insistiu com eles que fossem dormir em sua casa porque já era noite. Os anjos não queriam não! Mas Ló insistiu tanto que eles aceitaram o convite. Mas quando o jantar estava sendo servido, eles ouviram uma batida bem forte na porta. Sabem quem era? Vários homens da cidade! Eles queriam ter relações sexuais com os anjos! Que cidade maligna era essa cidade! Mas Deus fez um milagre e fez a porta da casa sumiu, de forma que os homens malvados não puderam arrombar a porta e entrar na casa. 

Então, sem demora, os anjos precisaram arrastar Ló, suas filhas e sua esposa para fora, pois Ló pensava que era uma brincadeira! Eles disseram: "vão embora, salvem suas vidas, não olhem para trás, nem parem em nenhum lugar, porque Deus vai fazer chover fogo sobre essa cidade maligna! Corram para a montanha, para que vocês não morram com todos os seus habitantes!" (Gn. 19.17). Ló correu com toda a sua família para uma pequena cidade chamada Zoar.  

Quando eles acabaram de entrar em Zoar o sol estava nascendo. E Deus fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. E assim Ele destruiu toda a cidade, todas as árvores, os animais e os habitantes, exatamente como fez na época de Noé. Mas só que dessa vez foi com fogo. Imaginem a tristeza que foi. Vocês acham que Deus queria destruir a cidade? Claro que não! Mas o povo daquela cidade não se arrependeu, nem largou os seus pecados. O povo daquela cidade provocou o Senhor Deus fazendo coisas horríveis.  Por isso veio fogo do céu. Um fogo que mostrava que Deus estava muito irado.

Mas infelizmente uma coisa bem triste aconteceu com a família de Jó. Na verdade, foi com a sua esposa. Ela desobedeceu abertamente à ordem de Deus. Ela olhou para trás, para ver a cidade e imediatamente transformou-se numa estátua de sal. 

Ah, Deus teve um amor muito grande com Ló e com sua família (Gn 19.16). Isso porque Deus tem muita misericórdia e amor com aqueles que andam perto dele. Pena que a mulher de Ló olhou para trás! Senão ela estaria junto com a sua família são e salva pelo Senhor.

Encerramento: Crianças, essa história é bem triste e nada fácil de contar. E porque o Senhor permitiu que ela estivesse na Bíblia? Para nos ensinar algumas lições. A primeira delas é que infelizmente, as nossas cidades estão ficando muito parecidas com Sodoma e Gomorra. Penso que hoje as pessoas até cometam mais pecados do que naquela época. Então, o que nós devemos fazer? Devemos interceder como Abraão. Sim, devemos orar todos os dias para que Deus abençoe nossa cidade, para que os moradores dela parem de pecar e se voltem para obedecer e temer a Deus. E também devemos ser justos como Ló. Isso mesmo. Apesar de viver numa cidade cheia de pecados, Ló ficava aflito e não concordava com nada do que estava acontecendo.  Ló com certeza, aprendeu com Abraão a servir a Deus e a temê-lo. Por isso Deus considerou Ló um justo. E o livrou da destruição. Assim você também não deve achar bonito, nem concordar com tudo o que vê que é diferente do que você tem aprendido na Palavra de Deus. Mesmo que seus amigos concordem e façam o que você sabe que é errado. Mesmo que você seja tentado a fazer o que é diferente da Palavra de Deus, você não deve fazer. Porque o fim dessas pessoas não será o fogo de Sodoma. Tem um lugar que o fogo é muito mais quente. Que é muito mais terrível. Esse lugar é o inferno.

Como eu e você podemos ser justos? Não é somente fazendo coisas boas, diferentes daquelas que os moradores da cidade fazem. Isso não é suficiente. Na verdade, a única forma de sermos justos é aceitando Jesus como nosso Salvador e Senhor. Pedindo para Ele perdoar os nossos pecados e governar a nossa vida. Desse jeito, Deus nos considera justos diante Dele, porque aceitamos o Seu filho como Senhor e Salvador. Se formos justos e obedientes, nada de mal nos acontecerá. E se a cidade tiver muitas pessoas justas e obedientes, nada de mal acontecerá a ela também!

Ministrador: Ore com as crianças, pedindo perdão pelos pecados dos habitantes da nossa cidade. Depois peça para que Deus os salve. Por fim, ajude as crianças a se tornarem justas, fazendo com que elas se entreguem para Jesus Cristo e O Receba como Senhor e Salvador das suas vidas. Amém?


FIGURAS (freebibleimages):









VERSÍCULO:



Atividades 6 e 7:


Atividades 8 a 10:


sexta-feira, 20 de novembro de 2020

LONGE OU PERTO? Abraão e Isaque

QUEBRA GELO (Bruno e Jéssica Bosso):


DEUS ACIMA DE TUDO

De onde vem todas as coisas? Vamos aprender juntos?

Material

- figuras impressas (já estarão disponíveis no local)

- painel para fixar as figuras

OBS: existe cinco grupos de figuras, cada um representando um tema.

Aplicação

Junto com as crianças, crie uma linha de evolução dos temas que serão representados pelo grupo de figuras.

Exemplo: homem -> mulher grávida -> bebês = DEUS criou todos eles, então devem ser colocado no topo da lista.

Alinhar os temas de forma vertical organizando os grupos em fileira da esquerda para direita. 

Conclusão

Deus está acima de tudo o que somos e o que fazemos, e ainda, tudo o que comemos. Deus está acima de tudo! Não conseguimos explicar nada sem falar de Deus. Deus é mais importante que seu cachorro, que sua comida de todos os dias, que seus pais, afinal Ele criou tudo isso, e sem Ele não teríamos nada disso. Por isso, Deus merece tudo o que Ele quiser de nós.


MINISTRAÇÃO: Gênesis 22. 1-19

Quando Abraão tinha cem anos, Deus cumpriu a promessa que fez a ele. Deus deu a Abraão o que ele não tinha, um filho! Vocês podem imaginar a alegria de Abraão quando Isaque nasceu?  Abraão e Sara ficaram radiantes de alegria e o coração deles bateu muito forte. Deus também se alegrou muito. Porque Deus fica feliz em realizar os nossos sonhos, você sabia? E Deus, quando promete alguma coisa para alguém, ele fica trabalhando até que essa promessa se cumpra.

Abraão e Sara agora podiam não só acreditar nas promessas de Deus. Agora eles estavam vendo a promessa de Deus. A promessa estava em seus braços. Isaque era tão lindo. Mas não tinha só a ver com Deus realizar o desejo do coração de Abraão e Sara. Tinha a ver com Deus realizar o desejo do coração dele mesmo. De ter um povo só dele. Que o amaria. E andaria perto Dele para sempre.

Será que Abraão amaria a Deus da mesma forma depois que Isaque nasceu? Porque às vezes a gente busca a Deus só por causa das coisas que a gente quer. E quando a gente recebe a bênção, o presente, a gente se afasta de Deus. E Deus precisaria saber se o coração de Abraão ficaria perto dele. Se Abraão não amaria mais Isaque do que o Senhor.

Então Deus fez Abraão passar por uma prova para ver qual nota ele tiraria. Se seria dez ou zero.  Quando Isaque já era crescidinho Deus chamou Abraão e disse assim: "pega o seu filho Isaque e sobe até o monte Moriá. Você deve levar madeira para construir um altar para mim, e também o fogo". Abraão estava entendendo tudo porque ele estava acostumado a fazer altares para Deus. Mas em todos os altares ele oferecia um cordeirinho para Deus. E agora, o que iria oferecer? Deus disse para Abraão: "você não irá oferecer um cordeirinho. Irá oferecer seu filho no altar, como uma oferta queimada". Abraão assustou. Mas ele fez algo maravilhoso. Ele entendeu e obedeceu, ainda que custasse muito caro para ele. 

Então, depois de três dias de viagem Abraão e Isaque chegaram ao Monte que Deus havia falado. No meio do caminho, Isaque perguntou: "Pai, estou vendo o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro?" Abraão só disse assim: "Deus mesmo vai providenciar o cordeiro, filho". Que homem de fé, não é mesmo? Ele andava tão perto de Deus, que sabia que Deus daria um jeito.

E então, Abraão construiu um altar, colocou a lenha. E amarrou Isaque. E deitou Isaque em cima do altar, em cima da lenha. E pegou a faca para sacrificar Isaque para Deus. Mas, Deus chamou Abraão e disse: "Abraão, Abraão! Não faça nada contra o seu filho! Agora eu sei que você me teme, porque você não me negou seu amado, seu único filho!". (11,12).

Então, Abraão ouviu um carneiro berrando. E olhou para trás e viu um carneiro preso pelo chifre numa árvores. Abraão então ofereceu o carneiro como sacrifício para Deus. 

Então, Abraão chamou o Monte Moriá, de Yahweh Shamah que significa, o Senhor Proverá. Ali, Abraão conquistou o coração de Deus. E com certeza, a fé de Abraão inspirou o próprio Deus a não negar seu amado, seu único filho, Jesus! E Deus, disse falando em alta voz, do céu para Abraão: "Tenha certeza, Abraão, eu juro que, porque você fez esse gesto tão maravilhoso, não me negando seu filho amado, o seu único filho, eu te encherei de bênçãos. E a sua família será tão grande quanto as estrelas do céu e a areia do mar. E seus filhos, netos e bisnetos, e os filhos que virão depois deles, serão abençoados para sempre, em todos os países do mundo!" (16-18).

Encerramento: Que história linda e emocionante. Deus testou Abraão e ele foi aprovado. Deus viu que Abraão o amava mais que tudo. E isso ensina a vocês, crianças, que, se querem andar perto de Deus, devem colocá-lo acima de todas as coisas. Até acima do que vocês mais amam. O mundo está cheio de pessoas que dizem que amam a Deus, mas não fazem o que Ele manda. E não estão dispostos a abrir mão das coisas por Deus e pela Igreja. Mas com você não deve ser assim! Você deve amar a Deus muito e obedecer a Deus muito. E quando seus amigos, ou qualquer outra coisa nesse mundo, quiserem ocupar o primeiro no seu coração, você deve fazer como Abraão. Abrir mão de tudo por causa do Senhor, amém?

Deus abriu mão do seu único e amado filho para que você hoje fosse muito abençoado e abençoada. Para que você fosse feliz. Por isso, a melhor forma de você honrar e agradecer ao Senhor, é entregando a Ele a sua vida. Amém? Entregando a sua vida, os seus sonhos e decidindo servir a Jesus para sempre.

Ministrador:  Ore com as crianças, declarando que elas querem ser como Abraão, confiando em Deus e entregando sempre o primeiro lugar das suas vidas para Ele. E faça, claro, o apelo, para as crianças entregarem as suas vidas para Jesus.

FIGURAS (freebibleimages):














VERSÍCULO: 




MEDITAÇÃO:


ATIVIDADES 6 e 7:



ATIVIDADES 8 a 10:


quinta-feira, 12 de novembro de 2020

LONGE OU PERTO? Abraão e Sara!



QUEBRA GELO (Bruno e Jéssica Bosso): Plano perfeito

Deus tem um plano perfeito para todos nós, hoje vamos brincar de acertar o alvo e para isso fazer precisar planejar. 

Itens necessários: Bolinhas que estão na casa, Uma cartolina (qualquer cor), Suporte para a cartolina ficar aberta e de frente para as crianças (recomendo pretender com fita usando duas cadeiras) 

Montagem

  • Fazer círculos na cartolina de 15 cm (4 círculos ou quantos couber). 
  • Identificar os círculos com 3 cores diferentes. 
  • Prender a cartolina de frente para as crianças e a uma distância razoável para acertarem ao alvo. 
  • Colocar o saco com as bolinhas e deixar eles escolherem 1 de qualquer cor. 




Execução: Organizar uma fila e cada criança vai lançar a bolinha para acertar o círculo.  Antes de atirar no círculo ela deve dizer o seu plano (qual bolinha irá lançar e em qual cor do círculo irá acertar).

Conclusão: Hoje escolhemos um alvo e uma bolinha. Assim como fizemos um plano de qual bolinha vamos escolher e qual alvo acertar e esse foi o nosso plano perfeito, Deus também tem planos para todos nós e esse plano é perfeito para nossa a vida. Ele nos escolheu e tem a salvação para as nossas vidas e isso é o plano perfeito!


MINISTRAÇÃO: Gênesis 17. 1-16; 18.1-15; 21.1-6.

Deus e Abrão se tornaram muito amigos. Onde Abrão ia, construía um altar (lugar alto, feito com pedras) e ali oferecia um cordeirinho queimado para o Senhor. Deus estava muito feliz por ter escolhido Abrão para fazer dele um grande povo. E sabem por quê? Não porque Abrão construía um altar para Deus, mas porque Abrão confiava em tudo o que Deus falava e era obediente às suas ordens.

Quem aqui se lembra da promessa que Deus faz para Abrão? (deixe que as crianças respondam). Deus prometeu para Abrão que daria para ele um filho. Mesmo que ele fosse velho. Mesmo que sua esposa Sarai não pudesse ter filhos. Deus prometeu que daria um filho. E Deus sempre cumpre as suas promessas. Então, não importa o tempo que fosse, Deus daria para Abrão e Sarai um filho.

Quando Abrão tinha 99 anos, Deus fez algo muito especial. O Senhor apareceu para Abrão e disse assim: "Eu Sou El Shaddai, o Deus todo poderoso. Anda na minha presença e seja obediente! Hoje estou fazendo uma aliança com você, Abrão. Eu vou te abençoar muito! E você será o patriarca, de uma grande, imensa família, tão grande que haverá nessa família reis e rainhas, e até países serão formados com os seus descendentes! Eu cuidarei de você e a terra de Canaã, que você mora hoje. Mas você precisa fazer a sua parte. Você vai me obedecer em tudo e vai ensinar os seus descendentes a me obedecerem" (Gn. 17.1-9).

Então, Deus trocou o nome de Abrão! Isso mesmo! Deus acrescentou no nome de Abrão mais uma letra...Agora Abrão não se chamaria mais Abrão. Ele se chamaria Abraão, que significa, "Pai de muitas nações". E Deus trocou o nome de Sarai também! A esposa de Abraão não se chamaria mais Sarai, mas sim Sara, que significa "Princesa". Porque agora, bem depressa, Sara seria mãe de um menino! Abraão então se ajoelhou na presença de Deus e começou a sorrir de tanta alegria. Pois ele e Sara, mesmo sendo velhos, seriam pais!

Certo dia, Abraão estava sentado na frente da sua tenda, pois ele não morava numa casa e sim numa grande tenda, então ele viu chegando três homens que ele não conhecia. Abraão sabia que esses homens não eram pessoas comuns. Ele sabia que esses homens eram anjos vindos do céu, para trazer um recado. Então, Abraão correu para preparar uma comida para esses três visitantes. Ele pediu que Sara fizesse pães fresquinhos e também um assado especial com um bezerrinho.  E serviu todas essas coisas gostosas para os visitantes do céu. E então, quando os visitantes terminaram de comer, perguntaram para Abraão: "Onde está Sara, a sua mulher?" Abraão disse que ela estava na tenda! Então o anjo disse para Abraão: "Daqui exatamente a um ano, nós viremos visitar você novamente e então Sara terá um filho". (18.10).

Sara estava escondida na tenda, ouvindo tudo. Ela era velha, muito velha. E era estéril, ou seja, nunca tinha engravidado. Como é que ela teria um filho? Abraão também era muito velho.  E sabem o que Sara fez? Ela riu! Mas não de alegria. Ela riu, duvidando de que a palavra de Deus era verdadeira.

Naquela mesma hora, Deus disse através dos visitantes do céu: "Porque Sara está rindo? Porque ela está duvidando? Acaso existe algo que seja maravilhoso e milagroso demais para Deus? Na primavera do ano que vem vamos voltar e Sara terá um filho!

E então, doze meses depois, exatamente como Deus havia dito para Abraão e Sara, aconteceu o milagre! "O Senhor Deus visitou Sara, como dissera, e fez por ela como prometera! Sara engravidou e deu um filho a Abraão, exatamente no tempo que Deus tinha marcado. E ao filho que nasceu, Abraão deu o nome de Isaque, que significa "riso". Abraão tinha cem anos quando nasceu seu filho Isaque e Sara tinha 90 anos! E então Sara disse: "Deus me deu um grande motivo para sorrir, e todos os que souberem dessa história se alegrarão muito comigo". (Gn. 21.1-6).

Uau! Que história maravilhosa! Agora Abraão e Sara já não precisavam mais esperar e esperar pelo filho prometido. Agora Abraão e Sara tinham um bebê. Deus deu um filho a eles quando eles eram bem velhos. Porque Deus tinha um plano para Abraão e para Sara. Deus também tinha um plano para Isaque. E Deus também tem um plano maravilhoso para você.

CONCLUSÃO:  O que eu e você podemos aprender com essa história? Em primeiro lugar, você precisa aprender que, quando Deus tem um plano, nada poderá impedi-lo de fazer esse plano acontecer. Deus tinha um plano para Abraão e Sara: a família deles seria tão grande que nela teria muitas pessoas importantes, inclusive reis. Abraão e Sara não podiam ter filhos. Mas Deus fez um milagre. Ele deu poder para Abraão e Sara gerarem um filho, o filho prometido, Isaque. E foi na família de Abraão, muito, muito tempo depois, que nasceu um rei muito poderoso. Ele nasceu numa manjedoura. E Ele salvou o povo dos seus pecados. Qual o nome desse Rei? O Rei Jesus! Aleluia! Jesus é descendente de Abraão, você sabia? Deus queria muito que Jesus, seu filho, nascesse numa família especial. E Abraão, por ser obediente e ser amigo de Deus, foi o escolhido. Então, Deus também tem um plano para a sua vida. Um plano bom e maravilhoso. E Ele fará muitos milagres em sua vida para que esse plano aconteça. Você só precisa ser como Abraão: Ande na presença de Deus e obedeça a Ele!

Em segundo lugar, você precisa aprender que Deus é um Deus de alianças.  E o que significa isso? Na época de Abraão existiam muitos homens e mulheres na terra. Mas, assim como, quando você crescer, vai escolher uma pessoa especial para fazer parte da sua vida para sempre, Deus escolheu Abraão para fazer parte da vida dele. E escolheu Abraão para dar para ele uma bênção especial e um tratamento diferenciado. Mas uma aliança é feita com duas pessoas, não com uma só. A parte de Deus seria cuidar de Abraão e fazer dele um pai de multidões. E a parte de Abraão seria obedecer a Deus, à Sua Palavra e ensinar isso aos seus descendentes. Abraão cumpriu direitinho a sua parte. E Deus também cumpriu a Dele. Fez de Abraão, o pai de Isaque, Jacó, José, Davi, Salomão e....Jesus. 

Hoje Deus quer fazer uma aliança com você também. Ele quer fazer de você uma criança abençoada e diferenciada na terra. E para que essa aliança aconteça, você precisa entregar a sua vida toda para Jesus Cristo, o filho de Deus ser o Salvador e o Senhor dela. Você aceita fazer essa aliança com Deus hoje?

Ministrador: Faça o apelo e espere que as crianças voluntariamente aceitem. Faça como no culto da Igreja, chame a criança para vir para a "frente" para perto de você. E ore com elas a oração da decisão: 

“Pai, em nome de Jesus, eu declaro que creio no que Jesus morreu na cruz para me salvar. Por isso, eu te peço perdão pelos meus pecados e que o mesmo sangue que foi derramado na cruz do Calvário venha a cobrir toda a minha vida e me limpar de todo pecado e injustiça. Eu confesso Jesus como meu único Senhor e Salvador e recebo o teu Espírito Santo em meu coração para que, a partir de hoje, eu seja uma bênção, como Abraão foi. Escreve o meu nome no Livro da Vida e me faz um participante da tua herança. Me ajude a ser obediente e fiel à aliança com o Senhor. Em nome de Jesus, Amém!"


FIGURAS (freebibleimages.org):













VERSÍCULO:



MEDITAÇÃO:



ATIVIDADES 6 e 7 anos:




ATIVIDADES 8 a 10 anos:




quinta-feira, 5 de novembro de 2020

LONGE OU PERTO? ABRÃO

QUEBRA GELO (Bruno Bosso)

Ouvir e saber entender (Abraão) 

Em nossa história de hoje vamos apreender a ouvir e entender as orientações de Deus. Usando o espaço limitado pela fita vamos colocar uma criança com os olhos vendados  no centro e dividir as restantes em duas equipes. 

Objetivo: Através de orientação fazer com que a criança vendada encontre a caixa com vários itens dentro e acertar qual o item é (gritado) pelas equipes e levar o item até o aplicador. 

Aplicação: A criança vendada não faz parte de nenhuma das equipe e não pode saber quais são as equipes. 

Posicionar as duas equipes uma de cada lado. 

Preparar uma caixa de sapato ou outra caixa e colocar dentro vários itens (mínimo 10). 

Itens sortidos e não pontiagudos e que as crianças conheçam de preferência. 

Preparar fichas com os nomes dos itens e cada equipe vai tirar 2 fichas (todos os itens tem ficha para o sorteio) e precisa orientar a criança vendada a encontrar a caixa, abrir e procurar o item. (Sem falar o nome do item) 

*como são duas equipes a dinâmica vai ficar bem agitada e as duas passando orientação ao mesmo tempo a criança vendada vai precisar ouvir e diferenciar as vozes para acertar e terminarem a atividade. 

Conclusão: Na nossa atividade aprendemos a ter atenção e ouvir atentamente às orientações e a vida com Deus é assim temos que ouvir a voz Dele e seguir as suas orientações sempre.
 

DEUS CHAMA ABRÃO - Gênesis 11. 29-32; 12.1-9; 13.14-18; 15.1-4 

Abrão era filho de Terá e descendente de Noé. Terá e sua família moravam em Ur, pertinho de Babel. Mas um dia, Terá decidiu que ia mudar-se para uma terra melhor que a que eles moravam, chamada Canaã. E levou com ele sua esposa, seu neto chamado Ló e seu Abrão.  Abrão já era casado,  sua esposa chamava-se Sarai. Mas eles ainda não tinham filhos porque Sarai era estéril, ou seja, não importa o que ela fizesse, ela não conseguia engravidar.

Então lá se foram Abrão, Sarai, seu sobrinho Ló e seu pai Terá rumo a Canaã. Mas eles não chegaram em Canaã não. Eles pararam no meio do caminho, numa cidade chamada Harã. E foi em Harã que Abrão ficou morando até a morte de seu pai.

Um certo dia, Abrão ouviu Deus chamando-o. Deus queria falar e Abrão então ouviu tudo. Deus disse para Abrão: "Você vai se mudar da casa que você mora, e vai deixar seus parentes, pois eu quero que você vá morar numa terra que Eu vou te mostrar. Eu quero fazer de você um grande, grande povo. Eu quero te abençoar e fazer de você uma bênção! Todas as famílias da terra serão abençoadas por causa de você!".

Uau, que promessa poderosa! Deus assumiu o compromisso com Abraão de abençoá-lo e ainda de dar muitos filhos para ele, que não podia ter filhos!

Sabem quantos anos Abrão tinha quando Deus falou com ele? 75 anos de idade. Já era bem velhinho né? Então Abrão fez exatamente como o Senhor Deus disse. Ele imediatamente saiu de Harã com Sarai e levou sua esposa, todos os seus bens e também o seu sobrinho Ló. Ele não sabia o caminho. Mas o Senhor Deus estava bem perto Dele, mostrando o caminho que deveria seguir.

Abrão viajou e viajou e chegou sabem onde? Em Canaã! Isso mesmo. Ele foi exatamente para onde seu pai queria ir no começo. Ele encontrou uma grande árvore na cidade de Siquém e ficou morando ali, em tendas. Então, Deus apareceu novamente para ele e confirmou a promessa: "Eu vou dar esta terra, onde você está, para a sua descendência" (os filhos, netos, bisnetos). Ah, Abrão ficou tão feliz e agradecido a Deus. E naquela árvore ele construiu um altar dedicado a Deus.

Abrão gostava tanto de Deus, que, em todos os lugares por onde passava, construía altares de adoração a Ele. Então, Deus apareceu mais uma vez para Abrão e disse:

"Erga a cabeça e olhe toda essa terra, esse lugar onde você está. Olhe para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente. Toda essa terra que você está vendo agora, até onde seus olhos conseguem alcançar, eu darei para você e para os seus filhos. E você terá muitos filhos e netos e muitos bisnetos. Assim também como é impossível contar os grãos de poeira da terra, também será impossível contar o número dos teus descendentes!"

Abrão ficou morando na cidade de Hebrom. Ali ele armou as suas tendas e como de costume, construiu um lindo altar para Deus. Então, Deus falou com Abrão pela terceira vez, agora foi numa visão. Abrão estava em sua tenda, quando de repente, Deus apareceu para ele e disse: "Não tenha medo Abrão.  Eu vou proteger você sempre. E ainda vou te dar uma grande recompensa".

Mas dessa vez Abrão falou algo para Deus que incomodava o seu coração. Algo que o fazia triste. Abrão disse: "Deus, eu confio em ti. Eu te amo. Eu ando junto com o Senhor. E o Senhor me disse que vai me dar uma grande recompensa. Mas, o que me importa eu ganhar uma grande recompensa, um presente legal, se eu continuo sem filhos? Quem é que vai ficar com toda a minha herança? O Senhor não cumpriu a sua promessa, não me deu filhos ainda. E quem vai ser meu herdeiro é um menino chamado Eliézer, que é filho do meu empregado".

Mas Deus teve paciência com Abrão e disse: "Não será Eliézer o seu herdeiro, mas será um filho gerado por você mesmo. Ele nascerá na barriga da sua esposa Sarai, que hoje não pode ter filhos. Mas ela vai ficar grávida e vocês terão um filho de vocês dois". 

Deus levou Abrão para fora da sua tenda. E ali pediu para Abrão olhar para o céu. O Senhor perguntou: "Abrão, quantas estrelas existem no céu agora? Você consegue contar? São muitas, não é mesmo? São incontáveis. Assim será a sua descendência. Eu sou o Deus todo poderoso. Eu tirei você de Ur, para te dar essa terra como herança".

Ah, isso bastou. Abrão não precisava mais de prova nenhuma. Agora o seu coração estava bem calmo. Abrão confiou em Deus de todo o seu coração. Ele sabia que Deus, o seu Deus, faria o que prometeu. Logo ele teria um filho, e uma grande descendência. Abrão creu em Deus, isso fez Deus amar muito a Abrão e perdoar os seus pecados.

Conclusão: Essa primeira parte da história de Abrão é muito linda. É uma história de fé. Sabem por quê? Porque Abrão confiou em Deus sem ter nada e sem ver nada. Deus mandou Abrão deixar a sua terra e seus parentes. Qualquer pessoa que sai de mudança para outro lugar, sabe para onde está indo. Mas Abrão não sabia. Ele confiou em Deus e seguiu seus passos. Abrão também recebeu de Deus a certeza de que seria pai. Mas ele era bem velho e Sarai, não podia ter filhos. Mesmo assim, Abrão confiou em Deus e seguiu seus passos bem de perto. E mesmo que foi muito difícil esperar. Muito difícil acreditar que teria uma recompensa. Abrão continuou confiando. Continuou erguendo altares para Deus, o seu Senhor e amigo.Uau, isso que é confiar em Deus! Isso é fé! E Deus se agradou muito de Abraão. A amizade entre os dois foi crescendo e crescendo. E até o nome de Abrão Deus mudou. De Abrão, para Abraão. Mas isso você aprenderá a semana que vem!

Encerramento: Deus quer que você confie e acredite Nele de todo o seu coração, mesmo que você não veja. E Ele quer que você continue andando perto dele, mesmo que Deus não responda de imediato a sua oração ou mesmo que coisas tristes aconteçam. Amém? E que você siga o exemplo de Abrão sempre adorando a Deus e sendo agradecido. 

Ministrador: ore com as crianças declarando que vocês acreditam em Deus e confiam Nele mesmo que não O vejam. E peça ao Senhor para vocês serem obedientes e amigos de Deus como Abrão era.


FIGURAS (free bible images):
















VERSÍCULO: 




MEDITAÇÃO:




ATIVIDADES 6  e 7:




ATIVIDADES 8 a 10:





20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...