sexta-feira, 30 de julho de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Um morto ressuscita em Trôade!

Quebra gelo:

SE ESFORCE E MESMO COM MEDO, CONTINUE!

Materiais necessários:

 - 5 bexigas 
- Fita crepe 
- Uma bomba manual de encher bola/bexiga 
- Um cronômetro

Execução 

1 - Colocar as crianças em círculo todas em pé. 
2 - A primeira criança vai receber a bomba com a bexiga colada na saída de ar, deverá bombear 3 vezes e passar para o próximo rapidamente para o ar não sair. 
3 - O procedimento deverá ser repetido até que a bexiga estoure ou o tempo estipulado pelo executor terminar. 
4 – Caso a bexiga estoure antes do tempo, pode reiniciar a atividade com outra. 

OBJETIVO

Que todos se esforcem para encher a bexiga o mais rápido possível, sem medo de que ela estoure. O trabalho em equipe não pode parar mesmo que alguma criança tenha medo. 

DICAS

1 - Incentive as crianças a executarem a atividade com foco no objetivo mencionado! 
2 – Caso alguma criança tenha muito medo de bexiga ou do fato de que ela estoure, a tire da brincadeira antes que tenha uma crise. 

Conclusão: Hoje em nossa história, veremos como Paulo pregava a mensagem de Cristo e não tinha medo dos problemas que poderiam acontecer. Como na atividade que acabaram de realizar, nunca deixe que o medo os paralise e sempre se esforce o quanto for preciso para cumprir o que Deus te pediu.


Ministrador: Um morto ressuscita em Trôade! (Atos 20.1-12)

Paulo ficou em Éfeso durante 2 anos e 3 meses. E lá ele gerou uma Igreja bem forte, com discípulos especiais. E também passou por algumas aventuras bem interessantes. Vocês podem me ajudar a lembrar de algumas? (Ministrador, leia as 3 lições passadas e ajude as crianças a relembrarem).

Bem, mas os dias de Paulo em Éfeso se acabaram! E Paulo partiu novamente, continuando assim sua viagem missionária. Antes de ir para qualquer lugar novo, Paulo voltou para Corinto e Filipos, para onde já havia viajado antes, para ver como estavam os discípulos nessas cidades e para ajudá-los a ficarem firmes na fé. Ele também aproveitou e levantou nessas igrejas uma oferta em dinheiro, para ajudar os cristãos de Jerusalém que estavam passando por uma grande necessidade. 

Nessa terceira viagem missionária, havia muito a se fazer! Paulo ainda deveria passar por várias cidades, por isso, de Filipos, foi para Trôade, para esperar um navio que levaria ele e seus companheiros para outras cidades da Turquia. Paulo ficou em Trôade por 7 dias! Era um tempo curto. Mas Deus pode fazer coisas maravilhosas em pouco tempo, quando deixamos Ele nos encher com Seu poder. Deus tinha nessa cidade, uma coisa maravilhosa para fazer através da vida de Paulo.

No sexto dia de sua viagem, domingo, como de costume, Paulo se reuniu com todos os cristãos para fazer um culto ao Senhor. Nesse culto eles adoravam a Deus, ouviam a Palavra e tomavam a Ceia do Senhor.  Os cristãos de Trôade estavam reunidos numa grande sala, no terceiro andar de uma casa para o culto. Paulo ia viajar na manhã seguinte, mas não queria deixar os discípulos sem uma boa Palavra de Deus. Então ele pregou e pregou e pregou. Pregou sabem até que horas? Até meia noite!

Como o lugar estava bem cheio, um jovenzinho chamado Êutico sentou-se na janela para ouvir a mensagem. Como Paulo pregou muito tempo, sabem o que aconteceu com Êutico? Ele dormiu profundamente, encostado na janela e então, aconteceu um acidente. Êutico caiu do terceiro andar! O culto foi interrompido para que as pessoas pudessem socorrê-lo, só que era tarde demais, crianças. Êutico havia morrido! Imaginem a tristeza da Igreja? E o desespero das pessoas?

Mas Paulo estava cheio do poder do Espírito Santo. Se Jesus venceu a morte, então Êutico também poderia vencer.  Então Paulo disse a todos: "Não se assustem! O menino não morreu, ele está vivo". Na verdade, o menino havia morrido sim, mas Paulo, em nome de Jesus Cristo o fez viver novamente! Êutico, de repente, se levantou para a surpresa de todos! Vocês podem imaginar a alegria da Igreja? E todos ficaram admirados e confortados com esse grande milagre! 

Paulo não tinha tempo para perder não! Ele mais do que depressa, subiu  para o culto, celebrou a ceia do Senhor e continuou a pregar até de manhã cedinho! Que homem incansável esse, não é mesmo? 

Encerramento: Crianças, o poder de Deus é algo muito especial. Ele está disponível para nós, você sabia? Jesus disse aos seus discípulos: "Em meu nome vocês terão poder para expulsar demônios, para falar em novas línguas e para colocar a mão sobre os enfermos, e eles serão curados e se alguém tentar matar vocês dando algum veneno para vocês, nada acontecerá com vocês". (Marcos 16.17 e 18)!

Então, Deus deu para todo o discípulo dois poderes muito especiais: o poder de ser usado pelo Espírito Santo de Deus e o poder de usar o nome de Jesus para fazer coisas incríveis. O apóstolo Paulo estava cheio do Poder de Deus. Por isso ele fazia coisas fantásticas, em nome de Jesus. E foi pelo poder de Deus, no nome de Jesus que Êutico foi ressuscitado.

Eu não sei você, mas eu fico pensando assim: Paulo era uma pessoa tão especial, uma pessoa única. E Ele era alguém tão cheio do poder de Deus! Será que um dia eu chego lá? Será que eu posso fazer coisas fantásticas em nome de Jesus? Claro que pode! Pode sim!

Você tem o poder de Deus em sua vida. Tem o nome de Jesus para usar. E você pode sim, se Deus mandar, orar por um morto para ele ressuscitar. Pode orar por um enfermo, para ele ser curado. Basta você aceitar a missão de pregar Jesus para todas as pessoas que conhecer. Basta você abrir o seu coração para Jesus te usar como usou Paulo. 

Encerramento: Ore com as crianças, pedindo que o poder de Deus encha a vida delas assim como encheu a vida do Ap. Paulo. E que nossas crianças sejam tremendamente usadas por Deus para fazerem coisas incríveis e fantásticas, em nome de Jesus.

Figuras:










Versículo/Tarefa:




Atividades 6 e 7:


Atividades 8 a 10



sexta-feira, 23 de julho de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Idolatria - uma confusão total!

Quebra Gelo (Bruno e Jéssica Bosso): 

ME DIGA O QUE EU NÃO CONSIGO VER 

Materiais necessários:

- Tiras de papel com as palavras FAMÍLIA e IGREJA.  
OBS: Essas tiras serão coladas na testa das crianças, uma em cada, sendo assim, providencie a quantidade de tiras necessárias para seu período de maneira a mesclar as palavras entre as crianças.
- Fita adesiva para colar as tiras na testa delas. 
- Dois brindes ou mais.

Preparação:

1 – Organize as crianças em uma única fila ombro a ombro, contudo intercale uma criança virada para frente, e a do lado olhando para trás, sucessivamente. Isso dificultará que elas tentem ler o que está escrito na testa do colega.
2 – Agora cole as tiras em cada uma delas de maneira aleatória.

IMPORTANTE! Tome cuidado para que elas não vejam!

Execução:

1 – As crianças devem tentar acertar a palavra que está em sua testa.
2 – Explique que existe apenas duas palavras na brincadeira.
2 – Antes de iniciar, o executor oferecerá uma ou duas dicas para cada palavra, somente. A ideia é que seja difícil acertar e elas fiquem confusas e cause um certo tumulto.
3 – Elas tentarão descobrir a palavra todas ao mesmo tempo, de forma bagunçada. 
4 – O executor deve se envolver na brincadeira criando uma competição, de maneira que elas fiquem alvoroçadas. 
5 – A duas primeiras crianças que acertarem a palavra ganham o prêmio.

REGRA: O prêmio deve ser entregue a primeira criança que acertar a palavra IGREJA e para a primeira que acertar a palavra FAMÍLIA, ou vice-versa. Afinal, quando uma palavra for descoberta as demais tentarão dizer a mesma palavra como um chute.

Por isso, após uma das palavras ser descoberta, o executor deve lembrar a dica da outra palavra e dizer que resta apenas mais uma, não pode chutar a palavra que já foi desvendada. 

Conclusão: Na história de hoje, Paulo se encontra numa cidade idólatra e uma grande confusão se instala por conta disso. A idolatria cega as pessoas, elas se sentem perdidas e por isso seguem aquilo que acham mais seguro. Sem entender o motivo, suas vidas viram uma bagunça, pois não conhecem a Deus verdadeiramente. Mesmo que alguém as direcione, ou seja, pregue a palavra de Deus, se elas não ouvirem e não aceitarem o que está sendo revelado sobre a salvação, continuarão perdidas e desesperadas, afinal confiam em algo falso que não pode as ajudar de verdade. Que você seja aquele que dá a dica (prega a Palavra de Deus), a fim de que elas consigam enxergar o que a idolatria não permite, e se livrem de toda confusão desse mundo.


Ministração: Últimos dias em Éfeso - Idolatria - uma confusão total! (Atos 19.23-41)

Paulo ficou durante dois anos e três meses em Éfeso, preparando e ensinando os novos discípulos de Jesus a serem fortes, corajosos, mas também a conhecerem muito bem a Palavra de Deus, de forma que eles soubessem separar o certo do errado, o bom do mal. 

Éfeso era uma cidade de 300 mil habitantes. Mas era uma cidade idólatra ou seja,  os moradores dessa cidade adoravam um ídolo que não pode ver, ouvir, nem falar. Um ídolo no qual demônios se aproveitavam e ainda se aproveitam para prender a mente das pessoas. Mas lá estava, em Éfeso um grande templo feito para a deusa Diana. E as pessoas prestavam cultos e davam ofertas a esse falso deus. Até que Paulo chegar lá e começar a ganhar vidas para Jesus. 

Lembram-se do que aconteceu quando um homem endemoniado bateu em Ceva e os sete filhos, quando eles tentaram usar o nome de Jesus e de Paulo para expulsar demônios? E como aquilo foi importante para que muita gente aceitasse Jesus como Senhor e deixasse de adorar a Diana? E isso aconteceu porque, quando chega um discípulo de Jesus num lugar, Satanás fica muito incomodado, pois o poder de Jesus é muito grande. E quando um líder cheio do Espírito Santo está num lugar, as coisas tem que mudar!

Alguns dias depois disso, aconteceu uma outra grande confusão em Éfeso. Na cidade havia um homem chamado Demétrio, ele ganhava muito dinheiro fabricando miniaturas de prata e ouro do famoso Templo de Diana. Acontece que muita gente estava aceitando Jesus como Senhor e Salvador por causa da mensagem de Paulo! E muita gente estava deixando de adorar à deusa Diana. Com isso, Demétrio e todos os vendedores que ganhavam dinheiro com a idolatria estavam tendo prejuízo. Então Demétrio juntou todos os comerciantes e fez uma reunião dizendo que se, eles não tomassem uma atitude, logo ficariam pobres e logo a cidade nem teria mais templo a Diana e sim um grande altar para Jesus. Eles deveriam impedir que isso acontecesse! 

Naquele mesmo momento, uma grande confusão começou! Todos foram para fora e começaram a gritar "Grande é Diana dos Efésios"! Logo, toda a cidade estava envolvida nessa confusão e o povo correu todo para o teatro gritando que a cidade pertencia à deusa! Imaginem a bagunça! Porque o povo não estava calmo não! Eles estavam irados e queriam acabar com Paulo!

Paulo estava doidinho para ir até o lugar da bagunça! Ele queria aproveitar a oportunidade, mas os discípulos o seguraram porque a situação estava muito perigosa. Até mesmo alguns governantes da cidade, amigos de Paulo mandaram um recado muito claro para ele não ir até o tumulto! Paulo, com certeza queria aproveitar mais uma oportunidade para falar sobre o poder de Jesus Cristo e também para falar que os deuses não tinham poder nenhum! Que homem corajoso não é mesmo?

E a confusão continuava! E o povo gritou mais de duas horas sem parar, a adoração ao ídolo! Eles diziam: "Grande é Diana dos efésios!" Grande é Diana dos efésios!" Grande é Diana dos efésios!". Gritaram e gritaram até o secretário geral da cidade acalmar a população dizendo:

"Caros moradores de Éfeso: Gente do mundo inteiro sabe que essa cidade é a guardiã do templo de Diana e de sua imagem. Agora peço que vocês se acalmem. Pois esses homens que vocês querem matar, Paulo e seus companheiros de ministério, não são ladrões, nem mesmo atacaram o templo nem a deusa Diana. Então, se Demétrio e todos os comerciantes tem alguma reclamação contra alguém, que eles vão até os tribunais e façam suas denúncias ali! Porque aqui não é lugar para essa confusão! E se continuarmos com essa confusão, seremos acusados de perturbar a ordem e paz da cidade e seremos punidos por provocar uma confusão tão grande por um assunto tão pequeno. Agora vão todos para casa". 

E assim, do mesmo jeito que a confusão começou, ela acabou. Cada um foi para a sua casa e a confusão se encerrou.  Porque Diana não era grande coisa nenhuma. Mas sim o poder de Jesus, que estava ali em Éfeso fazendo grandes coisas. E ninguém podia impedir Jesus de continuar fazendo muitos discípulos ali, através de Paulo.

Encerramento:  Você sabia que a idolatria existe há muito tempo? E o que é idolatria? É o ato de prestar cultos e adorar a ídolos. De dar ofertas, acender velas, se curvar diante desses ídolos. Você já viu alguém fazendo isso? Isso acontece nas casas, mas também nos templos e em muitos outros lugares da cidade. Assim como em Éfeso, Campinas está cheia de pessoas que adoram ídolos em forma de pessoas, de animais, de demônios, do sol, da lua e das estrelas. Há muito tempo Satanás usa a idolatria para prender as pessoas num engano, mantendo-as assim, afastadas do verdadeiro Deus e seu filho Jesus Cristo. Por isso, aprenda duas lições:

1) A idolatria representa um problema muito sério numa cidade. Porque quando uma pessoa adora a ídolos, ela está completamente afastada de Deus, pois o próprio Deus disse que não há como uma pessoa ter aliança com ele e servir a outros deuses. Infelizmente as pessoas que adoram a ídolos estão cegas, ou seja, elas não conseguem ver o erro e a armadilha em que estão presas. São os demônios que usam a idolatria para prender as pessoas, assim como foi na cidade de Efésios. E o objetivo de satanás e seus demônios é manter as pessoas com o coração longe de Deus, fazendo com que elas se apeguem e adorem a ídolos de prata, ouro, barro, que não podem ver nem falar. Uma cidade que gira em torno da idolatria, de seus deuses falsos, abre a porta para que demônios entrem trazendo pobreza, vícios de drogas, de bebida e imoralidade sexual (quando pessoas fazem sexo fora da aliança do casamento). Temos que orar para que Campinas seja uma cidade ligada à Jesus e não à Padroeira, que se chama N. Sra da Conceição*. 

2) Eu e você, como Igreja Apostólica, que tem apóstolos e que é enviada para ganhar vidas para Jesus, precisamos entender que temos poder e autoridade para mudar essa situação. Como? Fazendo exatamente como Paulo:  Pregando o Evangelho a todas as pessoas, convidando mais e mais crianças para virem à Igreja, orando pela cidade e trabalhando para que as coisas mudem. Pois assim como Paulo entrou em Éfeso e as coisas mudaram, quando um cristão decide orar e trabalhar, as  cidade deve melhorar cada vez mais.

** Estude sobre a sua cidade e a qual ídolo ela está ligada. Campinas está tão ligada a esse ídolo, que seu aniversário, 14 de Julho, é um dia normal. O feriado é comemorado no dia 8 de Dezembro, por ser o dia da padroeira, do ídolo da cidade, feriado que nós, cristãos, não devemos guardar.

Ministrador:  Ore com as crianças declarando que a cidade de Campinas não está ligada a nenhum ídolo, mas que Campinas é o lugar onde Jesus Cristo é o Senhor !Vamos levantar uma adoração a Jesus, fazendo o contrário que os cidadãos de Éfeso fizeram? Vamos declarar por um minuto inteiro: Grande é Jesus Cristo, Senhor de Campinas!

Figuras:











Versículo / Tarefa:



Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:


sexta-feira, 16 de julho de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Problema e Solução em Éfeso!

Quebra Gelo: Bruno e Jéssica Bosso

COM DEUS, OS PROBLEMAS SÃO SOLUCIONADOS! 

Material necessário:

- Placas com os números de 0 a 20 e os sinais matemáticos (-, +, ÷, ×) – de acordo com o número de crianças do seu período

- 01 Placa com o sinal de igual ( = )

- 01 Placa escrito DEUS

Execução: 

1 - Entregar um número ou sinal matemático para cada criança;

2 - Cada número representa um problema. Nosso objetivo é solucionar todos e fazer com que o resultado seja igual a ZERO;

3 - O desafio é que eles se organizem sozinhos utilizando todos os números e sinais matemáticos, criando um único cálculo matemático que resultará em ZERO.

REFORÇANDO! Eles irão se organizando em uma fila ombro a ombro, conforme o cálculo matemático vai se desenvolvendo até que resulte em ZERO. 

REGRA

Como cada criança tem uma placa, assim que ela for posicionada, não poderá mais sair do lugar. 

A GRANDE SACADA

- O executor deve se posicionar próximo as crianças com uma placa escrito DEUS.

- Conforme a equação vai sendo criada, provavelmente algum número ou sinal deverá ser reorganizado ou removido da fila para que cheguem ao objetivo final. 

- Por isso, deixe claro para elas que podem pedir até 04 ajudas para DEUS resolver aquele problema, seja movendo a criança escolhida, ou a removendo da equação.

IMPORTANTE! O executor pode palpitar no pedido das crianças, porém sem debater caso elas insistam. Como também pode executar o que elas pedirem sem questionar. 

Conclusão: Na vida teremos problemas para resolver, e precisamos entender que quando temos dúvidas ou nos sentimos incapazes de solucionar, podemos contar com Deus que nos oferece a sabedoria necessária e nos capacita para que esses problemas sejam resolvidos, e ainda cuida para que tudo nos vá bem.

Porém, precisamos depositar TODA a nossa confiança Nele para que isso aconteça!

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/07/com-deus-os-problemas-sao-solucionados.html


Ministração: Atos 19.11-20

O que significa a palavra Problema? Pense comigo. Quando alguém chega para você e diz: "Ih, aconteceu um problema"...Isso é uma coisa boa ou ruim? Claro que é ruim! 

Ninguém de nós gosta de enfrentar problemas, não é mesmo? Porque o problema é uma barreira que aparece diante da gente, que demanda esforço para que a gente consiga resolver. Igual aos problemas que o professor de matemática dá para você resolver. Você poderia bem estar assistindo um filme ou brincando lá fora com seus amigos, mas tem que resolver o problema.

Bem, e quando aparece um problema? Fica nervosinho? Ou se joga no chão e grita? Ou você é daqueles que largam o problema para lá sem resolver? Daqueles que desistem?

Ah, saiba que quando você decidir ser como o Apóstolo Paulo, servir a Deus com todo o seu coração, pregando o Evangelho, você enfrentará problemas. E Deus não gosta nenhum pouquinho de quem foge dos problemas. Deus gosta de quem resolve os problemas com coragem. E quando não há como resolver o problema, Deus mesmo resolve para nós! Aleluia!

Paulo ficou em Éfeso durante 2 anos e três meses. Ali ele trabalhou muito, fazendo surgir uma igreja forte, de discípulos que não podiam ser enganados. O trabalho de Paulo resultou na linda igreja de Éfeso! Mas, vocês pensam que tudo era só milagres, alegrias e crescimento? Não. Havia problemas também e muitos.

O que vocês acham que Paulo fazia? Ele fugia? Ele desistia? Não mesmoPaulo estava cheio do Espírito Santo de Deus, o Espírito que dava a ele coragem e força para continuar em sua missão, que era pregar o Evangelho aos Gentios. Paulo mesmo escreveu em várias de suas cartas que Jesus havia chamado ele para ser um Apóstolo (mensageiro) da Palavra de Deus para os gentios (para quem não fazia parte da religião dos judeus). É por isso que Paulo fez três viagens missionárias - para pregar sobre Jesus Cristo a quem morava fora de Israel. E ele tinha uma missão. Nada poderia fazer Paulo parar, nem mesmo os problemas.

E que tipo de problemas havia em Éfeso? Bem, Éfeso era uma grande cidade. Ela tinha 300 mil habitantes. E a maioria dos habitantes adorava a uma deusa chamada Diana. E havia um grande templo nessa cidade, onde os moradores faziam seus cultos a essa deusa falsa. Tudo na cidade era para essa deusa: cultos, as festas, as ofertas... Além disso, em Éfeso havia muitas bruxas e bruxos. Eles faziam seus magias para agradar a deusa Diana. Isso era um problema para Paulo? Sim, era sim! Um grande desafio que Paulo tinha todos os dias, porque esse povo não gostava de jeito nenhum que Paulo pregasse alguém mais poderoso e mais importante do que a deusa Diana!

Paulo também tinha problema com os judeus que não acreditavam em Jesus Cristo e procuravam atrapalhar sua missão. Aliás, os judeus é que tinham um problema sério com Paulo. Eles queriam ter o mesmo poder que ele tinha, ou sejam, ficavam cheios de inveja quando viam os milagres e também as libertações de demônios que Paulo fazia, em nome de Jesus. Lembram-se que vocês aprenderam na semana passada, que até os lenços de Paulo curavam e libertavam as pessoas?

Pois havia em Éfeso um líder judeu que queria ter o mesmo poder que Paulo. Ele queria expulsar as pessoas em nome de Jesus, sem mesmo crer que Jesus era o filho de Deus. Então ele, Ceva, e seus sete filhos, quando encontravam uma pessoa cheia de demônios, eles iam até lá e tentavam expulsar os demônios dizendo assim: "eu expulso vocês, demônios, por Jesus, a quem Paulo está pregando!"

Vocês acham que os demônios obedeciam esses homens falsos? É claro que não! Então, um certo dia, aconteceu uma coisa muito interessante, para não dizer engraçada. Ceva e seus sete filhos foram até uma casa onde havia uma dessas pessoas endemoniadas. Eles chegaram cheio de orgulho, e prometeram que iam expulsar o demônio do homem. E fizeram de novo a mesma tentativa: expulsar o demônio do homem em nome de Jesus, a quem Paulo pregava.

Sabem o que aconteceu? O demônio disse assim para eles: "Eu conheço Jesus. E também conheço Paulo. Mas quem são vocês?" Ah, aquele homem avançou sobre eles e deu uma surra neles, de forma que eles passaram vergonha! Fugiram daquela casa todos machucados e com as roupas rasgadas, tamanha foi a surra que eles tomaram. Com certeza aqueles judeus aprenderam uma lição. Eles não tinham autoridade para usar o nome de Jesus! Porque só tem autoridade para usar o nome de Jesus quem crê Nele.

Todos os moradores de Éfeso ficaram sabendo do que aconteceu com Ceva e seus sete filhos. E todos os moradores viram que Jesus era poderoso, mais poderoso que Diana. Muitos passaram a respeitar Paulo como um Apóstolo de Jesus.  Naquele mesmo dia, várias pessoas aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas. E aconteceu um grande milagre em Éfeso. Esses adoradores de Diana e também muitos bruxos foram até a praça e começaram a confessar para os líderes da Igreja os seus pecados. Eles queriam se tornar cristãos! E muitos que mexiam com feitiçaria naquela cidade pegaram todos os seus  livros que valiam muito dinheiro e fizeram uma grande fogueira na praça. E queimaram todos os seus livros de bruxaria! Uau, com certeza nunca aconteceu algo tão maravilhoso assim nas cidades em que Paulo passou, em sua viagem missionária.

O que era para ser um problemão para Paulo, se tornou numa grande solução! Paulo nem precisou fazer muita coisa. O que aconteceu com Ceva e seus filhos foi o suficiente para que muita gente decidisse seguir a Jesus.  Isso porque Deus age com poder e com grandes milagres na vida de quem aceita a missão de pregar o Evangelho, de espalhar a mensagem de que Jesus Cristo, o Filho de Deus é Senhor e Salvador.

Aleluia porque o Senhor faz grandes coisas por todos aqueles que o servem!

Encerramento:

Quando  decidimos aceitar o chamado que Jesus fez para nós, de pregarmos o Evangelho, sempre enfrentaremos problemas. Porque o diabo nunca está feliz com quem prega o Evangelho. E como fez com Paulo, vai fazer de tudo para impedir você de cumprir a sua missão. Por isso, hoje você aprenderá duas lições para levar para toda a vida:

1) Deus sempre vai defender e proteger aqueles que fazem a Sua Obra. Isso mesmo! Você sempre contará com os milagres poderosos de Deus enquanto cumpre o seu chamado. E também você também sempre experimentará a proteção de Deus quando fizer a Sua Obra. Muitos missionários de hoje são milagrosamente protegidos da morte e de ataques, porque Deus envia anjos especiais para os proteger e assim também será com você sempre. Amém? Por isso, não tenha medo. Continue falando de Jesus para todas as pessoas que você puder.

2) Os problemas que o diabo tentar causar a você, enquanto você cumpre a sua Missão, sempre se tornarão em grandes bênçãos. Preste bem atenção: os problemas que o diabo tentar te causar...esses Deus transformará em grandes bênçãos e muita gente vai entregar a vida para Jesus no meio desses problemas. Agora, Deus não tem obrigação nenhuma de transformar em bênçãos os problemas que você mesmo está causando. Então, abra o olho e não se meta em problemas amém?

Ministrador:  

Ofereça ajuda (depois da Rede) para orar com alguma criança que está passando por problemas. Às vezes, elas não tem com quem nem para quem contar, problemas graves dentro do lar. Mostre-se confiável e ofereça ajuda. Por fim, ore pedindo ao Senhor que proteja e defenda as crianças de todo o mal, de agora, até o fim das suas vidas. Profetize que qualquer problema que o inimigo tentar causar a essas crianças será tornado pelo Senhor em bênçãos, em nome de Jesus!

Figuras:









  

Versículo/Tarefa:



Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:



quinta-feira, 8 de julho de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Uma Escola muito Especial

Quebra Gelo: (Bruno e Jéssica Bosso)

Materiais necessários:

1 – Tiras de papel escrito produtos, alimentos ou atividades para que as crianças tentem descrever como são feitas. Ex.: Bolo de chocolate; Nave espacial; Violão; Um livro; Dar aula de matemática; Uma casa etc. 
OBS: produzir a quantidade de tiras de papel de acordo com o número de crianças do seu período. 
2 – Balas ou bombons onde serão grampeadas as tiras de papel. 
OBS: as balas e bombons são um mimo, porém, a atividade pode ser executada somente com as tiras de papel. 

Execução:

1 – Entregar um bombom para cada criança;
2 – Pedir para que abram o papel que está grampeado;
3 – Perguntar se alguma delas sabe dizer como é feito o que está escrito em seu papel. 
Ex.: Caso alguma delas aceite o desafio, ela irá à frente da turma e descreverá como é fabricada uma nave espacial, ou um bolo de chocolate, por exemplo. 
4 – Oriente que os colegas não interfiram corrigindo a criança que está falando, nem mesmo zombem dela caso esteja errado o que ela descreveu. 
5 – Incentive as crianças a explicarem como se dá a produção do que está no papel, ainda que não tenham certeza de como é feito. Que elas apenas tentem, imaginem como é!
6 – Caso muitas crianças queiram falar e o tempo não permita, selecione ou sorteie algumas para executar a atividade.

OBJETIVO: Refletir com as crianças que não sabemos tudo, que para adquirirmos conhecimento sobre algo precisamos estudar sobre aquilo e praticar para fixar ainda mais o conhecimento. 

Conclusão: Você sabe por que vai à escola? Para aprender o quê? E por que você vem as aulas do Start Kids? Como na história que vamos aprender hoje, para nos tornarmos servos, líderes, pastores, apóstolos de Jesus também precisamos ser ensinados. Por isso temos tantas escolas nessa igreja. As pessoas precisam ser ensinadas sobre o Evangelho, em como ser um cristão que abençoa uma geração, como pregar a Palavra de Deus de maneira correta, dentre outras coisas. Da mesma forma que existem as universidades para ensinar a construir um carro, um prédio ou aquele vídeo game que você tanto gosta, no Reino de Deus existem mestres que ensinam sobre Jesus, regras e atividades desse Reino.


Ministração: Uma Escola muito especial (Atos 19.8-13)

Comece a ministração conversando com as crianças sobre a importância de uma Escola. O que as crianças fazem na Escola, quanto tempo elas ficam, qual matéria elas gostam mais e para quê as crianças precisam estudar.

Quando Paulo viajou para Éfeso, ele encontrou com doze homens, discípulos de Apolo, que entregaram suas vidas para Jesus, mas não sabiam muito mais do que isso. Paulo batizou esses doze homens em nome de Jesus e orou para que eles fossem cheios do Espírito Santo. E então, como já havia feito nas cidades que visitou na primeira e na segunda viagem missionária, decidiu ficar em Éfeso para ensinar a Palavra de Deus e também como cada um dos novos discípulos de Jesus deveriam se comportar. 

Paulo tinha uma coisa diferente dentro dele. Ele andava não sozinho, nem seguindo a sua cabeça. Ele seguia e obedecia ao Espírito Santo de Deus. Ele é quem ensinava todas as coisas a Paulo. E Paulo entendeu pelo Espírito Santo que deveria ficar bastante tempo em Éfeso. Mais do que qualquer tempo que passou em qualquer outra cidade das suas viagens missionárias.

Paulo ficou em Éfeso dois anos e três meses. Bastante tempo, não é mesmo? Sim! Porque ali Paulo entendeu que Deus queria que começasse uma igreja com discípulos bem fortes. E esses novos discípulos precisavam ser ensinados e ensinados, como acontece com as Escolas que funcionam aqui na Igreja. Por isso, Paulo começou a ensinar esses discípulos numa Sinagoga. Mas a Sinagoga, vocês já aprenderam, é o lugar de reunião dos judeus. E muitos judeus criam em Jesus, mas a maioria delas tinha o coração duro, e não criam de jeito nenhum em Jesus como filho de Deus. 

Foi por isso que Paulo escolheu um outro lugar para se reunir com os novos discípulos: a Escola de Tirano. Sim, uma escola bem parecida com a escola que você estuda! Foi nessa Escola de Tirano, numa das salas de aula, que começou a linda igreja de Éfeso! Porque eles ainda não tinham um templo, nem um lugar próprio. Então precisaram se reunir durante um ano inteirinho nessa escola. Existem muitas igrejas no mundo inteiro que ainda não tem o lugar próprio para se reunirem. Por isso os cristãos se reúnem em escolas, hotéis e até mesmo em campos de futebol (como fazemos no Fruto Fiel) ou no quintal das casas. Ou até mesmo nas casas. E isso não é errado, pois a Igreja não é um prédio, mas sim a reunião de todos os discípulos de Jesus.

Sabem que, Deus gosta tanto quando seu povo se reúne para adorá-lo e estudar a Sua Palavra, que nas reuniões dessa Escola aconteciam tantas coisas especiais! Através de Paulo, muitos milagres e maravilhas aconteciam. Coisas espetaculares e fantásticas! Por exemplo: Paulo estava tão cheio do poder de Deus, que até os lenços e roupas que ele usava eram colocados sobre os doentes e estes eram curados. E quando uma roupa tocava em alguém cheio de demônios, os demônios saíam na hora! Paulo estava tão cheio de poder, que o poder passava para a suas roupas. Isso não é admirável? Coisas que eu e você também podemos fazer, se dermos espaço para o Espírito Santo controlar a nossa vida.

Na Escola de Tirano Paulo preparou discipuladores, pastores, evangelistas, líderes fortes para a Igreja. Eles estudavam todos os dias, das onze da manhã até quatro horas da tarde. E eram alunos muito bom. Estudavam e tiravam boas notas. E se tornaram a primeira equipe de Doze da Igreja de Éfeso. Uma equipe de líderes inteligentes e conhecedores de Deus e da sua Palavra. Isso não é maravilhoso?

Encerramento: A Igreja de Éfeso foi uma Igreja muito especial. Quando Jesus precisou mandar um recado para sete grandes igrejas lá em Apocalipse, qual foi a primeira igreja que ele mandou um recado? A Igreja de Éfeso. E sabem o que Jesus disse para essa Igreja?

"Eu conheço o que você faz. Conheço o seu trabalho pesado e sei que você não desiste. Que vocês são tão fortes e especiais, que não podem ser enganados por falsos Apóstolos que vem trazer ensinos mentirosos. Sei que vocês também não toleram pessoas maldosas no meio de vocês. E que suportam sofrimentos muito grandes e não desistem nem desanimam". (Ap. 2.2,3).

Uau, que elogio especial! Realmente os discípulos da Igreja em Éfeso eram muito especiais. E porque eles eram tão especiais? Porque estudaram com muita vontade e dedicação a Palavra de Deus. E também por causa do trabalho do Apóstolo Paulo, de ensinar a Palavra de Deus todos os dias. Isso nos ensina que:

1) O Ensino da Igreja é o ensino mais importante que você pode ter. Isso mesmo! Você precisa sim frequentar a Escola e aprender diversas matérias**. Mas precisa se dedicar muito mais a aprender as coisas que ensinamos aqui na Igreja. Esse será o ensino  mais importante que você poderá ter na vida. Assim com aconteceu com os discípulos de Éfeso, se você se dedicar a aprender a Palavra de Deus,você não poderá ser enganado por nenhum falso professor. E também saberá escolher o certo e o errado, segundo a Palavra de Deus, que é a verdade. Por exemplo, quando o professor for ensinar na sua escola que você pode escolher ter o sexo que quiser, você saberá que Deus criou o macho e a fêmea. E te fez menino e menina, segundo vontade dele. E É assim que Ele quer que você seja até o final. Outro exemplo: quando forem ensinar na sua Escola que duas mulheres ou dois homens podem namorar e se casar, você saberá que esse ensino é mentiroso, porque a palavra de Deus diz que Deus juntou homem e mulher para se tornarem uma família. E quando forem ensinar que o mundo surgiu de uma explosão, você saberá que foi Deus o criador de tudo. É para isso que o ensino na Igreja serve. Para que você acredite na Palavra de Deus. E tudo o que for contrário dela, você não acredite!

2) Deus escolheu você para ser um líder na Igreja! Hoje você é apenas uma criança. Mas desde já está sendo formado, através do ensino, para ser um líder na Igreja. Porque nós, líderes que ministramos hoje, um dia ficaremos bem velhinhos e vamos morrer. Mas enquanto isso não acontece, fazemos como o Ap. Paulo: ensinamos vocês para que se tornem líderes fortes na Igreja, muito em breve. Enquanto você não é um Apóstolo, ou Profeta, ou Mestre, ou até mesmo Evangelista ou Pastor, você pode SIM ser um líder de célula. Você pode sim cuidar de outras crianças e ensinar, na célula, a Palavra de Deus a elas. Amém?

** Em setembro começaremos a Escola de Discípulos para as Crianças, para todas as crianças que já passaram pelo Encontro com Deus.

Ministrador: Unja as crianças, pedindo ao Espírito Santo que faça delas, líderes como os da Igreja em Éfeso. Que Deus levante no meio das nossas crianças Apóstolos, Profetas, Pastores, Mestres e Evangelistas, que cheios do Espírito Santo, cumpram a maravilhosa missão de pregar o Evangelho e também ensinar aos discípulos de Jesus a Palavra de Deus.


Figuras:







Versículo/Tarefa: 



Atividades 6 e 7:


Atividades 8 a 10:




quinta-feira, 1 de julho de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Discipulado em Éfeso!

Quebra Gelo: (Bruno e Jéssica Bosso)

IDENTIFICANDO AS FUNÇÕES DE UM SERVO DE DEUS

Materiais necessários:

1 – Painel de velcro;
2 – Tiras de papel com algumas funções da igreja e do dia a dia;
OBS: Todo material será disponibilizado para as equipes somente aplicar a atividade.

Execução:
1 – Entregar uma ou duas tiras de papel para cada criança (dependendo do número de crianças do seu período).
2 – O painel terá dois lados: REINO DE DEUS e ATIVIDADES DIA A DIA. Num deles serão listadas as funções dos servos de Deus em Seu Reino, do outro lado as atividades cotidianas deverão ser fixadas. 
Exemplo de atividades: REINO DE DEUS – evangelizar, ganhar vidas, orar, dizimar, discipular, etc; DIA A DIA – trabalhar numa empresa, pagar contas, comprar carro, andar de bicicleta, ir à escola, tomar banho, etc.
3 – Cada criança deve fixar a atividade que está em sua mão na coluna que ela acha mais adequada, uma a uma. Não corrija ainda caso esteja incoerente.
4 - Ao final, junto com todas as crianças, o executor irá ler cada atividade fixada de um lado, e juntos identificar se há alguma função que não corresponde àquela coluna, e então a trocar de lugar. Da mesma forma será feito com o outro lado da coluna, até que ambas as listas estejam com as atividades corretas. 
IMPORTANTE! Procure explicar às crianças o motivo que levou aquela atividade ser corrigida, para que fique claro para elas o que Deus espera de nós em Seu Reino. E o que nós fazemos no cotidiano, tem a ver com a nossa vida aqui na Terra. 
SUGESTÃO: ao final da ministração utilize o painel para ensinar as crianças quais as funções de um discipulador e tudo o que precisa ser ensinado aos discípulos quando se tornam filhos e servos do Senhor. Visualmente fica mais fácil para elas absorverem o conteúdo.

Conclusão:
Quando nos tornamos filhos de Deus começamos uma caminhada de aprendizado sobre um Reino diferente do que estamos acostumados a viver. Por isso a importância de uma pessoa que nos ensine e nos oriente para que possamos agir de maneira que agrade a Deus e nos tornemos instrumentos para ganhar mais vidas para Jesus.
Paulo e seus parceiros de viagem passavam de cidade em cidade implantando o Reino de Deus, ensinando tudo o que era necessário para que as pessoas se tornassem filhos de Deus, obedientes ao Seus mandamentos e princípios, e de que forma deveriam agir e ensinar para ganhar outras vidas para Jesus. 
Assim como na nossa vida cotidiana, onde temos regras e rotina de atividades e obrigações, no Reino de Deus não é diferente. Seus pais, avós, professores são seus orientadores para essas atividades do dia a dia. Na igreja, temos os líderes/ discipuladores, pastores e apóstolos para nos ensinar sobre as atividades rotineiras e compromissos de um servo do Senhor.


Ministração: (Atos 18.24-28 e 19.1-7)

Alguém aqui sabe o que significa a palavra Apóstolo? A palavra Apóstolo vem do grego Apostello que significa: Mensageiro e Enviado. Paulo foi reconhecido lá em Jerusalém como Apóstolo. Ele sabia que era mensageiro do Evangelho de Jesus Cristo. E que o próprio Jesus tinha enviado ele para uma Missão especial. Falar para todos os gentios (ou seja, pessoas que não eram da religião judaica), que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

E alguém sabe aqui o que significa a palavra Discipulador? Discipulador é a pessoa que transfere os conhecimentos que tem para o discípulo. E o discípulo é aquele que recebe os ensinamentos do seu discipulador.  Antes de Jesus chegar, um profeta muito especial preparou o caminho para Ele. Seu nome era João. Na verdade, ele era mesmo conhecido como João Batista. Isso porque ele pregava que as pessoas tinham que se arrepender dos seus pecados e voltar para Deus. Porque Deus estava muito bravo e ia trazer um tamanho castigo para as pessoas! João Batista fez muitos discípulos naquela época. E sabe o que ele fazia com esses discípulos? Ele os batizava em água, como um sinal de que eram limpos da sujeira do pecado. Um dia, quem apareceu para ser batizado por João? Jesus. Isso mesmo! No começo, João não queria batizá-lo, mas Jesus insistiu para que isso acontecesse pois no futuro, todas as pessoas que cressem Nele deveriam ser batizadas em água, como um sinal de arrependimento, mas também como um sinal da fé que as pessoas tinham em Jesus. O batismo de uma pessoa é um sinal de que ela tem fé em Jesus e o tem como Senhor e Salvador da sua vida.

Quando o Ap. Paulo começava uma Igreja, logo, todos os que eram discípulos de Jesus, deveriam também se batizar, como um sinal de que agora pertenciam a Jesus e sua Igreja.  Paulo também, em suas viagens, não deixava a igreja que ele começava sem cuidados. Ele sempre procurava viajar várias vezes para as mesmas cidades, para fortalecer, encorajar, ajudar e também ensinar os discípulos de Jesus.

Depois de viajar para Corinto onde conheceu Priscila e Áquila (aula passada), Paulo deixou Áquila e Priscila numa cidade chamada Éfeso e então foi para Jerusalém e depois para a Igreja da qual ele fazia parte, Antioquia, encerrando assim a sua segunda viagem missionária. Mas Paulo não sossegava, ele tinha uma missão muito importante e não podia ficar parado. Então fez planos para a sua terceira viagem missionária. E ela começaria em Éfeso, onde ele se encontraria com Áquila e Priscila para começarem lá uma linda igreja.

Mas Éfeso era uma cidade diferente das outras. Enquanto nas outras cidades não havia cristãos, quando Áquila e Priscila chegaram em Éfeso, encontraram um pequeno grupo de discípulos de Jesus! Ué... quem havia passado por lá e feito discípulos de Jesus? 

Foi Silas? Não! Timóteo? Não! Barnabé? Também não! Foi um moço que ninguém conhecia! O seu nome era Apolo! Apolo era um judeu igual Saulo era. E muito inteligente também. E também pregava muito bem! Ele havia entendido que Jesus Cristo era o filho de Deus estudando a Palavra de Deus.  E Apolo também havia entendido que precisava pregar para o maior número de pessoas que Jesus Cristo era o filho de Deus. É por isso que lá em Éfeso havia um pequeno grupo de cristãos, porque Apolo havia pregado para essas pessoas.

Só que Apolo tinha um pequeno problema. Ele não sabia muito sobre Jesus Cristo. Porque não tinha um discipulador para ensinar a ele as coisas muito importantes sobre a Igreja e sobre o que fazer com os discípulos depois que eles criam em Jesus. Por exemplo, Apolo não sabia que as pessoas que aceitavam Jesus com Senhor e Salvador deveriam ser batizadas em nome de Jesus. Apolo também não sabia nada sobre o Espírito Santo. Por isso, Áquila e Priscila convidaram Apolo para visitar a casa deles. E Áquila e Priscila se tornaram discipuladores de Apolo, ensinando a ele sobre Jesus e sobre o batismo das pessoas, que deveria ser feito pela fé em Jesus Cristo. Ah, como foi importante para Apolo ser discipulado por Áquila e Priscila. Ele aprendeu coisas importantes sobre Jesus e logo viajou para outros lugares para ajudar o maravilhoso serviço que Paulo estava fazendo.

Depois de um tempo, Paulo chegou em Éfeso para começar a Igreja. E assim que chegou, se encontrou com os discípulos de Apolo. Apolo tinha deixado Doze discípulos na cidade. Que legal, não é mesmo? Mas Paulo viu que os discípulos de Apolo somente tinham aprendido o que Apolo sabia. Não sabiam nada do batismo pela fé em Jesus, nem mesmo do Espírito Santo e seu poder! Eles não sabiam dessas coisas! Então Paulo perguntou a eles em que tipo de batismo eles haviam sido batizados! Eles responderam que haviam sido batizados no batismo de João Batista! Paulo, como um discipulador muito especial, então ensinou aos doze homens que o batismo de João era um batismo que significava o arrependimento dos pecados, mas que, se eles criam em Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, deveriam ser batizados agora, como um sinal da fé que eles tinham em Jesus!

Na mesma hora que aprenderam isso, os discípulos de Apolo entenderam que precisavam se batizar em nome de Jesus. E assim aconteceu. E logo depois, Paulo orou por eles e o Espírito Santo desceu com poder sobre esses doze homens. E eles ficaram cheios do Espírito Santo! Cheios de poder de Deus e de coragem para também ajudar no trabalho na Igreja de Éfeso. E foi dessa maneira tão especial que começou a Igreja em Éfeso, que se tornou uma das maiores e mais importantes Igrejas daquela época.

Encerramento:  Crianças, que momento especial foi esse, quando a Igreja de Éfeso começou! Ela não começou com muita gente, mas começou do jeito certo! Com um ensino certo da Palavra de Deus feito pelos Discipuladores. Naquela época, havia muita gente ensinando coisas erradas para as pessoas. Como acontece hoje. Homens maus usam a televisão e a internet para tentar convencer as pessoas a fazerem o contrário do que está na Palavra de Deus. (por exemplo, a propaganda do Burger King, amplamente combatida por cristãos). Mas graças a Deus por Paulo, Áquila e Priscila, que ensinaram Apolo e seus discípulos a fazerem as coisas do jeito certo.

Assim também, você precisa aprender algumas coisas com essa lição de hoje!

1 - Todos nós precisamos de um Discipulador, de alguém que nos ensine coisas da Palavra de Deus que não sabemos. Hoje você talvez não tenha um discipulador, mas com certeza, logo terá. E essa pessoa te acompanhará durante toda a sua vida, ajudando você a agir da maneira como a Palavra de Deus ensina. Imaginem se Apolo não fosse discipulado por Áquila e Priscila? Ele estaria batizando os discípulos no batismo de João até hoje! 

2 - Você, mesmo não sabendo muito, pode sim ganhar pessoas para Jesus. Às vezes você pensa que por ser criança e não ser pastor, nem discipulador, nem líder de Geração, você não tem capacidade para pregar o Evangelho para seus amigos. Você tem sim! Tem capacidade, tem o poder do Espírito Santo e pode ensinar seus amigos a praticarem o que você pratica, como Apolo ensinava. Assim, seus amigos começarão a vir para a Igreja e logo terão um discipulador, como Apolo teve.

3 - Por fim, você crê em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador? Então, o seu próximo passo é se batizar, para confirmar a sua fé em Jesus. Amém?

Encerramento: Faça o apelo para as crianças sobre entregar a vida para Jesus. E também aproveite e pergunte para as crianças quem deseja se batizar. Peça para que as crianças conversem com seus pais sobre isso. Ore com as crianças pedindo para Deus usá-las nessa missão de pregar o Evangelho, mesmo que elas não saibam muito, mas que Deus as use como fez com Apolo. E ore com as crianças agradecendo a Deus pelos Discipuladores que a Igreja tem, pedindo ao Senhor que prepare um discipulador muito especial para cada criança do Start Kids.


Figuras:














Versículo/Tarefa:




Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:


20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...