quinta-feira, 24 de junho de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Trabalho pesado em Corinto!

Quebra Gelo: Bruno e Jéssica

TRABALHANDO COM DEDICAÇÃO

Materiais necessários:

- Rolo de barbante extenso 
- Bexigas (escrever igreja na bexiga) 
- Farinha ou água (para encher a bexiga e a deixar mais pesada)

OBS: Deixar preparada mais de uma para repetir se necessário. 

Execução 01

1 - Organizar as crianças em forma de círculo.

2- O executor vai segurar a ponta do barbante e lançar o rolo para outra criança, quando essa criança pegar o rolo ela vai dizer uma coisa que gosta ou que gostaria de exercer na igreja (exemplos: ensino, comida, mesa de som, louvor, intercessão). 

* Não existe uma resposta errada e não precisa corrigir as crianças as deixando falar o que gostam na igreja, dessa forma contribuirá com a atividade. 

3- A criança vai jogar o rolo para a próxima que também dirá o que gosta na igreja, e assim sucessivamente.

IMPORTANTE! Os participantes, inclusive o executor, não podem soltar a parte do barbante que estão segurando, a fim de que vire uma teia. 

4- Ao formar a teia, o executor vai colocar a bexiga no centro dela, e esta deverá exercer um certo peso fazendo com que as crianças se esforcem para manter sua parte do barbante firme, ou seja, a equipe não pode deixar a bexiga cair da teia. 

A teia representa as nossas funções na igreja, como um corpo: uns pregam, outros louvam, outros limpam, todos entregam os dízimos e ofertas para sustentar a igreja, etc. 

5 - O executor irá explicar que quando todos fazem sua parte, a igreja prospera, mas conforme as pessoas vão deixando de executar seu chamado, pode acarretar prejuízos para o Reino de Deus. 

Execução 02

Para demonstrar esses prejuízos, vamos a segunda execução:

O executor vai pedir para as crianças irem soltando o barbante, uma de cada vez e aleatoriamente, e assim a teia vai ficando fraca e com buracos. Quanto mais crianças soltarem a sua parte, enfraquece a teia e a bexiga cairá a qualquer momento. 

SUGESTÃO: o executor será o primeiro a soltar o barbante. De forma aleatória, ele escolherá a próxima criança a soltar também, uma a uma. Assim, não corre o risco de todas soltarem ao mesmo tempo perdendo o sentido da atividade. 

Conclusão: Hoje vamos continuar a nossa história sobre o missionário Paulo e sobre o trabalho árduo que é cuidar da Igreja.  Em cada cidade que ele ia, ele pregava e formava um grupo de pessoas como o nosso nessa atividade, e esse grupo se tornava a igreja naquele local. Assim como nós, cada um tinha uma função e tarefas a desenvolver. Porém, como na nossa atividade, quando um deixa de fazer a sua parte, fica mais difícil para os outros continuarem a deles muitas vezes, e a igreja corre um risco de ser prejudicada com isso.


Ministração: Trabalhando em Corinto! (Atos 18.1-11)

Paulo estava fazendo a sua segunda viagem missionária. Ele procurava, junto com seus companheiros, Silas e Timóteo, ir para as grandes cidades, para alcançar muita gente com a mensagem de que "Jesus era o Filho de Deus. De que Ele morreu em nosso lugar, para nos livrar de todos os nosso pecados e ressuscitou ao terceiro dia; assim, agora, nós podemos ser amigos de Deus novamente". Paulo, ao pregar essa mensagem, convidava as pessoas a crerem em Jesus e a receberem Ele como Senhor e Salvador das suas vidas. Paulo era um trabalhador incansável. Para ele, a preguiça não tinha lugar. Afinal, Ele tinha uma missão e não descansaria até que sua missão tivesse encerrada.

Enquanto Paulo pregava, muita gente desprezava a sua mensagem, como aconteceu em Atenas, quando pregou para os atenienses sobre o Deus desconhecido. Mas muitos creram e se tornaram seguidores de Jesus. E então, sabem o que Paulo fazia com aqueles discípulos?

Ele iniciava uma igreja naquela cidade! Sim! Paulo dava início a uma Igreja, ou seja, um lugar onde os discípulos de Jesus podiam se reunir para cultuar a Deus, celebrar a Ceia do Senhor, Adorar e também para receber ensinamentos sobre a maneira como eles deveriam se comportar como discípulos de Jesus. Além disso, eles eram desafiados a abrirem as suas casas para estudar a Palavra de Deus e trazerem novas pessoas para Jesus.  A Igrejas que Paulo iniciava eram bem parecidas com a nossa. Isso mesmo! Hoje a Igreja existe para isso. Aliás, lá na entrada da nossa Igreja tem escrito na parede qual é a Missão da IBVN, vamos repetir juntos?

Ganhar todas as pessoas para Jesus, trazendo-as de volta à comunhão com o Pai. Edificar os crentes na fé para que se tornem parecidos com Jesus.

Paulo também sabia qual era a sua missão. Pregar aos estrangeiros, ou seja, pessoas que não eram do seu país, Israel. Nem eram judeus, como os Israelenses. Ele foi chamado por Deus para pregar para adoradores de ídolos, como os atenienses. Por isso, depois de sair de Atenas, Paulo foi para outra cidade da Grécia chamada Corinto. Essa cidade existe até hoje! Naquela época, os moradores de Corinto adoravam a um ídolo chamado Afrodite.

Ali em Corinto, Paulo conheceu um casal muito especial, chamado Áquila e Priscila. Eles também eram cristãos e haviam fugido de Roma, na Itália, porque o imperador daquela cidade mandou todos os cristãos irem embora de Roma. Vocês imaginam? Sim, naquela época a perseguição aos cristãos era muito grande. Deve ter sido muito difícil para esse casal ter que deixar tudo para trás em Roma; a casa, os amigos, por serem cristãos.

Mas agora Aquila e Priscila moravam em Corinto e Paulo ficou muito amigo deles. Paulo até passou a morar na casa desse casal. E passou a trabalhar com eles, pois os três tinham a mesma profissão: eles fabricavam cabanas de couro e de tecido. Sim, isso mesmo! Paulo tinha que trabalhar para garantir o seu sustento! 

Paulo fazia tendas durante o semana e aos sábados, pregava sobre Jesus para quem podia. E mesmo assim, com essa vida atarefada, Paulo não deixou de fazer discípulos não. Ele ganhou para Jesus o homem que morava do lado da sinagoga, Tício Justo. Também ganhou para Jesus um homem chamado Crispo, ele e toda a sua família! Uma multidão de coríntios creu em Jesus. E muitos foram batizados, dando início à linda Igreja em Corinto.

Jesus estava tão feliz com o trabalho de Paulo e seus amigos, que numa noite apareceu para ele, em sonho e disse algo muito especial, para encorajá-lo. Jesus disse: "Não tenha medo, querido Paulo! Continue pregando e não te cales. Pois Eu estou contigo, e nenhuma pessoa ousará fazer mal ou ferir você, porque aqui em Corinto, tem muita gente que pertence a mim". Atos 18.9

Paulo ficou tão feliz com esse sonho!  Assim, ele ficou mais cheio de coragem ainda. E ficou em Corinto durante um ano e seis meses, ensinando a Palavra de Deus ao povo. Que trabalho maravilhoso Paulo e seus companheiros fizeram em Corinto. Esse trabalho deu início a uma linda igreja naquela cidade.

Encerramento: Paulo e seus amigos eram discípulos de Jesus. Um discípulo é alguém que imita o que seu mestre faz. E Paulo imitava a Jesus. Jesus andava por todas as cidades e povoados, ensinando, pregando o Evangelho e curando as pessoas. Paulo, como imitador, fazia a mesma coisa. E você, criança, que é discípula de Jesus? O que é que você está fazendo para imitar a Jesus e Paulo?

Jesus disse para os seus discípulos que o campo para fazer a colheita era muito, muito grande. E havia pouca gente disponível para trabalhar. Ele até mandou os seus discípulos, naquela época, orarem pedindo ao Senhor que enviasse mais trabalhadores para a Sua colheita (Mateus 9. 35-38).

O campo é o mundo. E a colheita são as milhares de crianças e adultos que ainda precisam receber Jesus como o Senhor e Salvador. Talvez você não será enviado para fazer uma grande viagem missionária, como Paulo e seus amigos. Mas você precisa entender que Deus não gosta de gente preguiçosa em Sua obra. Gente que fica no celular o dia todo, mas não se importa de falar de Jesus Cristo e sua morte na cruz para seus amigos. Você precisa ser a cada dia mais parecido com Jesus e enquanto brinca com seus amigos no parque, no intervalo da escola e até dentro de casa, ou mesmo com os vizinhos, ganhe vidas para Jesus! Faça dos seus amigos, discípulos de Jesus Cristo, amém?

Ministrador: Orem com as crianças dizendo para Deus que elas são a resposta da oração que Jesus e seus discípulos fizeram. Que elas não são preguiçosas. Que elas estão atendendo ao chamado de Jesus de trabalhar em Seu reino, pregando o Evangelho para todas as crianças que elas encontrarem e mais do que isso, fazer de cada uma delas, discípulos de Jesus.

Encerre lendo com elas o versículo da semana, que é o encorajamento que Jesus nos dá, para que preguemos o Evangelho:  "Não tenha medo, querido Paulo! Continue pregando e não te cales. Pois Eu estou contigo, e nenhuma pessoa ousará fazer mal ou ferir você, porque aqui em Corinto, tem muita gente que pertence a mim". Atos 18.9


Figuras:









Versículo/Tarefa da Semana:




Atividades 6 e 7:


Atividades 8 a 10:


quinta-feira, 17 de junho de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: O Deus desconhecido de Atenas

Quebra gelo (Bruno e Jéssica Bosso):

Atividade: ALISTANDO SOLDADOS PARA CRISTO

Hoje vamos brincar de pega-ajuda adaptado!

Material Necessário:
1) Vendas para os olhos das crianças presentes no dia.

Preparação:
1) entregar uma venda para cada criança;
2) pedir para que elas se espalhem dentro do local delimitado pelo executor. Elas precisam estar a uma distância de pelo menos dois braços umas das outras. 
3) assim que se posicionarem pedir para que coloquem a venda imediatamente.
4) escolher uma criança para ser o pegador inicial.

Execução:
Brincadeira original: Enquanto praticam o pega-ajuda, o pegador deve correr com o objetivo de tocar outra criança que esteja fugindo. Assim que for tocada pelo pegador a outra criança se torna pegadora também e passa a ajudar a tocar outros colegas. A brincadeira termina quando todas as crianças forem pegas.
***Na adaptação, as crianças têm o mesmo objetivo, porém estarão todas vendadas e não poderão correr.

Nossas adaptações:
1) o pegador inicial deverá localizar outra criança e encostar nela para que esta o ajude pegando outra criança, assim sucessivamente. 
2) como estarão vendadas, as crianças não podem se movimentar bruscamente, apenas pequenos passos até encontrar a outra criança. 
3) todos que já foram pegos podem tentar encontrar outras crianças que ainda não foram, ou seja, o mesmo pegador pode encostar em mais de uma criança, quantas ele conseguir.
4) o objetivo é que todos sejam pegos e então, a brincadeira encerra.

IMPORTANTE!
1) As crianças vendadas representam àqueles que ainda não ouviram o Evangelho de Jesus, por isso estão cegas, sem direcionamento.
2) O pegador está vendado representando as dificuldades que encontramos ao pregar o Evangelho de Jesus às pessoas, porém somos persistentes no poder do Espírito Santo e executamos a nossa missão mesmo assim. 

Conclusão: Na história de hoje vamos ouvir sobre as oportunidades que Paulo e seus irmãos em Cristo tiveram de pregar o evangelho em todas as cidades por onde passaram, e as dificuldades que enfrentaram com as perseguições e resistências que as pessoas tiveram enquanto eles pregavam. Sobretudo, isso não os impediu de continuar seu chamado de anunciar as Boas Novas do Reino de Deus, pois eram cheios do Espírito Santo que os encorajava a continuar, a serem persistentes. As pessoas estão cegas (vendadas) em suas cidades, em seus lares, em suas escolas, esperando um servo de Deus abrir seus olhos com a verdade da Palavra de Deus. Quando eles são libertos de sua cegueira espiritual, se tornam também anunciantes do Reino de Deus. Contudo, não é porque Jesus faz parte de sua vida que você está isento de sofrer perseguições e resistência por parte daqueles que estão te ouvindo, afinal o diabo quer que as pessoas recusem a mensagem da salvação e não facilitará sua vida, muitas vezes. Ainda assim, você deve ser persistente e cheio do Espírito Santo para seguir fazendo o que foi chamado por Deus a fazer: pregar o Evangelho de Jesus!


Ministração: O Deus desconhecido de Atenas (Atos 17.16-34)

Depois do grande terremoto em Filipos, onde o carcereiro e toda a sua família se converteram a Jesus, Paulo, Silas e Timóteo continuaram a sua segunda viagem missionária. Dessa vez eles foram para algumas cidades com nomes esquisitos, que talvez vocês nunca tenham ouvido: Anfípolis, Apolônia e Tessalônica, Beréia. Em todas essas cidades, Paulo aproveitava de todas as oportunidades para contar às pessoas que Jesus Cristo era o filho de Deus, o Messias (ungido de Deus) que eles esperavam há tanto tempo. 

E muita gente aceitou a Jesus como o Senhor e Salvador. Porém, em qualquer lugar que onde ia, para variar, Paulo enfrentava perseguições e resistência. Afinal, o diabo não gostava do que Paulo estava fazendo. Ele temia Paulo. Mas Paulo não temia Satanás. Ele tinha uma missão, estava cheio do Espírito Santo e nada o faria desistir de pregar o Evangelho.

Paulo precisou sair correndo da Beréia. Ele até deixou seus amigos Silas e Timóteo para trás. Isso porque pessoas se reuniram para matá-lo. Então Paulo viajou rapidamente para uma cidade chamada Atenas, na Grécia. Ah, essa cidade vocês conhecem, não é mesmo? 

Atenas é a capital da Grécia. E ela recebeu esse nome em homenagem à um ídolo que eles adoravam na Grécia chama Atenai. Vocês sabiam que ela é uma das cidades mais antigas do mundo? Tem 3400 anos. E ela é muito famosa, sabem por quê? Exatamente por seu passado. Na época de Paulo, Atenas era uma cidade como Campinas. Um lugar conhecido por ter duas grandes escolas. Qualquer pessoa que queria aprender mais, ser mais inteligente ia estudar lá. Mas também em Atenas existia uma grande quantidade de templos. Templos onde as pessoas adoravam a Jesus, igual aqui? Não! Templos onde as pessoas adoravam a vários ídolos, principalmente os deuses gregos,  feitos de pedra, que não podem ver, ouvir ou falar. E hoje Atenas é muito famosa porque nela existem as ruínas desses templos antigos.

Na época de Paulo, esses templos ainda estavam em pé. E naquela cidade, as pessoas adoravam muitos, muitos ídolos diferentes. Paulo, enquanto esperava seus companheiros Silas e Timóteo chegarem, deu um passeio pela cidade. Ah, aquele passeio deixou Paulo ficou tão bravo! Pois ele viu que na cidade havia altares a ídolos por toda a parte! Havia ídolos nas casas, nas esquinas, nos templos, nas lanchonetes, nos restaurantes, nas praças. E as pessoas se curvavam diante desses ídolos e davam ofertas como homenagem a eles. Cada ídolo mais esquisito que o outro. Eles eram bem diferentes de nós, porque nós adoramos somente a um Deus, o Deus de Israel e ao Seu filho. 

No meio daqueles altares havia um altar sem ídolo nenhum. E nesse altar estava escrito: Altar ao Deus Desconhecido. Ah, mais do que depressa, Paulo aproveitou que havia um altar ao Deus desconhecido, para fazer o quê? Exatamente contar para os atenienses que o Deus desconhecido, agora seria apresentado! Então ele juntou o máximo de gente que pode, lá num lugar chamado Areópago (um lugar parecido com uma grande praça, onde os líderes da cidade se reuniam para tomar decisões importantes para os moradores. 

Paulo começou a pregar em voz alta a seguinte mensagem: 

"Caros moradores de Atenas. Estava eu observando os altares de deuses nessa cidade e encontrei um altar muito estranho, que não tinha nenhum deus. Nesse altar, havia uma inscrição que dizia: Ao Deus Desconhecido. Ah, é exatamente sobre esse Deus que vocês adoram sem conhecer, que eu quero falar para vocês: 

- Ele é o Deus que criou o universo, os céus e a terra. 
- Ele é tão grande que não pode habitar em nenhum desses templos que existem na cidade. 
- Ele é tão poderoso que não precisa que ninguém dê comida para Ele. 
- Ele quem nos dá tudo o que precisamos. 
- Ele foi quem nos deu o fôlego da vida.
- Foi Ele quem criou as pessoas de diferentes países, com diferentes cores de pele e tipos de cabelo. 
- É Ele quem controla todo o tempo e todas as estações. 
- É por causa Dele que vivemos e existimos.

Por isso, vocês não devem acreditar que Deus, tão poderoso que é, o criador de todas as coisas, pode ser igual a uma imagem de ouro, prata ou pedra, construída por mãos humanas. Não! A imagem de Deus não pode ser copiada em ídolos. Por isso, até eu chegar nessa cidade, Deus não vai levar em conta que vocês adoravam a esses deuses estranhos. Mas hoje, Ele quer que vocês mudem de atitude. Entendam que, adorar a esses deuses entristece muito o coração de Deus. Ele quer que vocês abandonem a esses deuses e adorem somente a Ele. E ao seu Filho Jesus! Porque nenhum ídolo dessa cidade pode ressuscitar, mas Deus ressuscitou o seu Filho Jesus Cristo!"

Vocês podem, crianças imaginar como Paulo foi inteligente? Ele não chegou brigando com as pessoas, nem falando que os moradores de Atenas iam para o inferno por adorarem a tantos ídolos. Paulo simplesmente aproveitou uma oportunidade!

Ele aproveitou que na cidade havia um altar erguido a um deus que ninguém conhecia. Com certeza, a pessoa que ergueu o altar, não ergueu para o Deus de Israel. Mas Paulo aproveitou que aquele altar não tinha o nome de nenhum deus e pregou sobre o nosso Deus, o criador de todas as coisas, o Pai do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Ao final daquela palavra, muitos começaram a caçoar de Paulo, pois não acreditavam que um deus poderia ressuscitar uma pessoa. Eles não acreditaram na mensagem não. Foram embora e disseram:"Sobre esse assunto conversaremos num outro dia". Ah, mas teve gente que acreditou na pregação de Paulo. E essas pessoas receberam Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Entre elas um importante homem da cidade, chamado Dionísio. E pouco tempo depois, esse homem, Dionísio, se tornou o pastor da grande Igreja que começou em Atenas. Tudo isso por causa da pregação de Paulo.

Encerramento: 
Crianças, essa aventura de Paulo e seus amigos em Atenas nos ensina duas coisas muito importantes:

1) Devemos aproveitar todas as oportunidades. Paulo aproveitou quando viu um altar ao deus desconhecido, para falar aos moradores de Atenas sobre o Deus de Israel. Assim, eu e você precisamos pedir ao Senhor que nos dê criatividade, como deu para Paulo, para usar qualquer oportunidade para falar de Jesus aos nossos amigos. Aprenda desde já que qualquer situação é uma situação para falar de Jesus para todos: quando alguém estiver doente, quando você for convidado para uma festa de aniversário, quando alguém pedir uma esmola no semáforo, quando um amiguinho seu estiver triste, quando você se sentar do lado de alguém no recreio, quando estiver brincando com seus amigos na rua, quando estiver em casa com seus pais, qualquer hora é hora para pregar o Evangelho, amém? Por isso, aproveite todas as oportunidades.

2) Algumas pessoas não receberão a mensagem. Mesmo que alguns não queiram acreditar que Jesus Cristo é o Filho de Deus, quando falamos de Jesus para as pessoas, sempre haverá pessoas que acreditarão em Jesus, o receberão como Senhor e Salvador e se tornarão grandes pastores, grandes homens e mulheres de Deus na Igreja da cidade. Amém? Por isso você não deve parar de falar de Jesus para todas as crianças e adultos que encontrar. Mesmo que as pessoas caçoem de você, mesmo que elas vão embora e não queiram ouvir a sua mensagem, mesmo que não queiram aceitar o seu folheto. Você não deve desistir, porque sua força e coragem e persistência sempre dará bons frutos para Deus. Você vai ver como algumas crianças que você trouxer para a Igreja se tornarão grandes líderes da Igreja, da cidade e do Brasil. Amém?

Encerramento: Ministrador, ore com as crianças, declarando juntos que serão como Paulo: aproveitarão todas as oportunidades e continuarão pregando, mesmo que muitos não aceitem. Peça ao Espírito Santo que dê para as crianças coragem e criatividade, para que eles falem sobre Jesus para pessoas que adoram a ídolos e eles deixem a idolatria. E profetize que, através das crianças, pessoas muito importantes da cidade se renderão a Jesus!


Figuras: 












Versículo/Tarefa:



Folheto da Tarefa: 



Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:


sexta-feira, 11 de junho de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Terremoto!

Quebra gelo: (Bruno e Jéssica Bosso)

Torre das palavras:

Hoje vamos brincar de caça-palavras e formar uma torre com elas. 

Material necessário

- 21 copos descartáveis (café ou água) 
- Caneta para escrever no copo ou imprimir e colar as letras nos copos. 
- Uma mesa para a montagem 

Esquema das letras

Deus (escrito em apenas 1 copo) 
Ver - 3 copos letras V E R
Amor - 4 copos letras A M O R
Vidas - 5 copos letras V I D A S
Oração - 6 copos letras O R A Ç Ã O

Execução

O executor fará uma pergunta e as crianças (todas) deverão responder a pergunta formando a palavra resposta com os copos, uma resposta em cima da outra e assim formar uma pirâmide. 

Perguntas:

1° Qual a maneira que Paulo usava para falar com Deus? Oração.
2° Paulo era usado por Deus para pregar a palavra e através da pregação, o que acontecia? As vidas eram salvas. 
3° Qual a maior característica de Deus? Amor.
4° Em Damasco, quando Jesus se encontrou com Paulo, ele ficou impedido de? Ver.
5° Quem amou o mundo de tal maneira que deu Seu filho para morrer por nós? Deus.

Conclusão:  Hoje em nossa história vamos falar sobre o momento em que Paulo estava preso e através de uma arma poderosa que todos nós temos acesso, Deus fez ele e Silas serem libertos. A oração é a base para nos manter perto de Deus e firmes na fé que nos faz viver milagres.


Ministração:  Terremoto! (Atos 16.16-34)

Quem aqui já ouviu ou viu na televisão sobre terremotos? Quem aqui já viveu a experiência de estar num terremoto? Bem, se você mora no Brasil desde que nasceu, com certeza nunca sentiu um terremoto. Porque em nosso país quase não tem terremotos.

O que é um terremoto? Imaginem um bolo recheado. Uma grossa parte de massa e um recheio mais mole. Assim é a terra onde eu e você pisamos e onde construímos as coisas. Ela é feita de uma grossa camada chamada de crosta terrestre. É uma crosta bem grossa, não fiquem com medo, ela não vai se quebrar. Abaixo dessa crosta tem uma parte mole e muito quente que é chamada de manto. Ela é feita de lava, aquelas lavas que a gente vê saindo do vulcão. E a última camada, que fica abaixo do manto se chama núcleo. Ele é duro, feito de ferro e muito, muito quente. Ninguém conseguiu ir até lá. Acontece que, a crosta terrestre, por ficar em cima de uma parte mole, se movimenta o tempo todo. Eu e você não percebemos, pois claro, é um movimento muito lento. E também a crosta terrestre não é feita de um pedaço só. Ela é feita de vários pedaços, como um quebra cabeça. E algumas cidades são construídas bem em cima de onde essas placas se juntam, as placas tectônicas.




Com o passar do tempo, por causa desses movimentos, as placas vão se apertando umas nas outras. E chega uma hora que elas precisam se acomodar novamente uma nas outras. E é nessa hora, na hora em que as placas estão se acomodando, que acontecem os terremotos.  Algumas cidades do mundo tem terremotos pequenos todos os anos. E um grande de vez em quando. Quando acontece um terremoto muito forte, a terra é chacoalhada e não há nada que as pessoas possam fazer. Elas precisam sair para as ruas, porque muitos prédios não aguentam e desmoronam. É meio assustador, mas vocês não precisam ficar com medo. Aqui no Brasil não acontecem terremotos, porque nosso país está localizado numa placa só. Ele não está em cima de onde as placas se encontram.

Paulo, em suas viagens missionárias passou por tantas aventuras! Ele foi apedrejado, perseguido, precisou fugir pelo muro da cidade abaixado num cesto, além de correr perigos nas estradas, no mar e de pessoas querendo matá-lo. Mas ele tinha uma missão, que era fazer Jesus conhecido para o maior número de pessoas, do maior número de cidades. E aprender que Paulo e seus companheiros também tiveram que passar por um terremoto, lá em Filipos. 

Paulo e Silas foram para a beira do rio para orar. E ali ganharam para Jesus a vendedora de tecidos chamada Lídia. Mas havia uma moça escrava que estava presa por um demônio. E o demônio adivinhava a vida das pessoas. Por isso os donos dessa moça ganhavam muito dinheiro com ela. Porque cobravam das pessoas um valor para que ela adivinhasse o futuro delas. Então, quando o demônio que estava na moça viu quem Paulo era, fez com que a moça começasse a atrapalhar Paulo em sua pregação. Ela fez isso vários dias, até que Paulo ficou muito irritado. Ele expulsou o demônio da moça, em nome de Jesus e no mesmo instante a moça ficou livre!

Agora aquela moça nunca mais atrapalharia Paulo de pregar sobre Jesus. E agora nunca mais aquela moça adivinharia o futuro das pessoas. E se o demônio que contava o futuro havia ido embora, agora os donos da escrava também não ganhariam mais nenhum dinheiro com ela. Isso deixou os donos da moça muito, muito zangados com Paulo. Eles resolveram dar um fim nele. Foram até as autoridades da cidade e disseram que Paulo e seus companheiros estavam perturbando a paz da cidade, trazendo informações novas e costumes novos que não eram permitidos pela lei da cidade. Ah, eles conseguiram ajuntar uma multidão de pessoas para atacar Paulo e Silas!

Paulo e Silas  tiveram suas roupas rasgadas.Depois eles  foram surrados com varas cheias de bolinhas de metal nas pontas. Apanharam muito mesmo. E por fim, foram jogados na prisão da cidade. Eles prenderam seus pés e mãos com correntes. E colocaram um carcereiro para vigiá-los o tempo todo, para que eles não fugissem.

Como vocês acham que Paulo e Silas reagiram? Será que eles choraram desesperados? Começaram a falar palavrões e reclamar com Deus? Começaram a brigar um com o outro? Será que eles pensaram em desistir da missão de pregar o Evangelho? Não!! Eles nunca desistiriam, porque o Espírito Santo que morava dentro deles dava a eles coragem e força todos os dias, para continuarem a sua missão de pregar sobre Jesus. Mas eles fizeram uma coisa muito especial, lá naquele momento difícil. 

Era meia noite. Os outros presos estavam dormindo. Mas Paulo e Silas não. Apesar das feridas e do frio e da fome, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos de louvor a Deus. Então, de repente, aconteceu um terremoto muito violento. A terra chacoalhou com muita, muita força. Imaginem como foi assustador. A terra tremeu com tanta força que as paredes da prisão desabaram! Mas ninguém morreu. Porém, no mesmo momento, todas as portas de todas as cadeiras se abriram e todas as correntes que prendiam os presos se soltaram!

Ah, o carcereiro ficou desesperado. Ele pegou uma grande espada porque ia se matar. Porque ele pensou que todos os prisioneiros haviam escapado. Mas Paulo gritou para ele: " Não faça isso! Estamos nós aqui! Ninguém escapou!". Ah, quando o carcereiro viu isso ele entendeu que havia um poder diferente na vida de Paulo e Silas. E perguntou para eles o que ele tinha que fazer para ser salvo! Paulo disse: "Creia no Senhor Jesus e você será salvo, você e sua família"! (At. 16.31). E foi exatamente isso o que aconteceu! Na mesma hora o carcereiro entregou a sua vida para Jesus. Ele levou Paulo e Silas para a sua casa, passou remédio nas suas feridas. Assim Paulo e Silas pregaram para a sua família e todos eles foram batizados em nome de Jesus. Graças a Deus aquele dia tão ruim se tornou numa grande bênção não é mesmo?

Uau, que dia arrepiante Paulo e Silas tiveram! E tudo isso porque eles estavam cumprindo a sua missão de pregar o Evangelho para muita gente. Deus sempre estava cuidando de Paulo e Silas e o Espírito Santo estava com eles todos os dias, dando força e poder para continuarem com sua missão.

Paulo e Silas deram um bom testemunho como cristãos. Eles podiam ter desistido de tudo na hora que apanharam. Mas não desistiram. Ao invés disso, eles oravam e adoravam a Deus com todas as suas forças. E foi a adoração deles que abalou as estruturas da prisão! E foi o comportamento deles durante o terremoto que fez com que o carcereiro se convertesse a Jesus!

Por isso, é importante que você, criança, aprenda que o seu comportamento todos os dias e até quando os problemas acontecem, faz com que muitas crianças entreguem a vida para Jesus ou se afastem dele. Como você tem agido quando as coisas não saem como você planejou? Você se joga no chão? faz um escândalo? Grita, xinga, quebra as coisas, joga tudo para o alto? Se fizer isso você está mostrando para todos que não é uma criança cheia do Espírito Santo. Hoje o Senhor quer fazer de você um missionário, como Paulo e Silas eram. Ele quer que você entenda que muitas vezes não é só a sua pregação, mas sim o seu comportamento que vai atrair muitas pessoas para Jesus.

Tem muitas pessoas que falam sobre Jesus mas o seu comportamento não é nada bom. Elas dizem que são cristãs mas roubam, dizem mentiras, falam palavrões, criam confusão. E quando as coisas não vão bem, elas desistem de servir a Deus. Mas você não faz parte desse grupo, amém?

Eu e você somos do time de Paulo. Quando passarmos por lutas e problemas, não vamos fugir, nem desistir da nossa missão. Vamos sim é orar e adorar. Assim, muita gente vai se converter a Jesus quando olhar para a nossa vida.

Ministrador: Ore com as crianças, pedindo para que o Espírito Santo encha a vida delas de força e poder, como fez com Paulo. Peça ao Espírito Santo que as ajude a darem sempre um bom testemunho sobre Jesus Cristo, não só com o que falam, mas também com o seu comportamento. E que a adoração e a oração delas faça muitas cadeias se quebrarem no coração das crianças que estiverem perto delas.

 Figuras:















Versículo/Tarefa:



6 e 7 anos


8 a 10 anos:




quarta-feira, 2 de junho de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Salvação e Libertação em Filipos.

Quebra Gelo: Bruno e Jéssica Bosso

INVESTINDO NOSSOS RECURSOS

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

1) 4 caixas pequenas ou sacos, representando urnas.
2) Papel moeda impresso em miniatura – 2 ou 3 para cada criança.
3) Brinde para a atividade. Sugestão: moedas de chocolate. 
OBS: os materiais serão construídos por nós e disponibilizados às equipes do dia apenas para execução.

PREPARAÇÃO

1) Identificar as caixas, sendo duas, possíveis investimentos no Reino de Deus, e as outras duas referente a investimentos nesta terra. Por exemplo:  Missões e Ministério Infantil; Viagem a Disney e Casa com Piscina.
2) Distribuir 02 ou 03 notas de dinheiro a cada criança.
3) IMPORTANTE! Pedir para que elas escrevam seus nomes e sobrenomes no verso das notas que receberam.

EXECUÇÃO

1) Explicar às crianças que na vida precisamos saber administrar nossos recursos, e para isso temos que investir para conquistar as coisas, sejam elas terrenas ou eternas. 
2) Apresentar as urnas a elas e as orientar a escolher um ou dois investimentos para depositar seu dinheiro. Incentive que elas decidam com sabedoria!
3) Uma a uma depositará seu dinheiro na(s) urna(s) escolhida(s).
4) Ao final, entregue 02 moedas de chocolate a todas as crianças que investiram seu dinheiro em uma das urnas do Reino de Deus, e apenas 01 moeda às crianças que depositaram nas outras urnas.
REGRA: Se a criança já recebeu sua recompensa pelo investimento no Reino de Deus, não entregar mais nenhuma mesmo que ela tenha depositado nas outras urnas também, ou seja, cada criança terá em mãos 01 ou 02 moedas apenas, dependendo de seu investimento. 

CONCLUSÃO

Paulo e os demais apóstolos eram sustentados por algumas mulheres que investiam em seu ministério, ou seja, no Reino de Deus. Eles não tinham falta de nada, pois Deus cuidava deles por estarem fazendo Sua vontade, e ainda levantava mulheres para os ajudar com recursos financeiros e materiais. 

Temos que pedir sabedoria a Deus para administrar nossos recursos, e ter o coração desprendido e generoso para ofertar/investir em Seu Reino. Dessa forma, estamos colocando Deus em primeiro lugar também em nossa vida financeira confiando que Ele cuida nós e não nos deixará ter falta de nada do que precisamos. 

Sempre que investimos nossos recursos nas coisas de Deus, Ele nos recompensa de forma abundante, e vemos nossa vida prosperar mais do que quando depositamos nosso dinheiro em coisas desse mundo. 

Seja fiel e generoso à Deus e você viverá a abundância que só Ele pode nos proporcionar!
***Vamos ofertar todo o material para deixar pronto para a equipe usar a noite.

Ministrador:  Atos 16.1-18

Paulo e Barnabé, em sua viagem missionária, passaram por vários países e cidades importantes. Eles tinham uma missão. E qual era a missão de Paulo e Barnabé? Contar para o maior número de pessoas estrangeiras, de fora de seu país, que Jesus Cristo é o Filho de Deus e morreu na cruz para que nossos pecados fossem perdoados. Que mensagem maravilhosa! Paulo e Barnabé estavam cheios do Espírito Santo. Por isso não tinham medo de nada. Estavam cheios de coragem e do poder de Deus. E enquanto eles pregavam, milagres maravilhosos aconteciam. 

Vocês pensam que tudo era fácil? Claro que não! Na época de Paulo não existia celular, nem carros, nem avião, nem tênis confortáveis. Nem hotéis gostosos com piscinas. As viagens missionárias eram feitas a pé, a cavalo ou em navios de madeira. Além de tudo isso, havia muita gente que não gostava deles. Essas pessoas faziam planos o tempo todo para matá-los.

Paulo fez três viagens missionárias. Na primeira viagem, ele saiu, junto com Barnabé, de Antioquia e passou pela ilha de Chipre. Depois, foram para Perge e para Antioquia da Psídia. E depois para Icônio, Listra e Derbe. Todos esses lugarem ficam onde hoje é a Turquia. Depois de viajarem por essas cidades pregando o Evangelho, Paulo e Barnabé voltaram para a igreja que eles faziam parte, que ficava em Antioquia.

Mas Paulo tinha um fogo que queimava em seu coração. Ele tinha pressa em pregar o Evangelho. Então, decidiu que precisava fazer mais uma viagem missionária, a segunda viagem. E dessa vez, Paulo levou para viajar com ele outro líder muito especial, chamado Silas. E depois, juntou-se aos dois, mais um discípulo especial, que vocês já ouviram falar dele - Timóteo!

E para onde eles foram? Para um lugar que existe até hoje, na Europa. Isso mesmo! Eles foram para a Europa, para uma região chamada Macedônia! Porque eles foram para lá? Porque Deus deu para Paulo um sonho, e nesse sonho, um homem que morava na Macedônia pedia ajuda! Paulo entendeu que era para esse lugar que ele e seus companheiros deveriam ir. Por isso imediatamente entraram num navio e navegaram até a cidade mais importante naquela região, chamada Filipos. E o que eles fariam lá em Filipos? Vocês já sabem! Paulo e seus amigos falariam de Jesus para todos os moradores daquela cidade. Logo eles foram para o lugar mais importante da cidade, que não era a Sinagoga, e sim, a beira do rio.

Paulo, Silas e Timóteo começaram a fazer cultos a Deus na beira daquele rio. Ali, eles oravam, adoravam a Deus e Paulo pregava o Evangelho. E na beira do rio aconteceram duas coisas bem interessantes, como você vai aprender agora.

Um dia, beira do rio, eles encontraram uma mulher chamada Lídia. Ela era um mulher importante na cidade, porque tinha uma loja que vendia tecidos. Lídia abriu o seu coração e recebeu Jesus como Senhor e Salvador.  Com a pregação de Paulo, ela e toda a sua família receberam Jesus como o Senhor e Salvador. E logo foram batizados. Aquela mulher estava tão feliz, que convidou Paulo e seus amigos para ficarem hospedados na casa dela. Isso foi muito legal! Lídia agora cuidava da hospedagem e das necessidades dos missionários. Assim Paulo, Silas e Timóteo podiam pregar sobre Jesus sem se preocupar com outras coisas.

Mas na beira do rio também aconteceu uma coisa muito estranha. Ali havia uma menina que era possuída por um demônio. O demônio que morava dentro dela fazia ela adivinhar o futuro das pessoas. Essa menina nem morava com a sua família. Era uma menina escrava, que morava com seus patrões. E seus patrões aproveitavam para ganhar muito dinheiro, porque cobravam das pessoas um valor para que ela adivinhasse o futuro. Pois vocês já sabem que Satanás não estava nem um pouco feliz com a pregação de Paulo sobre Jesus Cristo. E ele sempre dava um jeito de atrapalhar a missão de Paulo e seus companheiros.

Pois foi isso o que ele fez. Usando a menina. Durante muitos dias, aquela menina seguiu Paulo, Silas e Timóteo até o rio. Ela não deu sossego para eles, pois ia gritando diante de todas as pessoas: "estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação!" At 16.17.

Até que ela falava a verdade, só que vocês imaginam essa menina gritando atrás deles o tempo todo, impedindo-os de falar sobre Jesus? Ela estava é atrapalhando! Então, depois de muitos dias, Paulo ficou muito irritado. Ele sabia que não era a menina, e sim o diabo que estava tentando atrapalhar. Então Paulo dirigiu-se ao demônio dizendo: "Eu ordeno a você, em nome de Jesus! Saia dela agora mesmo!" Atos 16.18

Na mesma hora, o diabo deixou aquela menina e ela ficou totalmente liberta. Agora ela não gritava mais, atrapalhando a pregação do Evangelho. Agora, ela também não falava mais o futuro das pessoas. Agora, aquela menina, como Lídia, se tornou discípula de Jesus. Uau, quanta coisa importante aconteceu em Filipos, não é mesmo? Que aventura nossos missionários estavam vivendo! Mas eles estavam a cada dia mais decididos a pregar o Evangelho para todas as pessoas.

Encerramento: Na beira do rio Deus fez grandes coisas, não é mesmo? Ele libertou a menina que previa e futuro e salvou toda a família de Lídia. E tudo isso aconteceu porque Paulo, Silas e Timóteo não ficaram com medo, nem foram covardes, nem tiveram vergonha de orar, adorar e pregar o Evangelho lá em Filipos. Vocês sabiam que o Senhor tem muita gente para Salvar e para Libertar de demônios em nossa cidade? Sim, o Senhor quer salvar e libertar muitas crianças através da sua vida. Assim como libertou e salvou em Filipos através de Paulo. Para isso, Deus espera que você seja uma criança cheia do Espírito Santo, corajosa e que não tenha vergonha de falar de Jesus para todas as pessoas que puderem, amém? Quantos aqui querem ser como Paulo?

Ministrador: Ore com as crianças, pedindo que o Espírito Santo desça sobre elas, trazendo coragem e tirando toda a vergonha. Peça para elas repetirem, que querem fazer como Paulo, Silas e Timóteo, que em nome de Jesus salvaram Lídia e sua família e libertaram a menina vidente. Que elas aceitem em nome de Jesus o chamado missionário. De onde forem, aceitarem a missão de pregar o Evangelho a todas as pessoas.


Figuras:     








Vesículo/Tarefa:


Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:




20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...