ABERTURA
Louvor
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - A Presença que me Alimenta (Êxodo 16.1-36; Números 11.7-9; Josué 5.12)
Introdução:
Ministrador: prepare figuras de alimentos ou até mesmo alimentos para fazer essa primeira parte.
O que é Alimento? São todas as substâncias líquidas ou sólidas que passam pelo nosso estômago, onde nosso corpo tira deles nutrientes e energia para poder continuar funcionando. Temos diversos tipos de alimentos: eles são de origem vegetal, como as frutas, legumes, tubérculos (batata, batata doce, mandioca), de origem animal, como as carnes vermelhas, carnes brancas (frango e peixe), carne de porco e ovos. Existem também os de origem mineral, que são o sal, a água e o cálcio, presente no leite, por exemplo. Nossa alimentação precisa ser muito organizada, porque é dela que vem a nossa saúde e o nosso bem estar. Sim, o consumo dos alimentos certos previne muitas doenças. E o consumo dos alimentos errados traz muitas doenças.
O de Organização: Como é a sua alimentação? Para ter muita saúde, sua forma de se alimentar precisa ser organizada. Sim, você não pode comer o que quiser, na hora que quiser. As chamadas "besteiras" como salgadinhos, bolachas, salsichas, presunto, queijo, salame, doces, refrigerantes, são consideradas alimentos ultraprocessados.
O que são alimentos ultraprocessados? Alimentos ultraprocessados não são produtos naturais. Não dão em pé nenhum, nem são pescados no mar ou cultivados no galinheiro. São produtos criados em indústria, que passam por várias etapas de fabricação e tem muitas coisas artificiais neles: corantes (que dão cor), aromatizantes (que dão sabor) e conservantes (que não deixam estragar). Além de terem excesso de açúcar e de sal. Eles tem poucos nutrientes e causam muitos problemafs de saúde. Ter uma alimentação organizada agrada muito a Deus.
Agora vamos fazer uma brincadeira. Você consegue diferenciar entre alimento Saudável e Alimento Ultraprocessado? (Ministro: você pode fazer a brincadeira de forma individual ou em grupo. Mostre pelo menos 10 fotos, misturadas, de alimentos ultraprocessados e alimentos saudáveis. Recompense a criança ou time que mais acertar). Explique rapidamente porque cada alimento é natural e porque cada alimento é ultraprocessado.
Desenvolvimento:
Depois que saíram do Egito, o povo de Israel caminhou por muitos e muitos dias pelo deserto. Eles saíram do Egito com muita comida e muita água. Porém, logo o alimento foi acabando. Ah, mais do que depressa eles foram reclamar com Moisés. "Como é que você pode ter nos tirado do Egito, para morrer aqui de sede e de fome? " "Era melhor a gente ter morrido no Egito como escravos! Lá a gente tinha pão e carne à vontade!" Você nos trouxe para esse deserto para morrermos de fome!"
Deus então chamou Moisés e disse: "Eu vou resolver a necessidade de pão desse povo. Vou fazer descer pão do céu, para que eles tenham pão à vontade. Todos os dias pela manhã eles vão recolher o pão que vai cair do céu. Isso eles farão de domingo até sexta feira. E na sexta, eles devem colher duas vezes mais, pois o sábado é o dia oficial de descanso. Nesse dia, ninguém poderá colher nada! Então eles saberão que foi Yahweh, o Deus poderoso, que os livrou do Egito".
E no outro dia, no finalzinho da tarde, apareceu um grande bando de codornas. Eram tantas, mas tantas aves, que elas cobriram o acampamento todinho. Dava para alimentar todo mundo e ainda teriam comida por mais um mês inteiro! Mais do que depressa, as pessoas começaram a pegar as codornas e prepará-las para matar a sua vontade de comer carne. Mas outro milagre maravilhoso aconteceu no deserto.
Quando o povo de Israel se levantou no outro dia,lá estava uma fina camada branca, como a aveia, em cima da areia do deserto. Ninguém nunca tinha visto aquilo antes. Foi por esse motivo, que quando viram, disseram: Maná? Maná significa: "O que é isso?". Eles colocaram na boca e sentiram que tinha um gosto de bolo de mel. Deveria ser maravilhoso. Eles colheram o Maná, transformaram ele em pães e bolos e assim tiveram a sua fome de comer pão saciada.
O mais interessante é que cada um devia pegar a quantidade certa para alimentar a sua família, para aquele dia. Deus queria que eles confiassem que, a cada novo dia, Deus mandaria o Maná para alimentá-los! E que na sexta, eles pegassem também para o sábado, pois o sábado seria para descanso e para adorar a Deus. A maioria das pessoas obedeceu exatamente ao que Moisés disse. Mas alguns não obedeceram! Eles não confiaram que o Senhor mandaria o Maná no dia seguinte e o guardaram escondido dentro de casa. Mas aquele alimento escondido criou bichos e começou a cheirar muito mal. Moisés ficou tão bravo com eles, pois não souberam confiar em Deus.
Deus mandou Moisés encher um jarro com o Maná que caía do céu. E esse jarro foi colocado lá no Tabernáculo, para que nenhuma pessoa se esquecesse do pão que Deus deu a eles no deserto, o pão que caiu do céu, para alimentar o seu povo. E milagrosamente o Maná daquele jarro não se estragou.
O Maná caiu do céu durante os 40 anos que eles moraram no deserto. Nenhuma pessoa do povo de Israel morreu de fome ou de sede, nem mesmo as suas roupas se estragaram. Porque Deus estava no meio do Seu Povo. E quando Deus está em um lugar, nunca teremos falta de nada! O Maná parou de cair quando eles entraram em Canaã, na Terra da Promessa. Lá havia comida com fartura para o povo de Deus.
Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?
Não devemos ficar preocupados com o que comer e beber. Jesus ensinou que todos os seus discípulos não devem ficar preocupados com o futuro, se eles vão ter o que comer e o que beber, porque Deus, se alimenta até as aves, não alimentaria os seus filhos? (Mateus 6). Sim, Jesus nos ensinou a confiar que nós não morreremos de fome, nem teremos falta de comida, mesmo que ela esteja em falta. Ele sempre providenciará um jeito milagroso de nos alimentar, pois é nosso Pai do céu e nos ama muito. Ele sempre nos alimentará. Jesus disse que ao invés de andarmos preocupados com isso, devemos nos preocupar em fazer o que Deus deseja: obedecer, praticar os seus ensinamentos e pregar o Evangelho. E Deus mesmo nos acrescentará tudo o que precisamos (Mateus 6.33).
Devo sempre ser agradecido pela comida, seja ela qual for. Quem aqui já passou fome um dia? Você deve ter ficado com o estômago roncando de fome, mas logo sua mãe ou a escola deu o almoço para você comer, ou você abriu sua lancheira e comeu o que a mamãe colocou dentro. Porém existem muitas famílias que não tem o que comer. É isso. Eles comem somente farinha de mandioca com água e sal. Eles moram em lugares bem pobres, longe das grandes cidades e não tem nem mesmo como comprar alimentos. Por esse motivo, seus filhos morrem cedo, com uma doença chamada desnutrição. É importante que vocês saibam disso. Sabem por quê? Para aprender a agradecer a Deus por tudo o que papai e mamãe colocam na mesa. Mesmo que você não goste, precisa ser agradecido a Deus, porque é Ele quem está providenciando aquele alimento. Agradeçam sempre, tendo muito ou pouco, gostando da comida ou não, porque ela vem das mãos do Senhor. E lembrem-se que muitas pessoas fariam de tudo para ter a comida que você tem em casa.
Devo confiar que Deus sempre vai suprir as minhas necessidades. Lá no deserto, para aquele momento, o povo queria comida, carne e pão. E foi isso que pediram a Moisés, apesar de que alguns reclamaram demais e foram castigados por isso. E Deus mandou o que eles pediram: muita carne e 40 anos de pão. Em várias outras situações, eles não tinham água para beber e foram pedir para Moisés. E em todas as vezes Deus deu ao seu povo água, saída da rocha, saída do chão, e águas amargas que ficaram doces. Sim! Porque Deus quer nos alimentar com aquilo que precisamos, não como que queremos. Vocês precisam, desde agora, aprender a confiar que Deus nunca deixará faltar nada do que vocês precisam. Precisam também aprender a entregar ao Senhor tudo o que deixa vocês ansiosos. Aprendam a orar e contar para Deus exatamente aquilo que vocês estão precisando. Essa é uma lição a ser levada para toda a vida e cada um de vocês terá muitas histórias de milagres para contar para seus filhos, netos e bisnetos.
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
"Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, Sou EU aquele que os susterá. Eu os fiz e os levarei; eu os sustentarei e os salvarei". Isaías 46.4
Conclusão:
Vamos agradecer a Deus pelo pão de cada dia que Ele nos dá?
Peça para que elas repitam a oração:
Agora, ore por elas: Senhor Deus, eu oro para que o Teu Espírito Santo coloque dentro do coração de cada criança a certeza de que o Senhor sempre estará suprindo todas as suas necessidades. Que elas não vão passar fome, nem sede. E que o Senhor cuidará de cada detalhes das suas vidas. Ajude-as a confiar no Senhor. Tire toda a ansiedade delas. Que elas aprendam a confiar no Senhor e contar em oração tudo aquilo que as preocupa. Em nome
Figuras:
Os Tesouros da Bíblia: