quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Duas cartas e o destino final!

Quebra gelo:

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/12/o-perdao-me-permite-seguir-em-frente.html

Ministração: Duas cartas e o destino final. (Baseado nas cartas de Tito e Filemon)

Toda viagem tem um começo, meio e fim. E a fantástica aventura de Paulo com Jesus começou na estrada de Damasco! Depois desse começo tão esquisito, muitas coisas bem legais e bem difíceis aconteceram na vida de Paulo. Mas Paulo não parava. Fez três viagens missionárias, pregou o Evangelho em muitas cidades, fez milhares de discípulos para Jesus. E foi preso por pregar que Jesus Cristo era o filho de Deus. Ainda assim, não parou. Mesmo cansado, com 60 anos, continuou ganhando vidas e cuidando das Igrejas, através de suas 13 cartas. Isso mesmo! Paulo escreveu 13 cartas que estão na sua Bíblia!

Ainda preso em Roma, Paulo ganhou para Jesus um moço chamado Onésimo, que se tornou um bom discípulo! Só que o passado de Onésimo era muito feio. Antes de ser cristão ele fez bastante coisa errada. Ele chegou até Roma fugindo de Colossos porque roubou o seu patrão Filemon, de quem era escravo. E agora, como discípulo de Jesus, o que Onésimo tinha que fazer? Voltar e pedir perdão. Filemon devia consertar o seu erro! 

Acontece que Filemon, seu patrão, também havia se convertido! Agora ele era discípulo de Jesus e fazia parte da Igreja em Colossos! Então, Filemon deveria, como cristão perdoar e até libertar o seu ex escravo! Então Paulo, mais do que depressa, escreveu uma carta para Filemom, carta que está em sua Bíblia! 

 Então ele escreveu assim:

"Eu Paulo, já velho, e ainda prisioneiro, venho interceder por Onésimo, que eu gerei enquanto estava na prisão. Ele, no passado, foi um inútil. Mas agora, em Jesus, ele se tornou muito útil. Então, estou enviando ele de volta para você e gostaria que você o recebesse de volta. O seu nome significa útil e agora, ele será muito útil para você. Porque Jesus o transformou".  (Filemon 1.8-16)

Ah, que carta especial foi essa!  E porque ela está em nossa Bíblia? Porque ela tem uma lição muito preciosa para nós.

O que Paulo fez diante de Filemon por Onésimo, foi a mesma coisa que Jesus fez por nós, diante de Deus.  Sim isso mesmo. Nós éramos escravos do pecado. E tínhamos uma dívida muito grande para com Deus, por causa da nossa desobediência. Não conseguiríamos pagar essa dívida nem que trabalhássemos a vida toda. Então, o Senhor Jesus entregou a sua própria vida, o seu próprio sangue, para nos livrar dos castigos horríveis que nossa desobediência traria para nós. O sangue de Jesus fez Deus nos perdoar de todo o pecado! 

Paulo ensinou isso para Filemon. Que do mesmo jeito que ele tinha sido perdoado por Deus, ele também devia perdoar Onésimo do seu erro.

Logo depois que escreveu a carta para Filemon, Paulo foi liberto da prisão de Roma, onde passou dois anos inteiros. Mais do que depressa, ele viajou para várias cidades, para saber como estavam as igrejas. E também viajou para muitos outros países, que nem sabemos, dizem que até foi para a Espanha. E também viajou para a a ilha de Creta, na Grécia, onde ganhou muitas vidas para Jesus e plantou uma linda Igreja. Lá, Paulo deixou Tito, um discípulo igualzinho Timóteo. E também escreveu uma linda carta para ele, com os mesmos conselhos que deu para Timóteo:

"Levante nessa cidade pastores para cuidar do rebanho. E ensine esses pastores a serem exemplares, amarem a Deus acima de tudo, cuidarem das suas famílias e dos discípulos de Jesus. E seja firme com os falsos líderes que estão espalhando mentiras sobre Jesus Cristo. Expulse-os daí! E você, ensine para os discípulos da Igreja a Palavra de Deus, com coragem e firmeza. E logo, vem depressa ao meu encontro, aqui na Grécia!" (Tito 1.5-16)

Depois que Paulo fez tantas coisas para o Senhor, então chegou a hora dele fazer a sua viagem final. Durante suas viagens, Deus nunca deixou de conversar com Paulo, de animá-lo e de dar coragem para ele. E o Senhor também foi fiel em dizer para ele que a hora dele fazer sua última viagem estava chegando: "Timóteo, o momento da minha partida se aproxima". (2 Tm 4.6)!

Em Trôade, Paulo foi preso novamente. E fez sua última viagem para Roma. Ali em Roma, ele não precisou ficar muito tempo preso. Porque havia chegado a hora dele partir para o seu destino final. Qual seria seu destino final? Éfeso? Corinto? Colossos? Tessalônica? Não, dessa vez o seu destino final era a Pátria Celestial, o lugar onde Jesus Cristo estava. O Céu. Em Roma, Paulo foi jogado numa isolada e fria cela, debaixo da terra. E não muito tempo depois, teve a sua cabeça cortada, aos 64 anos, por ordem do imperador Nero. 

Encerramento:

Esse foi o fim da fantástica aventura de Paulo. Que triste não é mesmo? Ver um grande homem de Deus morrendo assim, desse jeito? Mas com certeza ninguém estava triste nesse momento. Porque havia chegado a hora de Paulo estar com o Senhor Jesus. Descansando ao lado de Jesus, o Filho de Deus, que apareceu para ele aqui nessa terra. E lá no Céu, Jesus o recebeu com muita alegria, com uma bela coroa em Sua mão, recompensa carinhosa por tudo o que Paulo fez por Sua amada Igreja.

Triste também seria se Paulo tivesse passado por essa terra sem fazer nada para Deus. Sem fazer discípulos para Jesus. Aí sim, a sua partida seria triste.  Um pouco antes de morrer, Paulo escreveu para Timóteo dizendo: Combati o bom combate, terminei a corrida, fiquei firme na fé! (2 Tm 4.7). Uau! Isso sim podemos dizer que é Fantástico! Paulo não desperdiçou a sua vida em coisas sem valor. Ele gastou toda a sua vida fazendo discípulos para Jesus.

Crianças, talvez vocês não tenham que fazer uma, duas, três viagens missionárias como Paulo fez. Ou não passem por naufrágios, nem tenham que fugir num cesto, nem sejam apedrejados. Mas vocês precisam seguir o exemplo maravilhoso do Apóstolo Paulo, que aprenderam durante todo o ano. Vocês precisam, em todo o tempo, aproveitar todas as oportunidades para pregarem o Evangelho de Jesus. A boa notícia de  que Jesus é o Filho de Deus e entregou sua vida para o perdão dos nossos pecados. Que vocês vivam assim: fazendo discípulos para Jesus, trabalhando bastante para que a Igreja fique forte e saudável.  Nunca deixem ninguém enganar vocês com mentiras sobre Deus e Jesus. E que vocês, com coragem e firmeza, preguem a verdade, que é a Palavra de Deus!

Ministrador: Agradeçam ao Senhor Jesus por ter comprado vocês da escravidão com o seu precioso sangue. E façam uma declaração, um compromisso com Deus de que gastarão a vida de vocês, fazendo discípulos para Jesus, trabalhando para que a Igreja fique forte e saudável e pregando a Palavra de Deus com coragem e firmeza, amém?

Figuras:




















Versículo/Tarefa:


Atividades 6 e 7:





Atividades 8 a 10:




quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Para Timóteo, meu amado discípulo!

Quebra gelo:

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/12/lembre-de-seus-pastores-e-lideres.html

Ministração: Para Timóteo, meu amado discípulo!  (Baseado nas cartas de 1 e 2 Timóteo)

Quem aqui sabe o que comemoramos todo dia 12/12? O dia do discipulador! Qual é o trabalho de um discipulador? É pastorear a vida do discípulo, para que ele fique firme na Igreja e não desista. É ensinar o discípulo para que ele não acredite em mentiras, somente nas verdades da Palavra de Deus. Um discipulador anda com seu discípulo por muitos e muitos anos, até que ele seja parecido com Jesus. Que ministério lindo é esse! Que você também queira ter muitos discípulos e cuidar deles! Mas antes, você precisa aprender a ser um bom discípulo, como Timóteo foi.

Em sua primeira viagem missionária, Paulo passou por Listra (Atos 14.8-10). E ficou ali algum tempo pregando o Evangelho. Foi em Listra que um homem paralítico, que nasceu com os pés aleijados, foi curado na mesmo hora que Paulo o mandou levantar. E ali em Listra Paulo fez nascer uma linda Igreja. E a família de Timóteo se converteu a Jesus. Timóteo era apenas uma criança. Mas sua mãe, Eunice e sua avó Loide, ensinaram a ele tudo o que aprenderam sobre o Senhor Jesus. Timóteo cresceu e se tornou um jovem muito amado na Igreja. Todo mundo falava bem dele e das coisas que ele fazia para ajudar os irmãos. Ele se tornou um líder.

Paulo voltou para Listra, em sua segunda viagem missionária. E conheceu Timóteo. Ele ouviu falar tantas coisas boas desse jovem, resolveu levar Timóteo com ele. Paulo agora se tornou o discipulador de Timóteo. E Timóteo se tornou discípulo de Paulo.

Timóteo foi um discípulo tão especial! Ele foi uma bênção na vida de Paulo. Na maioria das muitas viagens missionárias que Paulo fez, quem estava com ele? Timóteo. E quando não estava viajando com Paulo, Timóteo estava em alguma missão especial. Ou ele estava levando pessoalmente cartas que Paulo escreveu para as igrejas, ou estava numa nova igreja ensinando a Palavra de Deus para os novos discípulos.  Timóteo era tão especial que estava ao lado de Paulo quando ele escreveu suas cartas. Em várias cartas Paulo escreve assim: 

"De Paulo, apóstolo de Jesus e o irmão Timóteo, para a Igreja em Corinto, graça e paz!" (2 Coríntios 1.1);

"Paulo e Timóteo, servos de Cristo, a todos os santos que estão em Filipos, graça e paz!" (Filipenses 1.1);

"Paulo, apóstolo de Jesus Cristo e o irmão Timóteo, aos santos e leais irmãos que estão em Colossos, graça e paz!" (Colossenses 1.1);

"Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos Tessalonicenses, graça e paz! ( I Tessalonicenses 1.1 e 2 Tessalonicenses 1.1);

Timóteo foi um discípulo muito amado por Paulo. Por isso, Paulo escreveu duas cartas muito especiais para ele. Nessas cartas, Paulo estava ensinando o seu discípulo a ficar firme no seu trabalho missionário. Ele queria que Timóteo tivesse duas qualidades:

1) CORAGEM (1 Timóteo)

Timóteo estava em Éfeso, cuidando dos discípulos, quando recebeu a carta de Paulo, que fazia sua terceira viagem missionária. Então ele escreveu assim:

"Timóteo, você é meu verdadeiro filho na fé. Por isso, como meu discípulo, quero que você seja como eu: radicalmente diferente. Aí em Éfeso, tem muita gente ensinando besteiras sobre Jesus: dizem que Jesus não é o filho de Deus. Dizem que Ele não morreu na cruz nem voltou a viver. Aí em Éfeso, tem gente que se diz líder, que ensina as pessoas que elas precisam guardar o sábado e até fazer cortes no corpo para serem aceitas por Deus. Não foi isso o que te ensinei. Coloque esses falsos líderes para correr! (I Timóteo 1.3,4). E ensine aos discípulos que você está cuidando, que o verdadeiro Evangelho, vem da fé. Simplesmente assim: quem crê que Jesus Cristo é o filho de Deus, é salvo e aceito por Deus. Então, querido discípulo, seja como um soldado corajoso, que não foge no meio da batalha. Fique firme, cuidado com as armadilhas que esses falsos líderes montam para derrubar você. Não seja tímido! Não se ache incapaz porque você é novinho. Tenha coragem (I Timóteo 1.18, 4.11 e 5)! E para que a sua coragem cresça a cada dia mais, ore e ore, Timóteo. Ore em todo o tempo e cuide bem de cada pessoa da Igreja de Jesus!"

Uau, que carta especial, não é mesmo? Paulo, como um discipulador, ajudou seu discípulo a ficar firme e ter coragem para pregar a verdade, mesmo que isso fosse perigoso. 

2) PERSEVERANÇA! (2 Timóteo)

Em sua segunda carta a Timóteo, as coisas já não estavam bem para Paulo. Agora ele não estava viajando mais. Ele estava preso numa casa, em Roma. Não podia sair e viajar como fazia antes. E como vocês acham que ele estava se sentindo? Muito, muito sozinho.Por isso Paulo não pensou duas vezes em escrever para seu discípulo Timóteo.

"Querido filho na fé. Que saudades de você! Eu sempre me lembro de você, quando te conheci. Desde que sua mãe Eunice e sua avó Loide te ensinaram sobre o Senhor, você nunca parou de amá-lo e servi-lo. Por isso quero escrever essa carta para você, para te dizer que você nunca deixe de crer no Senhor, nem de fazer discípulos para Jesus. Deus não nos deu um espírito de covardia. Então, nunca tenha vergonha de pregar o Evangelho, de falar para todas as pessoas que puder sobre o que Jesus fez por mim e por você.  E tudo o que você aprendeu de mim, seu discipulador, ensine para outros discípulos, para que , para que eles possam também fazer discípulos e cuidar eles. E saiba de uma coisa: qualquer pessoa que quiser ser cristão de verdade será perseguida. Então, não desanime caso alguém te perseguir ou tentar te fazer mal. Continue firme no ensino que você recebeu. E se lembre: você é um bom soldado de Jesus. Corajoso e não covarde. Fique firme nessa luta. Aguente as perseguições e as pessoas malvadas. Suporte os sofrimentos. E não pare de pregar o Evangelho, afinal você é um Evangelista. Ah, querido discípulo, preciso de você por aqui! Venha ao meu encontro o mais rápido que puder. Preciso da minha capa, porque o inverno está chegando e aqui faz um frio. Traga meus livros também, preciso deles para continuar estudando a Palavra. E não se esqueça de trazer meus pergaminhos para que eu continue escrevendo cartas para as Igrejas. Deus te abençoe  e renove as suas forças. Um beijo no seu coração"

Encerramento: Crianças, essas duas cartas de Paulo para Timóteo são diferentes de todas as cartas que ele escreveu. Porque não são cartas para as Igrejas, como as outras. São cartas especiais, de um pastor muito amado para um discípulo que era uma bênção. Cartas de um pastor para um amigo. Por isso, as cartas de Paulo a Timóteo são conhecidas como cartas pastorais. E o que elas podem ensinar para você?

Seja um discípulo abençoado! Timóteo era igual a vocês hoje. Ele entregou sua vida para Jesus muito pequenino. Ele cresceu aprendendo as verdades da Palavra de Deus ainda uma criança, como vocês. E ele se tornou um discípulo muito amado por Deus e pela Igreja. Sim, você precisa ser como Timóteo. Aprenda a Palavra de Deus, obedeça-o e ame-o de todo o seu coração, amém?

Seja corajoso e fique firme! Quando cresceu e foi viajar com o Apóstolo Paulo, Timóteo se tornou um discipulador. Ele ajudou Paulo a cuidar de novos discípulos de várias Igrejas. E ele trabalhou muito, ensinando esses discípulos a verdade sobre Jesus, numa época em que havia muito ensino mentiroso sendo pregado. Você precisa ser como Timóteo! Pregue o Evangelho com coragem para todos quantos você puder. Não deixe ninguém te enganar, ensinando coisas diferentes da Palavra de Deus que você aprende aqui todos os domingos. Que teu pai e tua mãe te ensinam. Pelo contrário, seja um bom soldado de Jesus, não tenha nenhuma vergonha de falar de Jesus para outras pessoas. E logo abra sua célula e faça muitos discípulos para Jesus. Ore muito, como Timóteo orava e seja RADICALMENTE DIFERENTE, no meio dos seus amigos, mesmo que eles te persigam e tratem mal por você ser cristão. Amém?

Por fim, cuide bem do seu discipulador, como Timóteo cuidou. Vocês viram que quando Paulo passou por dificuldades, ninguém fico do seu lado para o ajudar? Mas ele sabia que Timóteo cuidaria dele. E eu tenho certeza de que, o mais rápido possível, Timóteo deu um jeito de ir até Paulo levar tudo o que ele precisava.  Foi por ser tão especial, que Timóteo teve duas cartas escritas só para ele, que estão aí em sua Bíblia e nos ensinam muito hoje!

Quem aqui quer ser como Timóteo?

Encerramento: Ministrador, tire um tempo para agradecer ao Senhor pela Igreja Batista Vida Nova e por nossos discipuladores.  Deixe que as crianças digam quem são os discipuladores da Igreja e também da sua geração. Ore por eles, junto com as crianças. E peça ao Senhor que as crianças sejam corajosas, fiquem firmes e sejam radicalmente diferentes. Que nossos pequenos sejam discípulos e discipuladores muito abençoados na Igreja de Jesus!


Figuras:














Tarefas/ Versículo:


Atividades 6 e 7 :



Atividades 8 a 10 :





quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Colossenses, leiam e aprendam!

 Quebra gelo:

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/12/monte-frase.html

MinistraçãoColossenses, leiam e aprendam! Colossenses 1 a 4

Nossa Bíblia é formada de 2 partes: O Antigo Testamento, que conta toda a história dos judeus e o Novo Testamento, que conta sobre a vida de Jesus, seus discípulos e o crescimento da Igreja, principalmente através do Ap. Paulo. E fique esperto! Ano que vem você vai aprender muito mais coisas sobre esse livro tão precioso e importante para nós, cristãos, em nosso novo tema, QUANDO DEUS FALA...

Na época de Paulo já existia a Bíblia no formato que nós conhecemos? Não! Na verdade, a Bíblia era copiada à mão, em vários rolos, cada livro escrito num rolo.  Cada um dos 27 livros do Antigo Testamento foi escrito em rolos. Na época do Apóstolo Paulo, os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João já estavam circulando nas mãos dos discípulos de Jesus. E logo depois, as cartas de Paulo também começaram a circular nas Igrejas que ele fundou em suas viagens. Ele autorizou que elas fossem copiadas à mão e distribuídas no meio de várias Igrejas de Jesus. Então, é possível, que a Carta aos Filipenses também chegasse aos Gálatas, e que a Igreja de Romanos também tivesse cópias das cartas aos Coríntios, Efésios. Vejam que especial! Porque as Igrejas estavam aprendendo umas com as outras com as outras a serem discípulos do Senhor Jesus e obedecerem a Ele.

Então, lá no ano  100 d. C., todas as cartas foram reunidas numa só coleção. Nessa época, os livros já não eram enrolados, porque dava muito trabalho desenrolar um livro para encontrar, por exemplo, um versículo. Então, eles esticavam as peles numa tabuinha, como se fosse a moldura de um quadro. Então, elas ficavam esticadas como se fosse a folha de um...papel! Isso mesmo, do jeito que você conhece.  Então, eles juntavam folha por folha e costuravam à mão, formando algo parecido com o nosso livro, mas na época se chamava Códice. Assim ficava muito mais fácil de ler. E esse formato dura até hoje!  Nessa época, somente pessoas ricas tinham a coleção inteirinha dos Evangelhos e Cartas de Paulo.

As cartas de Paulo foram escritas na língua Grega. Depois, escritas no Latim, que era a língua do Império Romano. Em latim, a Coleção dos 27 livros do Novo Testamento era chamada de Ta Bibla, muito parecido com o nome que damos para esse precioso livro: A Bíblia.

Paulo ainda estava preso em Roma quando escreveu a carta aos Colossenses. Ele, na verdade nunca havia ido a Colossos, nem conhecia nenhum dos cristãos de lá. Quem pregou o Evangelho aos Colossenses foi Epafras, um querido líder da Igreja de Éfeso. Que lindo, não é mesmo, ver que Éfeso era uma igreja tão forte que já estava enviando líderes para começar Igrejas em outros lugares. Só que Paulo recebeu uma informação ruim sobre a Igreja em Colossos: de que os cristãos de lá estavam acreditando em algumas coisas esquisitas.

1 - Eles acreditavam que os anjos tinham o mesmo poder que Jesus. E que Jesus era um anjo do meio dos milhares de anjos do céu, que veio para a terra cumprir uma missão. Então para eles, Jesus nunca veio à terra como um homem, mas como um anjo! Por acreditarem nisso, em suas casas e nos cultos, adoravam a Jesus e também ao anjo Miguel, Gabriel e outros. Acendiam velas para eles...e acreditavam que a fé neles também os fazia serem aceitos por Deus. E não acreditavam que Jesus morreu e ressuscitou, porque anjos não morrem nem ressuscitam. Que coisa, não é mesmo?

2 - Eles também acreditavam que Deus amava o mundo e queria salvar o mundo. Mas que Jesus não foi o único salvador. Que Deus enviou muitos salvadores para salvar o mundo. Então, com certeza, Jesus Cristo não tinha todo o poder que sabemos que Ele tem. E ele não era o único Salvador do mundo. Jesus estava completamente diminuído nesse lugar.  E ele não era o único adorado nessa Igreja. Estava acontecendo uma mistura - os discípulos de Colossos estavam misturando o Cristianismo com uma outra religião que era muito forte nessa cidade chamada Gnosticismo. 

Paulo era um Apóstolo. E a responsabilidade principal dele era cuidar das várias Igrejas cristãs que estavam nascendo. Cuidar para que o que fosse ensinado nelas fosse a verdade sobre Jesus Cristo. Então, mais do que depressa, ele tratou de escrever para os Colossenses corrigindo esse erro.

O que Paulo escreveu aos Colossenses?

"Queridos Colossenses. Eu dou graças a Deus por saber que o Evangelho se espalhou e chegou até vocês. E Epafras me contou que vocês são muito amorosos e amam a Deus.Porém, eu gostaria que vocês entendessem um pouco mais sobre quem é Jesus".

Jesus nos comprou com o Seu Sangue. (Colossenses 1.13-14)

Deus, o nosso Pai e Pai de Jesus, nos resgatou do domínio de Satanás, do reino das trevas. Ele nos transportou para o Reino de Seu filho amado, Jesus. Vocês sabiam para que vocês fossem transportados para esse Reino teve um preço? Sim, houve um preço. E não foi nenhum anjo que pagou esse preço. Mas foi o filho de Deus, Jesus Cristo, quem quis pagar o preço. Não foi dinheiro que ele pagou. Mas ele deu como pagamento seu próprio sangue. Anjos não tem sangue nem viveram aqui na terra. Nem são filhos de Deus. 

Jesus está acima de tudo e de todos. (Colossenses 1.15-19)

Mas Jesus é o filho de Deus! Ele está desde sempre no céu com Deus. Ele ajudou Deus a criar o mundo. Vocês sabiam, Colossenses, que tudo foi criado por Jesus e por causa do preço que Ele pagou, tudo é Dele?  Jesus está acima de tudo. Do mesmo jeito que a cabeça está acima do Corpo, Jesus é o cabeça da Igreja. Ele está acima de tudo. E ele não precisa de nada nem ninguém para ajudá-lo a governar. Porque Deus deu para Ele todo o poder, todo o controle de tudo. É ele quem manda em tudo e em todos!

Fiquem Firmes em Jesus! (Colossenses 2. 6-10; 3.1-9)

Vocês precisam ficar firmes na fé em Jesus. Andando como Ele andou e obedecendo às suas ordens. Não deixem ninguém prender a mente e o coração de vocês com ensinos mentirosos, que prendam vocês a uma adoração que pertence somente a Jesus. Como Jesus está acima de tudo e de todos, vocês precisam buscar conhecimento que vem do alto, onde Cristo está, assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto e não nas coisas dessa terra. Porque a vida de vocês está escondida junto com Cristo, nas mãos de Deus! Parem de pecar como os homens dessa terra. Andem em santidade, como Jesus é Santo! 

No final de sua carta, Paulo escreveu uma coisa tão legal (Colossenses 4.18)! Ele escreveu assim: Eu, Paulo, faço questão de escrever essas últimas palavras com a minha própria mão, porque amo vocês e cuido com carinho para que vocês fiquem firmes e grudados em Jesus! E não se esqueçam de orar por mim, que estou preso por amor de Jesus.

Encerramento:  Colossenses foi a última Igreja para a qual Paulo escreveu uma carta. Depois disso ele escreveu mais três cartas para discípulos, que aprenderemos nos próximos domingos. Jesus usou Paulo de uma maneira tão maravilhosa, que eu penso que nem ele podia imaginar! Você sabia que são as cartas de Paulo que, até hoje, ensinam como a Igreja deve andar? Sim, e a Carta aos Colossenses, nos ensina muitas coisas, para nós, cristãos de hoje:

1 - Jesus é o Senhor e dono de tudo.  Só Ele pode nos dar tudo. Sim, você precisa aprender que Jesus é o Senhor e Salvador.  Ele é dono de tudo. E quer ser o seu dono também. Mas para isso, você precisa convidá-lo para morar em seu coração e cuidar de toda a sua vida, do seu futuro e da sua família. Jesus está acima de tudo e de todos. Ele é o dono da Igreja Batista Vida Nova e nós aqui, vivemos para agradar e Ele e fazer o que Ele deseja. Isso ensina a você que, quando você crescer e se tornar um líder aqui, deve depender de Jesus para tudo. Deve dar somente louvor a Ele. Você não deve fazer as coisas aqui na Igreja para agradar as pessoas. E se recusar a receber honra e glórias que são somente de Jesus. Afinal, quem pagou o preço de sangue para comprar a Igreja foi Ele. Não foi nenhum anjo e nenhuma pessoa. Que tudo o que você fizer, seja para agradar a Jesus, amém? Vamos dar um aplauso a Jesus Cristo e mandar um beijo para Ele?

2 -  Os discípulos de Jesus devem se preocupar com as coisas do Céu, onde Cristo está. Isso mesmo!  Aqui na terra, quem não é discípulo de Jesus vive e trabalha para ter um carro grande, uma casa legal, um celular top, para fazer viagens legais. Eles não se importam com Jesus Cristo nem com a Igreja de Jesus. Você não. Você é discípulo de Jesus. E deve se considerar como um morto para tudo o que é pecado. E muito bem vivo para pregar o Evangelho, para adorar a Jesus, para orar e ler a Bíblia. Para se encher do conhecimento que vem do Céu. Com você crescendo assim, a Igreja ficará forte e firme. E ninguém poderá enganar os seus discípulos, amém?

Ministrador: Se puder, unja nossos pequenos e quebre na mente deles todo conhecimento que possa ser misturado à revelação de que Jesus está acima de tudo e de todos. Quebre toda herança idólatra na mente dos pequenos. E peça ao Senhor Jesus que se revele a eles e os use para a Sua glória! Faça o Apelo: quem quer que Jesus, o dono de tudo, seja dono da sua vida?


Figuras: (ilustrações by Fano)










Tarefa/Versículo: 



Atividades 6 e 7:




Atividades 8 a 10:





quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Aos Filipenses, minha gratidão!

 Quebra gelo:

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/12/minha-alegria-vem-do-senhor.html

Ministração:  Aos Filipenses, minha gratidão! Baseada em Filipenses 1,4.
Você já ouviu falar nos Manuscritos do Mar Morto? Se não ouviu, vai aprender hoje! A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto foi uma das descobertas bíblicas mais importantes do mundo! Isso mesmo!

No ano de 1940, ano que provavelmente os avós de vocês nasceram, um grupo de pastores estava cuidando de suas cabras numa cidade chamada Qunran, lá na beira do Mar Morto. Essa é uma região de montanhas vermelhas, montanhas de pedras. Então, uma das suas cabras se perdeu. O pastor achou que ela tivesse entrado numa caverna lá no alto da montanha; por isso jogou uma pedra para que a cabra saísse. Quando ele jogou uma pedra, ele ouviu o barulho de vasos quebrando. Ele achou muito estranho e percebeu que havia encontrado algo antigo. Quando entrou na caverna, ele encontrou vários, vários vasos como esses que vocês estão vendo na figura.

O pastor não sabia, mas dentro dos vasos encontrou pedaços do Antigo Testamento e o livro inteiro de Isaías - o rolo tinha 7 metros! -  copiados à mão (por isso o nome "manuscrito") por um grupo de cristãos que morava lá na época de Jesus. Esses homens e mulheres copiaram trechos da Bíblia em pergaminhos. E como a Palavra de Deus era muito importante para eles,  eles guardaram esses escritos em vasos de cerâmica para que as cartas escritas não se estragassem ou apodrecessem, pois como vocês sabem, elas eram escritas em peles de cordeiro! Hoje os Manuscritos do Mar Morto estão em Jerusalém, dentro do Museu Nacional do Livro e pessoas do mundo inteiro o visitam para conhecer os pedaços mais antigos da Bíblia.

O método de guardar os pergaminhos em vasos de cerâmica deu muito certo! Porque os Manuscritos do Mar morto ficaram guardadinhos lá, por cerca de 2000 anos, até serem descobertos. Que maravilhoso isso, não é mesmo? Será que as Cartas de Paulo também eram guardadas assim? Provavelmente não. Pois Paulo morava em cidades e não no deserto, então esses rolos ficavam armazenados em prateleiras, da maneira como você conhece hoje! Mas com certeza, os cristãos que recebiam as cartas de Paulo, as guardavam com muito cuidado, pois sabiam que aqueles escritos eram preciosos para todas as Igrejas.

Paulo estava preso em Roma e recebeu um grande presente. A Igreja em Filipos sempre cuidou muito bem de Paulo. Ela costumava mandar ofertas especiais para ajudá-lo em suas necessidades, porque o Ap. Paulo não era rico. Muitas vezes ele passou fome. Então quando uma Igreja enviava uma oferta, essa oferta servia para que ele comesse, comprasse roupas, sapatos, sabonete, roupas de cama, e outras coisas que ajudariam Paulo em seu ministério. Quando os Filipenses souberam que Paulo estava preso, então mandaram mas uma generosa oferta a ele, pela mão de seus líderes. Vocês não imaginam o quanto Paulo ficou feliz. E ficou tão feliz que escreveu uma carta de agradecimento!

Quando Paulo começou a escrever a carta de agradecimento, veio à sua memória a fantástica aventura que teve ali naquela cidade. Vamos nos lembrar? Paulo e Silas chegaram em Filipos e todos os dias iam se encontrar na beira do rio para orar. E todos os dias seguia uma menina endemoniada, gritando que eles eram servos do Deus vivo. Até que Paulo se encheu e expulsou o demônio daquela menina. Por causa disso, os patrões da menina conseguiram mandar Paulo e Silas para a prisão. E lá dentro da prisão Paulo e Silas começaram a adorar a Deus. E então, aconteceu um terremoto que abalou a cidade e as estruturas da cadeia. Todos os presos ficaram livres das correntes, mas ninguém fugiu. Por causa disso, o carcereiro e toda a sua família se converteram a Jesus! Toda aquela situação difícil que Paulo e Silas passaram, valeu a pena. Pois lá em Filipos nasceu uma linda Igreja! 

Vamos agora aprender o que Paulo escreveu aos discípulos de Filipos? Abra a sua Bíblia em Filipenses! (peça que as crianças encontrem os versículos citados aqui, na medida em que ministra a aula).

1 - Paulo dava graças a Deus pela vida daquela Igreja!

Crianças, Paulo era um pregador importante? Sim! Ele era cheio do Espírito Santo? Sim, era! Ele era rico? Não, não era! Paulo era como eu e você, numa época mais difícil (sem carro, ônibus, celular, shopping, internet, ar condicionado). Ele precisava comer, usar roupas, ter sapatos, ter lugar para dormir, ter roupa de cama, produtos de higiene pessoal, precisava comprar os pergaminhos para escrever. Precisava também pagar o aluguel da casa que morava. E precisava também enviar ofertas para outras Igrejas mais pobres. Antes de ser preso, Paulo trabalhava fazendo tendas. Mas e agora, preso? Como ele conseguiria se sustentar?

A Igreja de Filipos pensou nisso. E os Filipenses enviaram uma generosa oferta em dinheiro para que o Apóstolo não sentisse falta de nada. Ah, como Paulo ficou agradecido por essa generosidade dos Filipenses, pois não era a primeira vez que eles haviam feito isso. Por isso, Paulo escreveu assim:
"Eu dou graças a Deus todas as vezes que me lembro de vocês, e quando oro por vocês, oro com muita alegria. Isso porque vocês são trabalhadores e não poupam esforços para me sustentar financeiramente". Filipenses 1.3-5

E Paulo também escreveu no final da carta: "Eu me alegro em Deus, porque vocês ficaram atentos às minhas necessidades e cuidaram de mim novamente! Vocês sabem que eu não estou atrás de ofertas - porque aprendi a ser feliz passando necessidade ou tendo muito. O segredo para eu ser feliz em qualquer lugar e em qualquer situação é confiar em Deus porque Ele é quem me fortalece! Nele eu tudo posso! Mas muito obrigada por participarem comigo dos meus problemas. Nenhuma igreja se importou se eu estava bem ou se eu precisava de algo, somente vocês." Fp. 4.10-18

Que linda, essa atitude dos Filipenses, não é mesmo?

2 - Paulo manda os Filipenses se alegrarem!

Deus ensinou uma lição muito preciosa para Paulo: que não importa qual situação ele estivesse passando, seja passando necessidade, ou cheio de dinheiro, seja num navio prestes a afundar, ou na prisão em Filipos ou em Roma, ou pregando e orando nas sinagogas, que a força que ele precisava viria sempre do Senhor. Deus mesmo o fortaleceria e cuidaria para que tudo desse certo. E  Paulo não morreu de fome, nem de sede, nem precisou andar pelado por aí, porque o Senhor providenciou todas essas coisas para ele.  Por esse motivo, Paulo escreveu para os discípulos o seguinte:

"Estejam sempre felizes por pertencerem a Deus. Alegrem-se em todos os momentos! Mesmo que vocês não tenham o que querem, alegrem-se em Deus! Sejam amáveis com as pessoas, mesmo que vocês estejam de mal humor! Não fiquem ansiosos nada: nem por coisas que vocês estão esperando ou problemas que vierem. Contem tudo para Deus em oração. E Deus vai enviar para vocês uma paz tão grande, que vocês nem conseguirão entender como estão calmos diante de tantos problemas!". 

Encerramento: Aquele não era um momento bom para os cristãos. Muitos eram perseguidos e até jogados na prisão. Outros apanhavam e eram jogados aos leões. Outros perdiam suas casas e eram levados como escravos - nunca mais viam seus familiares. Talvez os discípulos de Filipos não tivessem muita coisa naquele momento para se alegrarem. Mas ouviram a carta que Paulo escreveu para eles e aprenderam: a alegria deles não devia vir de nada que estivesse acontecendo no mundo! Mas do Senhor, aquele que cuidava e ainda cuida de todos os seus filhos queridos.

Encerramento:

A maior marca dos discípulos de Filipos é que eles eram generosos! O que é ser generoso? É ser bondoso com as pessoas que precisam, sem esperar nada em troca. Você sabia que ainda hoje existem muitos missionários como Paulo, que estão em algum país do mundo pregando o Evangelho? Esses missionários precisam de sustento, ou seja, de pessoas que orem por eles, mas que também enviem ofertas para eles. Aqui na Igreja temos um missionário, que até já ministrou para vocês, cujo irmão é pastor num país muito perigoso! Sim! E como ele se sustenta? Pelas ofertas que pessoas mandam para ele! Aqui na Igreja existem pessoas que são como os discípulos de Filipos! São pessoas especiais que tem o mesmo dom dos Filipenses: mensalmente ajudam a sustentar missionários que trabalham em vários países do mundo!

Que você aprenda a ser generoso. Que quando crescer e puder cuidar do seu próprio dinheiro, você separe sempre uma oferta para abençoar seus líderes daqui, mas também de missionários que vivem em países muito longe, pregando o Evangelho!

Outra lição que você precisa aprender é que felicidade verdadeira, somente Jesus dá. Porque as coisas desse mundo como brinquedos, viagens, celulares, até os amigos,elas são passageiras. Os brinquedos quebram, ou logo ficam antigos, as viagens, duram alguns dias apenas. Celulares então, basta um ano e eles já ficam ultrapassados!  A única pessoa que não muda é Jesus, Ele é o mesmo. E Ele enviou o Espírito Santo para morar dentro de nós e nos trazer uma alegria que vem de dentro pra fora e não de fora para dentro! Não são as coisas desse mundo que trazem alegria verdadeira, mas quando Jesus Cristo se torna nosso Senhor e Salvador, então somos as pessoas mais felizes do mundo. Exatamente como Paulo era, sem precisar ter muita coisa!

Ministrador:
Ore a Deus pedindo que o Senhor dê para as crianças um coração generoso e sensível. Peça ao Senhor que torne nossas crianças muito prósperas e peça ao Espírito Santo que derrame sobre elas o Dom de contribuir com dinheiro nas igrejas, no campo missionário, para que o Evangelho possa avançar rapidamente. Peça ao Senhor que ensine as crianças a serem felizes e contentes independente do que esteja acontecendo. Que elas sempre tenham em Jesus o motivo da sua alegria e força.

Figuras:












Tarefa/Versículo:



Atividades 6 e 7:

Atividades 8 a 10:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...