quinta-feira, 26 de junho de 2025

15 - Meu Tesouro Precioso: Deus me deu o perdão!

 ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - Deu me deu o perdão! (Mateus 26.69-75, Lucas 22.54-71)

Introdução: 

O de Organização:  Hoje é o último domingo que vamos falar sobre ORGANIZAÇÃO. Vocês aprenderam que uma vida organizada faz muito bem para a saúde. Precisamos praticar a organização em todas as áreas da nossa vida: em casa, na escola, na igreja, na alimentação. Além disso, vocês também precisam aprender a organizar o coração! Isso mesmo! O coração é o lugar onde guardamos os sentimentos, bons ou ruins. Assim como você limpa sua caixa de brinquedo, sua bolsa de escola, você precisa aprender a limpar seu coração de tempos em tempos. E isso significa que precisa retirar sentimentos ruins que estão fazendo mal e trazendo peso para a sua vida. Amém. E isso tem que ser feito de tempos em tempos. Hoje você vai começar a praticar, tirando fora da sua vida uma coisa que faz mal para qualquer pessoa, de qualquer idade, que carregue isso...vamos ver o que é?

Entregue para cada criança uma pedrinha média, que caiba não mão delas (elas devem ficar com a pedra até o final da ministração). Entregue a pedra para a criança e peça para ela segurar a pedra com a mão que mais usa para fazer atividades. A outra mão não poderá ser usada. Agora peça para cada criança fazer inúmeras atividades com a pedra na mão (exemplo: abrir a mochila, arrumar o cabelo, dar nó no tênis, pegar o lápis, folhear o álbum ou a Bíblia, etc). Após isso, pergunte para algumas crianças como elas se sentiram tendo que fazer várias atividades com a pedra na mão. Provavelmente elas dirão que fazer essas atividades se tornou mais difícil, porque elas estavam segurando a pedra.  

Crianças, essa pedra tem um nome, vocês sabiam? E o nome dela é MÁGOA. O que é Mágoa? Mágoa é um sentimento ruim dentro do coração. Quando é que a mágoa surge? Quando alguém faz mal para a gente. Por exemplo, você tem um amigo na escola, que é muito seu amigo. Você reparte seu lanche com ele, seus chocolates e fica com ele na hora do intervalo. De repente, esse seu amigo não quer mais conversar com você, ele agora tem um novo amigo e fica deixando você de lado. Você sente uma tristeza muito grande, e leva essa tristeza para casa. Fica pensando toda hora no que o amigo fez e chora muito. E a cada dia que vai na escola, todas as vezes que vê o ex amigo, fica triste. E depois fica com raiva. E depois não aguenta mais olhar na cara do amigo. Isso é mágoa. Existem muitas outras coisas que nos fazem guardar mágoa. Quando nossos pais nos agridem muito, eles não deveriam fazer isso pois são nossos pais. Ou quando alguém que você confia toca em você de um jeito que você não permitiu. Ou quando papai foi embora, largou a mamãe e não voltou mais. Esses sentimentos que geramos dentro de coração, sentimentos de raiva da pessoa, isso a gente chama de Mágoa.

Assim como segurar a pedra atrapalhou toda a sua vida, assim também acontece com a Mágoa. Quando a gente não perdoa uma pessoa que nos feriu, a nossa vida ficará mais difícil. Quando seguramos a mágoa, nossa vida fica impedida de ir para a frente, vamos ter muita dificuldade em fazer as coisas normais da vida. Quanto mais você segura a mágoa, pior é. Porque você deixará de fazer muitas coisas legais, com a mão livre. Assim como segurar a pedra por muito tempo machucará a sua mão, quanto mais tempo você segurar a mágoa, outras coisas vão acontecer com você. Você ficará com ódio. Gastará muito tempo da sua vida pensando em se vingar da pessoa que te machucou. Você se tornará uma criança raivosa e mal educada. Não vai aproveitar nenhuma das bênçãos que Jesus conquistou na cruz para você.

Jesus teve todos os motivos para ficar magoado com muita gente. Lá em Israel os líderes do templo faziam bulliyng com ele! E até mesmo seus pais e seus irmãos  achavam que ele estava louco!Mas o pior aconteceu quando um dos seus amigos, o seu discípulo Pedro o traiu. E ele fez isso numa das horas mais difíceis da vida de Jesus!  Jesus estava orando no jardim com seus discípulos e de repente, Judas, o traidor, chegou com os soldados para prendê-lo. E Jesus foi levado para a casa do Sumo Sacerdote, para ser julgado e condenado. Pedro foi acompanhando Jesus de longe e quando Jesus entrou, ele ficou do lado de fora da casa. 

Então, uma empregada chegou perto dele e disse: "Ei, eu conheço você. Você estava com Jesus, o Galileu". E Pedro, balançando a cabeça jurou que não conhecia Jesus. Depois disso, mais duas outras pessoas reconheceram Pedro. Ele negou que era discípulo de Jesus! E até pediu para Deus o amaldiçoar caso ele estivesse mentindo! Pedro negou Jesus três vezes. E Pedro chorou muito por ter negado Jesus.

Jesus estava preso na casa do Sumo Sacerdote. Mas ele estava vendo tudo o que Pedro estava fazendo, tanto que olhou para ele lá de dentro, quando o galo cantou. Será que Jesus ficou magoado com Pedro? Bem, se fosse um de nós, com certeza ficaria. Mas Jesus não ficou. Como é que sabemos?  Alguns dias depois, Jesus foi crucificado. E depois ele ressuscitou. E então apareceu para seus discípulos no Mar da Galiléia. Jesus fez para eles peixe e pão. E eles comeram juntos. 

Jesus olhou bem para Pedro e fez a seguinte pergunta: Pedro, você me ama? Pedro disse que amava a Jesus. E Jesus perguntou mais uma vez a mesma coisa. E Pedro respondeu que amava a Jesus. E então, Jesus perguntou mais uma vez se Pedro o amava. Pedro ficou muito triste por Jesus ter perguntado pela terceira vez se ele o amava. Ele pensava que Jesus não o havia perdoado. E Pedro disse: Senhor, o Senhor conhece todas as coisas, e sabes que eu te amo. Ah, então Jesus deu uma tarefa de confiança para Pedro, que seria fundar a primeira igreja do mundo. Uau!

Essa história nos ensina três lições preciosas:

1) Deus perdoa os nossos pecados por causa de Jesus. Crianças, todos nós somos pecadores. Fazemos coisas muito erradas o tempo todo. E a Bíblia diz que o resultado do nosso pecado é a morte. Sim, nós é que devíamos estar na casa do Sumo Sacerdote sendo julgado por nossos pecados. E nós é que deveríamos morrer.  Porém, Jesus se sacrificou por nós na cruz. Ele se entregou para morrer em nosso lugar, como um sacrifício para Deus. Ele se entregou para morrer, pois sabia que isso faria Deus perdoar o mal de todas as pessoas. Por causa de Jesus, Deus nos perdoa de todos os nossos pecados. Ele se esquece do mal que fizemos e nos aceita de novo como filhos, por causa do Seu Filho.

2) Precisamos reconhecer os nossos pecados e pedir perdão para Deus. Na terceira vez que Pedro traiu Jesus, o galo cantou. Na hora Pedro se lembrou de que Jesus havia dito exatamente isso para ele naquele mesmo dia, que antes que o galo cantasse, ele iria negá-lo. E Pedro reconheceu que havia cometido um grande pecado com seu Senhor. Ele se arrependeu na mesma hora! Deus está disposto a nos perdoar sempre que percamos. Mas, para que isso aconteça, precisamos ser como Pedro Devemos reconhecer na hora que pecarmos o nosso erro diante de Deus. É na hora, não depois. Precisamos sentir tristeza, nos ajoelhar e confessar a Ele o nosso erro. E devemos pedir perdão ao Senhor e pedir que Ele nos ajude a não cometer o mesmo erro. E sabem o que vai acontecer?  Deus nos perdoará na mesma hora, isso é uma promessa! (I João 1.9)

3) Precisamos perdoar quem nos machuca! Essa deve ser a atitude de um verdadeiro discípulo de Jesus. Mesmo que seja muito difícil, mesmo que a gente se sinta prejudicado, precisamos perdoar, porque Jesus nos  mandou. Ele não só mandou, mas também perdoou! Ele perdoou Pedro, perdoou até as pessoas que o torturaram, ofenderam e crucificaram. Todas essas atitudes de Jesus nos ensinam a perdoar as pessoas que nos humilham, nos ofendem e nos fazem mal, mesmo que essas pessoas sejam nossos amigos! Mesmo que o que eles fizeram seja muito, muito grave. Precisamos perdoar porque  Deus nos perdoou. Precisamos perdoar porque Jesus nos ensinou!

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?

"Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará'. Mateus 6.14

Conclusão: 

Você está magoado ou chateado com alguém? Hoje você vai jogar fora essa coisa ruim que está segurando o faz tempo. E como fazer isso? Pedindo ajuda para Deus. Ele pode te ajudar a se libertar da mágoa. Vamos fazer isso agora?

"Senhor Jesus, o Senhor é o maior exemplo de quem sabe perdoar. Deve ter doído muito no seu coração ser traído por Judas, ser negado por Pedro, ser perseguido por muita gente, sem o senhor ter feito nenhum mal. Hoje eu declaro que quero ser como o Senhor, me ajude por favor! Por que o Senhor perdoou eu quero também perdoar. Hoje e todos os dias da minha vida. Então eu perdoo todos aqueles que me machucaram (se elas quiserem dizer o nome) com suas palavras, com suas atitudes. Eu perdoo e deixo elas irem embora da minha vida. Eu jogo fora essa coisa ruim que estou segurando em meu coração faz tempo. Eu não quero mais atrapalhar minha vida com essa pedra que é a mágoa. Em nome de Jesus, amém!" Faça com que as crianças coloquem a pedra num lugar que você vai preparar para isso!

Agora, você vai ter um tempo para pedir perdão ao Senhor pelos seus pecados. (Peça que as crianças se ajoelhem e deixem que elas confessem a Deus os seus erros, você pode ajudá-las, lembrando de pecados que normalmente as crianças fazem: mentira, desobediência, maldade, brigas, nervosismo, agressividade). Leve-as a pedirem perdão a Deus. E depois diga a elas que Deus recebeu a oração de cada uma e, pelo sangue de Jesus, perdoou e limpou o pecado delas.  Amém!! 

Figuras:














Os Tesouros da Bíblia



Preciosas Promessas:


Meu Tesouro Precioso é:



Caça ao Tesouro em Família:





terça-feira, 17 de junho de 2025

14 - Meu Tesouro Precioso: Deus me deu uma herança

ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - Deu me deu uma herança (Lucas 15.1-32, Romanos 3.23,24)

Introdução: 

O de Organização: 

Hoje vamos conversar sobre Herança.   Mas o que é uma herança? São coisas de valor como terra, carro, dinheiro, que alguém acumulou durante toda a vida, e que quando morrer, vai deixar para alguém da família.  E quem recebe todas essas coisas de valor, chamamos de herdeiro. Herdeiro é aquele que pode aproveitar de algo que era de outra pessoa.

Vamos imaginar que seu pai e sua mãe tenham comprado uma grande casa. E também um carro. E logo depois, eles tenham comprado mais um terreno. Todas essas coisas, por direito, estão no nome dos dois. Mas quando eles ficarem bem velhos e estiverem perto de morrer, eles vão dizer quem é que vai ficar com tudo isso após sua morte. Muito provavelmente é você e seus irmãos, se você tiver. Receber uma herança é muito legal, pois é um bem de valor que nós não fizemos nada para receber. É um direito nosso.

Esse costume de deixar um herdeiro é muito, muito antigo. Desde a época da Bíblia, os pais deixavam sua herança para os filhos. Era um direito dos filhos, inclusive, receber a herança quando o pai ainda estivesse vivo. E os filhos podiam fazer o que quisessem com o dinheiro. 

Desenvolvimento:

Certo dia, Jesus contou aos seus discípulos uma história sobre um filho que esbanjou a sua preciosa herança. Um homem tinha dois filhos. O mais novo foi conversar com o pai e disse: "Pai, me dê a minha herança agora mesmo, porque não quero mais morar na sua casa". O pai ficou muito surpreso com esse pedido e também ficou muito triste, mas mesmo assim, deu para os dois filhos a herança que eles tinham direito.

Ah, o mais novo, quando pegou o dinheiro do pai, se sentiu livre! Agora ele não precisava mais obedecer ao seu pai e nem mesmo às regras da casa. Podia fazer o que quisesse, comer o que quisesse e gastar como quisesse. Ele arrumou suas coisas e saiu de casa sem olhar para trás, levando tudo o que possuía. 

E então começou a gastar, esbanjar a sua herança. Ele comprava roupas caras, pagava comida para os amigos e gastava seu dinheiro, sem pensar no futuro. Agora ele era livre e sabia muito bem o que fazer da sua vida, não precisava do seu pai. Era assim que aquele filho pensava.

Até que um dia, todo o dinheiro acabou. Os amigos que ele havia feito, o abandonaram um por um. E ele começou a passar muita necessidade. Então, o filho, foi procurar um emprego para poder pelo menos comer. O único emprego que ele consegui foi de trabalhar cuidando dos porcos. Lá era um lugar muito fedido e cheio de lama. E ele tinha tanta fome, que queria comer até mesmo as vagens que eram dadas aos porcos, mas ninguém dava nada para ele.

Então, lá na lama, o moço caiu em si. Ele disse: "Porque eu fui sair da casa do meu pai? Lá, até mesmo os empregados tem comida à vontade. E eu aqui, estou morrendo de fome. Sabe o que eu vou fazer? Vou sair desse lugar, e voltar para a casa do meu pai, o mais depressa possível. Quando eu chegar lá, vou pedir perdão por ter sido tão orgulhoso e irresponsável. E vou pedir para ele me tratar como um de seus empregados, porque é isso que eu mereço, por causa da minha desobediência.

E o moço pegou o caminho de volta para a sua casa. Quando ele estava chegando perto, quem estava lá na porta esperando? O seu pai. Ele não sabia, mas seu pai, com certeza ia esperá-lo todos os dias, pois sabia que um dia seu filho voltaria. O pai chorando, correu ao seu encontro e o abraçou bem forte e o beijou. Aquele moço forte e desobediente, agora estava magro, doente, com as roupas rasgadas, cheirando a porcos e bem diferente da forma como ele saiu. Ele estava arrependido.

Se ajoelhou diante do pai e disse: "Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho!" Mas, para a surpresa do filho, o pai disse aos seus servos: "Tragam depressa a melhor roupa, vistam ele com roupas novas. Dêem a ele uma sandália e coloquem novamente o anel da família em seu dedo. Tragam agora um boi bem gordo, porque hoje é um dia de festa e muita alegria.  Porque meu filho estava morto e voltou à vida. Estava perdido e foi encontrado. Vamos festejar a sua volta!

Aplicação: Jesus, quando contou essa história, queria que as pessoas aprendessem algumas lições.

O pecado nos fez perder a herança de Deus. Quando Deus criou Adão e Eva, deu a eles uma grande herança. "Vocês agora serão donos de todas as coisas, vão governar a terra". Mas Adão e Eva ouviram a voz da serpente, o diabo. E pecaram contra Deus ao desobedecer às suas leis. Vocês se lembram do que aconteceu após isso? Eles foram expulsos do Jardim e perderam todo contato com a presença de Deus. Agora, o Senhor estava irado com os seres humanos. E os seres humanos, cada vez mais longes de Deus e das suas leis. "Porque todos pecaram e perderam a glória de Deus", diz Romanos 3.23. E o que significa isso? Que antes do pecado, Adão e Eva podiam ver a Deus, ouvir sua voz. Eles sentiam muita paz e alegria. E não tinha dor nenhuma no jardim. Outra coisa que não tinha era morte. Mas o pecado fez com que eles perdessem o direito de ter todas essas coisas.

Jesus nos fez herdeiros novamente. Deus nos amou tanto, que preparou um plano para nós pudéssemos estar com Deus novamente. Ele enviou seu único filho Jesus para a terra, para pagar o nosso resgate, pois estávamos presos por Satanás e nossa herança seria morrer para sempre longe de Deus. Vocês sabem qual foi o preço que Jesus teve que pagar para o nosso resgate? Foi o seu próprio sangue. Foi a morte de Jesus na cruz, derramando seu precioso sangue, que fez Deus nos aceitar de novo. E sabem de uma coisa? Todo aquele que reconhece que Jesus é o Salvador de todas as pessoas e aceita receber Jesus como Senhor da sua vida, volta a ser herdeiro de todas as bênçãos de Deus. Sim, quem tem Jesus como o Senhor e Salvador, tem alegria, paz, proteção, não tem falta de coisa alguma e além de tudo, é herdeiro da bênção mais importante que existe, que é a Vida Eterna. "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo". Efésios 1.3

Não devemos desprezar nossa herança espiritual!  O pai do filho pródigo, ficou muito triste quando este veio pedir a herança. Sabem por que? Porque o pai sabia que o filho não daria valor naquilo que ele conquistou com grande trabalho. Logo ele esbanjaria tudo. E não foi isso o que aconteceu? Infelizmente, muitos filhos de Deus estão desprezando toda a herança que Jesus conquistou com tanto sacrifício. Até o inferno sabe quem são os filhos de Deus, mas os próprios filhos não valorizam essa herança, não respeitam Deus como pai e não obedecem às suas ordens. Não conversam com Ele. Preferem dar ouvidos aos amigos e fazer coisas erradas junto com eles. E muitos tem vergonha de ser cristão e dizer que é discípulo de Jesus. Eles desprezam a cruz de Cristo, o alto preço que Jesus pagou pelo nosso resgate. O que aconteceu com o filho esbanjador? Ele simplesmente foi parar na lama com os porcos. É exatamente isso que Satanás planeja para todos os que desprezam a Deus, fazê-los comer a comida dos porcos ou seja, fazer com que eles se pareçam mais com bichos imundos do que com filhos de Deus. Crianças, nós não seremos assim amém? Não vamos sair da casa do pai nem mesmo desprezar a nossa herança. Somos herdeiros de muitas bênçãos por causa do que Jesus fez e jamais podemos desprezar isso, pois é a coisa mais importante da nossa vida.

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?

"O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre". Salmos 37.18

Conclusão: 

Foi exatamente na pior fase da vida, que o filho se lembrou que tinha um Pai que tinha tudo. E ele voltou para casa, arrependido. Vocês sabiam que existem muitos filhos de Deus que aceitaram a Jesus, se batizaram, experimentaram das bênçãos de Deus e hoje vivem na lama do pecado? Agora mesmo vamos orar por esses filhos teimosos que se afastaram da casa de Deus, para que eles voltem para casa?

Ministrador, peça para as crianças estenderem as mãos para qualquer lugar da cidade. E peça que eles repitam após você:

"Querido Deus pai, oramos agora por todos os filhos que rejeitaram a sua herança. Eles agora estão na lama do pecado, e desprezam todas as bênçãos que o Senhor deu para eles através do Seu filho Jesus. Perdoe a cada um deles, Senhor. E agora mesmo, onde eles estiverem, que eles se lembrem da Casa do Pai, de tudo o que tem na Sua Casa e na Sua Presença. E eles saiam do chiqueiro onde estão e voltem para a Igreja, Senhor. Coloca arrependimento em suas vidas. E que logo eles estejam de volta na igreja, em nome de Jesus".

Ore com as crianças: Senhor, somos teus filhos. E sabemos o quanto custou para o Senhor resgatar a nossa vida. Queremos aqui declarar que nunca seremos como o filho esbanjador. Nunca vamos desprezar nossa herança. Obrigado por que o Senhor nos fez herdeiros com Jesus, de muitas bênçãos, obrigada pela herança da paz, da alegria, da saúde, da provisão e pelo bem mais precioso que o Senhor deixou para gente, a Vida Eterna. Obrigado de todo o coração. Em nome de Jesus, amém.

Figuras:














As Tesouros da Bíblia:



Preciosas Promessas:


Meu Tesouro Precioso é:

Caça ao tesouro em família:




quarta-feira, 11 de junho de 2025

13 - Meu Tesouro Precioso: Deus me deu a Igreja!

 ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - Deus me deu a Igreja (Atos 1.4-9; 2.1-47)

Introdução: 

Quem aqui gosta de vir para a Igreja? Por que?  (deixe que as crianças digam).  Vir à Igreja é tão legal! É aqui que a gente aprende mais de Deus, pode adorar a Deus num lugar só nosso. Aqui sempre tem alguma coisa nova ou diferente para a gente aprender. E, aqui a gente faz amigos para a vida toda. 

Assim como Deus criou a nossa família de sangue,  Ele também criou a nossa família espiritual. E essa família espiritual é a Igreja.  É importante que vocês saibam que a Igreja não é o prédio com portas e janelas, cadeiras e uma decoração bem linda. Isso é importante, mas isso não é a Igreja. A Igreja são as pessoas reunidas num só lugar. E é isso que a palavra Igreja significa: Reunião de pessoas que tem um interesse em comum.

Desenvolvimento:

Lá em Jerusalém, todo ano, acontecia a Festa de Pentecoste. Era uma festa muito legal, onde as pessoas agradeciam a Deus por ter dado uma boa colheita de trigo! Essa Festa acontecia exatamente cinquenta dias após a Páscoa e a cidade de Jerusalém ficava lotada de pessoas, vindos de vários países! E foi exatamente esse dia que Jesus escolheu para enviar o Espírito Santo e começar a sua Igreja!

Em Atos 2, encontramos exatamente o que aconteceu. Jesus, antes de subir aos céus disse para os seus discípulos: "Não saiam de Jerusalém. Esperem pela promessa de Deus. Em poucos dias, vocês serão batizados com o Espírito Santo. Ele dará poder para vocês serem minhas testemunhas em Jerusalém, na Judéia, Samaria e até os confins da terra". Os discípulos obedeceram a Jesus. E se reuniram para orar todos os dias, aguardando a chegada do maravilhoso Espírito Santo.

E na Festa de Pentecoste lá estavam eles, reunidos num lugar chamado Cenáculo. O Cenáculo era uma grande sala de reuniões, que ficava no segundo andar de algumas casas. Cento e vinte discípulos estavam lá orando e orando. Então, de repente, veio do céu um barulho como de um vento soprando muito forte. Esse barulho encheu todo o lugar onde eles estavam. Então, chamas de fogo desceram dos céus e elas pousaram na cabeça de cada um que estava ali. Todos os que estavam naquela sala ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em vários idiomas, que eles nunca haviam aprendido. 

Muita gente da rua ouviu aquele barulho! E quando chegaram perto para ver o que estava acontecendo, ouviram os discípulos de Jesus falando na sua própria linguagem. Eles ficaram admirados com o que estavam acontecendo, pois ouviam falar das grandes realizações de Deus em sua própria língua. Mas como podia isso estar acontecendo? Aqueles homens só falavam uma língua e agora estavam falando em vários idiomas? Isso aconteceu porque o Espírito Santo queria que todo mundo ouvisse falar sobre Jesus.

Pedro  ficou de pé no meio da multidão e disse bem alto: "Atenção todos que estão em Jerusalém! Eu vou explicar o que está acontecendo aqui. Hoje é o dia que a promessa de Deus está se cumprindo, de que Ele enviaria o Espírito Santo sobre todas as pessoas! Jesus, homem nascido na cidade de Nazaré era aprovado por Deus. Ele fez muitos milagres e sinais em nosso meio. Mas muitos não quiseram acreditar Nele, pelo contrário - mataram ele, pregando-o na cruz.  Mas um grande milagre aconteceu! Deus mesmo ressuscitou! Jesus está vivo e todos nós vimos isso acontecer. Que todos os que estão aqui, tenham plena certeza de que Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o tornou Senhor e Messias!" (Atos 2.32-36).

A multidão toda ouviu aquela palavra. E muitos aceitaram naquele dia que Jesus era o filho de Deus. Na mesma hora eles foram batizados. E naquele dia de Pentecoste, aconteceu o primeiro grande culto dos discípulos de Jesus. Ele aconteceu no meio da multidão que estava em Jerusalém. E naquele dia, três mil pessoas aceitaram a Jesus e se tornaram filhos de Deus.

Assim começou a Igreja de Jesus. Em um dia, de cento e vinte passou para três mil.  Milagres maravilhosos aconteciam todos os dias quando eles estavam reunidos. E eles repartiam o que tinham com as pessoas mais pobres. E naquela época, eles se reuniam todos os dias no patio do templo para adorar a Deus. E também se reuniam todos os dias nas casas, para estudar a Palavra de Deus e fazerem uma refeição juntos. E cada dia, mais pessoas se ajuntavam àquela grande família. E a Igreja de Jesus foi crescendo e crescendo, e se espalhando pelo mundo inteiro, até chegar em nós. Que maravilhoso aprender sobre o nascimento da Igreja de Jesus.

Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?

Assim como na família, na Igreja também temos um Pai e irmãos. Assim como temos um Pai na nossa família, na Igreja também temos um Pai. E quem é esse Pai? É Deus. Se Deus é Pai de todos os que receberam Jesus como Senhor e Salvador, então, todos aqueles que fazem parte da Igreja são nossos irmãos.  Dentro da família deve haver amor, respeito e cuidado. Assim também acontece na Igreja. Devemos amar nossos irmãos em Cristo. Devemos respeitá-los e cuidar bem uns dos outros. Devemos aprender a conviver com eles e a amá-los como eles são. E vocês sabiam que na Igreja, é onde fazemos amizades que vão até o fim da vida e onde podemos encontrar a pessoa que vamos nos casar? A Igreja é uma família maravilhosa!

Assim como na família, a Igreja também nos dá uma identidade. E que identidade é essa? A identidade de Cristão, ou seja discípulo de Jesus. Existem milhões de discípulos de Jesus espalhados pelo mundo inteiro. Essa é a nossa família mundial, que Jesus virá buscar para morar com ele. Mas também fazemos parte da Igreja local. O que é isso? A igreja que vamos algumas vezes durante a semana, que fica numa rua da cidade em que moramos.  Todas as pessoas que fazem parte da família de Deus devem fazer parte de uma Igreja local, onde nos reunimos para adorar a Deus e para ter comunhão, ou seja, andarmos juntos e nos conhecermos. Assim, na Igreja nunca nos sentimos sozinhos, pois devemos formar uma comunidade, ou seja, temos a mesma fé, em Jesus, amamos a Deus e aprendemos a Sua Palavra.  Formamos uma comunidade, um grupo especial e podemos viajar juntos, passear com os amigos da Igreja e até sair para tomar um lanche depois do culto. Nunca devemos ter vergonha de dizer que somos cristãos e fazemos parte de uma Igreja, amém?

Assim como na família, a Igreja é um lugar de crescer.  Toda família começa com um homem e uma mulher, que se casam. Depois disso, a família começa a crescer. Nascem os filhos e eles crescem. E se casam com outras pessoas, que entram para a família, como você aprendeu na árvore genealógica da sua família. Assim, nossa família nunca deve parar de crescer. Assim também acontece com a Igreja. Um único homem, Jesus Cristo, morreu na cruz em nosso favor, para que a gente pudesse ser amigo de Deus novamente. Ele morreu naquela cruz sozinho, mas ele viu que o seu sacrifício traria muitas pessoas para a família de Deus (Isaías 58.11). Sim, vocês viram que na Festa de Pentecoste, três mil pessoas aceitaram Jesus como Salvador? Naquele mesmo momento elas passaram a ser parte da família de Deus. E a Igreja cresceu. Assim deve continuar acontecendo. Nós devemos continuar fazendo o que Pedro e os discípulos de Jesus fizeram no começo da Igreja. Precisamos continuar pregando para todos que Jesus é o filho de Deus. Se fizermos isso, nossa igreja crescerá todos os dias e Deus Pai ficará muito feliz, pois sua família crescerá com novos filhos!

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?

"Eu te darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus". Mateus 16.19

Conclusão: 

Forme duplas com as criança, de preferência menino com menino e menina com menina. Apresente-os como irmãos em Cristo. Peça para que um ore pelo outro abençoando sua vida, seus estudos e sua família. Depois, todos juntos, vão repetir uma oração sua, agradecendo a Deus por nossa Igreja, por nossos apóstolos e pastores, pelos líderes do Start kids. E vão pedir ao Senhor que nos ajude a amar nossos irmãos em Cristo e zelar bem da nossa Igreja.

Atenção para a orientação abaixo:  O de Organização deve ser feito assim que entregar a figurinha Caça ao Tesouro em família.  Assim como acontece na família, na Igreja também devemos temos pessoas que exercem autoridade, para que a Igreja cresça cheia de saúde e organizada. Vamos descobrir quem são as pessoas que exercem autoridade na Igreja? Com a ajuda de seus pais, preencha na figurinha o nome de cada pessoa que exerce a autoridade escrita lá.

Figuras:











Os Tesouros da Bíblia:


Preciosas Promessas:



Meu Tesouro Precioso é:


Caça ao Tesouro em família:

  


terça-feira, 3 de junho de 2025

12 - Meu Tesouro Precioso: Deus me deu uma família!

 ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - Deus me deu uma família (Gênesis 12.1-3; 15.1-6; 18.1-15; 21.1-7).

Introdução: 

O que é uma família? É um grupo de pessoas que são unidas por laços de sangue. Como assim? Vamos dar um exemplo. Há muito tempo atrás, seu bisavô se casou com a sua bisavó. Eles tiveram alguns filhos. E formaram uma família. Depois, cada filho cresceu e se casou. Eles também tiveram filhos. Entre eles, seu papai. E seu papai conheceu a sua mamãe. Eles se casaram e nasceu você. E se você tiver irmãos, nasceram seus irmãos. Todas essas pessoas fazem parte da sua família. 

Quem teve a ideia de criar a família? Foi o nosso Deus. Lá no começo da criação, Ele criou Adão, Eva. E depois nasceram os seus filhos Caim e Abel.  Essa foi a primeira família do mundo. E depois nasceram muitas outras, até chegar a vez da sua família. Deus é tão maravilhoso que Ele fez com que todos os membros que nascerem de um mesmo pai e mãe tenham as mesmas características genéticas: como cor de olhos, cor de pele, tipo de cabelo e até o DNA que é uma molécula do corpo que carrega as informações familiares. Isso não é maravilhoso?

Você precisa ser agradecido a Deus por sua família. Você pode ter amigos da escola, da igreja, mas é a sua família que vai estar ligada a você até o final da sua vida. Papai, mamãe, irmãos. Sim, são eles que vão te proteger quando você precisar. São eles que vão te dar segurança. Sua família é o seu lugar seguro. E mais para a frente Deus vai dar oportunidade de você ter a sua própria família e continuar então o trabalho dos seus bisavós, avós e pais. Então, ame a sua família e cuide muito bem de cada pessoa dela! Obedeça às regras e faça tudo para que você tenha paz na sua casa.

O de Organização:  E como você aprendeu na semana passada, seu sobrenome indica a família da qual você veio. Por isso é muito importante você conhecer quem são seus bisavós, de qual país eles vieram. Hoje vocês levarão uma atividade extra para fazer em casa, valendo carimbo!! Que é a construção da sua árvore genealógica. Com ela, você aprenderá um pouco mais sobre a organização da sua família.

Desenvolvimento:

Abraão e Sara eram casados há muito tempo. Já eram até velhinhos, mas faltava uma coisa para eles serem uma família, faltava um filho! Na verdade eles já nem sonhavam mais com isso, porque Sara era estéril, uma doença que impede a mulher de ser mãe. 

Mas um dia, Deus apareceu para Abraão quando ele tinha 75 anos. Deus disse: 'Eu farei de você um grande povo. Seu nome será famoso e a sua história será uma bênção para muita gente! Por meio de você eu abençoarei todas as famílias da terra!". Que promessa maravilhosa Abraão estava recebendo! Mas havia um problema.

"Como essas coisas vão acontecer se eu não tenho filhos e toda a minha herança vai ficar para o filho de um empregado meu?" - perguntou Abraão ao Senhor.  Mas Deus disse a Abraão: "Um filho gerado de você mesmo será seu herdeiro. Olhe para as estrelas do céu e conte-as, se é que pode contá-las. Assim serão todos os seus descendentes." Abraão, na hora, acreditou em Deus. E isso fez Deus se agradar muito dele.

Quando Abraão tinha cem anos, três homens foram até a tenda onde Abraão morava.  Abraão, mais do que depressa, preparou um grande almoço para aqueles visitantes, pois ele sabia que não eram pessoas normais, eram anjos mensageiros, enviados por Deus. E a mensagem que eles tinham era: "Daqui a um ano, Sara, sua esposa, terá um filho". 

Sara estava ouvindo toda a conversa na entrada da tenda. Ah, ela não acreditava que isso poderia acontecer com ela, que já estava bem velha e estéril, por isso riu, achando que aqueles homens estavam mentido. Mas Deus não gostou nenhum pouco. Ele disse: "Porque Sara está rindo, duvidando da Minha promessa? Acaso existe alguma coisa impossível para Yahweh? Daqui a um ano, eu voltarei para cá, e Sara terá um filho"

E um ano depois, o que Deus disse aconteceu. Sara, tinha noventa anos de idade quando engravidou e deu um filho à Abraão. E Abraão foi pai aos cem anos! Eles tiveram um lindo menino e colocaram nele o nome de Isaque, que significa "filho da alegria". 

Essa é a linda história de uma das famílias mais importantes da terra. Porque hoje, todos os descendentes de Abraão viraram um povo, o povo judeu, que mora em Israel. Todos aqueles milhões de pessoas são descendentes de Abraão. Não só os que moram em Israel, mas os inúmeros judeus espalhados por todo o mundo.

Essa também é a linda história de uma das famílias mais importantes da Bíblia. Porque Deus queria ter um povo só Dele. E para isso, chamou dois velhinhos que não podiam ter filhos, para fazer deles, pais de uma grande nação. E a parte mais linda dessa história, é que o Salvador do mundo, Jesus Cristo, é descendente de Abraão. 

Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?

Deus quer fazer um pacto com a nossa família. Quando Deus chamou a Abraão e lhe prometeu um filho, Ele fez um pacto com Abraão. Ele abençoaria Abraão tanto, que ele teria filhos, netos, bisnetos e uma grande família. E ainda por cima o Senhor disse que daria para a família de Abraão um território grande - a terra de Canaã. Só que havia um detalhe: Abraão deveria fielmente ensinar todos os seus descendentes a amarem a Deus e obedecerem os seus mandamentos. E para nunca se esquecerem disso, os meninos deveriam fazer uma marca no corpo. E essa ordem foi passando de geração em geração, e até hoje, os descendentes de Abraão fazem essa marca no corpo, chamada circuncisão.  (Gn 17.9-13).  Assim como aconteceu na família de Abraão, acontece com a nossa. É na família onde as nossas crenças são estabelecidas. Deus quer que a nossa família tenha um pacto somente com Ele! Um pacto de amá-lo acima de todas as coisas e obedecer todas as suas ordens. O povo de Israel até hoje é abençoado por isso. E a nossa família também será abençoada se obedecermos a Deus.

Deus criou a nossa família para ser um ambiente seguro e feliz. Não para ser um lugar de briga, de tristeza e de insegurança. Sim, a família foi criada por Deus para ser o lugar mais feliz e mais legal da terra.  Mas infelizmente, existem uma pessoa que odeia as famílias. É o diabo. Ele sempre está trabalhando para destruir a família, colocando uns contra os outros. Fazendo os familiares quebrarem as leis de Deus. Mudando o formato da família original, que é pai e mãe, por casais do mesmo sexo, que não podem gerar crianças. Fazendo um dos pais abandonarem os filhos, trazendo insegurança e problemas emocionais. Deus disse a Abraão, que através dele, todas as famílias da terra seriam abençoadas. Jesus Cristo é descendente de Abraão. E quando a gente entrega a nossa vida para Ele, passamos a ser também povo de Deus, Israel de Deus. E a mesma bênção de Abraão é nossa. Então, precisamos todos os dias, orar pedindo ao Senhor que cumpra essa promessa e abençoe nossa família com paz, saúde e segurança. 

Precisamos orar por algumas causas muito importantes. A primeira causa importante que precisamos colocar diante de Deus é a sua futura família. Com toda certeza, Abraão e Sara oravam por Isaque, pela família que ele formaria. Assim também você também já precisa começar a orar por quem você vai se casar. Para que Deus escolha a pessoa certa, que seja uma bênção. Um homem e uma mulher que temam e obedeçam a Deus. Para que tudo dê certo e você também seja uma família abençoada. E a segunda causa importante que precisamos colocar diante de Deus casais da igreja que não podem ter filhos. Há algumas mulheres que como Sara, não podem ser mães, por algum problema de saúde. E a nesna coisa pode acontecer com os homens. Temos que orar para que eles sejam abençoadas, como Abraão e Sara foram. Amém?

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?

"O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu, se guardarem os mandamentos do Senhor, do seu Deus, e andarem nos caminhos Dele.". Deuteronômio 28.9

Conclusão: 

Gostaríamos de orar hoje pelas crianças que passam por algum problema em casa.  Papai e mamãe brigando muito. Você e seu irmão brigando muito. Confusão, tristeza. Se tem alguém da sua família que ainda não é cristão. Se sua família está cheia de doenças. Se seu pai ou mãe estão desempregados. Queremos orar por todas as crianças que estão passando por isso, por problemas na família. (Chame as crianças à frente e após a oração, se tiver oportunidade de conversar com elas, aproveite. As crianças tem uma confiança incrível nos líderes do Start Kids. Então que Deus use sua vida para curá-las). Peça para as crianças repetirem a oração.

"Senhor meu Deus. O Senhor prometeu para Abraão que através dele todas as famílias da terra seriam abençoadas. Então a minha família tem direito a essa promessa. Eu quero que essa promessa seja cumprida na minha família. Eu quero que minha família seja abençoada, feliz, rica, cheia de alegria e paz. Sem doenças nem confusões. Cobre minha família com o sangue de Jesus. E agora, na autoridade do nome de Jesus, eu repreendo toda a obra do diabo dentro da minha casa. E mando ele sair da minha família agora, levando embora toda confusão, medo, brigas e destruição. Saia agora em nome de Jesus! Saia e não volte nunca mais! A minha família e todos os descendentes são abençoados para sempre. Em nome de Jesus. Amém!".

Abençoe as crianças: "Senhor, eu quero agora abençoar cada criança presente aqui. Abençoe cada menino, cura esses meninos, para que sejam homens de Deus, fiéis ao Senhor, que cumpram e obedeçam ao pacto que o Senhor nos deu em sua Palavra. Que seja um homens de verdade, tementes a Deus e trabalhadores. E formem uma linda família com uma mulher abençoada e temente a Deus. Tira da vida desses meninos toda esterilidade e falta de fé. Abençoe cada menina, cure as meninas de todas as doenças. Que elas sejam mulheres de verdade, inteligentes e calmas, dê a elas sabedoria e livre-as de todo o mal, dos pecados que roubam a bênção. Que elas formem uma linda família, se casando com homens de Deus, fiéis e trabalhadores. Príncipes de Deus, que as amem. E que elas tenham lindos filhos, uma herança abençoada. Livra esses meninos e meninas do mal. Que eles caminhem na sua bênção. Em nome de Jesus, Amém.

Figuras:
















Os tesouros da Bíblia:


Preciosas Promessas:


Meu tesouro precioso é:


Caça ao tesouro em família:


Árvore Genealógica para preencher:







20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...