Recepção
Lanche
Start Desafio:
Material necessário: Corda ou fita adesiva.
Música/ Grito de Guerra: Tropa de Cristo (Tia Jô)
Abaixo, segue uma coreografia pra quem quiser fazer com as crianças.
https://www.youtube.com/watch?v=g2B402naXlk
Ofertório
Start Games
Material necessário: 1 bolinha para cada crianças
Organização: Separar em 3 equipes e entregar uma bolinha para cada criança. (Cores aleatórias)
Execução: O executor irá dizer três cores ou mais (das bolinhas entregues) , as equipes precisam enviar três crianças com as bolinhas das cores faladas pelo executor e quem formar primeiro vence a rodada.
Obs. Pode repetir cor, pode falar bem rápido para deixar mais dinâmico ou até fazer um sorteio com uma roleta.
Ministração: Deus x Faraó! (Êxodo 12 a 15)
Hoje vocês aprenderão sobre uma batalha tão fantástica! Ela já foi tema de muitos e muitos filmes. E essa batalha aconteceu lá no Egito. Uma batalha entre Deus e Faraó.
O povo de Israel já estava morando no Egito há 400 anos. No começo, por causa de José, Governador do Egito e filho de Jacó, eles eram tratados muito bem. Tinham até um grande bairro para morar chamado Terra de Gósen. Se você morasse no Egito, com certeza moraria nesse bairro!
Mas, depois que José morreu, as coisas mudaram bastante. Os outros Faraós que governaram o Egito tiveram muito medo de que o povo de Israel ocupasse todo o Egito e tirasse o lugar dos egípcios. Sabem por que? Porque o povo de Israel estava crescendo muito rapidamente. Então, sabem o que eles fizeram? Transformaram o povo de Israel em escravos. Sim, agora os israelitas precisavam trabalhar muito duro, fazendo tijolos e construindo casas para os egípcios. E situação estava tão difícil, que o povo começou a gritar para que Deus os libertasse daquela situação.
Deus os ouviu? Claro que sim! Deus sempre ouve a oração do seu amado povo! Então fez nascer Moisés. E trabalhou na vida de Moisés, crianças, por 80 anos, até que ele estivesse pronto para ser um grande líder. Pois é...para Deus idade não é problema. E lá foi Moisés, aos 80 anos, junto com seu irmão, Arão, dizer para o Faraó deixar o povo sair do Egito. No começo até que era uma tentativa amigável, mas o coração de Faraó estava muito, muito duro. Ele não queria perder seus preciosos escravos. Por isso disse não e não e não.
Agora Deus estava bem bravo com Faraó. E agora, Ele mesmo entraria nessa batalha. E utilizaria suas poderosas armas. Que armas Deus usou nessa batalha? Ah, crianças, não foram mísseis, nem canhões, nem metralhadoras. Naquela época isso ainda não existia, mas como Deus é muito poderoso, ele poderia ter feito surgir essas coisas no mesmo instante. Deus, com toda a sua inteligência, usou a NATUREZA ao seu favor.
E a água do rio Nilo se transformou em sangue. Depois o Egito se encheu de rãs. E então piolhos encheram a cabeça e o corpo de todos os egípcios. E então vieram muitas, muitas moscas para picar o povo. E Faraó disse não e não. Deus então mandou que uma praga matasse todos os animais. E logo feridas cobriram o corpo das pessoas e dos animais. E então vieram as chuvas de pedra de gelo, a nuvem de gafanhotos que comeu todas as árvores, e três dias inteiros de escuridão total. Essas foram nove pragas com as quais Deus os Egitos. Mas lá no bairro, dos Israelitas, nada aconteceu. Na terra de Gósen tudo estava bem!
E então veio a última e mais terrível praga. Nessa praga, o povo de Israel já estava preparado para sair do Egito, com as malas prontas. E que praga foi essa? A morte de todos os filhos mais velhos, tanto das pessoas quanto dos animais do Egito. Mas na terra de Gósen, nada aconteceu, porque por ordem de Deus, os israelitas passaram o sangue de um cordeirinho nas portas de suas casas. E aquela praga foi a arma final de Deus. Faraó já não tinha mais como dizer não. Ele estava vencido! E o Egito todo arruinado. Faraó teve que se render e deixar o povo de Israel sair livre. Vocês podem imaginar que dia maravilhoso foi esse, o dia em que Deus, com mão poderosa, usando a natureza, venceu o poderoso Faraó?
Mas a batalha ainda não havia terminado. Quando o povo estava perto do Mar Vermelho, Faraó se arrependeu completamente de deixar os escravos israelitas irem embora. Ele os queria de volta! E então usou as suas próprias armas: pegou todos os seus soldados, todos os seus carros de guerra, todos os seus cavalos, seus guerreiros e colocou em perseguição ao povo. Ele estava muito irado e agora iria trazê-los de volta a qualquer preço. Quando o povo olhou para trás e viu o Exército de Faraó gritou de medo, mas Deus, mais uma vez usou o Seu poder para lutar pelos israelitas. Ele mandou um Anjo ficar entre os israelitas e os egípcios e também colocou uma grossa nuvem entre o povo de Israel e o exército de Faraó, de forma que eles não conseguiam nem chegar perto do povo.
E Deus fez mais um grande milagre, em favor do seu povo e contra Faraó. Ele abriu o Mar Vermelho! Deus fez um forte vendo soprou, dividindo o Mar pela metade para que o povo pudesse atravessar, sem molhar nem sequer a sola dos sapatos. Isso é tão incrível! Quando o povo chegou à outra margem, todo o exército de Faraó se encontrava exatamente no meio do Mar Vermelho. Foi quando Moisés tocou com sua vara no Mar e simplesmente ele se fechou, das pontas para o meio e assim todo, isso mesmo, todo o exército de Faraó foi derrotado. Não foi uma estratégia brilhante? E Deus venceu a batalha!
O que aconteceu foi tão poderoso, que até hoje, mais de 4 mil anos depois, todos celebram e comentam esse acontecido com uma festa muito especial chamada Páscoa.
Encerramento:
O Egito era um lugar cheio de deuses, vocês sabiam? Eles adoravam pelo menos quinze deuses diferentes e a maioria deles tinha forma de coisas da natureza: forma de gato, de boi, porco, lobo, besouro, sol, lua, estrelas... Se os israelitas não tomassem cuidado, eles rapidamente perderiam a fé e passariam a adorar a esses deuses, ao invés de ter no coração somente Yahweh, o nosso Deus. E assim acontece conosco!
Nós não moramos no Egito, mas em nossas cidades existem os mesmos demônios que atuavam lá. E o que eles fazem? Eles prendem as pessoas num dos pecados mais perigosos e prejudiciais que existe: a idolatria. Sim, a cidade está cheia de ídolos! E muita, muita gente adora imagens, acende velas e faz promessas para elas. Outras pessoas adoram um ídolo chamado dinheiro - elas matam e morrem por ele. Outras pessoas amam mais a si mesmas do que ao próximo. Assim é a nossa realidade.
Crianças, todo bom soldado de Cristo precisa saber fazer três tipos de batalha: uma delas é lutar por seu coração, para que ele não exista nenhum tipo de deus a não ser o Senhor, e adorar somente a Ele. (Êxodo 20.2). Outro tipo de batalha é na mente - os demônios vão nos fazer pensar o tempo todo de que Deus é fraco e não pode te salvar. Eles encherão você de medo! Por esse motivo, você precisa ter muita, muita fé em Deus, como Moisés tinha e ensinou o povo (Êxodo 14.13): Não tenham medo! Fiquem firmes e vejam o que Deus, Yaweh, fará hoje mesmo para salvar vocês. Yahweh combaterá por vocês, fiquem calmos e fiquem calados! Entenderam? Melhor coisa é ficar calmo, confiar em Deus e parar de reclamar! E a terceira batalha é lutar pelas pessoas que ainda não tem Jesus como Senhor e Salvador, ou seja, não são povo de Deus. Essas pessoas precisam que soldados valentes orem por elas diariamente e também levem a mensagem de que Deus perdoará os seus pecados, se elas acreditarem que o sangue de Jesus limpa e purifica os seus corações.
Amém? Bons soldados, sigam o plano.
Ministrador: Ore com as crianças, repreendendo toda a idolatria em seus corações. Faça elas declarar que Satanás não tem poder sobre elas e que seus corações são somente do Senhor, para sempre do Senhor. Faça cada uma delas declarar que Deus é muito maior e mais poderoso que os ídolos e que elas confiam em Seu poder para salvar cada uma delas. E por fim, peça ao Senhor que elas sejam bons soldados de Cristo e levem a mensagem do perdão de Deus através de Jesus para todos os seus amigos.
Versículo da Semana:
Figuras: (freebibleimages.org)