ABERTURA
Louvor
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - Deu me deu o perdão! (Mateus 26.69-75, Lucas 22.54-71)
Introdução:
O de Organização: Hoje é o último domingo que vamos falar sobre ORGANIZAÇÃO. Vocês aprenderam que uma vida organizada faz muito bem para a saúde. Precisamos praticar a organização em todas as áreas da nossa vida: em casa, na escola, na igreja, na alimentação. Além disso, vocês também precisam aprender a organizar o coração! Isso mesmo! O coração é o lugar onde guardamos os sentimentos, bons ou ruins. Assim como você limpa sua caixa de brinquedo, sua bolsa de escola, você precisa aprender a limpar seu coração de tempos em tempos. E isso significa que precisa retirar sentimentos ruins que estão fazendo mal e trazendo peso para a sua vida. Amém. E isso tem que ser feito de tempos em tempos. Hoje você vai começar a praticar, tirando fora da sua vida uma coisa que faz mal para qualquer pessoa, de qualquer idade, que carregue isso...vamos ver o que é?
Entregue para cada criança uma pedrinha média, que caiba não mão delas (elas devem ficar com a pedra até o final da ministração). Entregue a pedra para a criança e peça para ela segurar a pedra com a mão que mais usa para fazer atividades. A outra mão não poderá ser usada. Agora peça para cada criança fazer inúmeras atividades com a pedra na mão (exemplo: abrir a mochila, arrumar o cabelo, dar nó no tênis, pegar o lápis, folhear o álbum ou a Bíblia, etc). Após isso, pergunte para algumas crianças como elas se sentiram tendo que fazer várias atividades com a pedra na mão. Provavelmente elas dirão que fazer essas atividades se tornou mais difícil, porque elas estavam segurando a pedra.
Crianças, essa pedra tem um nome, vocês sabiam? E o nome dela é MÁGOA. O que é Mágoa? Mágoa é um sentimento ruim dentro do coração. Quando é que a mágoa surge? Quando alguém faz mal para a gente. Por exemplo, você tem um amigo na escola, que é muito seu amigo. Você reparte seu lanche com ele, seus chocolates e fica com ele na hora do intervalo. De repente, esse seu amigo não quer mais conversar com você, ele agora tem um novo amigo e fica deixando você de lado. Você sente uma tristeza muito grande, e leva essa tristeza para casa. Fica pensando toda hora no que o amigo fez e chora muito. E a cada dia que vai na escola, todas as vezes que vê o ex amigo, fica triste. E depois fica com raiva. E depois não aguenta mais olhar na cara do amigo. Isso é mágoa. Existem muitas outras coisas que nos fazem guardar mágoa. Quando nossos pais nos agridem muito, eles não deveriam fazer isso pois são nossos pais. Ou quando alguém que você confia toca em você de um jeito que você não permitiu. Ou quando papai foi embora, largou a mamãe e não voltou mais. Esses sentimentos que geramos dentro de coração, sentimentos de raiva da pessoa, isso a gente chama de Mágoa.
Assim como segurar a pedra atrapalhou toda a sua vida, assim também acontece com a Mágoa. Quando a gente não perdoa uma pessoa que nos feriu, a nossa vida ficará mais difícil. Quando seguramos a mágoa, nossa vida fica impedida de ir para a frente, vamos ter muita dificuldade em fazer as coisas normais da vida. Quanto mais você segura a mágoa, pior é. Porque você deixará de fazer muitas coisas legais, com a mão livre. Assim como segurar a pedra por muito tempo machucará a sua mão, quanto mais tempo você segurar a mágoa, outras coisas vão acontecer com você. Você ficará com ódio. Gastará muito tempo da sua vida pensando em se vingar da pessoa que te machucou. Você se tornará uma criança raivosa e mal educada. Não vai aproveitar nenhuma das bênçãos que Jesus conquistou na cruz para você.
Jesus teve todos os motivos para ficar magoado com muita gente. Lá em Israel os líderes do templo faziam bulliyng com ele! E até mesmo seus pais e seus irmãos achavam que ele estava louco!Mas o pior aconteceu quando um dos seus amigos, o seu discípulo Pedro o traiu. E ele fez isso numa das horas mais difíceis da vida de Jesus! Jesus estava orando no jardim com seus discípulos e de repente, Judas, o traidor, chegou com os soldados para prendê-lo. E Jesus foi levado para a casa do Sumo Sacerdote, para ser julgado e condenado. Pedro foi acompanhando Jesus de longe e quando Jesus entrou, ele ficou do lado de fora da casa.
Então, uma empregada chegou perto dele e disse: "Ei, eu conheço você. Você estava com Jesus, o Galileu". E Pedro, balançando a cabeça jurou que não conhecia Jesus. Depois disso, mais duas outras pessoas reconheceram Pedro. Ele negou que era discípulo de Jesus! E até pediu para Deus o amaldiçoar caso ele estivesse mentindo! Pedro negou Jesus três vezes. E Pedro chorou muito por ter negado Jesus.
Jesus estava preso na casa do Sumo Sacerdote. Mas ele estava vendo tudo o que Pedro estava fazendo, tanto que olhou para ele lá de dentro, quando o galo cantou. Será que Jesus ficou magoado com Pedro? Bem, se fosse um de nós, com certeza ficaria. Mas Jesus não ficou. Como é que sabemos? Alguns dias depois, Jesus foi crucificado. E depois ele ressuscitou. E então apareceu para seus discípulos no Mar da Galiléia. Jesus fez para eles peixe e pão. E eles comeram juntos.
Jesus olhou bem para Pedro e fez a seguinte pergunta: Pedro, você me ama? Pedro disse que amava a Jesus. E Jesus perguntou mais uma vez a mesma coisa. E Pedro respondeu que amava a Jesus. E então, Jesus perguntou mais uma vez se Pedro o amava. Pedro ficou muito triste por Jesus ter perguntado pela terceira vez se ele o amava. Ele pensava que Jesus não o havia perdoado. E Pedro disse: Senhor, o Senhor conhece todas as coisas, e sabes que eu te amo. Ah, então Jesus deu uma tarefa de confiança para Pedro, que seria fundar a primeira igreja do mundo. Uau!
Essa história nos ensina três lições preciosas:
1) Deus perdoa os nossos pecados por causa de Jesus. Crianças, todos nós somos pecadores. Fazemos coisas muito erradas o tempo todo. E a Bíblia diz que o resultado do nosso pecado é a morte. Sim, nós é que devíamos estar na casa do Sumo Sacerdote sendo julgado por nossos pecados. E nós é que deveríamos morrer. Porém, Jesus se sacrificou por nós na cruz. Ele se entregou para morrer em nosso lugar, como um sacrifício para Deus. Ele se entregou para morrer, pois sabia que isso faria Deus perdoar o mal de todas as pessoas. Por causa de Jesus, Deus nos perdoa de todos os nossos pecados. Ele se esquece do mal que fizemos e nos aceita de novo como filhos, por causa do Seu Filho.
2) Precisamos reconhecer os nossos pecados e pedir perdão para Deus. Na terceira vez que Pedro traiu Jesus, o galo cantou. Na hora Pedro se lembrou de que Jesus havia dito exatamente isso para ele naquele mesmo dia, que antes que o galo cantasse, ele iria negá-lo. E Pedro reconheceu que havia cometido um grande pecado com seu Senhor. Ele se arrependeu na mesma hora! Deus está disposto a nos perdoar sempre que percamos. Mas, para que isso aconteça, precisamos ser como Pedro Devemos reconhecer na hora que pecarmos o nosso erro diante de Deus. É na hora, não depois. Precisamos sentir tristeza, nos ajoelhar e confessar a Ele o nosso erro. E devemos pedir perdão ao Senhor e pedir que Ele nos ajude a não cometer o mesmo erro. E sabem o que vai acontecer? Deus nos perdoará na mesma hora, isso é uma promessa! (I João 1.9)
3) Precisamos perdoar quem nos machuca! Essa deve ser a atitude de um verdadeiro discípulo de Jesus. Mesmo que seja muito difícil, mesmo que a gente se sinta prejudicado, precisamos perdoar, porque Jesus nos mandou. Ele não só mandou, mas também perdoou! Ele perdoou Pedro, perdoou até as pessoas que o torturaram, ofenderam e crucificaram. Todas essas atitudes de Jesus nos ensinam a perdoar as pessoas que nos humilham, nos ofendem e nos fazem mal, mesmo que essas pessoas sejam nossos amigos! Mesmo que o que eles fizeram seja muito, muito grave. Precisamos perdoar porque Deus nos perdoou. Precisamos perdoar porque Jesus nos ensinou!
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
"Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará'. Mateus 6.14
Conclusão:
Você está magoado ou chateado com alguém? Hoje você vai jogar fora essa coisa ruim que está segurando o faz tempo. E como fazer isso? Pedindo ajuda para Deus. Ele pode te ajudar a se libertar da mágoa. Vamos fazer isso agora?
"Senhor Jesus, o Senhor é o maior exemplo de quem sabe perdoar. Deve ter doído muito no seu coração ser traído por Judas, ser negado por Pedro, ser perseguido por muita gente, sem o senhor ter feito nenhum mal. Hoje eu declaro que quero ser como o Senhor, me ajude por favor! Por que o Senhor perdoou eu quero também perdoar. Hoje e todos os dias da minha vida. Então eu perdoo todos aqueles que me machucaram (se elas quiserem dizer o nome) com suas palavras, com suas atitudes. Eu perdoo e deixo elas irem embora da minha vida. Eu jogo fora essa coisa ruim que estou segurando em meu coração faz tempo. Eu não quero mais atrapalhar minha vida com essa pedra que é a mágoa. Em nome de Jesus, amém!" Faça com que as crianças coloquem a pedra num lugar que você vai preparar para isso!
Agora, você vai ter um tempo para pedir perdão ao Senhor pelos seus pecados. (Peça que as crianças se ajoelhem e deixem que elas confessem a Deus os seus erros, você pode ajudá-las, lembrando de pecados que normalmente as crianças fazem: mentira, desobediência, maldade, brigas, nervosismo, agressividade). Leve-as a pedirem perdão a Deus. E depois diga a elas que Deus recebeu a oração de cada uma e, pelo sangue de Jesus, perdoou e limpou o pecado delas. Amém!!
Figuras:
Os Tesouros da Bíblia
Preciosas Promessas:
Caça ao Tesouro em Família: