terça-feira, 30 de maio de 2023

12 - Um poderoso guerreiro!

Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  Start Desafio

Material necessário: 1 rolo de barbante. Bexigas (uma para cada criança).Dardo para lançar (com ponta perfurante). Frases motivacionais (impressão ou escrita). Exemplo de frases para utilizar: você é especial. você é inteligente. você tem valor. tudo vai dar certo. não tenha medo. Deus está com você.  Recorte essas frases e coloque dentro de balões.  Encha os balões na quantidade proporcional às crianças e faça um varal para ficar na entrada. 

Execução: Cada criança, com um dardo, deverá estourar um balão escolhido e ler a palavra que Deus preparou para ela, para aquele dia. Presente após acerta o balão e receber a sua frase.  (pirulito, ou outra coisa para dar para a criança).  Obs. (Os dardos e balões estarão no kit da aula, o mimo é por conta do ministrador); o varal deve ser montado numa parede, para que os dardos não atinjam as crianças.


*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Minhas Guerras (Gabriel Guedes)

https://www.youtube.com/watch?v=PxxLrpLJxI8

*Ofertório (nessa semana o ofertório será no final, preste atenção").

*Tempo de Oração: Orem juntos, pelo seguinte motivo: por seus amigos da escola que precisam de Jesus.

*Start Games:  Torre resistente 
Material necessário:  2 - pacotes de macarrão; 2 - Fita adesiva 

Organização: Entregar uma quantidade de macarrão para cada criança e disponibilizar vários pedaços de fita adesiva em um local. 

Execução: As crianças deverão construir uma torre utilizado pedaços de macarrão e as fitas como cola para fixar as estruturas, ao termino do tempo estabelecido pelo executor a torre mais forte e resistente vence o desafio.


*Divisão das Turmas / Verificação das atividades anteriores.

Ministração  - Um guerreiro poderoso! Juízes 6: 1-24 e 36-40 (essa ministração teve a colaboração da querida Angélica Lemos)

Vamos começar essa história falando sobre Complexo de Inferioridade. Alguém já ouviu falar desse termo tão difícil? Bem, vamos tentar explicar palavra por palavra (você pode usar bloquinhos de madeira, de papelão para exemplificar). O significado de complexo é: um conjunto de coisas ligadas umas as outras. Melhor dar um exemplo: O que há dentro de um shopping center? Lojas. São lojas que ficam uma do lado da outra dentro de um mesmo prédio. Ou seja, um complexo, um conjunto de lojas. Um complexo é um conjunto de sentimentos que ficam alojados dentro do seu coração. E a palavra inferioridade já diz tudo: o que é menor e tem menos valor do que todos os outros.

Várias crianças guardam dentro do seu coração um complexo de inferioridade, ou seja, um monte de sentimentos que as fazem se sentir menos, menores que as outras: menos bonitas, menos inteligentes, menos felizes, que tem menos valor. E assim era Gideão.

Em Juízes 6.1 lemos que mais uma vez o povo fez aquilo que o Senhor reprovava. E alguém sabe o que Deus reprova? Deus reprova a adoração a ídolos; Deus reprova a mentira; Deus reprova a desobediência. Deus já havia dito ao povo que, se eles adorassem outros deuses, então a proteção do Senhor já não estaria com eles e os inimigos entrariam em sua terra. E mais uma vez o povo fez o que o Senhor reprovava, desobedeceu, mentiu e o pior, adorou a outros deuses. Então, os poderosos soldados de Midiã invadiram as terras de Israel.

Os midianitas eram terríveis, crianças! Sempre que o povo de Israel plantava, antes mesmo do trigo, da cevada e da aveia crescerem, eles entravam e destruíam tudo. Arrancavam os pés pelas raízes. E ainda matavam todas as ovelhas, bois, jumentos, não deixavam nem mesmo os animais de estimação vivos.  Por isso os israelitas ficaram muito pobres, já não tinham mais nada. E ainda por cima, estavam com tanto medo que foram se esconder em cavernas nas montanhas!

O que vocês acham que o povo de Israel fez? Agora eles não queriam pedir socorro aos ídolos que adoravam. Agora eles se lembraram do Deus de Israel. E Deus ouviu o pedido de socorro deles, levantando um libertador, o juiz Gideão. A história de Gideão é incrível!

Gideão estava malhando o trigo, alguém sabe o que é malhar o trigo? O trigo é o cereal que, quando moído, faz o pão que você come todo dia. Quando ele cresce na terra, tem um talo com várias espigas (ministrador leve raminhos de trigo para as crianças verem). Para que os grãozinhos saiam das espigas, é necessário bater nele com muita força. Isso é malhar o trigo! Então, Gideão estava malhando o trigo, escondido dentro de um tanque de amassar uvas. Ele estava fazendo isso com medo dos midianitas roubarem o seu trigo!

E lá estava Gideão, quando o Anjo do Senhor se sentou debaixo de uma grande árvore que havia lá perto e disse assim para ele: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro!" Crianças, do que Deus chamou Gideão? De poderoso guerreiro! Assim o Senhor fez porque sabia que Gideão conseguiria cumprir a missão que daria a ele. E que missão seria essa? Libertar os israelitas das mãos dos midianitas!

Mas, Gideão não se sentia um poderoso guerreiro não. Ele estava se sentindo um miserável. Ele disse para o anjo: "Ai de mim! Como posso salvar o povo de Israel?  A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés e eu sou a pessoa menos importante da minha família!".

O anjo não disse muita coisa para Gideão, somente: "Do jeito que você é, com a força que você tem, vá e liberte o povo. Sou Eu quem te envia, Eu estarei com você". (Jz 6.14-16).

Gideão ainda estava cheio de dúvidas. Ele não se achava capaz. Por isso, pediu para Deus um sinal: "Se o Senhor me escolheu para essa missão, se sou eu mesmo quem vai libertar os israelitas das mãos dos midianitas, então vou, hoje à noite, colocar um pouco de lã nesse lugar onde eu estava malhando o trigo. Se amanhã, o orvalho tiver molhado somente a lã e o chão envolta estiver seco, então terei certeza de que sou escolhido para essa missão". (Jz 6.37).

No outro dia, bem cedinho Gideão correu para ver se havia acontecido. E...assim aconteceu! O montinho de lã estava tão molhado de orvalho, que Gideão o espremeu e tirou dele um copo cheio de água. Ao redor, todo o chão estava seco. Porém, Gideão pediu mais um sinal para Deus, agora o contrário. Ele colocaria o mesmo montinho de lã dentro do lugar onde ele estava malhando o trigo. Se de manhã, o montinho de lã estivesse sequinho e em volta dele tudo estivesse molhado, então Gideão teria certeza. E assim aconteceu! Deus fez o que Gideão pediu naquela noite, porque queria que ele se sentisse importante.

Ah, Gideão, apesar de estar com medo e de sentir sem capacidade, agora ele sabia que Deus o havia escolhido para essa missão. Se Deus disse que ele era um poderoso guerreiro, então ele era um poderoso guerreiro. Se Deus disse que estaria com ele, então estaria com ele! 

Encerramento:

Crianças, quando o anjo foi encontrar Gideão, ele se sentia um poderoso guerreiro? Claro que não! Isso é o que menos ele sentia. Como ele se sentia? Como um fraco, um derrotado, um perdedor. Ele se sentia o menor de todos, inferior. Não foi isso que ele disse? "Minha família é a mais pobre e eu sou o menor da minha família". Jz 6.15

Gideão mostrava, com suas palavras e atitudes, o quanto se sentia inferior. Você nem pode perceber, mas quando tem complexo de inferioridade, tem algumas atitudes como as de Gideão:

- Isolamento (viver afastado das pessoas) - Gideão estava sozinho, escondido no lugar onde se amassa as uvas. (v. 11)

- Falta de fé e esperança. Quando o anjo apareceu para Gideão, ele disse estar sem esperança porque Deus os havia abandonado (v. 13).

- Não confia na sua capacidade. Gideão se assustou com o chamado do Anjo. Ele disse não ter condições de salvar Israel. (v. 15).

- Fica se comparando com os outros. Gideão se comparou com os seus familiares e se sentiu o menor. (15).

- Medo de fazer as coisas. Gideão testou Deus duas vezes para saber se Deus não havia errado ao escolhê-lo. (36-40)

Talvez você esteja nessa situação hoje. Não se sente nenhum pouco inteligente para ser um soldado de Deus e aceitar a missão que Ele te deu. E também não se sente capaz de fazer nada: de tirar uma boa nota na escola, de fazer um trabalho escolar excelente, de construir uma torre de macarrão. Por isso é importante você sair daqui sabendo que:

Essa estratégia de nos fazer inferiores vem do nosso inimigo Satanás. Ele veio para fazer exatamente como os midianitas estavam fazendo: matar, roubar e destruir (João 10.10). E uma das coisas que Satanás quer destruir é sua identidade. Sim! Ele quer fazer você se sentir um insignificante. E muitas vezes ele usará pessoas que estão perto para falar isso a você: "Você não tem valor". "Você não serve para nada". "Você é menos inteligente que os seus irmãos". "É o mais feio de todos". "O mais preguiçoso". As pessoas nem imaginam o quanto de mal nos fazem quando soltam essas palavras. Porque o inimigo planta cada uma dessas palavras em nossa cabeça. E de repente essas palavras criam raízes e acabam fazendo parte do nosso vocabulário!

Porém, o plano de Deus para você é completamente diferente. E é ele que está valendo, pois foi feito antes mesmo de Satanás planejar algo contra você. Enquanto Gideão se via como um sem valor, o que Deus via nele era bem diferente. E era isso que Gideão tinha que deixar entrar em seus ouvidos e criar raízes. "Apesar de você se ver como o menor da sua família, eu te vejo como um Poderoso Guerreiro" - disse o Senhor a Gideão. Só preciso que você confie em mim. Eu estarei com você. E seu estiver com você, a força que você tem é suficiente para vencer o inimigo. Amém?

Soldados, sigam o plano.  Vocês são muito preciosos para Deus e são poderosos guerreiros. Deus estará com vocês em cada missão da sua vida!

Ministro:  Poderosos Guerreiros vamos orar? Peça que as crianças levantem as mãos para o céu. E declarem com você: "Deus de Gideão, obrigada por me chamar para essa missão, que é trazer o Seu Reino para a terra. Eu quero declarar que eu aceito essa missão e rejeito toda a palavra de inferioridade que o inimigo plantou em minha cabeça.  Eu arranco essas palavras pela raiz e declaro que: Sou amado, escolhido, tenho valor, e na força de Deus, vou vencer todas as batalhas que o Senhor me chamar para lutar. Em nome de Jesus, amém.

Ofertório: Depois de receber a palavra do Anjo do Senhor, de que era um poderoso guerreiro, Gideão fez algo muito bonito. Ele deu uma oferta para o Senhor. Mesmo sendo pobre e se sentindo insignificante, Gideão pegou sua única farinha e fez pães para Deus. E também assou um cabrito em oferta a ele. E Deus mesmo recebeu sua oferta, porque o Anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado que estava em suas mãos e tocou a carne e os pães, e um fogo saiu da rocha e queimou a carne e o pão. Isso mostrava que Deus aceitou o sacrifício de Gideão. Esse deve ser nosso comportamento: temos que oferecer, toda semana, aqui na Igreja, o melhor do nosso dinheiro! Nunca traga uma nota amassada, ou moedinhas. Entregue seu melhor para Deus.

Versículo da semana: 



Figuras (freebibleimages/freepik): 











Manual do Bom Soldado: 




Você sabia?




Usando a Espada do Espírito:




Tarefa da semana:



terça-feira, 23 de maio de 2023

11 - Vença com inteligência!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Minhas Gerras (Gabriel Guedes)

https://www.youtube.com/watch?v=PxxLrpLJxI8

*Ofertório

*Tempo de Oração: Orem juntos, pelo seguinte motivo: Por crianças que são filhos de pais separados ou não conhecem o pai. 

*Start Games: 


*Divisão das Turmas 

*Verificação das atividades anteriores.


Ministração  - Vença com Inteligência! (Juízes 4)

Vamos conversar um pouco sobre a palavra inteligência. O que ela significa? Quando eu falo que alguém é inteligente, o que quero dizer? Bem, a palavra inteligência significa "capacidade para compreender, entender e encontrar as respostas certas para os problemas ou agir de maneira certa em todas as situações.

Vocês sabiam que no exército existe um departamento chamado Serviço de Inteligência Militar? Isso mesmo! O Serviço de Inteligência Militar coleta todas as informações possíveis do inimigo, informações que ajudam os Generais a tomar as decisões certas, vencendo a guerra. É um dos serviços mais importantes do Exército, pois esses soldados inteligentes procuram falhas no exército inimigo para que eles caiam em suas próprias armadilhas! Assim o inimigo é derrotado sem o uso das armas normais. Não é interessante? 

O povo de Israel era para ser o mais inteligente daquela época, porque Deus era o comandante deles e Deus tem toda a inteligência do mundo. E foi com inteligência e obediência que eles derrubaram as muralhas de Jericó, quem se lembra?

Mas, o povo de Israel não tinha inteligência. Deus mesmo disse que não era para eles se envolverem com os povos vizinhos, que moravam perto de Canaã. Esses povos não adoravam a Deus nem se importavam com Ele, eles adoravam outros ídolos e faziam cultos para esses deuses de barro. Mas o povo não teve a inteligência de obedecer a Deus. Eles fizeram amizades com os povos vizinhos, se casaram entre si e passaram a adorar os deuses deles, deixando Deus de lado.

Por essa falta de inteligência e desobediência, Deus mesmo permitiu que povos vizinhos de Canaã cercassem o povo e os oprimisse. Pois dessa vez, foi Jabim, rei de Hazor. Ele chamou Sísera, seu comandante e com seus novecentos carros de guerra, cercou o território onde os Israelitas moravam. Agora eles estavam novamente presos, como no Egito. Não podiam sair, nem entrar sem a autorização de Jabim. E além de tudo, precisavam dar quase tudo o que a terra produzia para Jabim. Isso já estava durando vinte anos e o povo não aguentava mais. 

Ah, então o povo se lembrou de Deus e começou a pedir socorro.  Naquela época, quem liderava o povo de Israel não era um homem e sim uma mulher muito inteligente, a juíza Débora. Além de liderar o povo e ajudá-los a tomar decisões, Débora era uma profeta, ou seja, mulher que ouvia a voz de Deus e dizia ao povo tudo o que o Senhor queria que eles ouvissem.

Débora chamou um dos soldados de Israel, Baraque e disse para ele: "Deus está mandando você se preparar! Chame dez mil homens e suba até o monte Tabor. Quando você chegar lá, Sísera e seu exército vai marchar com seus carros e seus soldados em sua direção, para eliminar vocês. Mas, não tenham medo! Deus mesmo dará a vitória para você, Baraque. Você, com os dez mil soldados de Israel, vencerá Sísera e seu exército e enfim seremos libertos do domínio do rei Jabim!

Mas Baraque disse para Débora que só iria se ela fosse com ele. Se Débora não fosse,ele não iria não. Débora disse para Baraque: "Certamente que eu vou com você, mas saiba que você, por não ser corajoso,  não terá a honra de acabar com Sísera. Deus vai entregar Sísera nas mãos de uma mulher!" Jz 4.8,9. E lá se foram Débora, Baraque e os dez mil soldados lutar contra o exército de Sísera.

E do jeito que Deus disse aconteceu. Sísera chamou seus novecentos carros de ferro, todos os seus soldados e foi com toda a força lutar contra o povo de Israel. Mas, se Deus havia dito que Baraque venceria, é porque Baraque venceria.  Baraque e os soldados de Israel  enfrentaram o exército de Sísera e mataram todos os soldados. Porém Sísera, saltou de seu carro e conseguiu fugir a pé.

Ele então entrou na casa de uma mulher chamada Jael e pediu para ela escondê-lo. Jael sabia da fama de Sísera, que era um guerreiro muito forte e perigoso. Mas ela já tinha um plano. Ela o convidou para entrar em casa e o escondeu com um tecido.  Sísera estava tão cansado e logo pegou no sono. E assim que ele dormiu, sabem o que a mulher fez? Pegou um prego de madeira bem grande e pregou com um martelo na cabeça de Sísera, matando-o.

Mais do que depressa, Jael chamou Baraque e mostrou Sísera morto. Enfim, a batalha havia cessado e a vitória foi do povo de Israel, que novamente estava em paz. E exatamente do jeito que Deus disse para Débora, aconteceu. Baraque liderou a batalha, mas a glória de ter vencido a guerra ficou com Débora, profeta de Deus, e Jael, uma mulher simples, mas muito inteligente. No final da batalha, Débora e Baraque escreveram uma linda poesia de louvor a Deus, pela maravilhosa vitória que ele deu ao Seu povo.  (Juízes 5)

Encerramento:

Deus é muito inteligente, disso você não pode esquecer nunca. Foi Ele quem deu inteligência para Débora ser Juíza e liderar o povo de Deus. E também foi Ele quem deu inteligência para Jael acabar com o poderoso Sísera enquanto ele dormia.  E vocês são soldados inteligentes de um Deus muito inteligente. 

A Palavra de Deus nos diz em Efésios 6.12 que ainda hoje acontece uma luta, uma batalha. Mas essa batalha é diferente da batalha lutada por Baraque e Débora. A batalha deles era contra homens, fortes soldados, treinados para atacar e transformar pessoas em seus escravos. Mas a nossa batalha não é contra pessoas, mas contra demônios. 

Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais".

Sim, nossa luta é contra demônios que estão no mundo invisível, liderados pelo comandante Satanás. Eles prendem as pessoas e escravizam suas mentes e corações.É por isso que muita gente nesse mundo só faz o que o diabo gosta. E do que o diabo gosta?(deixe as crianças participarem). O mais triste é que essas pessoas não conseguem perceber que estão presas ao diabo e fazem a vontade Dele. 

Para libertar essas pessoas, Deus quer usar você, soldado inteligente. E você não derrotará o diabo brigando com pessoas de carne e osso de casa, da rua ou da escola, nem batendo nelas. Nem mesmo usando sua régua, borracha, sapato ou pedras como arma. Você lutará pela libertação das pessoas usando as armas inteligentes que Deus deu. E que armas são essas? Simples: A oração. Você deve conversar com Deus todos os dias,como conversa com seus pais e seus amigos. E quando orar, você deve dizer para Deus que quer que seus amigos sejam libertos de Satanás. A Palavra de Deus. Jesus venceu o diabo com a Palavra de Deus. Então você também deve fazer igual. Leia a Bíblia todos os dias, decore os versículos que aprende aqui e aprenda dizer ao diabo a Palavra de Deus. Por exemplo: Satanás, eu te ordeno. Em nome de Jesus, saia da vida de....solte-o para que ele não faça mais o que está fazendo. Outra coisa muito importante é o Jejum. O Jejum serve para a gente mostrar para Deus que precisamos de uma direção dele para alguma situação da nossa vida. Quando deixamos de comer algo que gostamos por algum motivo, o Senhor vê isso e responde a nossa oração. O jejum é uma disciplina que fazemos no corpo, que deixa nosso espírito preparado para as batalhas.

Amém soldados? Seja inteligente e vença as batalhas usando as armas espirituais. Assim, como Jael, você vencerá o terrível Satanás sem espadas.

Ministro: Prepare um grito de guerra para suas crianças e com elas declare: "Eu sou um soldado de Deus muito inteligente. Minha guerra não é contra pessoas, mas contra Satanás e seus demônios. Vou lutar essa guerra com coragem, usando as armas espirituais. Eu agora tomo a Oração como arma espiritual. Vou orar todos os dias e vencer o inimigo. Eu agora tomo a Palavra de Deus como arma espiritual. Vou ler a Bíblia todos os dias e vencer o diabo com a Palavra. Eu agora tomo o jejum como arma espiritual. Vou disciplinar meu corpo para deixar meu espírito preparado. E em todas as batalhas, serei vencedor como Débora, Jael e Baraque! Em nome de Jesus, amém!"


Versículo da Semana: 



Figuras: (freebibleimages.org)












Manual do Bom Soldado:




Você sabia?



Usando a espada do Espírito:



Tarefa da Semana:



terça-feira, 16 de maio de 2023

10 -Soldados Diferentes!

Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  Hoje para entrar na sala vamos precisar executar a atividade em trio. 

Organização:  Liberar a entrada de três em três, porém uma pessoa da equipe precisará ser o combate ferido e deverá ser carregado pelos outros dois até o ponto de chegada definido pelo executor.  Dica: muita atenção na maneira que a criação será carregada pelos amigos para evitar risco de queda, recomendado que eles carreguem pelos ombros assim evitando alguém se machucar.

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Minhas Gerras (Gabriel Guedes)

https://www.youtube.com/watch?v=PxxLrpLJxI8

*Ofertório

*Tempo de Oração: Orem juntos, pelo seguinte motivo: por crianças que sofrem algum abuso físico ou verbal dentro de casa ou na escola. Que Deus proteja cada uma das crianças brasileiras.

*Start Games: 

Material necessário: Bolinhas coloridas. 2 recipientes para depósito das balinhas (balde).

Organização:  Separar em duas equipes, definir o local de partida e chegada (na chegada colocar o balde de cada equipe) .

Execução:  Uma criança de cada vez deverá executar o percurso definido carregando quantas bolinhas puder, porém não pode usar as mãos e nem a roupa para fazer o transporte e caso alguma cair pelo caminho não pode ser reaproveitada. Vence a equipe que transportar mais bolinhas usando o corpo (não vale a roupa).  Definição de tempo a critério do executor de acordo com o seu tempo disponível

*Divisão das Turmas 

*Verificação das atividades anteriores.

Ministração - Soldados Diferentes! (Juízes 12.1-30)

Deus fez cada um de nós de maneira diferente. Pode ter certeza de que, ao criar você da maneira como o fez e ao colocar em você tudo o que colocou, Deus tem um propósito. Alguém sabe o que é um canhoto? Quantos canhotos temos aqui? Todo canhoto teve que aprender a usar a mão esquerda para fazer diversas atividades. Você sabia que há algumas coisas que canhotos não conseguem fazer? (pesquise sobre isso e conte para os pequenos). 

Josué liderou o povo na conquista de muitas cidades de Canaã. Agora, um podia morar em sua casa em paz, sem ser importunado por inimigos que moravam pertinho deles. Antes de morrer, Josué relembrou ao povo que tudo havia dado certo porque eles obedeceram às leis de Deus sem se desviar para a direita nem para a esquerda. E eles deveriam continuar sendo obedientes, pois se assim fizessem, sempre teriam vitória sobre os seus inimigos. (Js 23.6-16).

Quem acha que depois da morte de Josué o povo continuou obedecendo a Deus? Não, o povo não seguiu ao que Josué havia dito. Eles fizeram amizade com os  povos das cidades que adoravam outros deuses. E também começaram a adorar os deuses deles, se esquecendo da aliança que fizeram com Deus! Isso foi um pecado muito grande! 

Então Deus mesmo permitiu que os soldados de uma cidade chamada Moabe entrassem nas terras de Israel e roubassem as suas plantações. Os moabitas roubaram tudo o que podiam: os rebanhos, ouro, prata, a colheita e deixaram o povo sem nada. O rei Eglom dominou os israelitas por dezoito anos e exigiu deles presentes em ouro e prata, que deveriam ser levados anualmente para Moabe.

Mas Deus ainda amava o seu povo, apesar do pecado deles. Por isso, Deus levantou alguns guerreiros bem especiais para libertá-los das mãos dos inimigos. Esses guerreiros foram conhecidos como Juízes e a história deles está na Bíblia, no livro com esse mesmo nome: Juízes (mostre na Bíblia onde está o livro de Juízes).

Deus levantou um guerreiro chamado Eúde. E ele também era canhoto. Lutar com a espada na mão esquerda, deveria ser muito difícil, já que a maioria dos soldados lutava com a mão direita. Um errinho e Eúde perderia a cabeça! Mas Eúde foi ensinado desde pequeno a ser um grande guerreiro, mesmo sendo canhoto. E ser canhoto, na verdade, foi o que fez ele vencer a batalha. Vamos ver como é que Eúde libertou o povo de Deus das mãos dos moabitas?

Eúde fez um plano para libertar o povo dos terríveis moabitas. Ele foi pessoalmente levar os presentes de ouro e prata exigidos por Eglom, o rei de Moabe. Mas antes de chegar na presença do rei, tratou de esconder na parte de trás de sua coxa direita, uma espada do tamanho de uma régua que ele mesmo havia feito. Apesar de pequena, essa espada era bem potente, pois cortava dos dois lados! E lá foi Eúde se encontrar com o rei com os presentes e a espada escondida. 

Quando viu Eúde, o rei Eglom ficou muito desconfiado, mas como olhou na perna esquerda de Eúde e não viu nada  (como canhoto, Eúde, se tivesse uma arma, teria escondido na perna esquerda), ficou mais tranquilo e recebeu o ouro e prata que o povo de Israel deveria pagar a ele.  

Eúde, antes de sair, disse que tinha uma mensagem secreta para o rei, por isso, pediu que os dois ficassem sozinhos. Assim, o rei Eglom mandou todos os seus soldados os deixarem a sós. Então, Eúde chegou bem perto do rei e disse: "Trago uma mensagem de Deus para ti, ó, rei". (Jz 3.20). O rei estava muito interessado na mensagem secreta, por isso se levantou do seu trono. E foi então, que, mais do que depressa, Eúde estendeu a mão esquerda, puxou a espada da sua coxa direita e enfiou-a bem fundo na barriga do rei!

O rei Eglom era muito gordo e logo a espada afundou inteirinha em sua barriga e ele morreu!  Eúde então, mais do que depressa, fugiu pelo corredor do palácio e trancou as portas onde o rei estava. Os funcionários do palácio nem perceberam o que havia acontecido, pois achavam que o rei estava fazendo as suas necessidades no banheiro! Mas quando perceberam que o rei estava morto, já era tarde demais!

Eúde chegou na cidade onde morava e mais do que depressa tocou o Shofar (trombeta), chamando todos os soldados de Israel para entrarem em Moabe, já que a cidade estava em grande confusão pela morte do rei. Os soldados entraram em Moabe e conseguiram matar dez mil soldados moabitas, que eram fortes e valentes. Nenhum só escapou com vida. Naquele dia, o canhoto Eúde fez um grande feito. Com a coragem de um soldado de Deus, ele libertou o povo de Israel dos moabitas! Agora, todos voltaram a morar em paz, sem medo dos moabitas.

Encerramento:

Durante toda história do mundo, todo aquele que era considerado diferente da maioria era cruelmente perseguido e condenado pelos outros. E isso também acontecia com os canhotos. Numa época chamada Idade Média, os canhotos eram vistos como feiticeiros e filhos do diabo.  

infelizmente ainda hoje, todas as pessoas que são diferentes continuam sofrendo algum tipo de perseguição. Chamamos hoje essa perseguição de Bullying. O que é o Bullying? O Bullying é um ato de violência psicológica (gritos, palavrões, xingamentos, humilhações) ou física (empurrões, puxão de cabelo, tapas, socos, rasteiras, etc), cometida repetidamente contra uma pessoa. É importante que você sabia que o Bulliyng não precisa necessariamente acontecer numa escola. Ele pode acontecer em qualquer lugar onde você se relacione com pessoas: na rua, dentro de casa e sim, dentro da Igreja.  Crianças que são vítimas de bullying sofrem muito. Além do medo de sofrerem violência,  elas se  sentem rejeitadas, infelizes, fracas e acabam se isolando das demais. Algumas nem querem mais ir na escola. Outras infelizmente comentem suicídio. 

Você tem sido vítima de Bullying? O que fazer? A primeira coisa a fazer é, no momento em que estiver acontecendo, dizer para o agressor que você não está gostando do que ele está fazendo. Se continuar, diga em tom mais alto para para com aquilo. Caso não funcione, chame o professor e conte o acontecido. E conte para os seus pais o mais rápido possível, mesmo se o agressor te chamar de crianção, medroso e ameaçar você.

Se você é o causador do Bullying, saiba que isso tem consequências sérias, como a expulsão da escola. E que cometer violência psicológica ou verbal é pecado diante de Deus. Deus jamais escolhe como soldados, crianças que façam bullying com outros.

Vocês acham que Eúde sofreu Bulliyng por ser canhoto? Com certeza sim. Ele era canhoto no meio de vários soldados destros. Na escola da guerra, ele teve muitas dificuldades que pessoas que usavam a mão direita não tinham. Mas, ao invés de se sentir isolado e desistido por ser diferente, Eúde se tornou um soldado diferenciado. 

Eúde não deixou que sua diferença o atrapalhasse. Ele viu a sua diferença como uma oportunidade para vencer a batalha, de um jeito diferente. E para Eúde, ser canhoto, ao invés de ser um empecilho, foi mesmo uma grande vantagem. Por causa dessa disposição, Eúde foi escolhido por Deus para ser um libertador do seu povo, um dos Juízes.

Que lição maravilhosa Deus nos ensina através da vida de Eúde. Porque todos nós somos diferentes uns dos outros. Somos diferentes fisicamente e também em nossas capacidades. Entender que todos temos diferenças nos ajuda a nos amar e também a amar os que convivem conosco.  Lá na escola, ou na rua, ou mesmo em casa, podem até zoar das suas diferenças, mas Deus hoje te chama para ser como Eúde: usar essas diferenças como vantagens para você fazer grandes coisas para Deus.

 Você se sente uma criança diferente? E isso faz bem ou mal para você? Você sofre bullying na escola por ser mais alto, mais gordinho, mais devagar para aprender? Saiba que a sua diferença tem grande valor para Deus. Foi Ele quem fez você assim e a sua diferença vai te dar grande vantagem na sua missão como soldado de Deus. Amém? Nunca, jamais se esqueça de Eúde.  E siga, soldado, o plano que Deus tem para você.

Ministro: Ore especialmente com crianças que tem baixa autoestima. Pergunte se elas se sentem tristes por serem diferentes. Ministre o amor de Deus por elas, como são e o poder de Deus para usá-las com suas diferenças. Declare que a diferença delas tem grande valor para Deus e que elas serão soldados usados para derrotar o inimigo Satanás.

*Se alguma criança for vítima de Bullying e contar para você, chame o pastor de crianças ou até mesmo converse com a criança, juntamente com os pais.


Versículo da Semana: 



Figuras: 


















Manual do Bom Soldado: 



Você sabia? 



Usando a Espada do Espírito:  



Tarefa da Semana:



  

terça-feira, 9 de maio de 2023

9 - Deus fez o sol parar!

 

*Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  

Materiais necessários: 12 bambolês ou pode desenhar círculos no chão

Organização: Colocar os bambolês um ao lado do outro formando duas fileiras, definir uma linha de partida e outra de chegada. 

Execução: Para entrar na sala de aula hoje eles vão precisar passar pelos bambolês dando saltos igual uma pista de obstáculos.  A dinâmica precisa ser rápida e ter o incentivo do executor para ser animada.

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Minhas Gerras (Gabriel Guedes)

https://www.youtube.com/watch?v=PxxLrpLJxI8

*Ofertório

*Tempo de Oração: Deixe o Espírito Santo conduzir esse momento. Aproveite e pergunte se alguma criança tem algum motivo de oração. Coloque as crianças de joelhos. Coloque uma música bem calma de adoração. Leve as crianças a ficarem bem quietinhas, para conversar com Deus. E orem juntos, pelo seguinte motivo: Por cada pessoa da sua família, especialmente a mamãe. Se alguma criança tiver um motivo de oração ou necessitar de cura, peça para outra(s) criança(s) tocarem nela e orarem por ela, declarando cura ou o milagre.

*Start Games: 

Materiais necessários: 12 bambolês ou círculos;  10 bolinhas ou qualquer item a disposição sendo 5 para cada equipe. 

Organização: Organizar em duas equipes iguais, colocar os bambolês ou círculos alinhados sendo 6 para cada equipe em linha reta. Colocar as equipes em linha de partida e os itens dentro do primeiro bambolê/círculo. 

Execução: A criança deverá apenas andar dentro dos bambolês e transportar os 5 itens para o próximo bambolê, e assim que ela colocar os itens deverá passar para o próximo bambolê.  A criança deverá fazer o percurso de ida e volta e a próxima criança da equipe só poderá iniciar a caminhada quando os itens e a criança voltarem ao primeiro bambolê. Vence a equipe que concluir ou que passar mais integrantes no tempo definido pelo executor.


*Divisão das Turmas 

*Verificação das atividades anteriores.


*Ministração:  Deus fez o sol parar (Josué 9; 10.1-15)

Quando você acorda, bem cedinho, em que lugar do céu está o sol? No horizonte, do lado leste de onde fica a sua casa. E na medida em que o dia vai passando, o sol vai se movendo no céu. Você já percebeu que ao meio dia o sol está bem no meio do céu? E quando chega a tarde, ele vai se movendo para o lado oeste até se pôr no horizonte novamente. Isso acontece porque a terra está girando em torno dela mesma, em exatas 24 horas, é o que chamamos de dia. Isso é o normal de acontecer, todos os dias, desde que Deus criou o mundo.

Agora imaginem que, num dia, o sol chegasse até o meio do céu e ficasse parado ali por 24 horas. Isso seria natural? Não mesmo. Seria uma coisa sobrenatural, ou seja, que está acima das lei naturais que Deus estabeleceu. Vocês acreditam que isso já aconteceu na história do mundo? Aconteceu uma vez só, numa das guerras que Josué lutou. E foi incrível!

Deus prometeu para Josué que a fama dele, como um valente guerreiro e do seu exército, o exército de Israel, se espalharia por toda Canaã. Depois da conquista de Jericó e de Ai, os reis das cidades próximas estavam com muito medo. Gibeom era uma grande cidade. O rei e os seus moradores sabiam que seriam os próximos a serem conquistados, por isso, foram espertos.

Vocês acreditam que eles enganaram Josué, se fingindo viajantes de uma terra muito distante? Com essa mentira, eles fizeram Josué fazer um acordo de paz com eles, de que não invadiria as suas terras, nem saquearia a sua cidade. Quando Josué descobriu a mentira, ficou muito bravo. Sabem o que ele fez? Ele cumpriu o seu acordo e não atacou Gibeom. Mas agora o rei de Gibeom e os seus habitantes seriam os escravos dos israelitas, carregando água do poço para as casas e rachando lenha para o fogo  do povo de Israel, para sempre. Bem, uma mentirinha, por mais simples que pareça, tem grandes consequências, por vezes, para sempre!

Mas depois disso aconteceu uma guerra. Jerusalém era uma cidade muito próxima de Gibeom.  Adoni Zedeque, o rei de Jerusalém, estava com muito medo! Por isso, ele enviou uma mensagem para Hoão, rei de Hebrom, Piram, rei de Jarmute, Jafia, rei de Láquis e Debir, rei de Eglom. "Vamos atacar Gibeom, o rei disse. Eles fizeram um acordo de paz com Josué por isso são traidores". Josué 10.4

Logo os cinco reis reuniram seus exércitos e sitiaram, ou seja, cercaram Gibeom, para logo invadir a cidade. Os moradores de Gibeom ficaram desesperados e pediram socorro para Josué! Imediatamente Josué juntou todos os guerreiros, os melhores guerreiros do exército de Israel. O Senhor Deus disse para ele: "Não tenha medo desses cinco reis. Eu já decretei a derrota deles e os entreguei em suas mãos. Como eu te prometi, nenhum deles poderá te resistir". Josué 10.8

Josué estava mais forte e mais corajoso do que nunca. Ele e seu exército entraram no acampamento militar dos cinco reis e começaram a lutar com os soldados. E a batalha durou por muito tempo. Mas, Deus estava com Josué. E algumas coisas sobrenaturais começaram a acontecer.

Primeiro, Deus lançou sobre os soldados do exército inimigo enormes pedras de gelo, que mataram muitos soldados! Depois, aconteceu a coisa mais incrível que poderia acontecer na história do mundo. Josué, precisava da luz do dia para continuar vencendo. Se a noite chegasse, ia ficar mais difícil. Por isso, cheio do Espírito Santo de Deus, erguem as mãos para os céus e disse: "Sol, fique parado em cima do céu de Gibeom! Lua, você ficará escondida atrás do vale de Aijalom". Josué 10.12. 

Exatamente como Josué disse aconteceu!  O sol ficou parado um dia inteiro no meio do céu e não se pôs até que o povo de Israel terminasse de vencer a batalha! E Josué registrou em seu livro: "O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs. Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu a um homem. Sem dúvida o Senhor lutava por Israel!" Js. 10.13,14

Encerramento: 

Crianças, existe um mundo que não vemos, que é o mundo espiritual. E ele é sobrenatural, porque está além do que nossos olhos podem ver. Nesse mundo espiritual há uma guerra constante,  travada por Satanás contra Deus, as coisas de Deus e os filhos de Deus. Mas, nesse mundo sobrenatural também está o Senhor Deus, Todo Poderoso, o Senhor dos Exércitos e Seu Filho Jesus Cristo. E muitos, muitos anjos do Senhor que nos acompanham. 

Jesus, enquanto estava aqui na terra, formou doze soldados muito corajosos,seus doze discípulos. E ele deu um recado para os seus Doze: "Guardem a espada" João 18.10.  Com isso, Jesus ensinou os seus discípulos, que a guerra já não deveria ser feita com armas humanas, como uma espada ou uma metralhadora, mas sim com armas espirituais, nas regiões espirituais. Essas armas são tão poderosas e destroem rapidamente demônios! 

Uma dessas armas, crianças está na ponta da sua língua. São as suas palavras. O que fez o sol parar no céu por um dia inteiro? Foi uma palavra de Josué.  Josué abriu a sua boca e, cheio de fé deu uma ordem. E do jeito que ele disse aconteceu. Deus atendeu ao comando de um homem!

Jesus disse assim aos seus discípulos: "Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Mas peçam em meu nome e vocês receberão! (João 16.24)" Uau, soldados! Jesus nos ensinou a abrir a nossa boca e pedir as coisas em Seu nome, que o Senhor atenderia a nossa oração. É por isso que temos que terminar nossas orações, fazendo nossos pedidos em nome de Jesus.

Mas...o que um bom soldado de Jesus faria com essa informação? Ele pediria em nome de Jesus, uma boneca? Ou uma bicicleta? Ou que Jesus desse a resposta da prova para ele? Ou até mesmo que mandasse um castigo para aquela criança que faz bullying com você? Não! Um bom soldado de Jesus usa o nome de Jesus para: 

a) Repreender o diabo. Sim, existem situações dentro de casa ou na escola que é o diabo quem está causando para atormentar e desviar as pessoas da vontade de Deus. Quando você vir essa situação dentro da sua casa, a melhor coisa a fazer é ir para o seu quarto e mandar o diabo sair da sua casa, em nome de Jesus. Ali, sozinho, sem brigar com ninguém, você verá que a ordem feita em nome de Jesus, por um soldado de fé, como Josué, fará coisas sobrenaturais acontecerem.

b) Repreender a doença. Pedro e João, encontraram um homem aleijado na porta do templo. Pedro, cheio de fé, disse:  "Em nome de Jesus, o nazareno, eu ordeno, levante-se e ande!" (Atos 3.6). E na mesma hora o homem deu um salto e a doença foi embora! E isso aconteceu porque Pedro e João entenderam que podiam repreender uma doença e mandá-la sair, em nome de Jesus. Aleluia!

Crianças, você tem uma arma poderosa em suas mãos, que são as suas palavras, liberadas em nome de Jesus. Com elas você verá grandes coisas, coisas sobrenaturais acontecerem, como Josué e os discípulos de Jesus viram. Você quer isso? Então precisa crer de todo o seu coração em Jesus e Seu poder. E claro, colocar em prática. Vamos começar?

Soldados, sigam o plano e movam-se no sobrenatural!

Encerramento:  Peça para as crianças colocarem a  mão na boca. Peça agora que o Espírito Santo toque nos lábios de cada uma delas e dê a elas essa poderosa arma, que são as palavras ditas com fé, em nome de Jesus.  Ministre sobre eles, ministre unção. E decrete que as palavras dessas crianças serão como as de Josué. Moverão os céus e a terra, em favor de Deus e do Seu Reino. Aleluia!


Salmo da Semana:



Figuras:

















Manual do Bom Soldado:



Você sabia?


Usando a Espada do Espírito:


Tarefa da Semana:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...