segunda-feira, 28 de abril de 2025

7 - Meu Tesouro Precioso: A Presença que me Alimenta

 ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - A Presença que me Alimenta  (Êxodo 16.1-36; Números 11.7-9; Josué 5.12)

Introdução:

Ministrador: prepare figuras de alimentos ou até mesmo alimentos para fazer essa primeira parte.

O que é Alimento? São todas as substâncias líquidas ou sólidas que passam pelo nosso estômago, onde nosso corpo tira deles nutrientes e energia para poder continuar funcionando. Temos diversos tipos de alimentos: eles são de origem vegetal, como as frutas, legumes, tubérculos (batata, batata doce, mandioca), de origem animal, como as carnes vermelhas, carnes brancas (frango e peixe), carne de porco e ovos. Existem também os de origem mineral, que são o sal, a água e o cálcio, presente no leite, por exemplo. Nossa alimentação precisa ser muito organizada, porque é dela que vem a nossa saúde e o nosso bem estar. Sim, o consumo dos alimentos certos previne muitas doenças. E o consumo dos alimentos errados traz muitas doenças.

O de Organização:  Como é a sua alimentação? Para ter muita saúde, sua forma de se alimentar precisa ser organizada. Sim, você não pode comer o que quiser, na hora que quiser. As chamadas "besteiras" como salgadinhos, bolachas, salsichas, presunto, queijo, salame, doces, refrigerantes, são consideradas alimentos ultraprocessados. 

O que são alimentos ultraprocessados? Alimentos ultraprocessados não são produtos naturais. Não dão em pé nenhum, nem são pescados no mar ou cultivados no galinheiro. São produtos criados em indústria, que passam por várias etapas de fabricação e tem muitas coisas artificiais neles: corantes (que dão cor), aromatizantes (que dão sabor) e conservantes (que não deixam estragar). Além de terem excesso de açúcar e de sal. Eles tem poucos nutrientes e causam muitos problemafs de saúde. Ter uma alimentação organizada agrada muito a Deus. 

Agora vamos fazer uma brincadeira. Você consegue diferenciar entre alimento Saudável e Alimento Ultraprocessado? (Ministro: você pode fazer a brincadeira de forma individual ou em grupo. Mostre pelo menos 10 fotos, misturadas, de alimentos ultraprocessados e alimentos saudáveis. Recompense a criança ou time que mais acertar). Explique rapidamente porque cada alimento é natural e porque cada alimento é ultraprocessado.

Desenvolvimento:

Depois que saíram do Egito, o povo de Israel caminhou por muitos e muitos dias pelo deserto. Eles saíram do Egito com muita comida e muita água. Porém, logo o alimento foi acabando. Ah, mais do que depressa eles foram reclamar com Moisés. "Como é que você pode ter nos tirado do Egito, para morrer aqui de sede e de fome? " "Era melhor a gente ter morrido no Egito como escravos! Lá a gente tinha pão e carne à vontade!" Você nos trouxe para esse deserto para morrermos de fome!"

Deus então chamou Moisés e disse: "Eu vou resolver a necessidade de pão desse povo. Vou fazer descer pão do céu, para que eles tenham pão à vontade. Todos os dias pela manhã eles vão recolher o pão que vai cair do céu. Isso eles farão de domingo até sexta feira. E na sexta, eles devem colher duas vezes mais, pois o sábado é o dia oficial de descanso. Nesse dia, ninguém poderá colher nada! Então eles saberão que foi Yahweh, o Deus poderoso, que os livrou do Egito".

E no outro dia, no finalzinho da tarde, apareceu um grande bando de codornas. Eram tantas, mas tantas aves, que elas cobriram o acampamento todinho. Dava para alimentar todo mundo e ainda teriam comida por mais um mês inteiro! Mais do que depressa, as pessoas começaram a pegar as codornas e prepará-las para matar a sua vontade de comer carne. Mas outro milagre maravilhoso aconteceu no deserto.

Quando o povo de Israel se levantou no outro dia,lá estava uma fina camada branca, como a aveia, em cima da areia do deserto. Ninguém nunca tinha visto aquilo antes. Foi por esse motivo, que quando viram, disseram: Maná? Maná significa: "O que é isso?". Eles colocaram na boca e sentiram que tinha um gosto de bolo de mel. Deveria ser maravilhoso. Eles colheram o Maná, transformaram ele em pães e bolos e assim tiveram a sua fome de comer pão saciada. 

O mais interessante é que cada um devia pegar a quantidade certa para alimentar a sua família, para aquele dia. Deus queria que eles confiassem que, a cada novo dia, Deus mandaria o Maná para alimentá-los! E que na sexta, eles pegassem também para o sábado, pois o sábado seria para descanso e para adorar a Deus. A maioria das pessoas obedeceu exatamente ao que Moisés disse. Mas alguns não obedeceram! Eles não confiaram que o Senhor mandaria o Maná no dia seguinte e o guardaram escondido dentro de casa. Mas aquele alimento escondido criou bichos e começou a cheirar muito mal. Moisés ficou tão bravo com eles, pois não souberam confiar em Deus.

Deus mandou Moisés encher um jarro com o Maná que caía do céu. E esse jarro foi colocado lá no Tabernáculo, para que nenhuma pessoa se esquecesse do pão que Deus deu a eles no deserto, o pão que caiu do céu, para alimentar o seu povo. E milagrosamente o Maná daquele jarro não se estragou.

O Maná caiu do céu durante os 40 anos que eles moraram no deserto. Nenhuma pessoa do povo de Israel morreu de fome ou de sede, nem mesmo as suas roupas se estragaram. Porque Deus estava no meio do Seu Povo. E quando Deus está em um lugar, nunca teremos falta de nada! O Maná parou de cair quando eles entraram em Canaã, na Terra da Promessa. Lá havia comida com fartura para o povo de Deus.

Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?

Não devemos ficar preocupados com o que comer e beber.  Jesus ensinou que todos os seus discípulos não devem ficar preocupados com o futuro, se eles vão ter o que comer e o que beber, porque Deus, se alimenta até as aves, não alimentaria os seus filhos? (Mateus 6). Sim, Jesus nos ensinou a confiar que nós não morreremos de fome, nem teremos falta de comida, mesmo que ela esteja em falta. Ele sempre providenciará um jeito milagroso de nos alimentar, pois é nosso Pai do céu e nos ama muito. Ele sempre nos alimentará. Jesus disse que ao invés de andarmos preocupados com isso, devemos nos preocupar em fazer o que Deus deseja: obedecer, praticar os seus ensinamentos e pregar o Evangelho. E Deus mesmo nos acrescentará tudo o que precisamos (Mateus 6.33). 

Devo sempre ser agradecido pela comida, seja ela qual for.  Quem aqui já passou fome um dia? Você deve ter ficado com o estômago roncando de fome, mas logo sua mãe ou a escola deu o almoço para você comer, ou você abriu sua lancheira e comeu o que a mamãe colocou dentro. Porém existem muitas famílias que não tem o que comer. É isso. Eles comem somente farinha de mandioca com água e sal. Eles moram em lugares bem pobres, longe das grandes cidades e não tem nem mesmo como comprar alimentos. Por esse motivo, seus filhos morrem cedo, com uma doença chamada desnutrição. É importante que vocês saibam disso. Sabem por quê? Para aprender a agradecer a Deus por tudo o que papai e mamãe colocam na mesa. Mesmo que você não goste, precisa ser agradecido a Deus, porque é Ele quem está providenciando aquele alimento.  Agradeçam sempre, tendo muito ou pouco, gostando da comida ou não, porque ela vem das mãos do Senhor. E lembrem-se que muitas pessoas fariam de tudo para ter a comida que você tem em casa.

Devo confiar que Deus sempre vai suprir as minhas necessidades. Lá no deserto, para aquele momento, o povo queria comida, carne e pão. E foi isso que pediram a Moisés, apesar de que alguns reclamaram demais e foram castigados por isso. E Deus mandou o que eles pediram: muita carne e 40 anos de pão. Em várias outras situações, eles não tinham água para beber e foram pedir para Moisés. E em todas as vezes Deus deu ao seu povo água, saída da rocha, saída do chão, e águas amargas que ficaram doces. Sim! Porque Deus quer nos alimentar com aquilo que precisamos, não como que queremos. Vocês precisam, desde agora, aprender a confiar que Deus nunca deixará faltar nada do que vocês precisam. Precisam também aprender a entregar ao Senhor tudo o que deixa vocês ansiosos. Aprendam a orar e contar para Deus exatamente aquilo que vocês estão precisando. Essa é uma lição a ser levada para toda a vida e cada um de vocês terá muitas histórias de milagres para contar para seus filhos, netos e bisnetos.

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?

"Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, Sou EU aquele que os susterá. Eu os fiz e os levarei; eu os sustentarei e os salvarei". Isaías 46.4

Conclusão: 

Vamos agradecer a Deus pelo pão de cada dia que Ele nos dá? 

Peça para que elas repitam a oração: 

Senhor Deus, obrigada pela história maravilhosa que eu aprendi hoje. Sobre o milagre do Maná, que alimentou aquela grande multidão no deserto. Isso me ensina a confiar que o Senhor nunca deixará faltar nada do que eu preciso. Eu quero agradecer por tudo o que o Senhor me dá para comer na minha casa. Obrigada pelo pão, pelo leite, pela comida do almoço, do jantar, obrigada pela sobremesa. Eu também te agradeço pelo lanche aqui do Start Kids, que é sempre feito com muito amor e me alimenta quando estou aqui na Igreja. Me perdoe, porque muitas vezes reclamo e rejeito o que me é servido. Me ajude a lembrar que muitas pessoas não tem nada para comer. Eu oro para que o Senhor se lembre delas também e as abençoe. Em nome de Jesus, amém.

Agora, ore por elas: Senhor Deus, eu oro para que o Teu Espírito Santo coloque dentro do coração de cada criança a certeza de que o Senhor sempre estará suprindo todas as suas necessidades. Que elas não vão passar fome, nem sede. E que o Senhor cuidará de cada detalhes das suas vidas. Ajude-as a confiar no Senhor. Tire toda a ansiedade delas. Que elas aprendam a confiar no Senhor e contar em oração tudo aquilo que as preocupa. Em nome 

Figuras: 










Os Tesouros da Bíblia: 



Preciosas Promessas:


 Meu Tesouro Precioso é:
 



Caça ao Tesouro em Família:





terça-feira, 22 de abril de 2025

6 - Meu Tesouro Precioso: A Presença que me Acompanha

ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - A Presença que me Acompanha  (João 20,21; Lucas 24.50-53; Mateus 28. 19,20. Atos 1.1-5).

Ministrador: 

"O de Organização": O Espírito Santo, como diz o nome, é Santo. Ele é um espírito, ou seja, não tem corpo. Porque vou enviado para morar dentro de nós. Mas Ele é Deus. E como diz seu nome, é Santo. A palavra Santo significa separado do que é sujo. Por isso, toda pessoa, que tiver o Espírito Santo em sua vida, precisa ficar separada da sujeira. Isso mesmo. Da sujeira do corpo, da sujeira da casa, do quarto. E da sujeira do pecado. Amém? Que o Espírito Santo te torne limpo em todas as áreas!

Introdução:

Quem aqui já se perdeu dos pais no supermercado ou no estacionamento?  Deixe que as crianças contem. Peça para que elas digam como se sentiram. E o que pensaram quando se viram sozinhas. Ninguém gosta de se sentir sozinho, abandonado.  É horrível! Todos nós precisamos ter nossos pais e irmãos ou alguém que gostamos muito por perto, para nos sentirmos protegidos e seguros. Até mesmo dentro de casa, quem nunca teve medo de ficar sozinho? Por mais que você tenha ficado sozinho por um instante, logo seus pais chegaram e o susto passou. 

Mas existem pessoas que estão sozinhas desde que nasceram. Pessoas que foram abandonadas por seus pais assim que nasceram. Quem nunca viu uma história de criança que tenha sido deixada no lixo? Outras crianças cresceram sozinhas, pois seus pais trabalhavam o dia todo e só chegavam bem tarde. Tem alguns que ficaram sozinhos porque o pai e a mãe morreram, essas são chamados de órfãos. E quando os casais brigam e se separam? Só quem já passou por isso sabe o quanto é terrível. Pessoas que foram abandonadas carregam muitos problemas de saúde. Elas tem tristeza dentro do coração e se sentem desprotegidas.

Eu e você não fomos criados para ser abandonados. Deus não nos criou para vivermos sós. Ele disse, lá no Jardim do Éden: "Não é bom que o homem esteja só". Por isso providenciou uma companhia para Adão. Assim também, Deus providenciou um jeito de não estarmos nunca, nunca sozinhos.

Desenvolvimento:

Depois que Jesus morreu na cruz, a tristeza dos seus discípulos era imensa. Eles se sentiam sozinhos, pois o mestre querido, que havia estado com eles todos os dias, havia morrido. E também estavam com muito medo, eles se sentiam desprotegidos, pois logo os romanos também mandariam matar a todos os seguidores de Jesus.

Na madrugada do domingo, Maria Madalena foi até o sepulcro para visitar o corpo de Jesus. Mas ao chegar perto, ela viu que a pedra que tampava a entrada do sepulcro não estava no lugar, ela havia sido removida para o lado! Ela correu para chamar Pedro e João. Eles entraram no sepulcro e viram a faixas de linho e o lenço com o qual haviam enrolado o corpo de Jesus, mas o corpo de Jesus não estava lá!

Maria Madalena chorava muito, porque ela tinha certeza de que haviam roubado o corpo de Jesus. Então, quando olhou para dentro, viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus estivera. Eles perguntaram para ela: "Mulher, porque você está chorando?" Ela disse a eles o que pensava que havia acontecido.

Ela olhou para trás e viu um homem. Ele perguntou para ela: "Mulher, porque você está chorando? Quem você está procurando?" Maria pensou que aquele homem era o jardineiro, que trabalhava no jardim onde estava o sepulcro. "Se o senhor tirou o corpo do meu mestre daqui, por favor, diga-me onde o colocou, que eu providenciarei um novo lugar para ele ficar".

Então o homem a chamou mais uma vez. Ele disse: "Maria!". Ela quase caiu para trás de susto! Aquele homem, que a chamava, não era o jardineiro. Era Jesus!!! Sim, Jesus estava vivo, exatamente como Ele disse! Jesus disse que era para Maria avisar os doze que ele estava indo para o céu, mas que antes, iria encontrá-los lá na Galiléia! Isso tudo aconteceu na manhã do domingo! Vocês podem imaginar a alegria de Maria Madalena?

Mais tarde, no mesmo dia,  alguns discípulos estavam reunidos dentro de uma casa, com as portas fechadas. Eles estavam com muito medo dos judeus, do que eles iriam fazer com os seguidores de Jesus. Mas, de repente, Jesus apareceu no meio deles! Vocês podem imaginar como foi aquilo? Eles assustaram muito! Mas Jesus mostrou as mãos, furadas com os pregos e o lado dele, que foi furado com a espada, na hora da crucificação. E naquele encontro, Jesus fez duas coisas. Ele disse para os discípulos ficarem em paz, calmos, tranquilos. E depois Jesus sobrou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo".

Jesus ficou na terra por mais 40 dias. Nesses 40 dias ele apareceu diversas vezes para os seus discípulos e ensinou a eles muitas coisas. Então chegou a hora de Jesus subir definitivamente para o céu. Jesus lhes disse: "Não saiam de Jerusalém. Esperem pela promessa de Deus, pois Ele enviará o Espírito Santo para dar forças, consolo e poder para vocês pregarem o Evangelho a todas as pessoas. Vocês nunca, jamais estarão sozinhos. Vão e continuem o meu trabalho. Façam discípulos de todos os países da terra. Batizem-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem eles a obedecerem a tudo o quanto eu ordenei a vocês. E não tenham medo. Eu estarei com vocês todos os dias, até quando eu voltar pessoalmente para a terra". Aleluia!

Assim que disse essas palavras, Jesus ergueu as mãos e os abençoou. E enquanto os abençoava, foi subindo até o céu até que uma nuvem o escondeu. Então, no mesmo momento eles adoraram a Jesus e voltaram para Jerusalém, cheios de felicidade. E dias depois, Jesus enviou para eles o Espírito Santo! Ah, agora eles não mais precisavam ter medo!, eles não estavam sozinhos, a presença do Espírito Santo os acompanharia durante toda a vida deles!

Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?

O Espírito Santo é enviado por Deus para nos fazer companhia. Na última ceia (João 14.16-16-18), Jesus disse aos seus discípulos que voltaria para a Casa do seu Pai, lá no céu, mas que seu lugar não ficaria vazio. Jesus prometeu a chegada do Espírito Santo, para que ninguém se sentisse sozinho. Ele disse que Deus mesmo enviaria o Seu Espírito, para nos consolar, ensinar a verdade e nos dar coragem. Isso mesmo! Crianças, Jesus está preparado para voltar. Mas não sabemos quando será. O que temos que saber é que até Ele voltar, o Espírito Santo estará conosco, nos ajudando, consolando, alegrando, enchendo de fé e coragem para dizermos não para o pecado e para ganharmos muitas vidas para Jesus. Jamais se esqueça disso. O Espírito Santo é enviado por Deus para nos fazer companhia.

O pecado entristece o Espírito Santo. Deus enviou do seu Espírito Santo para nos fazer companhia. E onde o Espírito Santo mora? Dentro de nós, mais precisamente numa parte do nosso corpo que se chama espírito. Por isso é importante que nós sempre nos lembremos que Ele está aqui. Uma das tarefas do Espírito Santo em nós é nos manter afastados do pecado. Sabem quando você está para cometer uma coisa muito errada? Pois aquele sentimento de o que você está fazendo é pecado, é o Espírito Santo que gera. Muitas vezes, o Espírito Santo grita nos seus ouvidos. Ele diz: "não faça isso!". Mas infelizmente existem muitas crianças, que mesmo ouvindo o Espírito Santo gritar, insistem em fazer o que é pecado. Isso entristece demais o Espírito Santo. E por causa disso ele pára de conversar conosco. 

O Espírito Santo é um presente de Deus, para quem crê em Jesus. Todas as pessoas da terra tem o Espírito Santo? Não. Quando o Espírito Santo veio, ele veio somente para um grupo de pessoas que estavam orando numa sala. Essas pessoas eram discípulos de Jesus. Elas criam de todo o coração que Jesus Cristo era o filho de Deus. Elas criam que o sacrifício de Jesus na cruz as libertou do pecado. Elas tornaram Jesus Senhor e Salvador das suas vidas. Lá em Jerusalém havia milhões de pessoas. Mas o Espírito Santo desceu somente para aqueles que criam em Jesus. E isso ainda acontece hoje. O Espírito Santo só é enviado para fazer companhia para quem reconhece Jesus como seu Senhor e Salvador. 

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas. João 14.26 

Conclusão: 

Hoje Deus quer enviar o seu Espírito Santo para cada um de vocês aqui e mais do que isso. Ele fazer cada um de vocês sentir a Sua Presença. Às vezes não percebemos que o Espírito Santo está em nós porque ele é um Espírito que mora no nosso espírito e não podemos vê-lo. Mas nunca, jamais devemos duvidar da Sua presença em nós. Ele está em nós. E vai fazer cada um de vocês sentir essa presença poderosa. Vamos pedir isso agora?

Peça para que elas repitam a oração: 

Senhor Jesus, eu creio que o Senhor é o Filho de Deus. O Senhor veio aqui nesse mundo e não teve nenhum pecado. O Senhor passou por muitos problemas...e foi abandonado também. Lá na cruz o Senhor estava sozinho carregando o meu pecado e as minhas doenças. O Senhor sofreu tudo isso e com seu sangue me deu o direito de ser curado e liberto. Eu agora recebo o Senhor como meu Salvador e Senhor, para governar a minha vida. Eu sei que a partir de agora não estarei mais sozinho, porque o Senhor está enviando o Espírito Santo para me fazer companhia. Obrigada querido Espírito Santo. Eu te peço que nesse momento o Senhor me dê um sinal da sua presença em mim. Eu quero saber que o Senhor está comigo e nunca mais quero me esquecer disso. Me ajude a ser seu amigo. Em nome de Jesus, amém.

Hoje o Senhor Jesus também quer curar todas as crianças que se sentem sozinhas e abandonadas. Quero convidar quem se sente sozinho e abandonado para vir aqui à frente. 

Agora, peça que algumas crianças toquem nessas crianças e ore por elas: Senhor Jesus, cada uma dessas crianças está precisando ser curada de toda a solidão e abandono. O Senhor morreu na cruz para que essas crianças fossem salvas e curadas. Elas são seu tesouro precioso. Por isso, vem abraçá-las agora e preencher cada uma delas com a sua presença. Que elas voltem embora felizes, sabendo que a Sua presença cura e acompanhará cada uma delas, para sempre. Em nome de Jesus amém.

Termine a ministração dizendo que a Igreja é um lugar que nos cura de toda a solidão. A igreja existe para que ninguém se sinta sozinho, para que a gente entenda que fazemos parte de uma grande família. Onde podemos nos encorajar e nos ajudar. Peça que as crianças abracem cada criança que foi até à frente para pedir oração.

Figuras: 









   




Os Tesouros da Bíblia:





Preciosas Promessas:
 


Meu Tesouro Precioso é:



Caça ao Tesouro em Família:




quarta-feira, 16 de abril de 2025

5 - Meu Tesouro Precioso: A Presença que me Salva

 ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - A Presença que me Salva  (Mateus 1.20-21; Lucas 1.26-31; João 19.1-37, Mateus 27.51)

Ministrador: 

"O de Organização": Estamos trabalhando nesse ano, com 4 coisas que Deus se agrada. E uma delas é a Organização. Quando a casa, o material escolar, o nosso corpo, é limpo e organizado, então Deus, Jesus e o Espírito Santo conseguem habitar nesse lugar.  Deus não gosta de sujeira e confusão. Ele gosta de organização! Então cuide para que seu quarto e seu material escolar esteja sempre em ordem e limpo.

Introdução:

Ministro, se possível, leve os elementos da crucificação de Jesus para a sua história (coroa de espinhos, grandes pregos, chicote, use sua criatividade).

Você sabe o significado do seu nome?  (Pesquise alguns dos nomes das crianças e diga o significado do nome delas). Lá em Israel, até hoje, os pais tem muito cuidado em escolher o nome dos seus filhos. Sabem por quê? Porque o significado do nome tem muito a ver com a personalidade da criança! 

Se você não sabe o significado do seu nome, não se preocupe. Estará na figurinha das tarefas você ir atrás do significado do seu nome. Mas hoje quero conversar com vocês sobre o significado do nome mais importante e poderoso do mundo. Alguém aqui quer dizer qual é o nome mais importante do mundo? Jesus! Sim, esse é o nome mais importante e poderoso do mundo. Aqui para nós, em Português é Jesus. Mas o nome dele em hebraico, no original é Yeshua. 

Maria era uma menina, um pouco mais velha que vocês. Ela tinha 14 anos e estava noiva de José. Claro que ela não ia se casar tão já, mas Deus tinha outros planos para ela! Certo dia o anjo Gabriel apareceu para ela e disse: Maria, não tenha medo porque Deus te escolheu no meio de milhares de jovens. Ele te escolheu para trazer ao mundo o filho dele. Você será coberta pelo poder do Deus Altíssimo e milagrosamente ficará grávida de um menino. O nome dele já está escolhido por Deus Pai e será Yeshua, Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados".

Deus mesmo escolheu o nome de seu filho. Porque o significado desse nome tinha tudo a ver com aquilo que Jesus seria e faria por seu povo. Yeshua significa: Deus salva! Não é maravilhoso? 

Desenvolvimento:

Jesus era muito amigo de Deus. Ele tinha o hábito de conversar com seu Pai, durante a madrugada, todos os dias. E foi nesses momentos de oração que o Pai contou ao filho qual era a sua missão - Ele deveria se entregar como um sacrifício, morrendo em lugar de todas as pessoas da terra.

Por isso Jesus não lutou quando os soldados vieram prendê-lo no Jardim onde estava orando. Ele deixou que os soldados o levassem até a casa do Sacerdote, o líder mais importante do templo de Deus. E lá fizeram várias perguntas para Jesus, mas Ele ficou em silêncio. Eles também usaram muitas partes das mensagens que Jesus havia pregado para acusá-los. E Ele nada falou.  Isso não significava que Jesus era covarde. Significava que Ele estava em silêncio para obedecer a Deus Pai.

Então eles cuspiram em Jesus. Amarraram seus olhos e deram murros Nele. "Você não é profeta? Adivinhe quem te bateu! ". Eles torturaram Jesus durante toda a noite. Até que de manhã, decidiram crucificar Jesus, simplesmente por Ele dizer que era o Filho de Deus. Levaram Jesus até o governador de Israel, Pilatos. Mas Jesus também ficou em silêncio diante das perguntas do governador.

Era a festa da Páscoa e a cidade de Jerusalém estava muito cheia. Como acontecia todos os anos, Pilatos decidiu soltar um prisioneiro escolhido pelo povo. Ele colocou diante do povo Barrabás, um assassino violento e Jesus, para o povo escolher quem seria solto. Mas o povo disse: "Acaba com este Jesus, solta logo Barrabás!". "Crucifica-o, crucifica-o!".  E a vontade do povo prevaleceu. Pilatos libertou Barrabás e condenou Jesus à morte.

A preparação do castigo de Jesus começou. Eles arrancaram suas roupas e deixaram suas costas sem proteção. Bateram em Jesus com um chicote com espinhos nas pontas. Depois, para zombar dele como rei, colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça, um pedaço de bambu em sua mão e um manto vermelho em suas costas.

Jesus foi passando pelo meio da multidão com uma pesada cruz. Ele foi levado até a entrada da cidade, num lugar alto chamado Gólgota. Os soldados fizeram uma placa para zombar de Jesus, com os escritos: Rei dos Judeus. Eles martelaram grossos pregos em suas mãos e pés, para que ele ficasse bem preso à cruz. E levantaram a cruz bem alto para que todos que passassem pela estrada vissem o espetáculo assustador. Tudo isso aconteceu às 9 horas da manhã da sexta feira santa.  A sexta da Páscoa.

Jesus ficou pendurado na cruz até que meio dia, algo estranho aconteceu no céu. Tudo ficou escuro. O sol não brilhava mais. E lá da cruz, em sofrimento, Jesus gritou: "Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?" Mas Deus ficou em silêncio. E então, às três horas da tarde, Jesus disse bem alto: "Está consumado". Depois de dizer isso,  deu seu último suspiro e morreu às três horas da tarde da sexta feira do dia 7 de abril do ano 30.

Que dia tão triste foi o dia da morte de Jesus! Mas era necessário que Jesus morresse assim. Era necessário que Ele se entregasse sem falar nada. Era necessário que Ele fosse crucificado e que saísse muito sangue Dele. Porque era assim que Deus queria fazer! Limpar com o sangue de Jesus os pecados das pessoas e salvá-las do inferno.

Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?

Jesus foi um filho obediente. A desobediência de Adão e Eva separaram todas as pessoas de Deus. Sim, por causa deles o pecado entrou no mundo. E o diabo passou a ter direito de manter as pessoas longe de Deus, afundadas em dívidas, drogas, confusões, mentiras, depressão, adorando ídolos e duvidando da existência de Deus. As pessoas perderam o contato com o Senhor! Mas o Senhor tinha um plano. Com o sangue derramado de seu único filho, Jesus, o pecado seria removido da terra num só dia.  (Zacarias 3.9). Sim! Se Adão e Eva desobedeceram a Deus Pai, o filho Jesus Cristo foi obediente, ao aceitar ser sacrificado na cruz, e tomar sobre Ele todos os pecados do mundo inteiro. (Filipenses 2.8).

O sacrifício de Jesus acalmou a ira de Deus. Naquele dia de tristeza para o céu e para a terra, Jesus fez a ira de Deus passar. E como foi que Deus ficou bravo? Pelos pecados horríveis de seus filhos, a começar com a desobediência. A questão é que por causa da desobediência, todos mereciam morrer. Isso mesmo, morrer e ir para o inferno, para viver para sempre longe de Deus. Jesus, quando se ofereceu como sacrifício na Cruz, assumiu o erro por todos nós. Isso é maravilhoso e especial. Ele morreu para que a gente não morresse. Como sabemos que Deus ficou calmo? Porque lá no templo havia uma sala onde só um homem entrava uma vez por ano, com sangue de um boi para pedir perdão por todos os pecados. Aquela sala tinha uma cortina muito grossa. Mas no momento em que Jesus morreu, a cortina se rasgou de cima para baixo. Deus fez aquilo acontecer porque, a partir daquele momento, aquela sala não era mais necessária. Agora todos os homens que crerem em Jesus podem entrar na Presença de Deus a qualquer hora, sem morrer. Aleluia!

Todas as pessoas do mundo podem ser salvas, mas somente pelo sangue de Jesus. Após sua morte, Jesus ressuscitou e voltou para o céu. E a história termina aí? Claro que não! Em breve, Jesus voltará. Ele vem para se sentar no trono e governar toda a terra, para sempre. Ele vai julgar e condenar o diabo e lançar ele no lago de fogo. Mas, também vai lançar no lago de fogo todos aqueles que preferiram viver como Adão e Eva, em desobediência a Deus. Ficarão de fora do Reino, aqueles que não aceitaram Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas. Mas quem recebe Jesus em seu coração, como Senhor e Salvador, será recebido por Jesus em seu reino, para ficar com Ele para sempre.

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito (único), para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16

Conclusão: 

Peça para que elas repitam a oração: Hoje o Senhor Jesus quer salvar você. E com seu sangue, perdoar os seus pecados. Mas isso só vai acontecer se você abrir o seu coração para Jesus entrar e governar a sua vida até o fim. Quantos querem fazer isso hoje? (peça para as crianças saírem dos seus lugares e irem até perto do altar e peçam que elas repitam a oração). Querido Jesus. Eu creio que o Senhor é  Filho de Deus que tira o pecado de quem crê no Senhor. Eu creio que o Senhor Jesus obedeceu a Deus até a morte e creio que o seu sangue me limpa de todo o pecado e quebra a maldição na minha vida. Nesse momento eu recebo o Senhor Jesus em minha vida como meu Senhor e meu Salvador. Eu entrego todos os meus dias nas suas mãos, eu quero ser obediente como o  Senhor foi e ainda é. Perdoa todos os meus pecados e escreve o meu nome o livro da vida, pois quero reinar com o Senhor para sempre, em nome de Jesus amém.

Agora, ore por elas: Senhor Jesus, receba essas crianças como propriedade Sua, compradas com seu sangue. Elas te pertencem e o maligno não pode retirá-las das Suas mãos. Enche-as com Teu Espírito Santo e sele cada uma delas, guardando-as do mal, como seu tesouro precioso. Em nome de Jesus, amém.

Figuras: 











Os tesouros da Bíblia:



Preciosas Promessas:




Meu Tesouro Precioso é:



Caça ao Tesouro em Família:




quarta-feira, 9 de abril de 2025

4 - Meu Tesouro Precioso: A Presença que me ouve

 ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - A Presença que me Ouve (I Samuel 1,2:1-11; Gênesis 1.26; Malaquias 3.13-17 e Isaías 59.1,2)

Ministrador: 

"O de Organização": Pergunte para as crianças qual é o órgão do corpo com o qual podemos ouvir. Conversem sobre a importância de cuidarmos bem do nosso ouvido, enxugando bem, usando cotonete. Conversem também sobre o cuidado com aquilo que ouvimos. Como as crianças se sentem quando ouvem palavras boas. E como se sentem quando ouvem palavras ruins (que tipo de palavras elas estão ouvindo dentro de casa...na escola...dê oportunidade para que elas compartilhem).

Introdução:

Poder ouvir é um grande presente de Deus. E por que Deus nos deu esse presente? Porque Ele queria que a gente fosse como Ele.  Ele queria falar conosco e queria nos ouvir falar. Assim como acontece no céu, com Deus, o Pai, Jesus, o Filho e o Espírito Santo. Eles conversam entre si, sabiam? Eles falam e ouvem. Antes de nos criar, no Jardim do Éden, Deus disse: façamos o homem à nossa imagem e semelhança. O que significa isso? Significa que temos em nós muitas coisas de Deus. 

Deus disse. Então ele pode falar. Isso é maravilhoso. Nós falamos porque Deus fala. Somos os únicos seres da criação que falam. Mas Deus também ouve! E nós só ouvimos porque Deus ouve. Ele pode ouvir todas as pessoas do mundo ao mesmo tempo. Ele sabe muito bem ouvir a voz dos seus filhos. E a sua voz, Ele conhece perfeitamente. 

Vou contar até três e no três, cada um de vocês vai gritar o nome de vocês. Vocês acham que no meio dessa gritaria, Deus ouviu a voz de cada um? Claro que sim! Com perfeição. Agora vou contar até três e no três cada um de vocês vai falar bem baixinho o nome de vocês. Será que por falarem bem baixinho, Deus não consegue ouvir vocês? Claro que Ele ouve. Ouve quando falamos baixinho e ouve quando falamos bem alto. Ouve até mesmo o que não falamos, o que pensamos.

Desenvolvimento:

Ana queria muito ser mãe mas ela não engravidava. Isso era motivo de muita tristeza, como ainda é para todas as mulheres que não podem ser mães porque alguma parte do corpo não funciona bem. Por causa disso, a cultura da época permitia que um homem tivesse uma segunda esposa, que poderia lhe dar filhos.

Elcana, o marido de Ana, se casou com outra mulher, Penina. E logo Penina engravidou. Isso foi motivo de muita, muita tristeza para Ana. Para piorar, Ana ainda precisa ouvir coisas horríveis de Penina. "Elcana me ama mais do que você. Porque você não deu para ele a coisa mais importante, um filho". "Ana, você é uma inválida. Logo Elcana vai te largar". "Olha que lindo meu bebê...você nunca poderá ter um bebê em seu colo".  "Deus de rejeitou, Ele não te ama! Não te deu um filho...." Era o que Ana tinha que ouvir constantemente. Ana estava tão triste que não conseguia mais comer, só conseguia chorar.

Então, certo dia, ela e seu marido foram a Silo, onde ficava o Templo de Deus. Ana foi até o altar e se ajoelhou. Ela chorou muito e orou ao Senhor Deus, contando o que estava acontecendo com ela. Contou toda a dor e humilhação que estava passando. Será que Deus a ouviria?

Então Ana fez uma promessa para Deus. Ela disse: "Senhor, se o Senhor puder me dar atenção e ver toda a humilhação que estou passando, se o Senhor se lembrar de mim e me dar um filho homem, então prometo que eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias da sua vida. Ele servirá ao Senhor aqui no Templo".

Lá no Templo, o sacerdote Eli estava observando Ana. Ele deu uma grande bronca em Ana pois achou que ela estivesse bêbada. "Ei mulher, você não tem vergonha de entrar na Casa de Deus bêbada? Que Deus te liberte para que você não beba mais". Porém Ana disse: "O senhor está enganado, Sacerdote Eli. Eu não estou bêbada, eu estou desesperada! Por isso estava derramando a minha alma diante do Senhor".

Eli disse então para ela: "Deus te abençoe para que você vá embora em paz. Sem tristeza nem desespero. E que o Deus de Israel  dê a você o pedido que você fez!". Ah, que tempo bom Ana passou com Deus e que palavras boas ela recebeu de Eli. Aquilo fez tão bem para ela, que ela voltou a comer e não voltou a chorar!

Mas lá no Templo não havia somente o Sacerdote Eli. Deus também estava lá e ouviu a oração de Ana. Pouco tempo depois, ela ficou milagrosamente grávida e teve um menino, como tinha pedido. Ela o chamou de Samuel, que significa: Deus ouve, para que nunca se esquecesse de Deus sempre ouve o nosso clamor! 

A vida de Ana mudou para sempre. Agora ela estava tão feliz, tão feliz, que escreveu uma oração bem linda para agradecer a Deus, que vamos ler agora (se quiser, leia com as crianças 2 Samuel 2.1-11). Depois que Samuel parou de mamar no peito, Ana fez o que prometeu. Como Ela separou uma oferta especial para Deus: um bezerrinho, farinha e vinho. E também ofertou seu filho Samuel para morar em Siló, na Casa de Deus.

Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?

Deus ouve nossas orações, mas nem sempre responde.  Como você já aprendeu, Deus tem ouvidos, Ele ouve tudo o que se passa na terra. E ouve todas as orações que são feitas a Ele. Mas, Ele não responde a todas elas, vocês sabiam? E quais orações Deus não responde? As orações de quem está com o coração cheio de pecado. O profeta Isaías disse que o ouvido de Deus não está tampado, de forma que não possa ouvir. Mas o que acontece, é que os pecados fazem separação entre Deus e os homens, de forma que Ele não lhes dará ouvido. (Isaías 58.1,2). Por isso, antes de pedir qualquer coisa para Deus, precisamos confessar os nossos pecados para Deus. Pedir perdão por tudo o que fizemos de errado naquele dia. Ah...provavelmente a gente vai esquecer de tudo. Por isso, o ideal é pedir perdão no mesmo momento em que pecou. Se fizermos assim, Deus sempre nos ouvirá e responderá.

Algumas vezes Deus demora para responder.  Por isso é bom a gente aprender a esperar desde já. Deus não liga para as birras, como de vez em quando você faz, quando quer muito uma coisa e não quer esperar. Essa atitude é muito feia, não serve para uma criança cristã! Deus sabe exatamente o tempo de enviar a resposta. E o tempo dele é sempre o perfeito, porque Deus é inteligente. Ana foi para casa feliz porque confiou que Deus daria Samuel. A Bíblia não diz quanto tempo ela precisou esperar. Mas sabemos que Samuel nasceu para ocupar o lugar de Eli que já estava bem velho e surdo para as palavras de Deus. Ou seja, Deus já tinha feito o plano de colocar Samuel no lugar de Eli. 

Deus ouve palavras boas e também as palavras ruins. Deus presta muita atenção nas palavras que seus filhos dizem. Lá no livro do Profeta Malaquias, Deus disse que estava ouvindo os sacerdotes falarem mal Dele. Eles diziam que era inútil servir a Deus, que orar não dava em nada e que não adiantava obedecer, já que Deus não fazia nada para ajudá-los. Ah, esses sacerdotes estavam sendo muito injustos com Deus, como podiam dizer isso contra Ele? Mas o Senhor disse que ouvia a conversa daqueles que o temiam e O respeitavam. E sabem qual foi a bênção que o Senhor deu para eles? "Deus ouviu as suas orações com atenção. Escreveu seus nomes num livro especial para nunca mais se esquecer Deles. E os tratou como seu tesouro pessoal. (Malaquias 3.13-17).

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?

"Se o meu povo se humilhar e orar, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. " 2 Crônicas 7.14

Conclusão: 

Peça para que elas repitam a oração: Querido Pai, que bom saber que o Senhor me ouve. E conhece a minha voz. Eu aprendi que meus pecados, minhas atitudes más formaram uma barreira entre nós, de forma que o Senhor não responderá minhas orações. Eu te peço perdão, em nome de Jesus. Eu te peço perdão, se em algum momento, eu ofendi o Senhor com as palavras ruins que falei para o Senhor e para os outros. Que o Teu Espírito me ajude a ter uma vida correta e santa, e boas palavras para abençoar os outros. Que eu nunca me esqueça de que o Senhor está ouvindo tudo o que eu falo. Em nome de Jesus, amém.

Agora, deixe que elas orem sozinhas. Diga para elas fazerem como Ana, contarem para Deus os seus sonhos e os seus desejos. Ensine-as a fazerem isso sempre, para sempre.  E confiarem que o Deus que ouve, também responderá para elas, no tempo certo.

Figuras: 













Os Tesouros da Bíblia: 


Preciosas Promessas: 



Meu Tesouro Precioso É:


 
Caça ao Tesouro em família:










20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...