Quebra gelo:
https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/12/o-perdao-me-permite-seguir-em-frente.html
Ministração: Duas cartas e o destino final. (Baseado nas cartas de Tito e Filemon)
Toda viagem tem um começo, meio e fim. E a fantástica aventura de Paulo com Jesus começou na estrada de Damasco! Depois desse começo tão esquisito, muitas coisas bem legais e bem difíceis aconteceram na vida de Paulo. Mas Paulo não parava. Fez três viagens missionárias, pregou o Evangelho em muitas cidades, fez milhares de discípulos para Jesus. E foi preso por pregar que Jesus Cristo era o filho de Deus. Ainda assim, não parou. Mesmo cansado, com 60 anos, continuou ganhando vidas e cuidando das Igrejas, através de suas 13 cartas. Isso mesmo! Paulo escreveu 13 cartas que estão na sua Bíblia!
Ainda preso em Roma, Paulo ganhou para Jesus um moço chamado Onésimo, que se tornou um bom discípulo! Só que o passado de Onésimo era muito feio. Antes de ser cristão ele fez bastante coisa errada. Ele chegou até Roma fugindo de Colossos porque roubou o seu patrão Filemon, de quem era escravo. E agora, como discípulo de Jesus, o que Onésimo tinha que fazer? Voltar e pedir perdão. Filemon devia consertar o seu erro!
Acontece que Filemon, seu patrão, também havia se convertido! Agora ele era discípulo de Jesus e fazia parte da Igreja em Colossos! Então, Filemon deveria, como cristão perdoar e até libertar o seu ex escravo! Então Paulo, mais do que depressa, escreveu uma carta para Filemom, carta que está em sua Bíblia!
Então ele escreveu assim:
"Eu Paulo, já velho, e ainda prisioneiro, venho interceder por Onésimo, que eu gerei enquanto estava na prisão. Ele, no passado, foi um inútil. Mas agora, em Jesus, ele se tornou muito útil. Então, estou enviando ele de volta para você e gostaria que você o recebesse de volta. O seu nome significa útil e agora, ele será muito útil para você. Porque Jesus o transformou". (Filemon 1.8-16)
Ah, que carta especial foi essa! E porque ela está em nossa Bíblia? Porque ela tem uma lição muito preciosa para nós.
O que Paulo fez diante de Filemon por Onésimo, foi a mesma coisa que Jesus fez por nós, diante de Deus. Sim isso mesmo. Nós éramos escravos do pecado. E tínhamos uma dívida muito grande para com Deus, por causa da nossa desobediência. Não conseguiríamos pagar essa dívida nem que trabalhássemos a vida toda. Então, o Senhor Jesus entregou a sua própria vida, o seu próprio sangue, para nos livrar dos castigos horríveis que nossa desobediência traria para nós. O sangue de Jesus fez Deus nos perdoar de todo o pecado!
Paulo ensinou isso para Filemon. Que do mesmo jeito que ele tinha sido perdoado por Deus, ele também devia perdoar Onésimo do seu erro.
Logo depois que escreveu a carta para Filemon, Paulo foi liberto da prisão de Roma, onde passou dois anos inteiros. Mais do que depressa, ele viajou para várias cidades, para saber como estavam as igrejas. E também viajou para muitos outros países, que nem sabemos, dizem que até foi para a Espanha. E também viajou para a a ilha de Creta, na Grécia, onde ganhou muitas vidas para Jesus e plantou uma linda Igreja. Lá, Paulo deixou Tito, um discípulo igualzinho Timóteo. E também escreveu uma linda carta para ele, com os mesmos conselhos que deu para Timóteo:
"Levante nessa cidade pastores para cuidar do rebanho. E ensine esses pastores a serem exemplares, amarem a Deus acima de tudo, cuidarem das suas famílias e dos discípulos de Jesus. E seja firme com os falsos líderes que estão espalhando mentiras sobre Jesus Cristo. Expulse-os daí! E você, ensine para os discípulos da Igreja a Palavra de Deus, com coragem e firmeza. E logo, vem depressa ao meu encontro, aqui na Grécia!" (Tito 1.5-16)
Depois que Paulo fez tantas coisas para o Senhor, então chegou a hora dele fazer a sua viagem final. Durante suas viagens, Deus nunca deixou de conversar com Paulo, de animá-lo e de dar coragem para ele. E o Senhor também foi fiel em dizer para ele que a hora dele fazer sua última viagem estava chegando: "Timóteo, o momento da minha partida se aproxima". (2 Tm 4.6)!
Em Trôade, Paulo foi preso novamente. E fez sua última viagem para Roma. Ali em Roma, ele não precisou ficar muito tempo preso. Porque havia chegado a hora dele partir para o seu destino final. Qual seria seu destino final? Éfeso? Corinto? Colossos? Tessalônica? Não, dessa vez o seu destino final era a Pátria Celestial, o lugar onde Jesus Cristo estava. O Céu. Em Roma, Paulo foi jogado numa isolada e fria cela, debaixo da terra. E não muito tempo depois, teve a sua cabeça cortada, aos 64 anos, por ordem do imperador Nero.
Encerramento:
Esse foi o fim da fantástica aventura de Paulo. Que triste não é mesmo? Ver um grande homem de Deus morrendo assim, desse jeito? Mas com certeza ninguém estava triste nesse momento. Porque havia chegado a hora de Paulo estar com o Senhor Jesus. Descansando ao lado de Jesus, o Filho de Deus, que apareceu para ele aqui nessa terra. E lá no Céu, Jesus o recebeu com muita alegria, com uma bela coroa em Sua mão, recompensa carinhosa por tudo o que Paulo fez por Sua amada Igreja.
Triste também seria se Paulo tivesse passado por essa terra sem fazer nada para Deus. Sem fazer discípulos para Jesus. Aí sim, a sua partida seria triste. Um pouco antes de morrer, Paulo escreveu para Timóteo dizendo: Combati o bom combate, terminei a corrida, fiquei firme na fé! (2 Tm 4.7). Uau! Isso sim podemos dizer que é Fantástico! Paulo não desperdiçou a sua vida em coisas sem valor. Ele gastou toda a sua vida fazendo discípulos para Jesus.
Crianças, talvez vocês não tenham que fazer uma, duas, três viagens missionárias como Paulo fez. Ou não passem por naufrágios, nem tenham que fugir num cesto, nem sejam apedrejados. Mas vocês precisam seguir o exemplo maravilhoso do Apóstolo Paulo, que aprenderam durante todo o ano. Vocês precisam, em todo o tempo, aproveitar todas as oportunidades para pregarem o Evangelho de Jesus. A boa notícia de que Jesus é o Filho de Deus e entregou sua vida para o perdão dos nossos pecados. Que vocês vivam assim: fazendo discípulos para Jesus, trabalhando bastante para que a Igreja fique forte e saudável. Nunca deixem ninguém enganar vocês com mentiras sobre Deus e Jesus. E que vocês, com coragem e firmeza, preguem a verdade, que é a Palavra de Deus!
Ministrador: Agradeçam ao Senhor Jesus por ter comprado vocês da escravidão com o seu precioso sangue. E façam uma declaração, um compromisso com Deus de que gastarão a vida de vocês, fazendo discípulos para Jesus, trabalhando para que a Igreja fique forte e saudável e pregando a Palavra de Deus com coragem e firmeza, amém?
Figuras:
Versículo/Tarefa:
Atividades 6 e 7:
Atividades 8 a 10: