quarta-feira, 29 de março de 2023

4 - Deus x Faraó!

Recepção

Lanche

Start Desafio:  

Material necessário:  Corda ou fita adesiva. 

Organização: Colocar a corda ou a fita em uma linha reta 

Objetivo: As crianças precisão andar em cima da linha ou corda em fila de três em três (em unidade) pode ser de mãos dadas ou segurando pelos ombros. Se cair um aquele trio ou mais perdeu e vai para os próximos.

Oração de Abertura/Cobertura:

Música/ Grito de Guerra: Tropa de Cristo (Tia Jô)

https://www.youtube.com/watch?v=jO47SKVrIoc
Abaixo, segue uma coreografia pra quem quiser fazer com as crianças.
https://www.youtube.com/watch?v=g2B402naXlk

Na próxima semana trocamos a música.

Ofertório

Start Games

Material necessário: 1 bolinha para cada crianças

Organização: Separar em 3 equipes e entregar uma bolinha para cada criança. (Cores aleatórias) 

Execução:  O executor irá dizer três cores ou mais (das bolinhas entregues) , as equipes precisam enviar três crianças com as bolinhas das cores faladas pelo executor e quem formar primeiro vence a rodada.

Obs. Pode repetir cor, pode falar bem rápido para deixar mais dinâmico ou até fazer um sorteio com uma roleta.



Divisão das Turmas 

Ministração: Deus x Faraó! (Êxodo 12 a 15)

Hoje vocês aprenderão sobre uma batalha tão fantástica! Ela já foi tema de muitos e muitos filmes. E essa batalha aconteceu lá no Egito. Uma batalha entre Deus e Faraó.

O povo de Israel já estava morando no Egito há 400 anos. No começo, por causa de José, Governador do Egito e filho de Jacó, eles eram tratados muito bem. Tinham até um grande bairro para morar chamado Terra de Gósen. Se você morasse no Egito, com certeza moraria nesse bairro!

Mas, depois que José morreu, as coisas mudaram bastante. Os outros Faraós que governaram o Egito tiveram muito medo de que o povo de Israel ocupasse todo o Egito e tirasse o lugar dos egípcios. Sabem por que? Porque o povo de Israel estava crescendo muito rapidamente. Então, sabem o que eles fizeram? Transformaram o povo de Israel em escravos. Sim, agora os israelitas precisavam trabalhar muito duro, fazendo tijolos e construindo casas para os egípcios. E situação estava tão difícil, que o povo começou a gritar para que Deus os libertasse daquela situação. 

Deus os ouviu? Claro que sim! Deus sempre ouve a oração do seu amado povo! Então fez nascer Moisés. E trabalhou na vida de Moisés, crianças, por 80 anos, até que ele estivesse pronto para ser um grande líder. Pois é...para Deus idade não é problema.  E lá foi Moisés, aos 80 anos, junto com seu irmão, Arão, dizer para o Faraó deixar o povo sair do Egito. No começo até que era uma tentativa amigável, mas o coração de Faraó estava muito, muito duro. Ele não queria perder seus preciosos escravos. Por isso disse não e não e não.

Agora Deus estava bem bravo com Faraó. E agora, Ele mesmo entraria nessa batalha. E utilizaria suas poderosas armas. Que armas Deus usou nessa batalha? Ah, crianças, não foram mísseis, nem canhões, nem metralhadoras. Naquela época isso ainda não existia, mas como Deus é muito poderoso, ele poderia ter feito surgir essas coisas no mesmo instante. Deus, com toda a sua inteligência, usou a NATUREZA ao seu favor.

E a água do rio Nilo se transformou em sangue. Depois o Egito se encheu de rãs. E então piolhos encheram a cabeça e o corpo de todos os egípcios. E então vieram muitas, muitas moscas para picar o povo. E Faraó disse não e não. Deus então mandou  que uma praga matasse todos os animais. E logo feridas cobriram o corpo das pessoas e dos animais. E então vieram as chuvas de pedra de gelo, a nuvem de gafanhotos que comeu todas as árvores, e três dias inteiros de escuridão total. Essas foram nove pragas com as quais Deus os Egitos. Mas lá no bairro, dos Israelitas, nada aconteceu. Na terra de Gósen tudo estava bem!

E então veio a última e mais terrível praga. Nessa praga, o povo de Israel já estava preparado para sair do Egito, com as malas prontas. E que praga foi essa? A morte de todos os filhos mais velhos, tanto das pessoas quanto dos animais do Egito. Mas na terra de Gósen, nada aconteceu, porque por ordem de Deus, os israelitas passaram o sangue de um cordeirinho nas portas de suas casas. E aquela praga foi a arma final de Deus. Faraó já não tinha mais como dizer não. Ele estava vencido! E o Egito todo arruinado. Faraó teve que se render e deixar o povo de Israel sair livre. Vocês podem imaginar que dia maravilhoso foi esse, o dia em que Deus, com mão poderosa, usando a natureza, venceu o poderoso Faraó? 

Mas a batalha ainda não havia terminado. Quando o povo estava perto do Mar Vermelho, Faraó se arrependeu completamente de deixar os escravos israelitas irem embora. Ele os queria de volta! E então usou as suas próprias armas: pegou todos os seus soldados, todos os seus carros de guerra, todos os seus cavalos, seus guerreiros e colocou em perseguição ao povo. Ele estava muito irado e agora iria trazê-los de volta a qualquer preço. Quando o povo olhou para trás e viu o Exército de Faraó gritou de medo, mas Deus, mais uma vez usou o Seu poder para lutar pelos israelitas. Ele mandou um Anjo ficar entre os israelitas e os egípcios e também colocou uma grossa nuvem entre o povo de Israel e o exército de Faraó, de forma que eles não conseguiam nem chegar perto do povo. 

E Deus fez mais um grande milagre, em favor do seu povo e contra Faraó. Ele abriu o Mar Vermelho! Deus fez um forte vendo soprou, dividindo o Mar pela metade para que o povo pudesse atravessar, sem molhar nem sequer a sola dos sapatos. Isso é tão incrível! Quando o povo chegou à outra margem, todo o exército de Faraó se encontrava exatamente no meio do Mar Vermelho. Foi quando Moisés tocou com sua vara no Mar e simplesmente ele se fechou, das pontas para o meio e assim todo, isso mesmo, todo o exército de Faraó foi derrotado. Não foi uma estratégia brilhante? E Deus venceu a batalha! 

O que aconteceu foi tão poderoso, que até hoje, mais de 4 mil anos depois, todos celebram e comentam esse acontecido com uma festa muito especial chamada Páscoa. 

Encerramento: 

O Egito era um lugar cheio de deuses, vocês sabiam? Eles adoravam pelo menos quinze deuses diferentes e a maioria deles tinha forma de coisas da natureza: forma de gato, de boi, porco, lobo, besouro, sol, lua, estrelas... Se os israelitas não tomassem cuidado, eles rapidamente perderiam a fé e passariam a adorar a esses deuses, ao invés de ter no coração somente Yahweh, o nosso Deus. E assim acontece conosco!

Nós não moramos no Egito, mas em nossas cidades existem os mesmos demônios que atuavam lá. E o que eles fazem? Eles prendem as pessoas num dos pecados mais perigosos e prejudiciais que existe: a idolatria. Sim, a cidade está cheia de ídolos! E muita, muita gente adora imagens, acende velas e faz promessas para elas. Outras pessoas adoram um ídolo chamado dinheiro - elas matam e morrem por ele. Outras pessoas amam mais a si mesmas do que ao próximo. Assim é a nossa realidade.

Crianças, todo bom soldado de Cristo precisa saber fazer três tipos de batalha: uma delas é lutar por seu coração, para que ele não exista nenhum tipo de deus a não ser o Senhor, e adorar somente a Ele. (Êxodo 20.2).  Outro tipo de batalha é na mente - os demônios vão nos fazer pensar o tempo todo de que Deus é fraco e não pode te salvar. Eles encherão você de medo! Por esse motivo, você precisa ter muita, muita fé em Deus, como Moisés tinha e ensinou o povo (Êxodo 14.13): Não tenham medo! Fiquem firmes e vejam o que Deus, Yaweh, fará hoje mesmo para salvar vocês. Yahweh combaterá por vocês, fiquem calmos e fiquem calados! Entenderam? Melhor coisa é ficar calmo, confiar em Deus e parar de reclamar!  E a terceira batalha é lutar pelas pessoas que ainda não tem Jesus como Senhor e Salvador, ou seja, não são povo de Deus. Essas pessoas precisam que soldados valentes orem por elas diariamente e também levem a mensagem de que Deus perdoará os seus pecados, se elas acreditarem que o sangue de Jesus limpa e purifica os seus corações. 

Amém? Bons soldados, sigam o plano.

Ministrador: Ore com as crianças, repreendendo toda a idolatria em seus corações. Faça elas declarar que Satanás não tem poder sobre elas e que seus corações são somente do Senhor, para sempre do Senhor. Faça cada uma delas declarar que Deus é muito maior e mais poderoso que os ídolos e que elas confiam em Seu poder para salvar cada uma delas. E por fim, peça ao Senhor que elas sejam bons soldados de Cristo e levem a mensagem do perdão de Deus através de Jesus para todos os seus amigos.

Versículo da Semana:




(Cada ministro terá a tarefa de criar um estandarte com o versículo da semana. O versículo pequeno para as crianças levarem virá com o material impresso e deve ser montado num barbante colorido ou palito).  As crianças levarão o Salmo escrito em um estandarte, para pendurar na cama ou em outro lugar onde possam ler o salmo toda a semana. 

Figuras: (freebibleimages.org)
















Figurinhas:



Manual do Bom Soldado:




Você sabia?




Usando a Espada do Espírito:




Tarefa da Semana Filhos&Pais:






terça-feira, 21 de março de 2023

3 - Uma batalha a dois!

Recepção

Lanche

Start Desafio:  

Materiais necessários: 

1 - Caixa grande (que caiba uma bolinha ou maior) 
      Bolinhas (uma para cada criança) 

Organização e Execução: 

Organizar as crianças em fila, colocar a Caixa a uma distância razoável e com a entrada virada para a fila, as crianças vão lançar a bolinha pelo chão em direção a caixa. (Semelhante a um boliche) porém o objetivo é acertar e fazer a bolinha ficar dentro da caixa.

Oração de Abertura/Cobertura:

Música/ Grito de Guerra: Tropa de Cristo (Tia Jô)

https://www.youtube.com/watch?v=jO47SKVrIoc
Abaixo, segue uma coreografia pra quem quiser fazer com as crianças.
https://www.youtube.com/watch?v=g2B402naXlk

Ofertório

Start Games

Materiais necessários: 

Fita adesiva 
Bolinha (pode ser de papel) 

Organização: 
Separar os integrantes em duas equipes, fazer uma linha de lançamento e a alguns passos da linha colocar um quadrado feito com fita adesiva no chão. 

Execução: 
Organizar as equipes em filas, um time de cada vez irá lançar a sua bolinha com o objetivo de colocar a bolinha dentro do quadrado. 

Regras: 

Só serão contabilizadas as bolinhas dentro do quadrado ou próximas ao quadrado desde que estejam tocando a linha do mesmo. A bolinha do time adversário ou a do próprio time pode tirar uma do lugar da outra e assim o ponto deixa de ser válido, pois só serão contabilizadas as que ao final da atividade estiverem dentro da área ou próximo conforme regra anterior. 

Obs. Necessário identificar as bolinhas de cada time, caso for usar bolinhas de papel é recomendado fazer uma marcação para facilitar a contagem final.


Divisão das Turmas - 6 e 7 / 8 a 10

Uma batalha a dois! (Gênesis 32.22-31)

Como está o tempo hoje? Frio, calor, fresquinho? Mas há um tempo, que não é medido pelo frio, nem pelo calor. E nem pelo relógio. É o tempo de Deus. Sim, você sabia que para Deus um dia e mil anos é a mesma coisa? Porque Deus não mede o tempo como nós. Ele é o dono do tempo e faz o que quer. E quando chega o tempo de acontecer uma coisa, ninguém, nem mesmo o tempo do relógio, pode impedir que Ele faça o que deseja fazer.

Pois Jacó era um moço que nasceu na família de Abraão. Ele era neto de Abraão, por isso Deus o considerava muito especial. Mas Jacó tinha um problema sério, havia maldade em seu coração. Exatamente com aconteceu com Satanás!

O nome Jacó significa suplantador. E o que significa isso? Significa que Jacó vivia pisando em outras pessoas. Suplantar é derrubar uma pessoa e pisar em cima dela. Jacó era assim! Ele queria mesmo é levar vantagem em tudo, sem pensar se estava machucando pessoas ou tirando elas do caminho de forma agressiva. Jacó fez a maldade de vender um prato de sopa para seu irmão Esaú, por toda a riqueza que Esaú iria receber por ser filho mais velho, quando seu pai morresse.

E quando Isaque morreu, Jacó mesmo deu um jeito de enganar seu pai, para receber a bênção que havia comprado por um prato de sopa. Deus não estava gostando nada disso, porque tinha planos muito especiais para Jacó. Então, esse Jacó precisaria de um tratamento para se tornar um grande guerreiro de Deus.

Primeiro, Jacó precisou fugir para a casa do seu tio Labão. E lá foi enganado por Labão, exatamente como fez com seu pai. No dia do seu casamento com Raquel, Labão deu a ele Lia. E lá estava Jacó, trabalhando como empregado para Labão, casado com duas esposas e agora com doze filhos. Jacó pensava que tudo iria acabar assim. Mas havia chegado o tempo das coisas mudarem.

Deus apareceu para Jacó num sonho e mandou-o voltar para a casa de seus pais. Mas Jacó estava com muito medo, porque sabia que seu irmão viria matá-lo. Mesmo assim, Jacó obedeceu e fugiu da casa de Labão com tudo o que tinha. Caminharam e caminharam até de noite, quando chegaram no Rio Jaboque. Jacó atravessou todos para o outro lado. E então ficou sozinho.

Ali, alguém já estava esperando ele. Quem era? Era o próprio Deus, em forma de homem. Ele estava ali porque não deixaria Jacó seguir em frente sem antes tratar algumas coisinhas do seu caráter. Sem antes mostrar a maldade que havia em seu coração. Pois Deus precisava que Jacó fosse diferente!

De repente, no Vale de Jaboque, aconteceu uma batalha! Exército contra exército? Não!!! Era um batalha entre Deus e um homem. Mas não era qualquer homem, era Jacó, o chefe de uma nação. Se bem que naquele momento Jacó nem sabia disso. Mas Deus sabia e queria que Jacó mudasse.  Foi uma luta e tanto, durou quase a noite inteira. Mas  Jacó não estava cansado. Ele estava decidido a mudar. Não queria mais que as coisas fossem do mesmo jeito. Nem mesmo queria que seu irmão matasse a ele e sua família.

Então, Deus perguntou para Jacó: "Qual é o seu nome?"  E Jacó disse: "Meu nome é Jacó. Eu sou um suplantador. Gosto de pisar nas pessoas". Mas Deus disse: "De agora em diante você se chamará Israel, porque como um guerreiro você lutou com Deus e venceu!". (Gn 32.27-29)

Ali Deus viu que Jacó era um guerreiro. Ele estava preparado para lutar por Deus e pelo seu povo. Deus mesmo deixou Jacó vencer a luta, mas Ele deu um golpe final em Jacó atingindo os seus testículos! Ai! Como deve ter doído! O Senhor fez isso mesmo que Jacó nunca mais se esquecesse de que antes, fazia o que bem queria, de acordo com a maldade do seu coração. Mas agora, o novo Jacó, Israel, teria que ser muito obediente e dependente de Deus. Aquela luta mudou a vida de Jacó para sempre! E Israel se tornou um grande príncipe de Deus.

Encerramento.

Deus tinha um plano para Jacó que dos filhos dele, nasceria um grande povo, o povo que existe até hoje, que é o povo de Israel. Não são um só povo, mas um país forte, que tem um exército poderoso. E tudo isso acontece hoje porque um dia, Jacó aceitou ser tocado por Deus e ter suas maldades removidas. Ele aceitou mudar de vida e ter o seu nome trocado para sempre, de suplantador, aquele que pisa nas pessoas, para Israel, o príncipe de Deus. 

Crianças, eu e você também somos povo de Israel. Isso está escrito em Gálatas 6.16. E da mesma forma como Jacó lutou por sua bênção, vocês também precisam aprender a lutar e muito para serem abençoados. Vocês devem lutar com vocês mesmos, para que a maldade saia do coração de vocês, para que vocês sejam crianças cheias de bondade num mundo cheio de maldade.

Que tipo de maldade há em seu coração? Você é briguento? Pisa ou empurra os outros?Você desobedece aos seus pais? Você fica brigado com seus amigos da Escola ou da Igreja? Você é descontrolado? É enganador? Tira os outros do seu caminho para levar vantagem?  Tem a boca suja? Fica pensando ou assistindo besteiras no instagram, ou tiktok? Ei, se estiver agindo assim, nunca poderá fazer parte do Exército de Deus.

Por isso eu quero que você decida hoje mesmo mudar. E mudar para sempre. Para poder ser um soldado como os soldados de Israel, entende? Um  soldado de Israel com certeza não briga com os próprios colegas. Nem os empurra. Nem rouba seus lugares ou suas coisas. E nem mesmo pisa nos outros, não importa quem seja. Isso é coisa de pessoas como Jacó era. Mas hoje vocês estão mudando. Deus está aqui para tocar em vocês, com amor. 

Só assim vocês estarão preparados para lutar por Deus contra Satanás. E Satanás não está de brincadeira não. Ele quer roubar a herança de Deus, que são vocês, crianças. O objetivo dele é fazer com que vocês pequem a cada dia mais e a cada dia mais se afastem de Deus e do plano que Ele tem para vocês. Então hoje é um dia de decisão. Ou você decide continuar Jacó ou você decide ser um Israel de Deus.

Ministrador: Coloque as crianças sentadas no chão, umas afastadas das outras. E ore para que o Espírito Santo de Deus mostre a elas quais maldades elas tem no coração. Confie no Espírito de Deus e deixe-o convencer as crianças. Sua parte é ter discernimento e ir conduzindo a oração. Faça com que elas confessem seus pecados. E peça para o sangue de Jesus cobrir cada uma delas com seu sangue que purifica e limpa os seus corações. E ore para que Deus toque em cada uma delas, transformando-as em soldados do exército de Deus.

Versículo da Semana:


(Cada ministro terá a tarefa de criar um estandarte com o versículo da semana. O versículo pequeno para as crianças levarem virá com o material impresso e deve ser montado num barbante colorido ou palito).  As crianças levarão o Salmo escrito em um estandarte, para pendurar na cama ou em outro lugar onde possam ler o salmo toda a semana. 

Figuras: (freebibleimages.org)













Figurinhas:

Manual do Bom Soldado:





Você sabia?




Usando a Espada do Espírito:



Tarefa da Semana Filhos&Pais:




terça-feira, 14 de março de 2023

2 - A Batalha dos 318 !

Recepção

Lanche

Start Desafio:  Corrida coordenada. 

Materiais necessários: Imagens de pé e mãos (impresso ou desenhado) 

Organização: colocar as imagens fixas no chão similar da brincadeira da amarelinha. 

https://www.youtube.com/shorts/_QzYTUPJGWA?feature=share

Execução: Em fila as crianças vão entrar na sala e executar os comandos colocados no chão (pé junto, pé esqueço, pé direito...) a ordem será definida pelo executor que irá colocar as figuras no chão.


Oração de Abertura/Cobertura:

Música/ Grito de Guerra: Tropa de Cristo (Tia Jô)

https://www.youtube.com/watch?v=jO47SKVrIoc
Abaixo, segue uma coreografia pra quem quiser fazer com as crianças.
https://www.youtube.com/watch?v=g2B402naXlk


Ofertório (deixe para fazer o ofertório no final).

Start Games

Materiais necessários:

1 - folha de sulfite por criança
6 - bolinhas de plástico (3 para cada equipe) 

Organização: 

Dividir as crianças em duas equipes. 
Entregar 1 folha para cada criança. 

Execução: 

As crianças deverão dobrar a folha em formato de telha e colocar uma folha ao lado da outra (cada criança segura a sua). Com as folhas conectadas a bolinha deverá partir da primeira criança e chegar até a última. Vence a equipe que se organizar e fazer a bolinha chegar primeiro ao final. 

Regras: Se a bolinha cair precisa voltar do começo. 


Divisão das Turmas - 6 e 7 / 8 a 10

Ministração: A Batalha dos 318! - Gênesis 14

Com certeza você já ouviu falar de Abraão. Um homem especial, que obedeceu a voz de Deus sem mesmo conhecer a Deus. Ele deixou tudo o que tinha e foi para Canaã, pois essa seria a terra que Deus daria para ele e para todos os que nascessem a partir dele. Abraão pegou sua esposa Sara, seu sobrinho Ló, todos os bens que tinha e foi então para Canaã, seguindo a voz de Deus.

Assim que pisou naquela terra, a primeira coisa que Abraão fez foi erguer um altar dedicado ao Senhor Deus, cujo nome é Yahweh. E em cada lugar onde Abraão montava a sua tenda, ele altares dedicados a Yahweh. Por isso ele e seu sobrinho enriqueceram muito. Agora eles tinham tantos empregados e tantas ovelhas e bois que não podiam mais ficar no mesmo espaço! 

Então Abraão foi morar em outro lugar, lá na cidade de Hebrom, onde mais uma vez construiu um altar dedicado ao Senhor. E Ló foi morar em Sodoma, lugar que tinha muita pastagem e muita água, mas era uma cidade do mal, crianças. As pessoas que viviam em Sodoma era muito, muito malvadas e praticavam pecados horríveis contra Deus (Gn. 13.13). 

Pois certo dia, quatro reis de cidades próximas a Sodoma se uniram e, com seus exércitos poderosos e atacaram a cidade! É claro que o rei de Sodoma não ficou quieto. Ele também reuniu seus exércitos e outros quatro reis e houve uma grande batalha. Os exércitos dos quatro reis conheciam muito bem o terreno, mas os exércitos de Sodoma não. Por isso, eles caíram em vários poços de pixe e ficaram impedidos de lutar. Isso fez com que Sodoma e seus aliados perdessem a guerra! Os quatro reis inimigos entraram na cidade e roubaram tudo, levando todas as pessoas como escravos, inclusive Ló e sua família.

Logo chegou até Abraão a notícia do que havia acontecido. E agora? O que Abraão podia fazer para libertar o seu sobrinho Ló dessa situação tão horrível? Ele, mais do que depressa, chamou 318 homens que trabalhavam para ele. O que esses homens faziam? Bem, eles cuidavam dos rebanhos de Abraão, eram pastores de ovelhas. Mas Abraão também os treinou para fazer guerras, protegendo a terra e os rebanhos do seu senhor. (Gn 14.14). Vocês podem imaginar como seria a luta entre 318 pastores de rebanhos e os exércitos poderosos de quatro reis? Quem era mais forte crianças? Quem ganharia a guerra? Bem, se fôssemos levar em conta o tamanho e a força do exército, seria mais uma vez os quatro reis inimigos. Mas, nos 318 pastores de Abraão havia algo diferente. Deus estava com Abraão e com seus pastores. Então, com certeza a vitória seria deles.

Abraão e os 318 partiram em perseguição aos inimigos que estavam com Ló e os atacaram durante a noite. E o que aconteceu? Eles venceram a batalha contra aquele exército enorme! E assim conseguiram pegar de volta todos os prisioneiros da cidade de Sodoma e seus pertences, inclusive Ló e tudo o que ele possuía. Que vitória sensacional! 318 homens, que nem pertenciam a exército nenhum venceram o exército de 4 reis. Não é incrível? 

Pois naquele dia, o dia da vitória, aconteceu uma coisa mais incrível ainda.  O rei de Sodoma veio se encontrar com Abraão e todos os prisioneiros resgatados. Ele estava admirado de ver o que havia acontecido. E mais outro rei veio também parabenizar Abraão pela vitória. Esse se chamava Melquisedeque. Além de ser rei, ele era um homem que cuidava das coisas sagradas de Deus, um sacerdote. 

Melquisedeque trouxe pão e vinho e abençoou Abraão dizendo: "Abençoado seja Abraão,por Deus, o Deus Altíssimo, que criou os céus e a terra. E que o Deus Altíssimo, que entregou os seus inimigos nas suas mãos seja louvado!" (Gn 14.19). Naquela mesma hora, Abraão pegou todos os bens que havia recuperado na batalha, dividiu em dez e entregou uma parte, a primeira a Melquisedeque. E devolveu todo o restante do que havia recuperado para o rei de Sodoma.

O que Abraão fez, não agradou somente a esses dois reis. Mas também ao Senhor Deus. Ele disse:"Abraão, não tenha medo, Eu Sou o teu escudo e grande será a sua recompensa".  Gn 15.1. Ah, qual seria a recompensa de Abraão por sua coragem? Com certeza seria ter um filho e uma linda descendência, que moraria para sempre na terra de Canaã.

Encerramento:

Abraão foi muito inteligente ao treinar os seus 318 para além de cuidar das ovelhas, serem soldados corajosos. Da mesma maneira, Deus, o nosso General também nos treina para uma missão especial. 

Deus quer que sejamos pastores e também soldados. Pastores, porque Jesus tem muitas ovelhinhas para cuidar. São crianças que serão salvas através da sua vida, e que precisam de outras crianças, fortes e corajosas, para defenderem elas. Você sabia que ovelhas são animais muito frágeis? Elas se perdem facilmente, podem virar comida de lobos e leões, por isso precisam da voz de pastores para ajudá-las. E quem serão os pastores dessas crianças? Vocês. Isso mesmo, vocês defenderão as ovelhinhas de Jesus e as protegerão do inimigo Satanás.

Jesus mesmo já disse que ele vem para matar, roubar e destruir as ovelhinhas de Jesus (João 10.10). E como é que ele envolve essas ovelhinhas? Através da mentira. Isso mesmo. Desde pequenas, as crianças são alvos de muitas mentiras de Satanás. Algumas delas são sopradas nos ouvidos pela voz do inimigo, que diz: Você nunca vai ser feliz! Você é um feio, uma feia. Deus não te ama. Deus não existe. Ou, você pode desobedecer que nada de mal vai te acontecer. Você pode ser o que você quiser. E outras mentiras vem nos filmes, séries, redes sociais, celular, dos amigos da escola. Você pode me ajudar, falando que mentiras são essas? Você precisa mostrar para essas crianças o que é mentira e o que é verdade. Proteja essas ovelhinhas ensinando a elas sobre Jesus Cristo e a Sua Palavra. Não deixe que elas fiquem enganadas nem embaraçadas pelos pecados do mundo!

A segunda missão especial é que você seja um soldado corajoso e lute as batalhas de Deus.  Há muitas, muitas crianças, homens, mulheres e adultos que, como Ló, estão presos pelo inimigo. Satanás prende essas pessoas em seus próprios pecados e até que algum soldado corajoso vá libertá-las, elas ficarão lá presas, podendo até mesmo morrer. E como é que os soldados libertam os prisioneiros das mãos do diabo? Bem, use a arma da oração. Ore por essas vidas, mande Satanás soltá-las. E a segunda é não ter medo de ir até onde essas pessoas estão, para soltá-las. E qual arma usamos para soltá-las? A Palavra de Deus. Pregue a Palavra para elas. E por fim, confiar no poder de Deus. Ele tem poder para quebrar as correntes que escravizam essas pessoas. E mesmo que você esteja em menor número, Deus será o seu escudo e te dará a vitória. Amém?

Ministro: Declare, junto com as crianças: Eu sou um pastor, vou cuidar das ovelhas de Jesus. Mas também sou um soldado, vou libertar as pessoas que estão presas pelo inimigo. Usa a minha vida, Senhor Jesus! Ore pelas crianças, para que venha sobre elas uma unção de pastor mas também de soldado. E que elas sejam usadas para arrancar muitas vidas das mãos de Satanás.

Ofertório:

Salmo da Semana:


(Cada ministro terá a tarefa de criar um estandarte com o versículo da semana. O versículo pequeno para as crianças levarem virá com o material impresso e deve ser montado num barbante colorido ou palito).


As crianças levarão o Salmo escrito em um estandarte, para pendurar na cama ou em outro lugar onde possam ler o salmo toda a semana. 


Figuras da Lição: Figuras printadas do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=oGbCSI0gCRk - Canal Novo Tempo.




















Figurinhas:

Manual do Bom Soldado:



Você sabia?



Usando a Espada do Espírito:




Tarefa da Semana Filhos&Pais:


quarta-feira, 8 de março de 2023

1 - Batalha no Céu!

Recepção

Lanche

Start Desafio: Treinando Alvos

Essa atividade precisa ser executada na entrada para a sala de aula (sendo o desafio do dia).

Materiais necessários: 

Cartolina 
Bolinhas pode ser de papel ou plástico. 

Organização: 

Fazer 3 furos ou menos (que a bolinha atravesse o buraco) 
Colocar a cartolina em uma distância e altura para as crianças atirarem a bolinha e acertar o alvo.  Obs. Pode colocar pessoas segurando e outras para ajudar a recolher a bolinha. 

Oração de Abertura:

Música/ Grito de Guerra: Tropa de Cristo (Tia Jô)

https://www.youtube.com/watch?v=jO47SKVrIoc

Abaixo, segue uma coreografia pra quem quiser fazer com as crianças.

https://www.youtube.com/watch?v=g2B402naXlk

Ofertório

Start Games 

Um alvo precisa de prática e planejamento 

Material necessário 

1 - copo de vidro 
1 - lápis ou caneta para cada criança. 

Organização: 

Fazer uma fila ou mais (de acordo com o número de copos e crianças)
Colocar o copo a uma distância de 2 passos e fazer uma linha limite para o lançamento. 
As crianças vão se aproximar da linha e lançar a caneta/lápis em direção ao copo para fazer a caneta/lápis cair e ficar dentro do copo. 

Obs. A critério do executor ele pode deixar ou tirar as canetas/lápis conforme as crianças acertem o alvo. 

Veja em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=2phW3L6rGL8

Divisão das Turmas - 6 e 7 / 8 a 10

Ministração: Batalha no Céu! - Isaías  14.12-14; Ezequiel 28.13-17 

Se preferir, pode passar esse filme:

https://www.youtube.com/watch?v=ren9d_MBvPY&t=22s

A Bíblia está repleta de história de batalhas, ou seja, de um exército lutando contra o outro, com a missão de conquistar alguma coisa. E claro, como acontece em toda batalha, alguém saía vencedor e alguém saía perdedor. E o vencedor ficava com a terra, com as pessoas da terra e com todas as suas riquezas. Vamos aprender sobre muitas batalhas na Bíblia e em cada uma delas você aprenderá sobre como ser um soldado que luta as batalhas de Deus. Amém?

Mas a Bíblia fala muito pouco sobre uma batalha que aconteceu no céu. Mas não nesse céu azul que você vê todos os dias pela manhã. Mas mundo espiritual, onde Deus, Jesus, o Espírito Santo e os anjos estão e nós não podemos ver nenhum deles, por enquanto.

Tudo aconteceu há muito tempo atrás. Antes do Senhor criar a terra, ele criou os anjos. E a cada um deles, o Senhor deu tarefas específicas. Os Serafins são os responsáveis por servir diretamente a Deus em Seu trono e responsáveis pela adoração a Deus. São os mais próximos de Deus. Aos Querubins, Deus deu a tarefa de proteger o trono e defender o nome de Deus. A tarefa de trazer mensagens do Céu para a terra é dos Arcanjos. E aos anjos, Deus deu a tarefa de proteger o seu povo, o seja, nós! Não é maravilhoso isso?

Pois dentre os Querubins, havia um especial. O mais lindo de todos.  Cheio de Luz e beleza. Quando Deus o criou, deu a Ele o nome Lúcifer, que significa Aquele que Brilha. Ele era o chefe de todos os Querubins, e conhecia a Deus muito, muito perto. De fato, ele era um anjo muito bom e fazia o que era correto. Porém, algo surgiu em seu coração. Ele não estava mais feliz com a glória e posição que ele tinha. Ele queria mesmo é ser como Deus e ter o que Deus tinha. O mal surgiu em seu coração e Lúcifer ficou muito orgulhoso de ser quem era! (Ezequiel 28.13-17).

O profeta Isaías escreveu o que Lúcifer pensou: "Eu subirei até o Céu e serei o melhor e maior de todos. Eu farei um trono para mim acima das estrelas e serei como o Deus Altíssimo". (Isaías 14.12-14). Sim! Foi esse desejo que nasceu em seu coração. E agora, Lúcifer não estava mais feliz em servir a Deus. Ele queria ser Deus e ter seus próprios anjos. Por isso, começou a criar uma rebelião no céus!

Lúcifer se juntou com todos os Serafins, Querubins, Anjos e Arcanjos que não queriam mais estar sob a liderança de Deus e juntos se rebelaram contra Deus. Eles criaram seu próprio grupo, no qual Lúcifer era o deus deles. Vocês podem imaginar que dia triste foi esse no céu e o quanto isso entristeceu a Deus?

Mas Deus tem um problema sério com gente orgulhosa.  Lúcifer achava que Deus não ia fazer nada, mas Ele é o Todo Poderoso. E diante de tudo o que estava acontecendo, ele tomou uma providência: expulsou imediatamente Lúcifer e os anjos rebeldes da Sua presença. A Bíblia fala de um terço do céu, ou seja, milhões e milhões de anjos foram expulsos da presença de Deus: "Por isso, Querubim da Guarda" eu expulsei você para longe do Monte Sagrado de Deus. Você ficou orgulhoso por causa da sua beleza, então eu o lancei à terra, para que isso sirva de aviso para todos aqueles que governam..." Ez. 28.16,17. Deus mesmo disse isso sobre Lúcifer e os anjos que o acompanharam!

Depois desses acontecimentos, a maldade no coração de Lúcifer aumentou muito. Agora, ele já não era mais um Querubim da Guarda, mas ele se tornou um Satanás, ou seja, Adversário de Deus. E os anjos caídos, se tornaram espíritos malignos, que dali para a frente, batalhariam contra Deus, contra os anjos e contra os seres humanos.  Satanás foi lançado à terra e começou a trabalhar para colocar os seres humanos contra Deus! 

Quem foi o primeiro casal que Lúcifer tentou alistar para o seu exército? Adão e Eva. E eles escolheram a mesma coisa que Lúcifer: ser independentes de Deus. A partir do pecado da desobediência de Adão e Eva, agora todos os seres humanos carregam dentro deles a mesma semente do mal e da rebeldia contra Deus.

O que Lúcifer planejava era que todos os seres humanos  formassem um grande exército e vivessem em batalha contra o seu Criador, e ele achava que seu plano daria certo. Mas...Deus já havia feito um plano. E ali mesmo, no Éden, no dia mais triste da terra, Deus disse à Lúcifer: "Eu vou levantar alguém que vai esmagar a sua cabeça. E Ele será um filho nascido de mulher".

De quem Deus estava falando? Do seu precioso Filho Jesus. Enquanto Lúcifer foi lançado à terra por sua rebelião, Jesus aceitou deixar todo o seu poder e descer aqui na terra. Ao contrário de Lúcifer e até mesmo de Adão, Jesus foi obediente em tudo, até mesmo na parte mais difícil que foi entregar a sua própria vida na cruz. Porque Ele sabia, que seu sangue, o sangue precioso e sem sujeira nenhuma, seria capaz de tirar as pessoas do Exército das Trevas e colocá-las no Exército da Luz. 

Encerramento:  Crianças, essa batalha que começou naquele dia da rebelião, continua até hoje. Pois no Reino Espiritual há uma batalha constante, sim! Lúcifer e seus demônios trabalham dia e noite para roubar, matar e destruir homens, mulheres e crianças. E como ele faz isso?  Prendendo homens, mulheres e crianças em pecados e fazendo-as serem rebeldes contra Deus. Assim, ele nem precisa ter muito trabalho. Ele usa pessoas para destruir pessoas. E quanto mais elas pecam, mais longe de Deus elas ficam.

Lúcifer infelizmente não guardou a Santidade de Deus, nem o Seu Trono. Mas, Jesus sim, foi o Filho Perfeito. E se, desde o começo Satanás trabalha com um exército maligno para destruir as pessoas, saiba que Jesus também, desde o começo, trabalha com um exército maior ainda, para salvar as pessoas e libertá-las. Muitos já estiveram no campo de batalha: Moisés, Josué, Davi...e agora é a sua vez. Esse é o tempo de você e eu travarmos as batalhas do Senhor e defendermos Seu nome e Sua Palavra. 

Um dia haverá uma Batalha Final. E ela será travada somente entre Jesus e Lúcifer. E o último livro da Bíblia já disse quem vai vencer, é claro, Jesus Cristo, o filho de Deus. Mas, enquanto isso não acontece, o exército de Deus precisa estar acordado e cheio de coragem, lutando as batalhas do Senhor, para defender o Seu Santo nome e a Sua Palavra. Você entende isso? Hoje Deus quer que você se posicione e assuma a sua posição de Soldado desse Exército. Que você não deixe a maldade entrar em seu coração, nem ser rebelde contra Deus, ao cometer pecados. Você não pode aceitar como verdade o que todo mundo diz que é certo, mas que a Palavra de Deus diz que é errado.  Você tem que se comportar como um Soldado que tem uma Missão, que é ganhar muitas crianças para Jesus, pregando sobre Ele e o que Ele fez na cruz para elas. Amém? 

Enquanto há uma batalha no Céu, nós, Soldados de Jesus, travamos as Batalhas do Senhor, na Escola, na Rua, dentro de casa e também na Igreja. Às vezes é trabalhoso e difícil. Mas, não existe alegria maior do que lutar pelo Senhor e pelo seu Reino. Amém? 

Ministrador: Pergunte para as crianças quem deseja aceitar a Jesus como o Seu Senhor e Salvador. Ore com elas a oração de entrega. E depois declarem, juntos: "Senhor, nós nascemos para dar alegria ao Seu Coração. Nascemos para travar as suas batalhas e para desfazer, em nome de Jesus, todas as obras de Lúcifer contra as pessoas. Nós seremos corajosos e obedientes como Jesus. Defenderemos o Seu Nome, a Sua Santidade e a Sua Palavra em todos os lugares que estivermos. Lutaremos e venceremos essas batalhas, em nome de Jesus, amém!

Salmo da Semana. 

(Cada ministro terá a tarefa de criar um estandarte com o versículo da semana. O versículo pequeno para as crianças levarem virá com o material impresso e deve ser montado num barbante colorido ou palito).



As crianças levarão o Salmo escrito em um estandarte, para pendurar na cama ou em outro lugar onde possam ler o salmo toda semana. 

Figuras: (figuras printadas do filme No Começo  - Superbook - episódio 1)






















Figurinhas:

Manual do Bom Soldado:




Você sabia?


 
Usando a Espada do Espírito:



Tarefa da Semana Filhos&Pais:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...